Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Santa do dia 01 de Outubro - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Teresinha de Lisieux)

A vida da santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, seu nome de religiosa e como o povo carinhosamente a prefere chamar, marca na história da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus como um fim em si mesmo para toda a existência eterna. Um amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância espiritual" e "História de uma alma", editados a partir de seus escritos. Sua vida foi breve, mas plena de dedicação e entrega. Morreu virgem como Maria, a Mãe que venerava, e jovem como o amor que vivenciava a Jesus, pela pura ação do Espírito Santo.

Teresinha nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca Martin e desde então destinada ao serviço religioso, assim como suas quatro irmãs. Os pais, quando jovens, sonhavam em servir a Deus. Mas circunstâncias especiais os impediram e a mãe prometeu ao Senhor que cumpriria seu papel de genitora terrena, mas que suas filhas trilhariam o caminho da fé. E assim foi, com entusiasmada aceitação por parte de Teresinha desde a mais tenra idade.

Caçula, viu as irmãs mais velhas, uma a uma, consagrando-se a Deus até chegar sua vez. Mas a vontade de segui-las era tanta que não quis nem esperar a idade correta. Aos quinze anos, conseguiu permissão para entrar no Carmelo, em Lisieux, permissão concedida especial e pessoalmente pelo papa Leão XIII.

Ela própria escreveu que, para servir a Jesus, desejava ser cavaleiro das cruzadas, padre, apóstolo, evangelista, mártir... Mas ao perceber que o amor supremo era a fonte de todas essas missões, depositou nele sua vida. Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita. Essa vivência foi registrada dia a dia, sendo depois editada, perpetuando-se como livro de cabeceira de religiosos, leigos e da elite dos teólogos, filósofos e pensadores do século XX.

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em 1° de outubro de 1897, com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

Teresa de Lisieux foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925 pelo papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada, dois anos depois, pelo mesmo pontífice, como "padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de são Francisco Xavier". Esta "grande santa dos tempos modernos" foi proclamada doutora da Igreja pelo papa João Paulo II em 1997.

6 comentários:

  1. O sangue dos mártires é o nosso sustento. Santa Teresinha, rogai por nós! Obrigado Pr. por nos trazer, além do conhecimento racional, a fé, que se entrelaçam para nos elevar à Verdade.

    ResponderExcluir
  2. Salmo 115 e Jeremias 10 , e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. Recebe a glória para ti Jesus pois somente o Senhor pagou o preço por nossos pecados e preço de sangue e muito sofrimento , em Joao 3:13 diz assim...ninguém subiu ao céu senao aquele que desceu do céu. E a bíblia tambem diz : porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus , homem(1 Timóteo 2 : 5) Estudem as escrituras, Deus nao divide Glória dele com ninguém, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. A bíblia diz tambem:meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Idolatria é pecado e esta em Êxodo 20 . Espero que tenham entendimento pois simplesmente mostro a VERDADE QUE A BÍBLIA TRAZ nao vivo tradição nem religiosidade vivo para Cristo pois ele vive em mim.Deus abençoe a todos. Amém.

    A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia, papel aceita qualquer coisa mas a palavra de Deus não muda, podem conferir esses versiculos na bíblia ave maria ou qualquer outra e como o reginaldo falou impossível a pessoa conhecer a Cristo e abandonar o evangelho verdadeiro onde a idolatria é condenada e Deus é espírito não imagem, exodo 20:3,4 , jeremias 10 e salmos 115 mostra que é abominável a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Salmo 115 e Jeremias 10 , e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. Recebe a glória para ti Jesus pois somente o Senhor pagou o preço por nossos pecados e preço de sangue e muito sofrimento , em Joao 3:13 diz assim...ninguém subiu ao céu senao aquele que desceu do céu. E a bíblia tambem diz : porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus , homem(1 Timóteo 2 : 5) Estudem as escrituras, Deus nao divide Glória dele com ninguém, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. A bíblia diz tambem:meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Idolatria é pecado e esta em Êxodo 20 . Espero que tenham entendimento pois simplesmente mostro a VERDADE QUE A BÍBLIA TRAZ nao vivo tradição nem religiosidade vivo para Cristo pois ele vive em mim.Deus abençoe a todos. Amém.

    A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia, papel aceita qualquer coisa mas a palavra de Deus não muda, podem conferir esses versiculos na bíblia ave maria ou qualquer outra e como o reginaldo falou impossível a pessoa conhecer a Cristo e abandonar o evangelho verdadeiro onde a idolatria é condenada e Deus é espírito não imagem, exodo 20:3,4 , jeremias 10 e salmos 115 mostra que é abominável a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Santa Terezinha rogai por nós.. interceda ao nosso Senhor Jesus Cristo por nós, todos os dias de nossa vida. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Salmos: 115. 3. Mas o nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz. 4. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. 5. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; 6. têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; 7. têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam. 9. Confia, ó Israel, no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo. - Bíblia JFA Offline PRO
    Jeremias: 10. 2. Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, 3. pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. 4. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. 5. São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem. 6. Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; és grande, e grande é o teu nome em poder. - Bíblia JFA
    Cegueira espiritual e olhos tapados para nao ver que desagrada a Deus e vai contra o MANDAMENTO DE DEUS em exodo 20, vamos ver o que diz:
    Êxodo: 20. 3. Não terás outros deuses diante de mim. 4. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. -

    ResponderExcluir
  6. O que me deixa curioso é o fato de todos se acharem cristãos mas a bíblia é para o crente, porque o católico nao pode ir com sua bíblia a igreja? Porque os espíritas nao levam a bíblia para as suas reuniões. Triste é saber que as mesmas rezas, as mesmas imagens sao as dos centros de macumba, tantas pessoas sendo destruidas por falta de conhecimento das escrituras, por um falso evangelho que pregam em determinadas igrejas evangélicas onde fala-se mais no nome do diabo, em dinheiro do que no nome que esta acima de todo nome que é o nome de Jesus, um evangelho de oba oba que fala que você vai para Cristo e não terá ma8s lutas, que você vai para Cristo e vai prosperar, misericórdia , isso nao é evangelho, onde as pessoas buscam a Deus para serem abençoadas e não por aquilo que Ele é, pelo que Ele fez na cruz do calvário, em igrejas católicas onde a criatura é mais adorada que O criador,quando devemos adorar somente a Deus O Criador,as pessoas sao criadas numa tradição em uma religião onde se pode tudo, pode fumar, beber, casar quantas vezes quiser e ate pessoas de mesmo sexo, isso nao é o evangelho, o evangelho é amor, graça, misericórdia, onde Deus nos chama para um verdadeiro arrependimento de seus pecados e uma conversão, uma nova vida , onde o que roubava nao rouba mais, o que adulterava nao adultera mais , o que mentia nao mente mais, e se errar se pecar confessa para Deus, Ele nos perdoa, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Deus abençoe a todos e reflitam sobre um pouco suas vidas e busquem ao único que é digno de receber a honra e a glória. Seu nome é JESUS. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes