Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Existe ou não existe Deus? (parte 3)

A existência de Deus pode ser provada de cinco maneiras distintas.
[...]
3. A terceira é a que se deduz a partir do possível e do necessário. Vemos que as coisas podem existir ou não existir, pois podem ser produzidas ou destruídas, e consequentemente é possível que existam ou que não existam. É impossível que as coisas submetidas a tal possibilidade existam sempre, visto que carregam em si mesmo a possibilidade de não existir, em algum tempo não existiram. Se todas as coisas carregam em si mesmo a possibilidade de não existir, houve um tempo em que nada existiu. Mas se isto é verdade, tampouco agora nada existiria, pois o que não existe só pode começar a existir por algo já existente. Se, pois, nada existia, é impossível que algo comece a existir; em consequência, nada existiria; e isto é absolutamente falso. Logo nem todos os seres são só possibilidade; mas é forçoso que algum ser seja necessário. Todo ser necessário encontra sua necessidade em outro, ou não a tem. Por outro lado, não é possível que nos seres necessários se busque a causa de sua necessidade levando este proceder infinitamente. Portanto, é preciso admitir algo que seja absolutamente necessário, cuja causa de sua necessidade não está em outro, mas que ele seja a causa da necessidade dos demais. Todos o chamam de Deus.

Fonte:
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia, Tomo I, 4ª ed. Madri: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001, p. 112.

2 comentários:

  1. Professor Hugo,

    Admiro muito seu trabalho e sempre acompanho seu blog! Já lhe parabenizei em outras oportunidades, mas como elogio nunca é demais, quero mais uma vez lhe agradecer pelos ensinamentos que vão muito além do direito previdenciário, pois contribuem para a formação do bom caráter, para a construção da esperança e disseminação da fé!
    Que você possa ter sempre a confiança de que ao assumir publicamente a sua religiosidade, da qual também compartilho e assumo publicamente, você está sendo um belo exemplo a ser seguido e está construindo um mundo melhor. O ideal de fazer o bem sempre superará todo e qualquer rótulo.
    Podemos ser "apenas uma gota no oceano, mas sem ela o oceano será menor". Além disso, devemos lembrar que "tudo podemos naquele que nos fortalece"!
    Você é um ótimo professor, tem o dom de ensinar, e é com muita alegria que o vejo colocar o seu dom a serviço de nosso Senhor Jesus Cristo. "A boca fala do que o coração está cheio", e ao falar de Deus vejo que seu coração está cheio de amor, pois conheceu o amor verdadeiro que é Deus! Continue sempre compartilhando seus estudos, ensinamentos e reflexões! "O verdadeiro mestre não é aquele que apenas ensina, mas o que inspira"!
    E quando as coisas parecerem inatingíveis, "ora! Não é motivo para não querê-las! Que tristes os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas"!
    Fique com Deus, e que Ele continue nos abençoando! Que nossa mãe Maria esteja sempre à sua frente, guiando seus passos!

    Alexandre / Ribeirão Preto - SP.

    ResponderExcluir