Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões elaboradas pelo Prof. Hugo Goes - Nº 7

7. (Hugo Goes - 2014) Assinale a assertiva correta acerca da aposentadoria por invalidez:
A) Sempre é precedida de auxílio-doença.
B) Sempre exige carência.
C) Quando não precedida de auxílio-doença, é devida aos segurados a partir da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias.
D) Pode ser cumulada com salário-família.
E) A doença de que o segurado já era portador ao filiar-se ao RGPS não lhe conferirá direito à aposentadoria por invalidez, mesmo quando a incapacidade sobrevier por motivo de agravamento dessa doença.


Gabarito: D

MAIS QUESTÕES

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. D de dia de estudar mais um pouquinho!!!!Bom dia professor,Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A. poderá ou não ser precedida de aux-doença
    B. Há dois caso em que a carência é dispensada
    C. Para o segurado empregado o benefício inicia-se do 16º dia de afastamento da atividade ou da data do requerimento, de acordo com o prazo de 30 dias.
    D. CORRETA
    E. Salvo se a incapacidade sobrevier por motivo de agravamento da doença.

    ResponderExcluir
  4. letra D de Deus e aprovaçao ! essa foi tranquila professor

    ResponderExcluir
  5. Letra D de Aprvação

    Comentários:

    Na letra A não é obrigatório ser precedida por auxílio doença. Ex.: Uma pessoa que fica cego totalmente, ele vai automaticamente ser aposentado por invalidez, recebendo ainda o adicional de acompanhante. Errada

    Na letra B Quando se tratar aposentadoria por invalidez acidentária, prescinde de carência. Errada

    Na letra C A aposentadoria por invalidez, quando não precedida de auxílio doença, é devido ao segurado empregado a partir do 16º mês de afastamento da atividade e, ainda, se for ultrapassado o prazo de 30 (trinta) dias para protocolo do requerimento, a aposentadoria por invalidez será devida a partir da data da postulação, para o Segurado Empregado. Aos demais segurados da data da entrada do requerimento se requerido após 30 (trinta) dias do afastamento da atividade. Não é a todos os segurados os termos enunciados da questão.

    Na letra D Correto. Pode acumular

    Na letra E O erro etá no final do enunciado ad questão "mesmo quando a incapacidade sobrevier por motivo de agravamento dessa doença".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega,

      sinto em discordar. Aos demais segurados se dá da data do requerimento ou da data do início da incapacidade, e não do afastamento da atividade. O afastamento da atividade como contagem de prazo se aplica apenas ao empregado no caso de aposentadoria por invalidez.

      Ainda, complementando o comentário a respeito da B, prescinde também de carência os casos em que a doença que venha a cometer o segurado seja alguma das especificadas na lista do Ministério da Saúde a exemplo de AIDS, neoplasia malígna, nefropatia grave, cardiopatia e, salvo engano, hanseníase.

      Excluir
    2. Valeu por suas considerações. Afinal este é o intuito dessas postagens. Crescer com o maior número de informações pertinentes ao Direito Previdenciário, onde todos informam e são informados. Mais uma vez VALEU e vamos que vamos. Que a aprovação é logo ali!!!

      Excluir
    3. Paulo,

      estamos com um grupo de estudos no what app. Tiver interesse em participar me manda teu número pro e-mail "geamisson@hotmail.com".

      Excluir
    4. Posso participar do grupo?

      Excluir
    5. Valeu Geamisson pelo convite, o negócio é q eu não tenho What's App, mas cria uma página no face q eu participo...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir