Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Jesus teve irmãos biológicos? Sua mãe teve outros filhos?

Sabemos que a Bíblia não somente designa com o nome de “irmãos” aqueles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, como eram Caim e Abel, Esaú e Jacó, São Tiago Maior e São João Evangelista (que eram filhos de Zebedeu), entre outros; mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos. A Escritura está cheia desses exemplos:

1º exemplo:

Disse Abrão a Ló: “Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos IRMÃOS” (Gênesis 13,8). Mais adiante a própria Bíblia o chama assim: "Ouvindo, pois, Abrão que Ló, seu IRMÃO, estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã” (Gênesis 14,14). Pois bem, Ló era apenas SOBRINHO de Abraão, pois já antes disto se lê no Gênesis: "E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, FILHO DE SEU IRMÃO, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã” (Gênesis 12,5).

2º exemplo:

Depois disse Labão a Jacó: “Porque tu és meu IRMÃO, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário” (Gênesis 29,15). Mas Jacó era apenas SOBRINHO de Labão, pois se lê no Gênesis: “E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã; Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, IRMÃO DE TUA MÃE" (Gênesis 28, 1-2). Realmente, Jacó era filho de Isaac com Rebeca (Gênesis 15, 21-25) e “Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão” (Gênesis 24,29). E, no entanto, não só como vimos acima, o tio de Jacó chama-o IRMÃO, mas também quando Jacó se encontra com Raquel, que é filha de Labão (Gênesis 29,5-6), diz à moça que é IRMÃO de Labão: "Jacó anunciou a Raquel que era IRMÃO de seu pai, e que era filho de Rebeca” (Gênesis 29,12).

3º exemplo:

Lê-se no Levítico que Nadab e Abiú, FILHOS de ARÃO (Levítico 10,1) são mortos por castigo, por terem oferecido um fogo estranho nos seus turíbulos. Moisés chama Misael e Elisafan (PRIMOS dos que faleceram), FILHOS de Oziel, TIO DE ARÃO e lhes diz: ide, tirai vossos IRMÃOS de diante do santuário e levai-os para fora do arraial (Levítico 10,4).

4º exemplo:

Lê-se no livro de Crônicas que Eleazar e Cis são filhos de Moholi (I Crônicas 23,21). Ou seja, Eleazar e Cis são irmãos no verdadeiro sentido da palavra. Eleazar só teve filhas e não filhos; as filhas de Eleazar se casaram com os filhos de Cis. Espera-se que a Bíblia diga: “casaram-se com os filhos de Cis, que eram seus primos”; mas a Bíblia diz: “casaram-se com os filhos de Cis, seus IRMÃOS (I Crônicas 23,22).

É dentro deste costume hebreu de designar com o nome de IRMÃOS, não só os que têm os mesmos pais, mas também os parentes próximos como tios, primos e sobrinhos, pois o hebraico não possuía palavras próprias para designar esses parentescos, que o Novo Testamento fala em IRMÃOS DE JESUS. E é o próprio Novo Testamento que se encarrega de demonstrá-lo.

O Evangelho dá os nomes desses irmãos de Jesus, para que possamos identificá-los? Sim, dá. Sabe-se dos nomes, pelo menos de quatro: Tiago, José, Judas e Simão:
"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? (Mateus 13, 55-56).
Pois bem, este TIAGO que encabeça a lista é um Apóstolo, pois diz São Paulo na Epístola aos Gálatas: "E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a TIAGO, IRMÃO DO SENHOR" (Gálatas, 1-19).

Temos dois Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho da Virgem Maria.

Tiago Maior era irmão de São João Evangelista, ambos FILHOS  DE  ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a TIAGO e a JOÃO, FILHOS DE ZEBEDEU” (Lucas 5, 10).

Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados no Evangelho de Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago FILHO DE ALFEU (Mateus 10, 2-3).

Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é seu filho.

