Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões FGV - Nº 5

5. (FGV – Auditor do TCM-PA - 2008) A respeito dos segurados e seus dependentes e os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, assinale a afirmativa incorreta.
(A) Os benefícios do Regime Geral de Previdência Social são concedidos aos segurados e seus dependentes. A pensão por morte e o auxílio-reclusão são benefícios destinados exclusivamente aos dependentes do segurado.
(B) Os dependentes estão relacionados em três classes, conforme a legislação. A primeira classe comporta os dependentes preferenciais, que não necessitam comprovar dependência econômica, exceto o enteado do segurado ou o menor sob sua tutela e são equiparados aos filhos.
(C) Havendo dependentes de mais de uma classe, o valor da pensão por morte, ou do auxílio-reclusão, será rateado, em partes iguais, entre todo o conjunto de dependentes.
(D) A perda da qualidade de um dependente implica a reversão de sua parte em favor dos demais. Com a extinção da última cota, cessará a pensão por morte.
(E) A dependência econômica, bem como a invalidez do dependente, será comprovada à data do óbito do segurado.


Gabarito: C

MAIS QUESTÕES

36 comentários:

  1. essa é a letra C

    veja que a FGV ja tem umas questoes mais bem formuladas.
    questoes que voce na leitura ja visualiza a sequencia do assunto conforme estudado pelo candidato.

    BOM DIA A TODOS!

    ResponderExcluir
  2. Não entendi porque é a letra C. O erro está entre todo o conjunto de dependentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o erro esta logo no inicio onde afirma que havendo dependentes de mais de uma classe o beneficio sera rateado entre os dependentes dessas classes.contudo o beneficiario de uma classe de preferencia elimina todos os outros das outras classes.

      espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A LEI 8 213/91 EM SEU ART. 16 TRATA DOS DEPENDENTES E O § 1º DIZ QUE: A existência de dependente de qualquer das classes deste artigo exclui do direito às prestações os das classes seguintes.

    ResponderExcluir
  5. Letra C mas quase me passo nessa por interpretar a letra C de outro modo, se fosse na prova talvez me passasse nessa questão por um detalhe simples. É importante prestar atenção a cada detalhe.

    ResponderExcluir
  6. Quando desci o muose para responder que vi muito C foi que fui analisar a questão de modo mais detalhado.

    ResponderExcluir
  7. C, erro.. em mais de uma classe... o dependente que tem direito em uma classe, exclui o direito das demais...

    ResponderExcluir
  8. Mestre HUGO GOES e colegas concurseiros analisem esta situaçao hipotetica e vejam qual é a alternativa CORRETA. É muito IMPORTANTE para o nosso aprendizado saber RESPONDER um caso HIPOTETICO COMO ESTE, VEJAM.

    Joao e Maria sao casados, ambos seg empregados. Mas Joao se separa de fato de Maria mesmo na epoca em que ela estava gravida DELE porem ele NAO ficou sabendo dessa gravidez . Maria teve Lucas e nao registrou Joao como pai. Maria recebeu o salario-maternidade. Dois anos depois ela adoece de uma doença muito grave e coloca Lucas no orfanato. Um ano depois ela morre e Lucas passa a receber a pensao por morte. Quando Lucas tinha 8 anos por coincidencia Joao o adota.

    Nesse caso podemos afirmar que:

    A) Joao tem direito ao salario-maternidade e Lucas recebe a pensao;
    B) Joao tem direito ao salario-maternidade, mas Lucas nao recebe a pensao;
    C) Joao NAO tem direiro ao salario-maternidade e Lucas recebe a pensao.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, questão bem bolada francisco. Partindo do pressuposto que homem só recebe esse benefício em casos extremos estou em dúvida se joão tem direito nesse caso, mas de uma coisa tenho certeza, de que nesse caso especifico cessa a pensão de lucas, pois ele depende agora da pessoa que adotou. Agora, se por acaso de alguma maneira fosse descoberto que o adotante era seu pai legítimo iria dar um rolo, pois o filho continuaria a receber a pensão até completar 21 anos, pois dessa forma ele estaria morando com o seu pai por sua mãe ter falecido. Sem contar que se João fosse casado ou mantivesse relação estável ele não teria nenhum direito de receber o salario- -maternidade.

    ResponderExcluir