Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões FCC - Nº 202

202. (FCC - 2012 - TRT - 20ª REGIÃO) A seguridade social, que compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, NÃO tem como objetivo
a) a universalidade da cobertura e do atendimento e a seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
b) a seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços e a equidade na forma de participação no custeio.
c) a diversidade da base de financiamento e o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
d) a equidade na forma de participação no custeio e a diversidade da base de financiamento.
e) a universalidade da cobertura e do atendimento e o caráter democrático e centralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.



Gabarito: E

MAIS QUESTÕES

73 comentários:

  1. Letra E. Essa questão tem apenas uma pegadinha: descentralização para centralização.

    ResponderExcluir
  2. Professor, teremos algum curso somente de previdenciário a ser realizado aqui no Recife ? falo de curso em sala de aula.

    Letra E

    ResponderExcluir
  3. Letra E de errado, pois o caráter da administração é descentralizado conforme dispõe a questão C de correto.

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá neh, espero realmente aprender com o erro, pois determinadas coisas parece que não entram na cabeça!!! ¬¬

    Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TCM-GO Prova: Auditor Controle Externo - Jurídica

    No tocante ao salário-família, considere:
    I. O aposentado por invalidez terá direito ao salário- família, pago juntamente com a aposentadoria.
    II. O valor da cota do salário-família é paga por filho ou equiparado de qualquer condição, até quinze anos de idade ou inválido de qualquer idade.
    III. A cota do salário-família é incorporada ao salário ou ao benefício para efeito de pagamento de 13º salário.

    De acordo com a Lei nº 8.213/1991, está correto o que se afirma APENAS em
    a) I.
    b) I e II.
    c) II e III.
    d) III.
    e) I e III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse é o tipo de questão pra matar o "PEÃO"!
      Vejam!

      O comando da questão pede: “no tocante ao salário-família, considere”(...) e De acordo com a Lei nº 8.213/1991, está correto o que se afirma APENAS em:

      A alternativa correta é a letra A.

      Agora vejam que coisa interessante:

      1° - A lei 8.213 em seu Art. 65 parágrafo único diz que: O salário-família será devido, mensalmente, ao APOSENTADO POR INVALIDEZ ou por idade e os demais aposentados com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 (sessenta) anos ou mais, se do feminino, terão direito ao salário-família, pago juntamente com a aposentadoria.

      2° - O Decerto 3048 em seu art. 82 inciso II diz que O salário-família será pago mensalmente: II - AO EMPREGADO E TRABALHADOR AVULSO APOSENTADOS POR INVALIDEZ ou em gozo de auxílio-doença, pelo Instituto Nacional do Seguro Social, juntamente com o benefício;

      3° - A IN/45 em seu art. 288 inciso II diz que o Salário-família será pago ao empregado e trabalhador avulso em gozo de benefício de auxílio-doença e AO APOSENTADO POR INVALIDEZ ou por idade, urbano ou rural;

      Ok, agora vamos às análises: Se o comando da questão não especificasse nenhuma lei e na letra “e” houvesse a alternativa NENHUM DOS ITENS ESTÃO CORRETOS, aí a coisa iria complicar e por quê?? Porque se o candidato se basear apenas no decreto 3048, conforme expus acima, ele poderá marcar essa alternativa (letra “e” ) e, de certa forma, terá razão e vai ter que brigar por uma anulação da questão a depender de qual alternativa a banca considerou como correta, mas se o candidato se basear na lei 8.213 e na IN/45, conforme expus acima, e marcar a (letra “a”), de certa forma, também terá razão e vai ter que brigar por uma anulação da questão a depender de qual alternativa a banca considerou como correta. Diante desse entrave acredito que a banca preferiu evitar problema e já dizer em qual lei ela queria se basear evitando assim qualquer tipo de recurso. Em muitos casos exige-se que o candidato saiba até as prováveis "controvérsias" da lei.

      Sucesso a todos

      Excluir
    3. Lei nº 8.213
      Assertiva I, CORRETA. Fundamentação: Art. 65. Parágrafo único. O aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com 65 anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 anos ou mais, se do feminino, terão direito ao salário-família, pago juntamente com a aposentadoria.
      Assertiva II, Incorreta. Fundamentação: Art. 66. O valor da cota do salário-família por filho ou equiparado de qualquer condição, até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade é de:
      Assertiva III, Incorreta. Fundamentação: Art. 70. A cota do salário-família não será incorporada, para qualquer efeito, ao salário ou ao benefício.

      Gabarito (A)

      Concordo com o que Marlon explicitou acima, nestas horas gostaria de ser um robô para "gravar" tanta informação...
      Só Jesus para ajudar mesmo =)

      Excluir
  5. Com relação a questão da colega do forum Jamila, o gabarito é a letra A de Aprovação! rsrs!

    ResponderExcluir
  6. Com relação a questão da colega do forum Jamila, o gabarito é a letra A de Aprovação! rsrs!

    ResponderExcluir