Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

INSS: saiu o edital do processo seletivo de remoção

As inscrições para o concurso INTERNO de remoção serão feitas no período de 31/10/2011 até 04/11/2011. O resultado final sai no dia 30/11/2011.
Conforme o item 7.1 do edital, "a remoção do servidor cujo nome tenha sido homologado somente ocorrerá 30 (trinta) dias após o início do exercício do servidor que o substituirá. Servidor este oriundo do futuro concurso público previsto para provimento da respectiva vaga".
No ANEXO I do edital, há a relação do quantitativo e do local das vagas oferecidas no processo seletivo de remoção: há 1.500 vagas, exatamente o número de vagas do concurso EXTERNO para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Diante do acima exposto, conclui-se que as vagas do concurso EXTERNO serão destinadas às seguintes localidades:

(a) APS’s constantes do referido ANEXO I, cujas vagas não forem preenchidas pelo concurso INTERNO de remoção; e
(b) Unidades da ATUAL lotação dos servidores que serão removidos para as APS’s constantes do  citado ANEXO I.

Exemplo: No concurso de remoção, há 3 vagas para a APS Parelhas/RN. Imagine que, no concurso INTERNO de remoção, apenas um servidor seja removido para esta APS. Assim, no concurso EXTERNO, haverá 2 vagas para a referida APS. Com a remoção do referido servidor, também será aberta, no concurso EXTERNO, uma vaga para substituí-lo na unidade de sua ATUAL lotação.

No edital em tela, há também um CONFUSO item 7.2, que diz o seguinte:
7.2 As unidades de origem não relacionadas no Anexo I e/ou não contempladas no concurso público para provimento de vagas, não estão vinculadas ao item 7.1, devendo a remoção ocorrer após ajustes de agenda, no prazo máximo de 90 (noventa) dias.
Do dispositivo acima, concluo o seguinte: Haverá algumas unidades do INSS, onde surgirão vagas em razão da remoção de alguns dos atuais servidores, mas tais vagas não serão oferecidas no concurso EXTERNO.

Clique aqui e confira o inteiro teor do edital do processo seletivo de remoção.

79 comentários:

  1. Agora ainda mais motivado!

    Para ficar melhor somente se as vagas de Passos, São Sebastião do Paraíso e Cássia estiverem no edital e o concurso for por APS, hehehe :).

    Hugo, como ficou a redução da jornada de trabalho? É válido para todos os técnicos da autarquia?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Professor, se numa determinada cidade na qual está para inaugurar uma das unidades do INSS. Consideramos que nessa unidade terá 7( sete ) vagas para o cargo de técnico. Como saio o edital do processo seletivo de remoção, caso aconteça de 5 pessoas pedir remoção para esta unidade, então quer dizer que terá apenas 2 vagas em aberto? Pois 5 dessas 7 vagas foi preenchida através da remoção.É isso mesmo. Abraços!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia professor!

    Fico imensamente grata por suas postagens aqui no blog que tanto tem ajudado a todos nós que esperamos por esse concurso.
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  5. Acho que depois deste concurso interno, vai sobrar pra gente as vagas em cidades distantes da metropole...

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Não gosto desses processos de remoção. As vagas de minha cidade (Maringá-PR) são bastantes cobiçadas, e provavelmente serão todas preenchidas. Bateu um desânimo agora :(

    ResponderExcluir
  7. Que susto quando li: INSS, saiu o edital...
    Eitcha!!!!

    ResponderExcluir
  8. ALGUÉM PODERIA DAR UM PALPITE DE COMO SERÁ AS VAGAS POR GEX OU POR APS???????????

    ResponderExcluir
  9. Que susto quando li: INSS, saiu o edital... (2)

    Bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, SP capital não vai sobrar nada...o interior se deu bem...tem varias vagas! E a luta continua...

    ResponderExcluir
  11. Confesso que bate um desanimo saber que pode ser por APS...muito estudo e muita pouca chance, dá a sensação de morrer na praia..seja o que Deus quiser..

    ResponderExcluir
  12. o FÓRUM ESTÁ DO LADO DIREITO DO SITE


    ________________________________>

    ResponderExcluir
  13. Realmente, tb fiquei desanimada..más fazer o q? o que for da gente ninguem toma, se não conseguir neste conseguirei no proximo. espero que terão mais vagas.Fico desanimada por causa de Matemática.

    ResponderExcluir
  14. Akira

    eu tb fico desanimada por causa da matemática, por isso tento focar bastante em portiguês e nas teorias...

    ResponderExcluir
  15. Poxa, além de ser mínimas as vagas, eles ainda fazem Processo Seletivo e comtempla as mesmas vagas. Muito injusto! E ainda vem nos contando uma historinha de que vão contratar muitos servidores até 2014, piada de final de ano!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!!!

    Aqui no meu estado as cidades que oferecem mais vagas ficam bem distantes da capital...+ ou - 03 a 04 horas de viagem e as que ficam mais perto oferecem 01 vaga, que,com certeza, irão ser preenchidas neste concurso de remoção!

    Professor muito obrigada pela atençao com todos nós!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente , não acho injusto ,quando entramos se Deus assim permitir ,também teremos preferencia atraves da remoção por processo seletivo ,maneira mais democratica ao meu ver, e tambem não podemos ficar escolhendo muito em relação a cidades , esse é um concurso de nivel federal muitissimo cobiçado .Passar preimeiro objetivo ,remoção o segundo !!!

    ResponderExcluir
  19. diogueira disse...
    Professor, se numa determinada cidade na qual está para inaugurar uma das unidades do INSS. Consideramos que nessa unidade terá 7( sete ) vagas para o cargo de técnico. Como saio o edital do processo seletivo de remoção, caso aconteça de 5 pessoas pedir remoção para esta unidade, então quer dizer que terá apenas 2 vagas em aberto? Pois 5 dessas 7 vagas foi preenchida através da remoção.É isso mesmo. Abraços!!!!!!

    RESPOSTA: Sim. O raciocínio está correto.

    ResponderExcluir
  20. Dessa forma, pessoas que não querem enfrentar grande concorrência, escolhem cidades distantes, pouco cobiçadas. Não acho justo todas as vagas do concurso externos serem oferecidas primeiramente a essas pessoas.

    ResponderExcluir
  21. Só com o edital para ter certeza do número de vagas, poderia ser por agencia executiva, porque aumentaria as chances! Enfim, é esperar...

    ResponderExcluir
  22. PatriciaBetetto disse...
    cade o fórum???

    RESPOSTA: no lado direito do blog tem um banner com o nome FÓRUM. É só clicar nele!

    ResponderExcluir
  23. ALBERTO MELLO,

    Concordo contigo.

    ResponderExcluir
  24. Professor,
    Se para uma agência PEX tem 3 vagas nesse edital de remoção e somente uma for preenchida, isto significa que as outras duas vão ficar para o edital externo?

    ResponderExcluir
  25. Temos que nos lembrar que os atuais servidores têm prioridade, estão lá há mais tempo, e nada mais justo que um processo seletivo tbm para eles.

    ResponderExcluir
  26. @Mkasazul,

    Sim, seu raciocínio está certo.

    Editei a postagem e coloquei o seguinte exemplo:


    Exemplo: No concurso de remoção, há 3 vagas para a APS Parelhas/RN. Imagine que, no concurso INTERNO de remoção, apenas um servidor seja removido para esta APS. Assim, no concurso EXTERNO, haverá 2 vagas para a referida APS. Com a remoção do referido servidor, será aberta, no concurso EXTERNO, uma vaga para substituí-lo na unidade de sua ATUAL lotação.

    ResponderExcluir
  27. O QUE EU NÃO ENTENDI, SE ALGUÉM PUDER ME EXPLICAR POR FAVOR, O PORQUE AS NOVAS PEX NÃO FORAM OFERECIDAS NO CONCURSO DE REMOÇÃO INTERNO? COMO SERÁ FEITO O PROCEDIMENTO? ELAS NÃO TERIAM QUE SER OFERECIDAS PARA PODER ENTRAR NO CONCURSO?

    ResponderExcluir
  28. Professor Hugo o senhor acha q a quantidade de vagas oferecida nesse concurso interno é o total de vagas necessário para a APS?Assim se todas a svagas para determinada APS forem lotadas nesse concurso interno essa APS ñ vai ter vagas no concurso externo?

    ResponderExcluir
  29. Gleriston,

    Sim. Se todas as vagas para determinada APS forem preenchidas no concurso INTERNO, não haverá vagas para esta APS no concurso EXTERNO. Em compensação, haverá vagas para as APS's da atual lotação dos servidores que foram removidos.

    ResponderExcluir
  30. OBRIGADA PROFESSOR VOU OLHAR!!

    a última coluna diz somente, en andamento e etc..acredito na atual situação delas né?


    Professor, vc saberia me dizer se mesmo elas não sendo oferecidas nesse concurso de remoção interna, elas vão entrar no concurso externo?

    ResponderExcluir
  31. Professor como o senhor pode ver no anexo II do edital a APS de Aquiraz, para onde desejo concorrer,está com obras paralisadas mas possui 3 servidores homologados pelo ultimo concurso interno.Entao,o senhor acredita q essa APS ñ será abrangida pelo concurso externo?

    ResponderExcluir
  32. PROFESSOR HUGO, TIRE-ME UMA DÚVIDA:
    .
    AS VAGAS DO PRÓXIMO CONCURSO SÃO PARA AS NOVAS APS CERTO? POIS BEM, POR EXEMPLO: NA CIDADE DE POÇO VERDE-SE HÁ 1 VAGA PARA ESSE CONCURSO DE REMOÇÃO. A APS É DO PEX E FOI INAUGURADA ANO PASSADO. QUER DIZER QUE SE ESSA VAGA FOR PREENCHIDA NO CONCURSO DE REMOÇÃO, NÃO HAVERÁ MAIS NENHUMA VAGA PRA ESSA CIDADE DE POÇO VERDE?
    .
    OUTRA: NA CIDADE ONDE MORO (RIBEIRA DO POMBAL) POSSUI 3 VAGAS PARA O CONCURSO DE REMOÇÃO. ESSA APS NÃO É DO PEX, POIS JÁ EXISTE HÁ MUITO TEMPO. SE ESSAS VAGAS NÃO FOREM PREENCHIDAS POR NENHUM TÉCNICO? COMO FICA ENTÃO?

    ResponderExcluir
  33. Obrigada professor, já achei o fórum e já postei hehehehe
    Sera que nós teremos acesso aos nomes homologados no Edital de remoção?
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. logo agora que paguei o boleto do seu livro professor será que da tempo de ler todo? outra coisa o que edital de remoção? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  35. Eu acho isso muito estranho tem APS com 1,2,3 vagas isso para mim é insuficiente para uma APS ainda mais com aredução da jornada de trabalho.Posso estar enganado mas acho q mesmo as APS com vagas preenchidas pel concurso interno terão algumas vaguinhas para o externo.Alguem concorda galera?

    ResponderExcluir
  36. Gleriston, eu não concordo, mas torço pra que isso aconteça hehehe, são exatamente 1500 vagas pro concurso de remoção....isso só leva a crer que o que preencheu, preencheu, o que não preencheu e onde vagou fica pro concurso externo...

    ResponderExcluir
  37. Ah! E suficiente não é mesmo, mas são as vagas autorizadas né? Oq ue pode aumentar são os 50% a mais que poderá ser autorizado no prazo do concurso, ou seja, podemos sonhar com, talvez, mais 750 vagas, e só.

    ResponderExcluir
  38. Gleristom

    acredito que se tivesse mais, então teria que ser oferecida no concurso de remoção...o que eu não sei são sobre as novas PEX se elas vão ser oferecidas no concurso..pois elas não estão nem mencionadas no concurso interno (eu digo pra minha região do Vale do Paraíba)

    ResponderExcluir
  39. Gleriston, Edital de remoção é para aqueles que já trabalham no INSS e vão mudar de cidade, primeiro é oferido as vagas pra eles, o que sobrar vem pra nós rsrsr

    ResponderExcluir
  40. Professor, se por exemplo a cidade de Belo Horizonte tiver 5 vagas pra remoção. Isso quer dizer que vai abrir para essa região apenas 5 vagas no concurso externo, caso nenhuma vaga seja preenchida na fase de remoção?

    ResponderExcluir
  41. diogueira

    acredito que depende, pois não as pessoas podem se remover para lá, como podem sair de lá também concorda?

    ResponderExcluir
  42. Concordo com a fErnanda tb....mas dependendo da cidade, acho dificil o povo sair, da minha então, dificil é apelido rsrsr

    ResponderExcluir
  43. Fernanda,

    Tem algumas NOVAS APS DO PEX no anexo I.

    Veja a última coluna do ANEXO I.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Professor Hugo Góes...


    então professor, para gerência de são josé dos Campos, que tem umas 4, 5 cidades a ser inaugurada nenhuma está contemplada para o concurso de remoção interno, achei estranho...

    ResponderExcluir
  46. DESCULPA ,MAS AINDA NÃO ENTENDI, NO ANEXO I DO EDITAL, TEM AGENCIAS ESCRITO ( SITUAÇÃO PEX - EM ANDAMENTO), ESSAS SÃO AS NOVAS AGÊNCIAS? E O NOSSO CONCURSO É PRA ELAS? COMO ELAS ESTÃO NO CONCURSO DE REMOÇÃO?

    AGRADEÇO A EXPLICAÇÃO DE QUEM POSSA ME AJUDAR....

    ResponderExcluir
  47. Professor,
    Digamos que tal cidade no edital seletivo de remoção está oferendo 3 vagas, e todas foram preenchidas. E na referida cidade ninguem pediu remoção. Haverá vaga no concurso externo pra está cidade ou não?

    So falta n ter vaga na cidade que quero fazer, aiai

    ResponderExcluir
  48. Gente, a agência da minha cidade é do PEX e tem vaga para remoção.

    ResponderExcluir
  49. Será que o nosso concurso vai ser por agencia ou por Região?

    ResponderExcluir
  50. Professor, sabes de algum boato se o concurso externo será realizado por agência, como foi o anterior?

    ResponderExcluir
  51. Minha opinião:

    Considerando que o concurso INTERNO de remoção será realizado por APS;

    Considerando que o concurso INTERNO de remoção será concluído antes da publicação do edital do concurso EXTERNO;

    Creio que o concurso EXTERNO será por APS.

    ResponderExcluir
  52. Se for por APS, a provação depederá do estudo, claro; contudo a sorte será tão importante quanto este.

    ResponderExcluir
  53. Diante de tanta especulação, o melhor mesmo é estudar e esperar o edital.

    ResponderExcluir
  54. Vagas PNE´s

    Professor, até agora ngm perguntou sobre isso...

    Eu contei 19 vagas para a GEX Juazeiro/BA, distribuídas por várias aps, como ficaria a distribuição destas vagas para os pne´s? Seria já direcionada pra aps X ou ficaria dentro de uma classificação da GEX?

    Por favor me ajude aí, não tenho ideia de como será

    ResponderExcluir
  55. Uiii, que susto! Pensei que já era 23/DEZ! kkkkkkkkkk! Vou estudar!

    ResponderExcluir
  56. É verdade... Ainda não tinha pensado nos PNE... Agora, só nos restam de 1200 (20%) a 1425 (5%) vagas.

    :(

    ResponderExcluir
  57. Gente, que orgulho! Minha cidade foi ciatada no exemplo (Parelhas/RN)... Será um sinal?! kkkkkkkkk
    Bom, pelo menos foi um sinal de que Parelhas existe no mapa rsrs

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  58. se for seguir o raciocínio, praticamente não vai ter vaga pra minha cidade, pois tem apenas 2 vagas no concurso de remoção..
    irei ter que prestar para outro lugar com certeza

    =(

    ResponderExcluir
  59. Francimara,

    Citei Parelhas/RN, por ser a cidade mais próxima da minha: Cruzeta/RN.

    Parece que a minha não tem no mapa.

    ResponderExcluir
  60. Espero que na minha cidade, PATOS-PB a cidade do sol, tenha vagas.

    ResponderExcluir
  61. Professor, de acordo com o anexo do edital de remoção eu vi que aqui na minha cidade tem 1 vaga e na cidade vizinha também tem 1 vaga... Caso essas vagas de remoção forem preenchidas, pode ser que não haja vaga na minha cidade e nem na cidade vizinha???? Não estou entendendo o edital...

    ResponderExcluir
  62. O CESPE considerou essa questao correta.
    Considere que Pedro, com 62 anos de idade, perdeu o
    emprego há seis anos e não conseguiu retornar ao mercado
    de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do
    RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos.
    Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício
    de aposentadoria por idade pelo fato de ter contribuído por
    tempo superior à carência.

    NAO ENTENDI,CONFORME ESTUDEI ,ALEM DA CARENCIA PEDRO PRECISA TER 65 ANOS DE IDADE.

    ResponderExcluir
  63. Professor,
    quero comprar uma apostila digital de direito previdenciario, atualizada e comentada. Se possível com questões comentadas tb, vc me indica uma?
    abraços !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Agora é certo:

    O presidente do INSS disse à Folha Dirigida que o concurso será por agência e não por gerência.

    O prof. Hugo acertou mais uma vez!

    Quem quiser conferir, leia a entrevista na Folha.

    ResponderExcluir
  66. Orneilha

    Acho que a pegadinha tá no palavra: "...poderá..." pois realmente ele "poderá" requerer, mas será negado. Também "poderá" requerer só quando completar os 65.

    Aliás, qualquer um pode requerer benefício, isso não quer dizer o receberá!

    Eu marcaria E e quando visse o gaba ficaria p... da vida.

    Essa é mais uma das questões bizonhas do CESPE.

    ResponderExcluir
  67. Com relação às NORMAS CONSTITUCIONAIS que regem a previdência social, julgue o item a seguir:
    "Os ganhos habituais do empregado, inclusive o valor pago, em dinheiro, a título de vale-transporte, incorporam-se ao seu salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios."


    Amigos concurseiros/Professor, na questão acima, deste ano, muitos argumentam que o motivo dela ter sido considerada errada foi o entendimento jurisprudencial (2010) da não incidência de contribuição sobre o vale transporte pago em dinheiro, mesmo da forma que foi cobrada a questão, citando de acordo com normas constitucionais.

    Outros pensam que o motivo dela ter sido considerada errada foi devido a informação que o Vale Transporte seria incorporado ao SALÁRIO para efeito de contribuição, quando o certo seria incorporado a REMUNERAÇÃO.

    O que acham?

    ResponderExcluir
  68. O concurso será regionalizado? Os candidatos terão que se inscrever para uma agência
    específica?

    Estamos fechando ainda os detalhes do edital. O que podemos adiantar é que o concurso será realizado
    por agência da Previdência Social. Ou seja, o candidato deverá se inscrever no âmbito da agência e não da Gerência Executiva. Então, ele vai disputar a vaga para uma agência específica.

    O Hugo acertou mais uma...

    ResponderExcluir
  69. Concordo Adriano Santos, não faz sentido algum , aposentadoria por idade ?? Como ?? 62 anos homem , so se fosse segurado especial,empregado rural,garimpeiro que trabalhe comprovadamente em regime familiar,trabalhador avulso rural , mais nenhum desses casos foi citado ,logo não caberia.

    ResponderExcluir
  70. Orneillha acho que vc se equivocou, pois o gabarito dessa questão é: "E"

    ResponderExcluir
  71. Vitaele,

    Acho que seu comentário não procede, pois se é "empregado" recebe SALÁRIO (regido pela CLT) e não REMUNERAÇÃO (servidores públicos efetivos).

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  72. Oi professor, td bom?

    Gostaria de saber, na sua opinião, se tem possibilidades de haver vagas para concurso externo aqui para a cidade de Natal, pq no edital de remoção dos internos só consta para Santo Antônio e Touros...

    Confeso que essas últimas notícias deixaram-me desanimada com esse concurso...
    O q vc acha? Há esperança? rs

    ResponderExcluir
  73. Professor, vai ser publicado no diário oficial o resultado preliminar no dia 16?

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar