Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Hoje (24/01), a Previdência Social completa 92 anos

Neste sábado, 24 de janeiro, a Previdência Social brasileira completa 92 anos.

Comemora-se o aniversário da previdência social brasileira no dia 24 de janeiro, em alusão à Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo nº 4.682, de 24/01/1923).

O marco do surgimento da Previdência Social no Brasil é o dia 24 de janeiro de 1923, quando foi publicada a Lei Eloy Chaves, que determinou a criação de uma caixa de aposentadorias e pensões para os ferroviários.

Nesses 92 anos, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões (CAPs), a dos institutos de aposentadorias e pensões (IAPs), a do INPS, até chegar aos atuais Ministério da Previdência Social e INSS.

Hoje (24/01) também se comemora o Dia Nacional do Aposentado, que foi instituído pela Lei nº 6.926, de 30 de Julho de 1981.

21 comentários:

  1. PARABÉNS PRA ELA E PRA MIM QUE SOU O PRIMEIRO EM ALGUM COMENTÁRIO ! HAHAH

    ResponderExcluir
  2. De Eloy Chaves pra cá muiiiiiiiiita coisa mudou...

    ResponderExcluir
  3. e ai?
    to nem ai...so quero passar mesmo...pensei ate que fosse alguma atualização que prestasse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem pessoas que só pensam nelas mesmas,mas dependem dos outros,por exemplo,para adquirir atualização.

      Excluir
  4. Não sei pq mais acho que a primeira questao da prova de conhecimentos especificos vai ser sobre isso... PRESSENTIMENTO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para previdência e para nós que vamos trabalhar lá, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para a previdencia social. Tô doido pra ir logo trabalhar lá!!

    ResponderExcluir
  7. Foram muitas pedras para se chegar aos direitos que existem hoje.
    Se não fosse a lutas de muitos ainda estaríamos sem proteção contra a velhice, doença e outras incontigências.

    Mas para mim a data mais importante foi quando o Seguro Social surgiu na Alemanha, em 1889, e foi introduzido pelo então chanceler alemão Otto von Bismarck.
    Como diria Bismarck:
    "Por mais caro que pareça o seguro social, ele sairá mais barato do que uma revolução".

    ResponderExcluir
  8. PARABENS POR SER UMA DAS MELHORES PREVIDENCIA DO MUNDO " MINHA PATROA KKK "

    ResponderExcluir
  9. Previdência, no dia 12 espero estreitar essa nossa relação, trabalhando com você em prol de uma melhor administração no âmbito do INSS.
    Segundo aquela propaganda "O que é bom pode ficar melhor ainda."

    O dia ta chegando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 12?? Alguma novidade sobre o concurso? Abs!

      Excluir
    2. Nayron, por que dia 12?

      Excluir
    3. Dia 12 eh carnaval !!!! Aaiiii...queria noticias....

      Excluir
  10. Parabéns Previdência Social, conte sempre comigo...rsrs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns à Previdência Social e ao meu papai e mamãe que são beneficiários dela.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns à Previdência Social e ao meu papai e mamãe que são beneficiários dela.

    ResponderExcluir
  13. parabéns para nós que ainda não desistimos de entrar nela!!! rsrsrsrs eu tô batendo na trave há tempos...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Professor, gostaria de obter sua opinião a respeito de uma outra questão.
    Na contribuição do INSS do produtor rural pessoa física, a base de cálculo é a soma da comercialização bruta da produção.
    Minha dúvida é na emissão da NF por parte da empresa que compra a produção do produtor rural pessoa física.
    A empresa emite a NF colocando no campo Valor Total dos Produtos o valor da multiplicação da quantidade pelo valor do produto.
    Mas e no campo Valor Total da NF? A empresa deve colocar o mesmo Valor Total dos Produtos e apenas observar o cálculo do INSS ou então deve descontar do Valor Total o cálculo do INSS?
    Por exemplo. Uma comercialização no valor de R$ 1000,00. O valor da contribuição do INSS seria R$ 23,00. No campo Valor Total dos Produtos colocaria R$ 1000,00. No campo Valor Total da NF seria R$ 1000,00 ou R$ 977,00?
    Grato desde já!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns para a nossa Previdência Social

    ResponderExcluir