Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

A Igreja Católica e a Universidade

Embora muitos colegiais de hoje não sejam capazes de situar cronologicamente a Idade Média, estão convencidos de que foi um período de ignorância, superstição e repressão intelectual. Nada mais longe da verdade, pois é à Idade Média que devemos a maior — e inigualável — contribuição intelectual da civilização ocidental para o mundo: o sistema universitário.

A Universidade foi um fenômeno completamente novo na história da Europa. Nada de parecido existira na Grécia ou na Roma antigas. A instituição que conhecemos atualmente, com as suas Faculdades, cursos, exames e títulos, assim como a distinção entre estudos secundários e superiores, chegaram-nos diretamente do mundo medieval. A Igreja Católica desenvolveu o sistema universitário porque era a única instituição na Europa que manifestava um interesse consistente pela preservação e cultivo do saber.

O papa Inocêncio IV (1243-1254) descreveu as universidades como "rios de ciência cuja água fertiliza o solo da Igreja universal", e o papa Alexandre IV (1254-1261) chamou-as "lâmpadas que iluminam a casa de Deus". E é ao apoio dados pelos papas que se devem o crescimento e o êxito do sistema universitário. Graças a essas intervenções pontifícias, o ensino superior foi capaz de expandir-se. A Igreja Católica foi sem dúvida a matriz de onde saiu a Universidade, o ninho de onde ela levantou voo.

(Texto transcrito do livro “Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”, de THOMAS E. WOODS JR.)

6 comentários:

  1. Professor Hugo Goes, parabéns pelo excelente trabalho, tanto de formação das pessoas que pretendem entrar na carreira pública, quanto pela evangelização que realiza através do seu blog que é tão acessado. Fui seu aluno na Casa do Concurseiro para o INSS 2016 e passei em primeiro lugar na lista de PCD região de São José dos Campos. Só tenho a lhe agradecer! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. E por falar no concurso de 2016 professor, tem algum site que esteja publicando as nomeações além do Diário Oficial? Apesar das nomeações estarem previstas para o mês de agosto, até agora não vi nenhuma atualização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque ainda corre no MPOG a autorização para as nomeações. Quando vão ocorrer ?
      Só quem sabe é Deus!

      Excluir
  3. Professor, o concurso do INSS já foi homologado, qual o seu prazo de validade? houve prorrogação?

    ResponderExcluir
  4. Salmo 115 e Jeremias 10 , e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. Recebe a glória para ti Jesus pois somente o Senhor pagou o preço por nossos pecados e preço de sangue e muito sofrimento , em Joao 3:13 diz assim...ninguém subiu ao céu senao aquele que desceu do céu. E a bíblia tambem diz : porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus , homem(1 Timóteo 2 : 5) Estudem as escrituras, Deus nao divide Glória dele com ninguém, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. A bíblia diz tambem:meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Idolatria é pecado e esta em Êxodo 20 . Espero que tenham entendimento pois simplesmente mostro a VERDADE QUE A BÍBLIA TRAZ nao vivo tradição nem religiosidade vivo para Cristo pois ele vive em mim.Deus abençoe a todos. Amém.


    A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia

    ResponderExcluir
  5. Salmo 115 e Jeremias 10 , e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. Recebe a glória para ti Jesus pois somente o Senhor pagou o preço por nossos pecados e preço de sangue e muito sofrimento , em Joao 3:13 diz assim...ninguém subiu ao céu senao aquele que desceu do céu. E a bíblia tambem diz : porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus , homem(1 Timóteo 2 : 5) Estudem as escrituras, Deus nao divide Glória dele com ninguém, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. A bíblia diz tambem:meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Idolatria é pecado e esta em Êxodo 20 . Espero que tenham entendimento pois simplesmente mostro a VERDADE QUE A BÍBLIA TRAZ nao vivo tradição nem religiosidade vivo para Cristo pois ele vive em mim.Deus abençoe a todos. Amém.


    A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes