Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões Esaf - Nº 45

45. (Auditor-Fiscal da Previdência Social / 2002) Com relação aos objetivos constitucionais da Seguridade Social, assinale a opção correta.
a) Universalidade da base de financiamento.
b) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
c) Irredutibilidade do valor dos serviços.
d) Equidade na cobertura.
e) Diversidade do atendimento.


Gabarito: B

MAIS QUESTÕES

57 comentários:

  1. Respostas
    1. Senhor, obrigado por tudo.

      Bom dia!

      Excluir
  2. Letra B - O senhor é o caminho, a verdade e a vida!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa tarde pessoal, será que alguém pode me informar se a apostila da casa do concurseiro para o inss (direito previdenciário) pode ser impressa de grátis? desde já muito obrigado.

      Excluir
    2. Caro Vicente, pode sim. Eu tenho ela em pdf, se quiser eu te envio por email.

      Excluir

    3. Jeromilton conseguir imprimir a apostila, não estava conseguindo a impressão pelo chrome, aí fui com explore e deu certo, obrigado pela atenção.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. B rumo a aprovação , SERA QUE A AUTORIZAÇÃO VAI SAIR DEVIDO A POSSÍVEL MUDANÇA DE GOVERNO NA UNIÃO

    ResponderExcluir
  5. Adamastor é segurado facultativo da Previdência Social e está enfrentando graves problemas financeiros que o impossibilitaram de recolher as devidas contribuições dos últimos quatro meses. Neste caso, em regra, Adamastor

    a)mantém a qualidade de segurado, até dez meses após a cessação das contribuições.

    b) não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até três meses após a cessação das contribuições.

    c) não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até dois meses após a cessação das contribuições.

    d) mantém a qualidade de segurado até seis meses após a cessação das contribuições.

    e) não manterá a qualidade de segurado, uma vez que a Lei nº 8.213/1991 resguarda esta qualidade até trinta dias após a cessação das contribuições.

    Prof estou um pouco confusa em relação a esse tema, nesta questão a resposta correta no gabarito é a letra D. Então o "período de graça" do segurado facultativo só não será de 6 meses no caso de cessação do beneficio por incapacidade, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Correto Ana rocha em regra o segurado facultativo mantém a qualidade de segurado até 6 meses após a cessação de suas contribuições. Mas existe uma exceção a essa regra que a que mantém a qualidade de segurado até 12 meses no caso de cessação de benefício de incapacidade, e esses meses serve para todos os segurados inclusive o segurado facultativo. Tive que errar uma questão dessas para poder aprender. Se algum colega discordar do que disse pode me corrigir por favor.
      Bons estudos para todos.

      Excluir
    3. Concordo com você "Wbzr". De acordo com o inciso II do Art 13 do Regulamento de previdência. "Art. 13. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:....
      II - até doze meses após a cessação de benefício por incapacidade ou após a cessação das contribuições, o segurado que deixar
      de exercer atividade remunerada abrangida pela previdência social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;".
      Como o texto não restringe a nenhum segurado específico, logo seria para todos os segurados, inclusive o facultativo.

      Excluir
    4. Interessante, hoje não acertaria essa questão se caísse dessa forma. Wbzr tem como você dizer qual banca, prova, disciplina e questão?

      Excluir
    5. Marcelo essa questão eu respondi aqui no blog mesmo, lembro de que algum tempo atrás o professor lançou uma questão mais ou menos do mesmo jeito que a Ana Rocha comentou, a questão dizia que um segurado facultativo estava recebendo auxilio doença e depois que acabou o beneficio dele o individuo não contribuiu mais para previdência, daí a questão perguntava quanto tempo era o período de graça dele, e eu respondi 6 meses. Um colega me corrigiu, me mostrou o dispositivo da lei que foi justamento o art. que o Paulo postou acima da sua postagem, e o gabarito lançado no outro dia mostrava que realmente era os 12 meses, do jeito que o paulo postou, pois como não faz distinção de segurado subtende-se que esses 12 meses é para todos os segurados. Espero ter te ajudado.
      Bons estudos, e se tudo der certo daqui uns dias seremos cologas de trabalho na autarquia INSS. não só nós mas todos os demais colegas que comentam nesse blog, pois vagas terão bastante. Tudo de bom para ti.

      Excluir
    6. Obrigado pela ajuda, espero que sejamos colegas sim, vou me esforçar ao máximo, da lista de frases motivadoras "para o infinito e além!!! " =)

      Excluir
  6. Letra B- não sei se é impressão minha ou se os colagas vão discordar, mas sobre esse assunto de objetivos da seguridade social, estou achando as questões repetitivas. Mas claro, tem uma parte positiva: Quero ver se esse assunto não vai ficar inculcado em nossas mentes. O professor Hugo é TOP.
    Bons estudos pessoal

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, alguém pode me explicar essa questão da prova de 2008?

    Para a previdência social, uma pessoa que administra a
    construção de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para
    edificação da obra, é considerada contribuinte individual.

    Gabarito :Certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa que administra, no caso da questão, não é o proprietário da casa. Nesse caso é a figura do empreiteiro que foi por sua vez contratado por alguém para construir sua casa, portanto a pessoa que administra ( o empreiteiro) é equiparado a empresa, e por isso é enquadrado na legislação previdenciária como CONT. INDIVIDUAL !!!!
      bons estudos!!!

      Excluir
    2. RPS, art.9, parágrafo 15, IX.

      Excluir
    3. Obrigado a todos, agora entendi perfeitamente.

      Excluir
  8. Professor, boa tarde, Deus abençoa sua vida. Comprei seu livro e estou estudando na parte de benefícios o salário maternidade. Reparei que la não tem observação qualquer sobre a idade da criança. Olhei em alguns sites, alguns dizem 12 anos e outros dizem 14 anos. Ou o senhor ou alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Neste caso acredito que seja como o art 2º do "Estatuto da criança e adolescente" (ECA) que diz o seguinte: "Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos,....".
      Se alguém discorda, por favor opine.

      Excluir
    3. 12 anos, segundo o próprio professor.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir