LANÇAMENTO: 14ª EDIÇÃO DO MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

LANÇAMENTO: 14ª EDIÇÃO DO MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Clique na imagem acima para comprar com 20% de desconto

Questões FCC - Nº 206

206. (FCC - 2012 - TRT - 20ª REGIÃO) É permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios previdenciários do regime geral:
a) salário-maternidade e auxílio-doença.
b) seguro-desemprego e aposentadoria especial.
c) pensões por morte deixadas pelo cônjuge e pelo filho falecidos.
d) aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez.
e) mais de um auxílio-acidente.



Gabarito: C

MAIS QUESTÕES

46 comentários:

  1. Não entendi por que da letra C... pensão por morte de conjuge e filhos podem ser acumuladas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, Regina Mara, podem. Vou tentar dar um exemplo: João é casado com Marinete há 30 anos, eles têm um filho maior de 21anos, José é o nome dele. José, solteiro, muito bem empregado mora ainda com os pais e, praticamente, paga todas as despesas da casa. Como João é aposentado com um salário mínimo e Marinete nunca trabalhou, José paga um plano de saúde para os pais que são seus dependentes. Neste carnaval saíram os três em viagem, fiquei sabendo que o carro de José capotou, morrendo filho e pai, Marinete não teve um arranhão sequer. Neste caso, Marinete pode requerer a pensão do marido e a pensão do filho, pois pode comprovar a dependência econômica que tinha do filho. Se José fosse casado e tivesse filhos, mesmo com a dependência econômica dos pais, a pensão de Jo´se iria toda para os dependentes da 1ª classe. É isso, bons estudos!

      Excluir
    2. Parabéns pela explanação Soraia. Embora eu creia que isso tb te ajude a reforçar o aprendizado, sei que são poucos que se dispõem a compartilhar conhecimento com os colegas. A solidariedade é o caminho para o êxito. Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Realmente, ótima explanação.

      Excluir
    4. Realmente Soraia vc está de parabéns!

      Excluir
    5. Olá Soraia de Lordes ! obrigada por suas explicações e pelas questões que você publica. abraço.

      Excluir
  2. Alternativa C. Também achei ótima sua explicação Soraia, parabéns! Mas agora surgiu-me uma dúvida. Situação hipotética: Uma empregada está em gozo de aux. doença, e neste período, estando grávida, ganha seu bebe... o que ocorre em relação ao Sal. Maternidade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, Elaine, o auxílio-doença será suspenso e a empregada receberá o salário maternidade; se a incapacidade permanecer após os 120 dias, será reestabelecido o auxílio doença após o termino do salário maternidade. Acho que ficou repetitivo...rs. Bons estudos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Entendi rsrs...Muito obrigada pela gentileza Soraia!

      Excluir

Clique na imagem abaixo pra comprar livros de Hugo Goes