Além disto, comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este Tiago e este José, que encabeçam a lista dos “irmãos” de Jesus (Mateus 13,55), são PRIMOS de Jesus, e o Tiago é o Apóstolo Tiago Menor. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com a Virgem Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:
Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu (Mateus 27, 56).
Estavam ali também algumas mulheres olhando de longe; entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé (Marcos 15,40).
Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (João 19, 25).
Para um melhor entendimento, vamos transcrever os textos acima para uma tabela. Além da Virgem Maria (mão de Jesus), estavam também ao pé da Cruz de Jesus as seguintes mulheres:

Mateus 27,56
Marcos 15,40
João 19,25
Maria, mãe de Tiago e de José;
Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
Maria Madalena;
Maria Madalena
Maria Madalena
a mãe dos filhos de Zebedeu.
Salomé


Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada no Evangelho de João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada no Evangelho de Mateus e de Marcos como mãe de Tiago Menor e de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe dos apóstolos João e Tiago Maior.

Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO.

E de fato o Apóstolo São Judas Tadeu era irmão de São Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (Judas 1,1). Tanto o Evangelho de São Lucas (6,16) como os Atos dos Apóstolos (1,13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam São Judas Tadeu de “Judas, irmão de Tiago”.

E assim cai por terra, fragorosamente, a alegação dos protestantes de que Maria teve outros filhos além do Divino Salvador, alegação baseada em que o Evangelho fala em IRMÃOS DE JESUS. Não só provamos que entre os hebreus se chamavam IRMÃOS os parentes próximos, mas também mostramos que a lista dos nomes apresentados como sendo destes IRMÃOS é logo encabeçada por DOIS PRIMOS, filhos da irmã da mãe de Jesus.

A única dificuldade, esta agora já sem importância, é que Tiago Menor é filho de ALFEU, e sua mãe é apresentada COMO MULHER DE CLEOFAS. Quanto a isto, temos que observar o seguinte:

1º) o texto original não diz MULHER DE CLEOFAS, mas diz simplesmente: a irmã de sua mãe, Maria, a do Cleofas (texto grego de João 19,25); podia chamar-se Maria, a do Cleofas, por causa do pai ou por outro qualquer motivo;

2º) não repugna que a mesma Maria se tenha casado com Alfeu e dele tenha tido São Tiago Menor, e depois se tenha casado com Cleofas e tido outros filhos ou mesmo deixado de ter. Tiago é o único que é apontado nos Evangelhos como filho deste Alfeu, pois o Alfeu, pai de São Mateus (Marcos 11,14), já deve ser outro;

3º) não repugna que o próprio Alfeu seja o mesmo Cleofas. É muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida por dois nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Reuel (Êxodo 2,18) e logo depois é chamado Jetro (Êxodo 3,1). Gedeão, depois de ter derribado o altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes 6,32). Ozias, rei de Judá, é chamado também Azarias (I Reis 15,32; I Crônicas 3,12). E no Novo Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi (Mateus 9,9; Marcos 2,14). O mesmo que é chamado José é chamado Barsabás (Atos 1, 23).

Ainda hoje mesmo, entre nós, nas nossas localidades do interior principalmente, é muito comum esta duplicidade de nomes.

Seja Alfeu o mesmo Cleofas, ou não seja, isto pouco importa. O que é fato é que Maria de Cleofas é Irmã de Maria (mãe de Jesus) e é, ao mesmo tempo, mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor.

Diante de todo o exposto, conclui-se que os IRMÃOS DE JESUS eram PRIMOS d´Ele, e não irmãos de sangue. Logo, Maria Santíssima só teve um Filho gerado nela por obra do Espírito Santo: Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem. Maria Santíssima foi sempre Virgem.

Fontes da pesquisa:
- Lúcio Navarro, Legítima Interpretação da Bíblia, Campanha de Instrução Religiosa, Brasil-Portugal, Recife, 1958 nº 400, pp. 590 a 592.
- Bíblia Sagrada.

55 comentários:

  1. Pena que para fugir da verdade bíblica que é bem clara, diga-se de passagem, o ser humano inventa mil e uma maneiras para comprovação de seus dogmas. Precisamos apenas entender a função de Maria enquanto esteve na Terra e a de Jesus. Infelizmente o restante é falácia da religião romana e não do DEUS TODO PODEROSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, mas todo artigo acima é baseado na Bíblia.

      Excluir
    2. Assim, quem está fugindo da verdade bíblica?

      Excluir
    3. professor agora sou fã mil vezes mais.
      Ótima postagem.

