Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Santo do Dia 9 de abril - Santa Maria de Cleofas

Maria de Cleofas, segundo pesquisadores é considerada a tia de Jesus, irmã de Maria (mãe de Jesus) e casada com Cleofas.

Segundo o que nos dizem os evangelhos, sabemos que entre aquelas mulheres que seguiram a Jesus desde a Galileia, e presenciaram no Calvário a crucificação, estava Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com Maria ao pé da cruz, os Evangelhos de Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:

Mateus 27,56
Marcos 15,40
João 19,25
Maria, mãe de Tiago e de José;
Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
Maria Madalena;
Maria Madalena
Maria Madalena
a mãe dos filhos de Zebedeu.
Salomé


Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada no Evangelho de João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada no Evangelho de Mateus e de Marcos como mãe de Tiago Menor e de José.

Santa Maria de Cleofas é uma santa muito especial por ter seguido Jesus Cristo em seus últimos passos e por dividir com ele laços de sangue.

Ela foi uma das mulheres que presenciaram o sepultamento de Jesus.
"José comprou um lençol de linho, desceu Jesus da cruz, envolveu-o no lençol e colocou-o num túmulo escavado na rocha; depois, rolou uma pedra na entrada do túmulo. Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde ele era colocado" (Marcos 15, 46-47).
Quando Maria Madalena descobriu o túmulo de Jesus Cristo vazio, era Maria de Cleofas que estava ao lado dela.
"Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus. E bem cedo no primeiro dia da semana, ao raiar do sol, foram ao túmulo. Elas comentavam entre si: “Quem vai remover para nós a pedra da entrada do túmulo?” Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, perceberam que a pedra já tinha sido removida. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram! Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro: ‘Ele vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis, como ele vos disse!’” Elas, em tremor e fora de si, saíram e fugiram do túmulo. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com temor." (Marcos 16, 1-8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário