Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Concurso público: o que havia de mais democrático no Brasil começa sua fase decadente com a aprovação das cotas raciais na Câmara dos Deputados

No site da Câmara dos Deputados, há uma enquete que revela que 86,34% dos votantes NÃO concordam com a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros.

Mas os deputados estão "cagando" para a opinião popular. Quarta-feira (26/03/2014), eles aprovaram, por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos.

39 comentários:

  1. Pois é Profª Hugo, acabei de fazer este comentário na UOL. Como podem fazer um enquete e 86% da população se mostrar contra e vão lá e aprova sem delongas,, no mínimo dos mínimos deveriam ter um maior debate sobre o tema. Agora o que esperar!! Estou cada dia mais desiludido com a Presidenta e o governo,, e o pior que temos que escolher o menos pior, não o melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz essa pergunta na ouvidoria do site da Câmara

      Excluir
  2. O STF é quem vai dar a palavra final. Depende de nós.

    ResponderExcluir
  3. O STF é quem vai dar a palavra final. Depende de nós.

    ResponderExcluir
  4. O STF é quem vai dar a palavra final. Depende de nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !!

    Espeoro que sejam somente 5% em edital. porque sou deficiente fisico e nos editais de concursos lançam somente 5% para candidatos deficientes. Espero que quando forem lançar as vagas para pessoas negras ( com todo respeito a cor pois não tenho preconceito) seja apenas os 5%.

    ResponderExcluir
  6. Não sou contra as cotas... sou sinceramente a favor de cotas para deficientes e pessoas pobres... mas não "só pela pessoa ser negra" ... isso sim que é racismo!!! o governo parece que voltou no tempo, e agora está discriminando os brancos pobres!!! e outra coisa, cotas são cotas...... é injusto a pessoa negra que se classificar com boa nota nas cotas ainda "roubar" uma vaga da ampla concorrência... lamentável!!!!

    ResponderExcluir
  7. Esta diferenciação é racista. Todo mundo sabe que a solução é dar condições iguais e boas de educação para todos, e não esta porcaria que temos nos dias de hoje. A cota para negros, assim como as cotas para entrada em universidade pública, é uma maneira de tentar corrigir um erro que esta na educação básica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre o governo tenta maquiar as coisas, sempre essas medidas paliativas, e nunca resolve o problema na origem.

      Excluir
  8. cabeças de bague esses nossos representantes ! discordo totalmente , nada contras os negros ate porque a maioria de nós brasileiros descendemos deles , todavia acho lamentavel usurpar direitos de alguns e entregar a outros por uma estatistica ,ate porque se formos separar por estatistica muitas outras classes teriam que ter tal previlegio como indios , presidiarios , mulheres idosos etc .interessante é que os negros poderao concorrer para suas cotas bem como para o geral enquanto que os brancos , pardos etc só terao o geral . tudo isso só porque aquele individuo é negro , ridiculo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também penso assim.todos devem estudar e passar por mérito próprio.

      Excluir
  9. Caramba !! a coisa ta ficando feia aqui no Brasil., quando q vai entrar em vigor? putz vou ter que estudar mais. , o jeito é entrar na justiça mesmo depois,.aff palhaçada

    ResponderExcluir
  10. espero que tenha um novo concurso do INSS logo, rsrsrs.. p tentar mais uma vez.. rsrsrs oh deus, anos estudando e agora ficara pior

    ResponderExcluir
  11. Jesus! olhai para seus filhos e ajude-nos!! tanto esforço e para ter essas diferenças agora. Jesus não deixa a Dilma entrar novamente., este Brasil afunda a cada ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus já fez a parte dele agora cabe a nós...

      Excluir
    2. não vai ser Jesus, tem que ser nós.Vamos nos manifestar, vamos botar a boca no trombone, vamos cair nas redes sociais expondo nossa opinião.

      Excluir
    3. manifestações ja teve, abaixo assinado tb , enquete tb nada adiantou , o povo p Dilma, não significa nada, o que seremos de nós se continuar assim.. nosso sonho ficara mais difícil talvez ate impossível.

      Excluir
  12. Isso sim e preconceito racial! ISSO E BRASIL MEU POVO!!! E que venha a copa do mundo!

    ResponderExcluir
  13. vamos nos manifestar!!!!

    ResponderExcluir
  14. entrem no twitter da Dilma face sei lá, manifeste nossa indignação.

    ResponderExcluir
  15. Isso é o que dá essas "comissões de direitos humanos e cidadania". O deputado Jair Bolsonaro está coberto de razão quando diz abertamente que defende o direito da "maioria". Senão vejamos: se um candidato à presidente da república obteve 70% dos votos e um opositor obteve 30%, quem assumirá será aquele que representa a maioria (a minoria têm que se conformar). Esses picaretas do congresso estão querendo aparecer e agradar meia dúzia de gatos pingados e ficam posando de justiceiros com esta palhaçada imoral. É preciso externar nossa indignação. Não existe negro puro no Brasil, pois somos todos mestiços!

    ResponderExcluir
  16. Estão abertas inscrições para concurso público para procurador do município de São Paulo e já há destinação de 20% para negros. Acredito, mesmo não concordando, que a tendência é a aprovação para os concursos federais e estaduais.

    ResponderExcluir
  17. E se fizermos passeata a favor da igualdade, contra cotas, vão nos prender por racismo? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quem vai defender a gente !! brancos e pobres? cade a igualdade Na CF

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Absurdo isso! Será que não percebem o quanto insano/ injusto e impróprio isso é?! A confusão que isso gera... Se fosse 20% só p/ negros, 5% p/ deficientes, e o restante - exclusivamente - p/ os demais; ainda assim estaria errado! Quem, de fato, é negro?! E o que isto altera no mérito, a largas custas, conquistado por aqueles a que se dispõem?! Todos nós, neste país, estamos sujeitos as mesmas barbaridades que acontecem a cada dia! Seja rico ou pobre, negro ou branco, homem ou mulher... Esse país cresce sem respeito ao próximo, e, infelizmente, muitos de nossos representantes não têm capacidade de nos representar.. De compreender que só é bom, qnd é bom p/ todos! Não queremos cotas p/ brancos, não queremos cotas p/ negros, não queremos cotas p/ indígenas, mulheres, etc. etc. Queremos ser tratados iguais! Com igualdade de oportunidades! Respeito! Acesso à educação! À saúde! A Lazer! À segurança! Queremos a liberdade de decidir o caminho... por termos condições, boas opções... Que governo é esse que não sabe governar?! Só é voto o que estão querendo?! Aff! Tem hora que dá é nojo!

    ResponderExcluir
  20. SOU BRANCO , DECLARADO, MAS TODOS SABEM QUE OS NEGROS SÃO E SERÃO ETERNAMENTE PREJUDICADOS EM QUALQUER RELAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NA HISTÓRIA MUNDIAL! ISSO É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZER! AFINAL DE CONTAS ELES FORAM ARRANCADOS DA ÁFRICA, E DISTRIBUÍDOS MUNDO AFORA SEM DIREITO A NADA!!! EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, DIFERENTE DA ÁFRICA EM QUE HAJA UMA PARCELA SIGNIFICATIVA OU MAIORIA NEGRA, O MÍNIMO QUE SE POSSA FAZER É DAR PELO MENOS 1 DIREITO PRA QUE SE POSSA COMPENSAR O IMPAGÁVEL!!!

    ResponderExcluir
  21. ATÉ QUE ENFIM UMA VANTAGEM PARA ELES!!! NAO BASTA O GENOCÍDIO SOCIAL, HISTÓRICO, ECONÔMICO E PSICOLÓGICO QUE OS NEGROS ENFRENTARAM , ENFRENTAM E ENFRENTARAM PRO RESTO DA VIDA!!!!

    ResponderExcluir
  22. fui no site da CÂMARA DOS DEPUTADOS e no "ver mais" na enquete tive acesso ao texto explicativo no qual destaquei este trecho abaixo....

    "...Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, conforme a sua classificação no concurso. Se forem aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência, os candidatos negros não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas...." BOM, VOU DEIXAR OS COMENTÁRIOS PARA OS COLEGAS DO BLOG.!!!!

    ResponderExcluir
  23. fui no site da CÂMARA DOS DEPUTADOS e no "ver mais" na enquete tive acesso ao texto explicativo no qual destaquei este trecho abaixo....

    "...Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, conforme a sua classificação no concurso. Se forem aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência, os candidatos negros não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas...." BOM, VOU DEIXAR OS COMENTÁRIOS PARA OS COLEGAS DO BLOG.!!!!

    ResponderExcluir
  24. Pelo que vi ainda depende do Senado? aprovar é isso? Prof hugo

    ResponderExcluir
  25. Uma aberração legislativa e jurídica. Estão rasgando a Constituição Federal.: 'Deveria ser criada um cota para POBRES.......... pois o verdadeiro preconceito é contra pobre, o resto é conversa fiada'. Poder-se-ia até admitir tal possibilidade se, e exclusivamente se, além da COR fosse EXIGIDA a comprovação de pobreza na forma da lei em correlação com formação completa em escolas públicas. Pois há negros abastados, ricos ou de classe média, que irão se beneficiar exclusivamente por serem negro. Existem brasileiros abastados, que, por brechas legislativas estão matriculando filhos em escolas públicas, mas com reforço em aulas e cursos particulares, para serem beneficiados em cotas destinadas à alunos de escolas públicas. O CRITÉRIO JUSTO É A POBREZA, O RESTO É CONVERSA FIADA, PRECONCEITUOSA e DESPROPORCIONAL que atenta ao princípio da ISONOMIA e da JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  26. Antes, tínhamos duas regras para passar em concursos públicos:
    1 - estudar
    2 - não esquecer da regra 1.

    Heheh, agora temos a terceira...

    Democracia é isso.

    Somos uma manada dócil e facilmente controlada. Temos uma força avassaladora. Se quiséssemos, poderíamos agir com unidade, foco, determinação e nada, ninguém poderia nos impedir. A manada tem força. Mas, a entropia e a inércia dominam. Poucas e infrutíferas ações são realizadas, mas são se perdem por difusão e amortecimento ainda internamente (à manada).

    Na mais ingênua utopia, a manada poderia mudar o mundo. Acabar com a corrupção, com a fome e a ladroagem.

    Mas... o povinho é assim mesmo. Sempre foi e sempre será.

    ResponderExcluir