      Excluir
    4. entao professor; este meio irmao de jesus nao era uns dos apostolo nem o menor nem o maior mas, dai o senhor que é esperto e que admiro pelo conhecimento ira dizer, que citou galatas 1:19 que o apostolo paulo falou que ele é apostolo entao, nao apostolo nomeado pelo senhor jesus mas por ter visto andado com ele servido pois para ser apostolo tinha que ser testemunha ocular de jesus este tiago meio irmao de jesus é o lider da igreja de jerusalem mesmo que escreveu a carta que leva seu nome atos 12:17, 15:13, 21:18

      e quanto a judas escritor da carta judas tambem lider da igreja e meio irmao de jesus.

      teria algo a mais para acrescentar mas, termino com o versiculo chave mateus no evangelho, capitulo 1: 24-25 escreveu: Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve "relações" com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus".

      professor o senhor esta equivocado nas sua interpretaçao
      1°maria era virgem ate o nascimento de nosso senhor e salvador jesus cristo, depois maria teve relaçao intima com seu marido jose depois do nascimento, ou mateus esta mentindo creio que o Espirito santo nao deixou ele mentir.
      2° só o fato de ela ter relaçao com seu marido nao era mais virgem.
      3° a biblia nao fala que jose era estéril e nem maria virou estéril depois do nascimento de jesus.
      4° faço aqui no 4° minhas conjecturas baseado na vida, pensamos juntos, um homem como jose jovem com todo vigor da vida casou com maria esperou por 9 meses o nascimento o senhor acha mesmo que ele iria ficar com ela até o final de sua vida sem ter relaçao sexual e muito menos sem ter outro filho (na epoca nao tinha camisinha nem pílula do dia seguinte).
      pois oriente com o senhor saber ter bastante filho é uma dadiva de deus.
      fica na paz de cristo jesus prof. hugo nao assim como creio que o senhor tb nao escreveu para querer ser dono da verdade tb nao escrevo somente para refutar a sua tese sobre a virgindade de maria.

      Excluir
    5. Meu caro irmão, respeito sua postagem, mas interpretação não é o seu forte. Sei bem e tenho plena convicção que os dogmas da minha igreja são também profissões de fé. Creio em cada palavra dita pelo Prof Hugo Goes. Maria é virgem, Maria é santa. Um dia, na glória, conhecerás a verdade. Tenha um ótimo dia, estarei rezando por você e por cada um aqui. Nossa Senhora, dentre tantas outras que existiam, não foi escolhida por DEUS em vão, sou feliz por tê-la ao meu lado. Abraço!

      Excluir
    6. Bom dia, a bíblia diz:conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E Jesus diz:Eu sou O caminho, A verdade e A vida e Ninguém vai ao Pai a não ser por Mim. Em 2 tessalonicenses capítulo 2 vers.13 diz:desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos Mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na Verdade. E meus amados irmãos, 1 tim.2:5 diz:pois há um só Deus e um(1) só MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS O HOMEM CRISTO JESUS. Então resumindo tudo isso em um MANDAMENTO DE DEUS, UMA ORDEM EM MEUS QUERIDOS, da uma ida em Êxodo 20 vers.4 NÃO FARÁS PARA TI NENHUM ÍDOLO, NENHUMA IMAGEM DE QUALQUER COISA NO CÉU, NA TERRA, OU NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE PROSTARAS DIANTE DELES NEM LHES PRESTARAS CULTO, PORQUE EU SOU DEUS ZELOSO, QUE CASTIGO OS FILHOS PELOS PECADOS DE SEUS PAIS ATÉ A TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME DESPREZAM MAS TRATO COM BONDADE ATÉ MIL GERAÇÕES AOS QUE ME AMAM E OBEDECEM AOS MEUS MANDAMENTOS.
      Então é isso que tenha ouvidos que ouça. Tudo na bíblia. Por isso diz conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. Deus abençoe a todos.

      Excluir
    7. Gosto muito do professor Hugo Goes, me ajudou muito nos meus estudos e estou sempre por aqui e não prego religião mas sim a bíblia, fui criado assim numa tradição onde tudo podia onde tudo era normal e um dia tive um encontro com esse DEUS verdadeiro um JESUS RESSURRETO QUE NÃO ESTÁ MAIS NAQUELA CRUZ COMO ANTES MAS AO LADO DO TRONO DO DEUS ALTÍSSIMO, e a Ele seja a Honra a Glória para todo o sempre, Deus é espírito e sua palavra diz:e a hora vem,e agora é, emque os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São esses adoradores que o pai procura .Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.(João 4:23,24) E descobri isso lendo a bíblia e buscando em Deus. Converti a minha vida , o que mentia não mente mais, o que adulterava nao adultera mais, o que roubava não rouba mais e o que matava não mata mais, parei de beber parei de ser um murmurador , eu reclamava de tudo e conheci o evangelho que é o amor , a graça e a misericórdia de Deus que se renovam a cada manhã. Deus abençoe

      Excluir
    8. vida eterna - salvação
      Você acha que alcançou a salvação?
      Talvez você tenha dúvidas a este respeito e acha que ninguém tem esta certeza. A Biblia diz que “já não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8.1). Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (João 5.24).

      Ele morreu na cruz para pagar por todos os nossos pecados. Jesus "anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz." (Colossenses 2.14 - BLH SBB). Jesus zerou a minha e a sua conta.

      Se crermos e o recebermos nessa condição, então estamos perdoados de todo pecado que cometemos para trás, incluindo a herança de pecado que recebemos de Adão. A partir de hoje, se estamos em Cristo, somos “novas criaturas” pois “nascemos de novo” em nossa fé.

      "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 1.8-9.

      Está claro nesta passagem que nossa salvação não depende de nós, mas vem de Deus. Muitos então, se perguntam: Se já sou salvo, por quê devo praticar o bem? Paulo, então, continua: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Tiago, em sua epístola diz: "Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2.26 (ler Tiago 2.14-26). Isso significa que a fé em Deus se é evidenciada em obras. Como pode alguém crer no bem e fazer o mal? Ou crer que 1+1 = 2 e disser que é igual a 3? Da mesma forma, não se pode crer em um Deus justo e praticar a injustiça.

      Somos filhos de Deus, e isto gera uma transformação de vida em nós, por isso, agimos de maneira diferente: o que pecava não peca mais!

      Então,
      * o que mentia não mente mais;
      * o que adulterava não adultera mais;
      * o que roubava não rouba mais:
      * o que matava não mata mais e assim por diante.
      Ademais, “O próprio Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8.16).

      "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência, entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo." Efésios 2.1-5.

      Paulo afirma que antes, andávamos segundo a vontade da nossa carne e segundo as tentações do diabo, mas pela graça, Deus nos salvou e nos separou para sermos santos e irrepreensíveis, fazendo Sua vontade enquanto vivemos.

      Excluir
  2. Gostei de seu estudo bíblico, agora tenho um argumento bom para explicar à aqueles que queiram ouvir...

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, acho intrigante o desespero dos protestantes em difamar a Mãe de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu amado,não é desespero é compaixão,pois não pregamos religiao e sim salvação ,cansei de coisas repetidas de uma religiao que pode tudo,que aceita tudo,descobri que existe um DEUS QUE ESTA SOBRE TODAS AS COISAS,um Deus cheio de promessas,cheio de bençãos,onde aprendi a dar GLÓRIA A QUEM MERECE GLÓRIA,A EXALTAR AQUELE QUE MERECE SER EXALTADO,a cegueira espiritual saiu e meus olhos foram abertos a tempo de receber JESUS em minha vida,passei a ser FILHO DE DEUS( Mas a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se TORNAREM filhos
      de Deus)JOÃO 1:12 BOM DIA COMO A BIBLIA MESMO DIZ : O POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO(OSÉIAS 4:6) BOM DIA E QUE A GRAÇA DE DEUS SEJA COM TODOS VOCES.

      Excluir
  4. Excelente artigo, acho intrigante o desespero dos protestantes em difamar a Mãe de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O protestante autêntico não difama ninguém, nem muito menos Maria, ela foi uma mulher bem aventurada, mulher de bom testemunho que obedecia os ensinamentos de Jesus.

