Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Belas imagens de Santos na Igreja Evangélica Luterana em Gramado/RS

Nas férias deste ano [2014], tive oportunidade de visitar a belíssima cidade de Gramado/RS. Lá visitei a bonita Igreja Evangélica de Confissão Luterana, também conhecida como "Igreja do Relógio".

O templo, que é dedicado ao apóstolo São Paulo, foi inaugurado no ano de 1961 e destaca-se pelos relógios situados no alto de sua torre. É um dos principais símbolos da cidade.

Veja abaixo fotos do exterior e do interior da Igreja do Relógio, com belos vitrais com imagens de Santos:

Igreja do Relógio, em Gramado
Altar da Igreja Evangélica Luterana, em Gramado/RS
Interior da Igreja Evangélica Luterana, em Gramado/RS

8 comentários:

  1. “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém. "
    Martinho Lutero

    ResponderExcluir
  2. Bela Igreja! Louvado seja o Mestre Jesus....

    ResponderExcluir
  3. Bela Igreja! Louvado seja o Mestre Jesus....

    ResponderExcluir
  4. Prof. em maio estarei conhecendo a cidade de Gramado e com certeza irei na igreja do relógio.

    o Senhor foi no Snowland?
    o que achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui ao Snowland. Não quis enfrentar o gelo.

      Excluir
  5. Oi professor Hugo, a Igreja de Confissão Luterana de Gramado é bela mesmo. A título de curiosidade, Lutero sempre defendeu o uso de imagens para que o povo pudesse, através delas, ser evangelizado. Posteriormente houve um período em que muitas regiões foram influenciadas pelo movimento iconoclasta, que não aceitava nenhum forma de imagem nos templos. Obras de fé e arte belíssimas foram simplesmente destruídas.
    A Igreja Luterana no Brasil, no geral, tem sua origem entre grupos de imigrantes Luteranos, Reformados e Calvinistas. Em cada região é possível perceber algumas das características de cada tradição, inclusive no que diz respeito a imagens. Minha comunidade de origem, por exemplo (uma pena!!!) não tem imagem nenhuma para ser contemplada.

    ResponderExcluir
  6. Lembro-me dessa igreja e principalmente da belíssima Catedral de Pedra - Nossa Senhora das Lourdes. Lembro que meu marido me chamou atenção para alguns símbolos maçonicos nos vitrais.

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me dessa igreja e principalmente da belíssima Catedral de Pedra - Nossa Senhora das Lourdes. Lembro que meu marido me chamou atenção para alguns símbolos maçonicos nos vitrais.

    ResponderExcluir