Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões Funrio - Nº 1

1. (FUNRIO - An. Seguro Social - Serviço Social - INSS - 2009) Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independentemente de contribuições, na forma da Lei nº 8213/91, é correto afirmar:
A) mantém-se a condição de segurado até 6 (seis) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.
B) mantém-se a condição de segurado até 10 (dez) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória.
C) mantém-se a condição de segurado até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.
D) mantém-se a condição de segurado até 24 (vinte e quatro) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso.
E) mantém-se a condição de segurado até 3 (três) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.


Gabarito: C

MAIS QUESTÕES

54 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe para q a FUNRIO não seja a des"organizadora" do concurso de tss do INSS, fiquei traumatizada por ter q refazer a prova de analista.

    ResponderExcluir
  3. Letra C Fun Rio :) rsrsrsrr

    ResponderExcluir
  4. C de CESPE esse sim seria uma boa para esse concurso!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,professor!Deus te abençoe! Letra C

    ResponderExcluir
  6. a) 3 meses
    b) 12 meses
    c) 12 meses
    d) 12 meses
    e) 6 meses

    ResponderExcluir
  7. C de Cristo Amém... Vamos que Vamos....

    ResponderExcluir
  8. Lei 8.213

    Art. 15. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:

    II - até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;

    Letra C.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. C "cem" medo de errar. com certeza todos concordarão que essa questão foi um ponto ganho para quase todos os candidatos.

    ResponderExcluir
  11. Mestre Hugo se possivel me tire uma duvida sobre a seguinte questao:

    Joaquim, casado com Maria empregada domestica, é Advogado empregado da empresa ALFA se aposentou por TC nessa qualidade aos 57 anos. situaçao na qual resolveu agora aplicar o seu conhecimento da advocacia prestando serviço a empresa BETA como CI. como eles nao tiveram filho resolveram adotar uma criança.Nessa situaçao Joaquim tem direito a recebar o salario maternidade na condiçao de CI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o Art. 103 do RPS, a segurada aposentada que retornar à atividade fará jus ao pagamento do salário-maternidade.

      Como agora, em alguns casos, o segurado do sexo masculino também tem direito ao salário-maternidade, entendo que o dispositivo acima também se aplica a homens.

      Excluir
    2. Muito obrigado Hugo Goes.

      qualquer especie de segurado?

      Excluir
  12. ou somente no caso dele retornar a atividade na condiçao de Empregado ou Trabalhador Avulso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decreto 3.048 Art. 103.
      "A segurada aposentada que retornar à atividade fará jus ao pagamento do salário-maternidade, de acordo com o disposto no art. 93."

      Já sabendo que o segurado também tem direito, logo todas as categorias também.

      a Lei 8.213 Art 71-a §2º diz que "não poderá ser concedido o benefício a mais de um segurado, decorrente do mesmo processo de adoção ou guarda".

      Também não sei como decidir qual dos dois irá receber o benefício. Mas a professora Cecília Menezes postou em um artigo no EVP:

      "se um casal adotar uma criança e a mulher não for segurada, mas o marido ou companheiro sim, ele pode requerer o benefício e ter o direito ao salário-maternidade."
      LINK: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=W_x41nw815pYWscYKDluPZoBz8JL03hMUL1a7flaGv4~

      Acredito que a preferência seja da segurada.

      Excluir
    2. eu me refiro em ele ja ser aposentado e retornar à atividade. tem um dispositivo na legislaçao previdenciaria que afirma que o segurado que se aposenta e retorna a atividade so tem direito a REABILITAÇAO, SALARIO FAMILIA PARA EMPREGADO E AVULSO, E SALARIO MATERNIDADE.MINHA DUVIDA NO CASO DO SM É SE O CI TEM DIREITO OU SOMENTE O EMPREGADO E AVULSO QUE RETORNAM À ATIVIDADE TÊM ESSE DIREITO?

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir