Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Haverá concurso para Técnico do Seguro Social em 2014?

Antes de 17/04/2014 não pode ser publicado edital de concurso para este cargo, pois até tal data o último concurso ainda estará dentro do prazo de validade.

Existe uma Nota Técnica tramitando no MPOG que oferece motivações e justificativas para subsidiar solicitação de concurso público para recomposição do quadro de servidores do INSS no exercício de 2014. Para o cargo Técnico do Seguro Social, a referida Nota Técnica propõe junto ao MPOG a autorização para provimento de 2.280 vagas.

No entanto, em razão da mobilização dos excedentes do concurso de 2012 junto a parlamentares do PT, tudo indica que tais vagas serão destinadas a eles. A questão termina sendo mais política que técnica (o INSS deveria nomear todos os aprovados sem precisar ninguém pedir favor a nenhum político).

Mas mesmo com a nomeação de todos os excedentes do concurso de 2012, é possível que haja um novo concurso no segundo semestre de 2014 ou em 2015, pois a citada nota técnica destaca que atualmente, além das vacâncias já ocorridas, existem mais de dez mil servidores em abono de permanência, isto é, servidores que já implementaram condições para requerer sua aposentadoria.

61 comentários:

  1. Gostaria de um novo concurso, pois quem está estudando deseja ter logo um novo certame, mas que seja feita a vontade de Deus, pois temos vagas para todo mundo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando, caso um novo concurso de certo teremos, mas não podemos esquecer que os excedentes tb estudaram muito e foram aprovado e classificação.
      Que seja feita a vontade de Deus.

      Excluir
    2. sempre acreditei e defendo que o órgão deve cumprir o edital...se era uma vaga....parabéns para o primeiro e segue... acredito que um novo concurso é a maneira mais justa. Quando alguém se inscreve para algo, concorda expressamente com o que diz o edital....Basta se conformar e estudar um pouco mais.

      Excluir
    3. E onde o edital está sendo descumprido ? Em que parte mais precisamente ?

      Excluir
    4. Thiago, fala sério, vai estudar e para de perder seu tempo com comentários sem sentido e sem amparo legal. Quero ver se vc passar no próximo concurso, primeiro tem que passar, vc vai pensar da mesma forma. Vamos agir sem hipocrisia ...

      Excluir
    5. sem amparo legal é pedir para deputados do PT mudar algo, pelo que sabemos o INSS nomeou muito além das vagas que existam no edital,. Além do mais Doutor carioca, acho que quando julga alguém esquece que também deixa a possibilidade de ser julgado, e pelo que te posicionou ficou na sobra, foi insuficiente..fora do número de vagas ofertadas, então deve se contentar com o quase, pois atacando assim, ficará sempre no quase por ser mesquinho e não querer conquistar tua vaga na caneta e sim em benesses do PT!

      Excluir
    6. veremos, cenas dos próximo capítulos, mas não direcione esta raiva de ter ficado fora. em quem simplesmente tem uma opinião contraria...esta raiva, da próxima vez, te concentre e estude e não irá precisar ficar pendurado num saco de um político do PT!

      Excluir
    7. De certa forma entendo você Thiago, também tenho o pensamento de que o combinado eram 1500 vagas, o que vinhesse depois seria lucro ! mais sinceramente, eu gostaria agora de estar pendurado no saco de um político do PT esperando minha aprovação caso eu tivesse ficado como excedente =/ kkkkkkk

      Excluir
    8. O administrador público ao nomear fora do número de vagas está agindo conforme o interesse público, baseado no princípio da eficiencia, principalmente. Um novo concurso para suprir a necessidade da autarquia, já em 2014 é inviável. Dessa forma, os excedentes, os parlamentares, e a autoridade responsável pela autarquia, ao coadunarem do entendimento de que a nomeação dos esxcedentes é o caminho, nada mais estão fazendo do que agindo conforme o interesse público pede. Diminuição nos gastos com concurso, aceleração do processo de inserção de mão de obra, e outras vantagens.. Tudo isso é para o bem da sociedade, que HOJE padece do bom atendimento na autarquia. Para de choradeira e continua estudando.

      Excluir
    9. Cada um na defesa de seus interesses ! mais como você mesmo disse e eu concordo, para de choradeira e continua estudando... =)

      Excluir
    10. Disse tudo vitor andrade...

      Excluir
    11. Aguardando a resposta do nosso Amigo Thiago, sobre o post do Vitor Andrade....rs.... por sinal muito bem feito.

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. o thiago querer se igualar aos excedentes e dizer que excedentes foram insuficientes é no mínimo cômico. Ora, há centenas de excedentes com nota igual ou superior a 90% da prova de tss amigo. Foram mais de 900.000 incritos. nada mais eficiente do que nomear os 6.000 melhores.O que não chega nem a 10% do total de incritos.

      Excluir
    14. Carlos Chagas, meu colega. os ataques são por todos os lados, uma hora dizem que o edital está sendo descumprido, outra tentam tirar nosso mérito por estarmos classificados, dizendo que não nos garantimos na caneta. outros mandam a gente parar de chorar e ir estudar, como se já não o estivéssemos fazendo. comentários sem uma linha de raciocínio, sem embasamento lógico, puramente emocionais, com o intuito somente de desestabilizar nossa causa, e que quando são facilmente refutados partem para o apelo e o desmérito da coisa. por isso lhe aconselho, não gaste energia com os impacientes, ou se preferir chamar, intolerantes. direcionemos nossa energia a nossa causa e aos estudos, que com certeza nos trarão retorno.

      Vitor Andrade, Igor Alves, Aline Tessarolo, idem.

      Excluir
    15. O Drº sabe tudo Tiago. Lembre-se que todos os excedentes, ou como melhor definiu o Gabas, " APROVADOS AINDA NÃO NOMEADOS", todos nós estamos com nossos nomes constando de um documento oficial chamado Díário Oficial da União, pois estamos aptos a sermos nomeados. Saiba você Tiago, que existem muitos TSS já nomeados com nota inferior a outros ainda não nomeados, como é no meu caso, então não me venha você falar em insuficiência. Todos podem expressar livremente aqui a sua opinião, mas torça para os que estão aguardando, pois você poderá ser, como vc definiu, um insuficiente no próximo concurso. Não precisamos de azarões nem daqueles que por inveja ficam nos bombardeando com comentários fora de hora como o seu. Ninguém aqui está pendurando no saco de político do PT, estamos sim pendurados, mas é no diário oficial da união, onde você provavelmente não está, ou porque não fez o concurso ou porque foi aí sim insuficiente. Este documento nos diz que estamos aptos à nomeação ! Existe uma comissão em brasília lutando por nossas nomeações, vivendo de contribuições e muitos abdicaram do conforto de suas casas e do convívio famíliar. Respeite-os e os apoie. Não confunda lutar por uma causa com puxar saco de político. Vários setores e classes da sociedade se reúnem para pressionar os políticos em prol de uma causa. Bom, meu conselho pra vc continua o mesmo: Não perca tempo na nossa página: Vá estudar que vc ganha mais Azarento ...

      Excluir
    16. Vitor Andrade, muito boa sua reflexão, que sirva de reflexão para aqueles que perdem seu tempo aqui tentando desestabilizar nossa luta !

      Excluir
    17. Entendo a revolta dos amigos excedentes, como dito acima "nomeados e AINDA não empossados" e sinceramente apesar de ter expressado a minha opinião, sei que existem os dois lados, parabenizo vocês pela luta depois de quase 2 anos buscando a nomeação, algo tão esperado igualmente merecido, estudo para o INSS desde o concurso passado e sei que só gigantes conseguem chegar a aprovação. Ressalto ainda que, não há motivos para tanta discussão pois temos muitas vagas, o suficiente para suprir os excedentes e ainda os próximos concursos que estão por vir. Gostaria também de pedir aos amigos que respeitassem o pensamento e a opinião dos outros amigos, afinal, estudamos tanto para servir e respeitar a nossa sociedade, vamos desde já entrar em exercício. Grande abraço a todos e que Deus nos abençoe !

