O texto abaixo é uma transcrição do capítulo 12 do livro de Apocalipse (que significa revelação).

A mulher e o dragão

1 Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas.
2 Estava grávida e gritava em dores de parto, atormentada para dar à luz.
3 Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, avermelhado como fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas.
4 Com a cauda, varreu a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que ela o desse à luz.
5 E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
6 A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar, para que aí fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

O dragão e os seus anjos foram expulsos do céu para a terra

7 Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos,
8 mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu.
9 Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.
10 Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite perante nosso Deus.
11 Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida: até deixaram-se matar.
12 Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que nele habitais. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor; pois sabe que lhe resta pouco tempo”.

A luta do dragão contra a mulher

13 Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o Dragão começou a perseguir a Mulher que tinha dado à luz o menino.
14 Mas a Mulher recebeu as duas asas da grande águia e voou para o deserto, para o lugar onde é alimentada, por um tempo, dois tempos e meio tempo, bem longe da Serpente.
15 A Serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da Mulher, a fim de a submergir.
16 A terra, porém, veio em socorro da Mulher: abriu a boca e engoliu o rio que o Dragão tinha vomitado.
17 Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou a combater o resto dos filhos dela, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus.
18 E parou à beira do mar.

Vamos, agora, tentar decifrar o texto:

1. Quem é o dragão?

O texto é claro: o Dragão é a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro; o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite perante nosso Deus.

2. A mulher deu à luz um filho homem. Quem é o filho da mulher?

O texto diz que o filho da mulher é aquele que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. É aquele a quem o Dragão pretendia devorar. É aquele que foi levado para junto de Deus e do seu trono.

3. Quem é a mulher?

Ora, se conseguirmos descobrir quem é o filho da mulher (pergunta nº 2), fica fácil descobrir quem é a mulher: é a mãe dele.

Descubra quem é o filho e você descobre quem é a sua mãe.