Sabemos que a Bíblia não somente designa com o nome de “irmãos” aqueles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, como eram Caim e Abel, Esaú e Jacó, São Tiago Maior e São João Evangelista (que eram filhos de Zebedeu), entre outros; mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos. A Escritura está cheia desses exemplos:

1º exemplo:

Disse Abrão a Ló: “Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos IRMÃOS” (Gênesis 13,8). Mais adiante a própria Bíblia o chama assim: "Ouvindo, pois, Abrão que Ló, seu IRMÃO, estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã” (Gênesis 14,14). Pois bem, Ló era apenas SOBRINHO de Abraão, pois já antes disto se lê no Gênesis: "E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, FILHO DE SEU IRMÃO, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã” (Gênesis 12,5).

2º exemplo:

Depois disse Labão a Jacó: “Porque tu és meu IRMÃO, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário” (Gênesis 29,15). Mas Jacó era apenas SOBRINHO de Labão, pois se lê no Gênesis: “E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã; Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, IRMÃO DE TUA MÃE" (Gênesis 28, 1-2). Realmente, Jacó era filho de Isaac com Rebeca (Gênesis 15, 21-25) e “Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão” (Gênesis 24,29). E, no entanto, não só como vimos acima, o tio de Jacó chama-o IRMÃO, mas também quando Jacó se encontra com Raquel, que é filha de Labão (Gênesis 29,5-6), diz à moça que é IRMÃO de Labão: "Jacó anunciou a Raquel que era IRMÃO de seu pai, e que era filho de Rebeca” (Gênesis 29,12).

3º exemplo:

Lê-se no Levítico que Nadab e Abiú, FILHOS de ARÃO (Levítico 10,1) são mortos por castigo, por terem oferecido um fogo estranho nos seus turíbulos. Moisés chama Misael e Elisafan (PRIMOS dos que faleceram), FILHOS de Oziel, TIO DE ARÃO e lhes diz: ide, tirai vossos IRMÃOS de diante do santuário e levai-os para fora do arraial (Levítico 10,4).

4º exemplo:

Lê-se no livro de Crônicas que Eleazar e Cis são filhos de Moholi (I Crônicas 23,21). Ou seja, Eleazar e Cis são irmãos no verdadeiro sentido da palavra. Eleazar só teve filhas e não filhos; as filhas de Eleazar se casaram com os filhos de Cis. Espera-se que a Bíblia diga: “casaram-se com os filhos de Cis, que eram seus primos”; mas a Bíblia diz: “casaram-se com os filhos de Cis, seus IRMÃOS (I Crônicas 23,22).

É dentro deste costume hebreu de designar com o nome de IRMÃOS, não só os que têm os mesmos pais, mas também os parentes próximos como tios, primos e sobrinhos, pois o hebraico não possuía palavras próprias para designar esses parentescos, que o Novo Testamento fala em IRMÃOS DE JESUS. E é o próprio Novo Testamento que se encarrega de demonstrá-lo.

O Evangelho dá os nomes desses irmãos de Jesus, para que possamos identificá-los? Sim, dá. Sabe-se dos nomes, pelo menos de quatro: Tiago, José, Judas e Simão:
"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? (Mateus 13, 55-56).
Pois bem, este TIAGO que encabeça a lista é um Apóstolo, pois diz São Paulo na Epístola aos Gálatas: "E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a TIAGO, IRMÃO DO SENHOR" (Gálatas, 1-19).

Temos dois Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho da Virgem Maria.

Tiago Maior era irmão de São João Evangelista, ambos FILHOS  DE  ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a TIAGO e a JOÃO, FILHOS DE ZEBEDEU” (Lucas 5, 10).

Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados no Evangelho de Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago FILHO DE ALFEU (Mateus 10, 2-3).

Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é filho da Virgem Maria.

Além disto, comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este Tiago e este José, que encabeçam a lista dos “irmãos” de Jesus (Mateus 13,55), são PRIMOS de Jesus, e o Tiago é o Apóstolo Tiago Menor. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com a Virgem Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:
Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mateus 27, 56).
Estavam ali também algumas mulheres olhando de longe; entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé (Marcos 15,40).
Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (João 19, 25).
Para um melhor entendimento, vamos transcrever os textos acima para uma tabela. Além da Virgem Maria (mão de Jesus), estavam também ao pé da Cruz de Jesus as seguintes mulheres:

Mateus 27,56
Marcos 15,40
João 19,25
Maria, mãe de Tiago e de José;
Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
Maria Madalena;
Maria Madalena
Maria Madalena
a mãe dos filhos de Zebedeu.
Salomé


Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada no Evangelho de João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada no Evangelho de Mateus e de Marcos como mãe de Tiago Menor e de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe dos apóstolos João e Tiago Maior.

Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO.

E de fato o Apóstolo São Judas Tadeu era irmão de São Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (Judas 1,1). Tanto o Evangelho de São Lucas (6,16) como os Atos dos Apóstolos (1,13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam São Judas Tadeu de “Judas, irmão de Tiago”.

E assim cai por terra, fragorosamente, a alegação dos protestantes de que Maria teve outros filhos além do Divino Salvador, alegação baseada em que o Evangelho fala em IRMÃOS DE JESUS. Não só provamos que entre os hebreus se chamavam IRMÃOS os parentes próximos, mas também mostramos que a lista dos nomes apresentados como sendo destes IRMÃOS é logo encabeçada por DOIS PRIMOS, filhos da irmã da mãe de Jesus.

A única dificuldade, esta agora já sem importância, é que Tiago Menor é filho de ALFEU, e sua mãe é apresentada COMO MULHER DE CLEOFAS. Quanto a isto, temos que observar o seguinte:

1º) o texto original não diz MULHER DE CLEOFAS, mas diz simplesmente: a irmã de sua mãe, Maria, a do Cleofas (texto grego de João 19,25); podia chamar-se Maria, a do Cleofas, por causa do pai ou por outro qualquer motivo;

2º) não repugna que a mesma Maria se tenha casado com Alfeu e dele tenha tido São Tiago Menor, e depois se tenha casado com Cleofas e tido outros filhos ou mesmo deixado de ter. Tiago é o único que é apontado nos Evangelhos como filho deste Alfeu, pois o Alfeu, pai de São Mateus (Marcos 11,14), já deve ser outro;

3º) não repugna que o próprio Alfeu seja o mesmo Cleofas. É muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida por dois nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Reuel (Êxodo 2,18) e logo depois é chamado Jetro (Êxodo 3,1). Gedeão, depois de ter derribado o altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes 6,32). Ozias, rei de Judá, é chamado também Azarias (I Reis 15,32; I Crônicas 3,12). E no Novo Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi (Mateus 9,9; Marcos 2,14). O mesmo que é chamado José é chamado Barsabás (Atos 1, 23).

Ainda hoje mesmo, entre nós, nas nossas localidades do interior principalmente, é muito comum esta duplicidade de nomes.

Seja Alfeu o mesmo Cleofas, ou não seja, isto pouco importa. O que é fato é que Maria de Cleofas é Irmã de Maria (mãe de Jesus) e é, ao mesmo tempo, mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor.

Diante de todo o exposto, conclui-se que os IRMÃOS DE JESUS eram PRIMOS d´Ele, e não irmãos de sangue. Logo, Maria Santíssima só teve um Filho gerado nela por obra do Espírito Santo: Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem. Maria Santíssima foi sempre Virgem.

Fontes da pesquisa:
- Lúcio Navarro, Legítima Interpretação da Bíblia, Campanha de Instrução Religiosa, Brasil-Portugal, Recife, 1958 nº 400, pp. 590 a 592.
- Bíblia Sagrada.