      Excluir
    2. O protestante autêntico não difama ninguém, nem muito menos Maria, ela foi uma mulher bem aventurada, mulher de bom testemunho que obedecia os ensinamentos de Jesus.

      Excluir
  5. A tabela abaixo nos mostra os diferentes termos gregos que os escritores bíblicos utilizavam e tinham à sua disposição, seguido de referências de algumas de suas menções no Novo Testamento:

    Irmão
    Primo
    Parente
    “Adelphos” (Mc.3:31-35; Jo.2:12; Jo.7:3-10; Gl.1:19; 1Co.9:5)
    “Anepsios” (Cl.4:10)
    “Suggenes” (Lc.1:36; Lc.1:61; At.7:3; Jo.18:26; Rm.16:11)

    –Anepsios (primo) aparece uma vez no Novo Testamento, mas nunca alguém a aplicou para os irmãos de Cristo.

    –Suggenes (parente) aparece cinco vezes no Novo Testamento, mas nunca alguém a aplicou para os irmãos de Cristo.

    –Adelphos (irmãos) é sempre e somente o único termo grego sempre utilizado constantemente pelos apóstolos e evangelistas, sobre os irmãos do Senhor.

    –O grego tinha palavra específica para primo (anepsios), para parente (suggenes) e para irmão (adelphos), mas os escritores bíblicos só lançavam mão desta última quando se referiam aos irmãos de Jesus.

    -Se os apóstolos cressem que os irmãos de Jesus eram primos, teriam usado anepsios ou suggenes, mas não adelphos, e muito menos teriam deixado de mencionar os dois termos mais apropriados acima em absolutamente todas as vezes que falavam dos irmãos de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comente o conteúdo dos textos abaixo:
      (Mateus 27, 56)
      (Marcos 15,40)
      (João 19, 25)

      O cerne da questão reside aí.

      Excluir
    2. Faça uma interpretação sistemática dos textos evangélicos abaixo:

      (Mateus 27, 56)
      (Marcos 15,40)
      (João 19, 25)

      O cerne da questão reside aí.

      Excluir
    3. Te admiro como pessoa e servo de Deus. Maria cumpriu sua missão de serva de Deus, vamos cumprir a nossa e lembrar que o centro tem que ser nosso Senhor Jesus, Maria foi instrumento de Deus,e ela como humilde serva do Senhor jamais quis ser enviesada, Deus conhecia o seu coração humilde por isso a escolheu e hoje ela descansa em Cristo,não pode nos ouvir, só quem tem esse poder é Deus, Ele é onipresente,onipotente,onisciente e digno de toda Glória, só o Cordeiro é a luz e já diz a bíblia e tudo se resume como disse Jesus: ninguém vai ao Pai senão por mim. Adorem ao Senhor Jesus, sigam o exemplo de Maria, pois foi assim que ela ganhou sua salvação reconhecendo Jesus como seu Senhor e sendo humilde... Por que Nele,Por Ele é parã Ele são todas as coisas...Jesus já existia desde o princípio quando Deus diz em Genesis 1:26 "Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança; Quem estava com ele? JESUS ...filho unigênito amém?

      Excluir
    4. Te admiro como pessoa e servo de Deus. Maria cumpriu sua missão de serva de Deus, vamos cumprir a nossa e lembrar que o centro tem que ser nosso Senhor Jesus, Maria foi instrumento de Deus,e ela como humilde serva do Senhor jamais quis ser enviesada, Deus conhecia o seu coração humilde por isso a escolheu e hoje ela descansa em Cristo,não pode nos ouvir, só quem tem esse poder é Deus, Ele é onipresente,onipotente,onisciente e digno de toda Glória, só o Cordeiro é a luz e já diz a bíblia e tudo se resume como disse Jesus: ninguém vai ao Pai senão por mim. Adorem ao Senhor Jesus, sigam o exemplo de Maria, pois foi assim que ela ganhou sua salvação reconhecendo Jesus como seu Senhor e sendo humilde... Por que Nele,Por Ele é parã Ele são todas as coisas...Jesus já existia desde o princípio quando Deus diz em Genesis 1:26 "Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança; Quem estava com ele? JESUS ...filho unigênito amém?

      Excluir
    5. gloria a DEUS,perfeito patricia

      Excluir
  6. Se Maria não teve mais filhos , como diz a igreja ROMANA, de onde eles tiraram isso? Vamos supor que realmente a bíblia não fala nada sobre irmãos de Jesus. Teria Deus deixado ela estéril, ou virgem para sempre sendo que as escrituras sagradas mostram de maneira contundente que José era casado com Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço tantas mulheres que só têm um filho, mesmo sendo casadas. Você não conhece nenhuma?

      Santa Isabel, por exemplo, só teve um filho, que foi São João Batista.

      Excluir
    2. BOM DIA HUGO GOES,ME AJUDOU DEMAIS EM MEUS ESTUDOS,PROCURE A IGREJA PAZ E VIDA EM RECIFE,PASTOR JUANRIBE PAGLIARIN,SÓ BENÇAOS AMO SUA PESSOA PROFESSOR,MINHA ESPOSA MESMO DIZ QUE VOCE É DO TIPO DE PESSOA QUE DA VONTADE DE CONHECER DE PERTO,AMAMOS SUA SIMPLICIDADE SEU JEITO DE DAR AULA,OLHA QUE ANO QUE VEM VOU AI PRA RECIFE PASSAR FEIAS COM MINHA ESPOSA E VOU TER O PRAZER DE CONHECE-LO E CONVERSARMOS PESSOALMENTE,ESPERO QUE ME RESPONDA,SOU MUITO GRATO A VOCE,MAS DA UMA OLHADINHA NOS TEXTOS QUE POSTEI ACIMA E LEIA,PEÇA AO ESPIRITO SANTO PARA FALAR COM O SENHOR E CONFIRMAR EM SEU CORAÇAO,FAÇA COMO JESUS ensinou,entra em seu quarto e em secreto seu pai lhe responderá,é o ESPIRITO SANTO QUE CONVENCE, NAO SAO OS HOMENS,SOMOS AS VEZES USADOS COMO INSTRUMENTOS DE DEUS NA VIDA DAS PESSOAS,E RECEBE MEU CONSELHO COM AMOR,IGREJA PAZ E VIDAE EM RECIFE,DEUS ABENÇOE PROFESSOR

      Excluir
  7. Nenhum texto sagrado mostra que MARIA ficou virgem para sempre ou que ela ficou estéril depois do nascimento de Cristo ! Mas sim mostra o anjo dizendo em sonho a JOSÉ, tomar MARIA como esposa.

    ResponderExcluir
  8. Se toma uma mulher como esposa para ficar olhando para ela a vida toda? sem ter tido relação sexual com ela? O EXAGERO ROMANO quer tirar o foco da bíblia. E COM ESSE EXAGERO PAPAS E PADRES MANDOU MATAR MILHÕES DE PESSOAS A SANGUE FRIO , ASSIM COMO O ESTADO ESLAMICO FAZ HOJE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirar o foco da Bíblia? Todo o texto que eu publiquei nesta postagem está baseado na Bíblia.

      Excluir
  9. Qual o motivo de chamarem ela de Virgem Maria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
      (Isaías 7,14)

      Excluir
  10. Qual o motivo de chamarem ela de Virgem Maria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o cumprimento da promessa do Senhor feita em Isaías 7,14.

      Excluir
    2. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
      Mateus 1, 22-23).

      Excluir
    3. CONHECE A BIBLIA EIM PROFESSOR,DA UMA LIDA EM EXODO 20:4,JEREMIAS 10,SALMOS 115...E MAIS TANTOS PROFESSOR,BUSQUE NA PALAVRA QUE DEUS VAI FALAR COM O senhor,em nome de JESUS.AMÉMMMMMMM

      Excluir
  11. Primeiro motivo é que Jesus não foi fruto da relação sexual de Maria e José e em segundo lugar a Igreja Católica não fala que ela não teve relações sexuais com José após o casamento, fala que ela somente teve Jesus como filho.
    Será que é impossível uma mulher ter somente um filho?
    Seria muita pretensão da Igreja dizer que ela não teve relações com seu marido ou dizer que ela era estéril, e pelo que me recordo a Igreja nunca falou isso, se falou me mostre que documento foi esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A igreja católica só a chama de virgem...

      Excluir
    2. A igreja católica só a chama de virgem...

      Excluir
  12. Primeiro motivo é que Jesus não foi fruto da relação sexual de Maria e José e em segundo lugar a Igreja Católica não fala que ela não teve relações sexuais com José após o casamento, fala que ela somente teve Jesus como filho.
    Será que é impossível uma mulher ter somente um filho?
    Seria muita pretensão da Igreja dizer que ela não teve relações com seu marido ou dizer que ela era estéril, e pelo que me recordo a Igreja nunca falou isso, se falou me mostre que documento foi esse.

    ResponderExcluir
  13. Professor,com todo respeito,independente dela ter tido mais filhos ou não, quem morreu por mim e por ti ,para que tivéssemos a salvação ,foi Jesus é não Maria, mulher bem-aventurada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No presente texto, eu quis demonstrar apenas que aqueles que são chamados de IRMÃOS DE JESUS são, na verdade, seus primos.

      Não seria nenhum demérito para a Mãe de Jesus ter outros filhos. No entanto, devemos defender a verdade e combater a mentira.

      Excluir
    2. Professor, te admiro muito como professor e como pregador da palavra de Deus, porém me parece que o cerne da questão para os católicos é dizer que Maria sempre foi virgem e isso ela não foi, conforme Mat 1:25 José a "conheceu" depois do nascimento de Jesus, o que no contexto do casamento não é nenhum pecado e nem a desabona por isso. abraços

      Excluir
  14. MATEUS Cap. 1
    24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;
    25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.

    Maria foi uma grande mulher, uma serva do Deus vivo, porém não tinha poder para se salvar ou muito menos salvar os outros.José, depois do nascimento de Cristo, procurou realizar uns dos primeiros mandamento de Deus:
    GÊNESIS Cap. 1
    28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
    Bíblia Sagrada.

    Jesus veio para salvar a todos, inclusive a própria Maria.

    ROMANOS 3.23 -Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    Bíblia Sagrada -

    LUCAS Cap. 1
    46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
    47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador.

    Em resumo, só Jesus, o Cristo de Deus, tem poder para salvar.

    I TIMÓTEO 2.5 - 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
    Bíblia Sagrada.

    ATOS Cap. 4
    12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
    Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  15. boa professor..... Maria é a nossa Rainha... a virgem mãe poderosa

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O melhor Professor de Direito Previdenciario do mundo,e um profundo conhecedor da palabra de Deus! De fato, talento assim só os filhos fe Mainha tem! :-) Professor obrigada por seu testemunho de fé e por se deixar usar por Deus como canal de graça para nós. Que aquela que é a mestra dos santos seja sempre sua Mestra. Maria guarde-o e toda a sua família para Jesus, afinal é esse o maior papel Dela: Nos levar a Jesus e trazer Jesus a nós! :-)

    ResponderExcluir
  18. Professor, sabemos que o senhor é muito religioso e dedicado ao cristianismo. Isso é bom! Porém Professor, as coisas de Deus, não são baseadas em estudos teológicos, filosoficos ou em argumentos convincentes etc. Deus oculta aos sábios e entendidos, mas revela aos pequeninos. Professor, Maria foi uma santa mulher de Deus, contudo, após o nascimento de Cristo, ela foi esposa de José. Outra coisa na qual eu humildemente te digo (longe de mim algum tipo de disputa) Nosso Senhor Jesus disse: Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. João 3:13
    Todos os santos apostolos do passados, foram usados como instrumentos nas Mãos do Criador, a honra e a glória damos a Deus por Jesus Cristo. Ele é o único que intercede por nos a Deus. (Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5) Professor, que o Senhor ache graça de ti, assim como ele achou de Cornélio, homem piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.. e te esclareça a Sá Verdade para que possa gerar em ti arrepentimento, e logo venha ser batizado, deixando de lado as tradições e servindo a Deus em novidade de vida. (Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7) Ponha-se de joelho (Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, Filipenses 2:10) e clame a Deus, de todo o seu coração, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Deus te Abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  19. SÃO JOÃO CAPÍTULO 03
    Versículo 16_Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Versículo 17_Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
    Versículo 18_Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.

