Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

É possível demonstrar a existência de Deus?

Há duas espécies de demonstração: uma pela causa, que é absolutamente anterior a qualquer coisa. Outra, pelo efeito, que se baseia no que é primeiro para nós; pois o efeito nos é manifesto como mais evidente que a causa, e pelo efeito chegamos a conhecer a causa.

Por qualquer efeito pode ser demonstrada a sua causa (sempre que os efeitos da causa se nos apresentam mais evidentes). Porque, dependendo os efeitos da causa, a existência do efeito supõe, necessariamente, a preexistência da causa.

De onde se deduz que a existência de Deus, ainda que em si mesma não se nos apresente como evidente, é demonstrável pelos efeitos que  conhecemos.

Por qualquer efeito pode ser demonstrada claramente que a causa existe. Assim, pelos efeitos divinos pode ser demonstrada a existência de Deus, ainda que pelos efeitos não possamos chegar a ter um conhecimento exato do que Ele é em si mesmo (na sua essência).

Fonte:
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia, Tomo I, 4ª ed. Madri: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001, p. 110.

4 comentários:

  1. No mundo moderno existem cerca 3079 deuses e divindades principais, Deus, Exu, Iemanjá, Oxum, Buda, Alá Tupã entre muitos outros. Só por curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Só na Índia são 330 milhões de deuses.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=b3i30cqsY78&list=UUqExSdxBkNMxfSd-nR3beuA
      agora acertei o link...não é magia é física!

      Excluir