      Excluir
    18. Quais são as chances de CONCURSO DE REMOÇÃO em 2014???

      Valeu!!!

      Excluir
    19. O Inss deve lançar novo concurso após o término de validade do atual. Excedentes estudem um pouco mais pra o próximo, a fila andou. Parabéns aos aprovados nas vagas, todos os demais deveriam ser eliminados.

      Excluir
  2. Concordo com o Sr. Professor, pois todo mundo sabe que o INSS carece urgentemente de novos funcionários, muito mais além do que estão solicitando nessa nota técnica, conforme relatado pelo próprio órgão. E o certo seria não haver apoio político para suprir necessidades da poupulação brasileira, pois os próprios governantes teriam que enxergar tais necessidades.

    ResponderExcluir
  3. Deus te ouça professor, é tudo o que eu mais desejo:
    Fazer parte desta instituição!
    Passar a ser servidor federal!
    Boa sorte a todos nós!

    ResponderExcluir
  4. Professor Hugo,

    tbm acredito na nomeação de todos!!

    mas há uma interrogação!!!

    o Sr. poderia dar uma forma de como o inss poderá distribuir todos, visto que existem muitas aps são pequenas e ja operam com lotação ideal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forma: processo de remoção.

      Excluir
    2. mas Professor se o inss for remover esse pessoal todo pela vontade da propria administração não ficará muito caro p o inss? visto que nesse caso o inss terá q pagar algumas indenizações, tipo aux transporte?

      Excluir
    3. Processo de remoção voluntária.

      Excluir
    4. Quais são as chances de CONCURSO DE REMOÇÃO em 2014???

      Valeu!!!

      Excluir
    5. Professor. Como funciona esse processo de remocao voluntaria? Nao gera custas ao INSS? Como diarias ou outras,Se n gerar fica mais facil nomear.Desde ja obrigado pela atencao.

      Excluir
  5. Deus abençoe todos os excedentes e que seja feita a vontade Dele. Já fui excedente e sei o quanto é grande a luta. Estou torcendo para a nomeação de todos. Não desistam. Fui nomeado ano passado, pois minha fé foi grande!

    Abraço a todos e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela força amigo ! E como está o trabalho na sua aps ? Está gostando ?

      Excluir
    2. valeu Dudu Maia, quanto sair concurso de remoção nos avise, desde já agradeço...

      Excluir
    3. cariocadobrejo,

      estou gostando sim amigo. É muito bom servir ao público. E o bom que minha APS está com turno extendido sendo o expediente de 6 horas. Espero que permaneça sempre assim, pois continuo estudando para concursos.

      concursoinsstgb,

      na hora. abraços

      Excluir
    4. Dudu Maia. Desejo muitas felicidades e tudo de bom aí no INSS. Em breve, se Deus quiser, estaremos chegando para nos juntar à você! Forte abraço.

      Excluir
  6. Aqui na APS que fiz concurso está acontecendo um grande problema, os servidores foram nomeados, porém de um total de 6 servidores nomeados some 2 exerce as suas atribuições na APS o outros 4 servidores misteriosamente estão exercendo suas atribuições na capital. Não entendo como isso pode acontecer.

    ResponderExcluir
  7. não há proibição de lançar novo edital quando ainda há edital no prazo de validade. o INSS pode sim lançar edital antes do encerramento edital anterior.
    acho pouco provável que todos os classificáveis do concurso anterior sejam chamados por uma questão de tempo. teria que chamar todo mundo agora. se chamasse aos poucos não daria tempo de chamar todo mundo: existe um prazo para a posse que é de 30 dias e o INSS, se chamasse aos poucos, teria que esperar esse prazo passar para chamar os próximos da lista. ou seja: não daria tempo de chamar todos os classificáveis.
    pra quem ficou classificável (que é diferente de ser aprovado) é estudar pra esse próximo concurso.
    acredito que, se o INSS tiver pressa, o próximo concurso ocorrerá de forma que a homologação aconteça antes dos 3 meses anteriores à eleição. assim o INSS poderia convocar os aprovados sem problema.

    ResponderExcluir
  8. Na APS para a qual fiz o concurso, dos 15 servidores, 7 recebem abono de permanência, é um numero bem significativo. Fui classificada em 4 e sou a proxima da fila. Tenho muita fé em Deus e acredito q todos nós somos merecedores. Se existe uma lista de excedentes, de pessoas que se esforçaram e estudaram, e vagas em aberto, nada mais justo do que nomear essas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Caro professor, fiquei em 7 numa agencia que disponibilizava 3 vagas.chmaram 5 e a aps encontra-se em sua lotacao ideal....tenho esperanca?

    ResponderExcluir
  10. Caro professor, fiquei em 7 numa agencia que disponibilizava 3 vagas.chmaram 5 e a aps encontra-se em sua lotacao ideal....tenho esperanca?

    ResponderExcluir
  11. Professor Hugo Goes,

    Uma dúvida sobre o INSS (salário-família)

    De acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF nº 19, de 10/01/2014, o valor do salário-família será de R$ 35,00, por filho de até 14 anos incompletos ou inválido, para quem ganhar até R$ 682,50. Já para o trabalhador que receber de R$ 682,51 até R$ 1.025,81, o valor do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade será de R$ 24,66.

    ENTÃO VEJAMOS:

    Considerando um trabalhador (que tenha um filho menor de 14 anos), e sua carteira seja assinada com remuneração equivalente ao menor salário nacional do Brasil, que atualmente é de R$ 724,00 (setecentos e vinte e quatro reais), receberá de salário família, segundo informações da Portaria citada, R$ 24,66 (vinte e quatro reais e sessenta e seis centavos).

    CONCLUSÃO

    Se o cara que ganha o menor salário do Brasil, recebe R$ 24,66 de salário família, quem na prática, neste país, ganhará R$ 682,50 pra ter direito a receber R$ 35,00 (trinta e cinco reais) do salário família?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pertinente essa dúvida, vale ainda indagar; será que essa portaria, mesmo sendo do dia 10/jan, considerou o reajuste do salário minimo?
      e mesmo tendo considerado, seria importante elencar as previsões legais para o recebimento de salário do empregado abaixo do mínimo. eu sei que o avulso pode. mas no caso dos empregados regidos pela clt, se justifica no pagamento proporcional a jornada. mas devem existir outros.

      Excluir
  12. Para aqueles que são contra a nomeação dos excedentes:cuidado! Excedentes não nomeados significam menos chances de vcs no próximo concurso que houver..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Carlos Chagas... Estava a pouco afiando a mente.

      Excluir
  13. Eu fui um dos "Insuficientes" No último concurso do INSS, apesar de ter sido meu primeiro concurso a nível Federal e de ter tido pouco tempo para me preparar, reconheço, admiro e torço pela luta dos excedentes, afinal é um direito deles lutar pelas suas respectivas vagas, haja vista que, como bem disse o colega excedente acima, teve gente nomeada com nota inferior a de outros que já foram chamados. Na minha Humilde opinião, aqueles que torcem contra a nomeação dos excedentes tem INVEJA dos mesmo, até porque bem que gostariam de estar na posição destes! É ser muito mesquinho e podre torcer pelo fracasso alheio!! Melhor seria se concentrassem suas forças estudando e aguardando uma próxima oportunidade, que certamente virá num futuro próximo!! Força na luta, Excedentes, ou melhor, "Aprovados ainda não nomeados" !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras Robson Luiz...

      Excluir
    2. Sábias palavras Robson Luiz...

      Excluir
  14. Caros colegas "Aprovados e ainda não nomeados", não desperdicemos energia em comentários que não são de importância para nós e que não nos tragam bem. Continuem com o pensamento positivo que todos nós seremos nomeados antes do prazo vencer. Abs!

    ResponderExcluir
  15. Professor tivemos, só este ano, 4 vacâncias sendo que ainda não foram nomeados os próximos da lista de excedentes, logo a quantidade de excedentes real seria menor que 2747.
    Alguém se disponibiliza a fazer tal verificação, de quantos no total incluindo ano(s) anterior(es) são os excedentes já subtraindo os que têm direito líquido e certo em decorrência de vacância?

    ResponderExcluir
  16. Passei nos concursos dos Correios e assumi; passei na Polícia de Rondônia e fui convocado e não quis assumir; depois passei na Procuradoria Geral do Estado do Pará e sai dos Correios; Fiquei no cadastro de reserva da AGU em 111º lugar em um concurso que tinha 60 vagas imediatas; em 2012 no concurso do INSS fiquei em 12º lugar em Redenção/PA e já chamaram 10 da minha APS; no ano passado passei em 6º lugar no SERPRO no cargo de Técnico Administrativo onde fora oferecido 21 vagas. Contudo não fui chamado ainda. Estou aguardando convocação do SERPRO ou INSS, mas não deixei de estudar. Sei que minha hora vai chegar e por isso acho bom quem está fora torcer pelos aprovados e ainda não convocados serem nomeados, afinal de contas eles são favoritos em caso de novo certame.

    ResponderExcluir
  17. Também concordo com quem diz que Politicagem é imoral, concursos públicos deveriam se abolidos de intervenções Políticas. Isso reporta ao tempo que Q.Is políticos definiam convocações. isso é muito ruim, naquela época revoltaria muitos e esse tipo de intervenção política hoje não é muito diferente do que já foi no passado.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Há alguma evidência de fato que nos faça arriscar pra quando seriam essas nomeações? Alguém, com embasamento, arrisca um palpite ?

    ResponderExcluir
  20. Pessoal,li alguns comentarios e fiquei triste com a disputa do pessoal aqui,ta parecendo uma guerra.Tanto nos aprovados quanto os que estudam podemos ser colegas de trabalho,nao sou contra um novo concurso,sabemos q existem vagas para todos.Aprovados e nao aprovados,estamos no mesmo barco e temos o desejo,vamos parar com as discordias e com os achismos.Se estamos correndo atras das nomeacoes eh pq temos chances,continuem a estudar e que Deus abencoe todos aqui.

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal! Sou um dos remanescestes do concurso INSS e fiquei muito feliz com a possibilidade de ser nomeado para o Cargo, mas sinceramente, após a euforia de uma boa notícia, me deparei com os dados e acho pouco provável todos serem nomeados inclusive a mim. Isso pq em 2012 foram nomeados 2.122 pessoas, em 2013 – 2.001, e para o total de remanescentes serem nomeados será preciso nomear ainda 2.733 pessoas o q é um número maior q dos anos anteriores e q eram os existiam as maiores carências. Para agencia ao qual fui classificado após dois só foram chamados 5 candidatos e para q eu seja nomeado será ainda necessário chamar mais 7 candidatos. Ou seja, se em dois anos só chamaram 5 pessoas acho difícil na minha agencia nesse ano chamarem mais 7 pessoas mesmo com o concurso de remoção. Bem, o comentário não é com intuito de desestimular ninguém muito pelo contrario é apenas para continuarmos estudando e, caso venha a nomeação, no meu caso será muito bem vinda. Não custa lembrar os esforços e o belo trabalho da Comissão q nos representa em BSB, além disso, tenho muita fé em Deus.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, não posso deixar de dar a minha opinião após saber de tão grande injustiça, se havia vagas não há excedentes, há excedentes para políticos desonestos, mas para Deus não há. Que o meu Deus possa abençoar a cada um dos considerados "excedentes", lutem por aquilo que é de vcs, não desistam, quisera eu ser um dos "excedentes", entrarei na presença de Deus e intercederei por cada um, mesmo sem conhecê-los.

    ResponderExcluir
  23. Hugo Goes ou outro quanto tempo de estudo para uma aprovação?E existe previsão para o edital de 2014?

    ResponderExcluir
  24. Hugo Goes ou outro quanto tempo de estudo para uma aprovação?E existe previsão para o edital de 2014?

    ResponderExcluir
  25. Olá hugo!!gostaria de saber se o concurso do inss irá sair ainde neste ano de 2014!moro no Rio grande do sul!

    ResponderExcluir