    ATOS DOS APÓSTOLOS CAPÍTULO 4
    Versículo 12_Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.
    (...porem quem quiser crer em Maria, fique à vontade, Deus nos deu livre arbítrio, portanto crerá na pessoa errada.)

    I TIMÓTEO CAPÍTULO 02
    Versículo 5_Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem.
    (...porém quem quiser ter Maria como mediador, fique à vontade, Deus nos deu livre arbítrio, portanto terá como mediador a pessoa errada.)

    http://www.bibliacatolica.com.br/

    Grifo meu (...)

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Professor, em Mt 1.25 nós vemos a bíblia nos informar que José não conheceu Maria ATÉ (expressa um limite posterior de tempo) que deu à luz seu filho, o primogênito;... Não vejo nenhum motivo pra José não conhecer sua esposa após o nascimento do filho de Deus. A bíblia prova que o mesmo foi fiel antes e no período de sua gravidez. Mt 12.48 Jesus fala dos seus Irmãos, que no grego não é primo como muitos afirmam. O problema de muitos hoje e a tendencia de acrescentar o que o texto não fala. Talvez se houvesse uma observância com mais diligencia e temor as escrituras sagradas não haveria tantas heresias como vemos hoje.

    ResponderExcluir
  22. Professor, em Mt 1.25 nós vemos a bíblia nos informar que José não conheceu Maria ATÉ (expressa um limite posterior de tempo) que deu à luz seu filho, o primogênito;... Não vejo nenhum motivo pra José não conhecer sua esposa após o nascimento do filho de Deus. A bíblia prova que o mesmo foi fiel antes e no período de sua gravidez. Mt 12.48 Jesus fala dos seus Irmãos, que no grego não é primo como muitos afirmam. O problema de muitos hoje e a tendencia de acrescentar o que o texto não fala. Talvez se houvesse uma observância com mais diligencia e temor as escrituras sagradas não haveria tantas heresias como vemos hoje.

    ResponderExcluir
  23. E como nesse próprio trecho de Mateus fala..."até que deu à luz seu filho PRIMOGÊNITO" ja diz tudo, pois primogênito quer dizer primeiro, se fosse único seria unigênito como fala em João:3,16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira q deu seu filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê nao pareça...Maria não perde seu posto de mãe de Deus e nem deixa de ser vista como uma mulher Santa, pois foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Mas a Bíblia é clara quanto a isso, cabe a cada um ter o correto entendimento

    ResponderExcluir
  24. E como nesse próprio trecho de Mateus fala..."até que deu à luz seu filho PRIMOGÊNITO" ja diz tudo, pois primogênito quer dizer primeiro, se fosse único seria unigênito como fala em João:3,16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira q deu seu filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê nao pareça...Maria não perde seu posto de mãe de Deus e nem deixa de ser vista como uma mulher Santa, pois foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador. Mas a Bíblia é clara quanto a isso, cabe a cada um ter o correto entendimento

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Professor! Fico muito feliz em saber que o senhor é Católico Romano! Os protestantes devem ou deveriam saber que os primeiros reformadores nunca duvidaram da Virgindade de Maria. Agora, algumas perguntas bem básicas: Os reformadores seguiam o princípio do "somente as Escrituras", então como explicar a crença deles na Virgindade de Maria, se esse dogma é "antibíblico"? Eles seguiam somente a Bíblia, e aí, quem está certo? Os reformadores que pregavam a SOLA SCRIPTURA? OU os protestante de hj, QUE PREGAM TAMBÉM A SOLA SCRIPTURA?!

    Vejam o que João Calvino, reformador protestante, afirma sobre a questão da palavra irmãos nas Sagradas Escrituras:

    “(…) ‘Disseram-lhe, pois, seus irmãos’. Sobre a palavra “irmãos”, os hebreus incluem todos os primos e outros parentes, qualquer que seja o grau de afinidade. (...)” (Comentário a João 7,3).

    E sobre a Virgem Maria:

    “(...) Em uma palavra, a maior felicidade e glória da VIRGEM SANTA consiste em ela ser um membro de seu filho, a fim de que o Pai celeste a conte no número das novas criaturas (...)” (Harmonia dos Evangelhos, vol. 2, p. 51).

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes