Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Informação oficial sobre o concurso do INSS

Por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), fiz a seguinte pergunta ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP):

MINHA PERGUNTA:

Verifiquei que o Processo 03000.000728/2014-33 foi encaminhado ao ARQUIVO DA COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E INFORMAÇÃO.
O referido processo solicita AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PUBLICO PARA OS CARGOS DE PERITO MEDICO PREVIDENCIÁRIO E TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL.
O que significa esse encaminhamento ao ARQUIVO? Significa que o pedido de concurso foi indeferido?

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO:

Senhor Hugo,

O Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão agradece o seu contato.

Em resposta ao questionamento, informamos que por meio do Aviso nº 061, de 30 de maio de 2014, o MPS solicitou que o INSS seja autorizado a realizar concurso público/provimento para os cargos de Peritos Médicos Previdenciários, Analistas do Seguro Social e Técnicos do Seguro Social, como medida de continuidade da reposição da força de trabalho. Essa demanda foi analisada e considerada no contexto da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2015 - PLOA 2015, junto a todas as demandas oriundas dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. O referido PLOA foi encaminhado ao Congresso Nacional em agosto de 2014 para aprovação e, no momento, aguarda sanção presidencial.

Além disso, cumpre informar adicionalmente que o Anexo V do PLOA anual, o qual contempla as previsões de concursos e provimentos, tem caráter meramente autorizativo, não obrigando a sua execução, o que poderá deixar de ocorrer em virtude de inúmeras razões, como por exemplo, medidas de contingenciamento orçamentário que se imponham ou em função de diretrizes da nova equipe governamental.

Esclarecemos, ainda, que este Ministério do Planejamento está implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MP) para aprimorar a gestão documental. O SEI-MP está substituindo o CPROD. Além de registrar o trâmite dos documentos, o mencionado sistema também cria documentos, o que praticamente eliminará a necessidade de uso do papel nos processos administrativos. Dessa forma, todos os processos físicos existentes neste MP estão sendo digitalizados, incluídos nesse novo sistema e posteriormente arquivados nas unidades setoriais em que se localizam. Assim, apesar de constar no CPROD a situação de arquivado, o presente processo (n° 03000.000728/2014-33), citado em seu pedido de informação, continua em análise nesta Secretaria de Gestão Pública, sem decisão final a respeito do assunto.

Devido a esse período de transição, provisoriamente não será possível o acesso na web para verificação do andamento das demandas por concursos. Informamos que o Ministério do Planejamento está trabalhando para que em breve o SEI possa oferecer as ferramentas necessárias para consultas do público externo.

Por fim, orientamos que eventuais autorizações serão publicadas na seção "Concursos", disponível na página principal do sítio eletrônico do MP  www.planejamento.gov.br>.

Atenciosamente,

Coordenação-Geral do Setor Social II- CGSS2
Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho dos Setores Social e de Desenvolvimento Econômico e Produtivo
Secretaria de Gestão Pública

Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)
www.planejamento.gov.br/acessoainformacao

49 comentários:

  1. tudo indica que o concurso não vai sair esse ano, é de desanimar viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais tempo para estudar! Agora, para quem está desempregado e depositando as esperanças neste concurso realmente fica complicado, o lance é não ficar esperando por ele e tentar outros que forem aparecendo!

      Excluir
    2. Verdade, eu sou concursado há 9 anos e estou estudando bastante a cada dia, e pra mim, pode demorar bastante, já que não estou preparado ainda. Mas deve ser duro pra quem está desempregado ou optou por ficar estudando para este concurso e não trabalhar.

      Excluir
    3. Eu acho que é pq o concurso anterior acabou de vencer e o outro vai ocorrer só em 2016 ou 2017 e ainda com essa crise os gastos estao sendo cortados MAS EU VOU INSISTIR quero esse mesmo e vou ficar craque em previdenciario para chegar arrebentando e pegar minha vaga

      Excluir
    4. Gente, o blog Concurseiro Anônimo é dedicado inteiramente ao concurso do INSS. Se quiserem se manter informados, pegar dicas de material e técnicas de estudo, este é o blog https://concurseiroanonimo.wordpress.com/

      Excluir
  2. Mas vamos continuar estudando. Um dia, vai sair tudo de uma vez. Estaremos preparados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mis tempo para ficar cada vez mais preparado Eu nao estou ainda

      Excluir
  3. Quanto mais demora mais eu estudo e quanto mais eu estudo mais preparado fico rsrs. É esperar, fazer o quê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo, Cristiano, parabéns pela sua determinação!

      Excluir
  4. aff 1 ano estudando todo dia, no mínimo 6h pra esse concurso. Agora vou focar mais no TRE que já foi autorizado, e apenas revisar a matéria do INSS 1 ou 2 vezes na semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Professor HUGO, o que o senhor acha disso tudo???

    ResponderExcluir
  6. lamentável não só pelo fato de nos concurseiros mas também pelos trabalhadores que contribuem mas na hora de solicitar seu direito tem que esperar dias agendado e nossos governantes finge que ta tudo certo

    ResponderExcluir
  7. Todos sabemos que o governo esta no VERMELHO, a prioridade do governo será manter o pagamento em dia de quem já faz parte do quadro. Em algumas declarações, a nossa presidente, que só fala a verdade, disse que a economia só deverá estabilizar no final do ano, como o FIES por exemplo. Portanto meus caros, a previsão desse concurso, assim como os passados, será de um edital no final do ano, isso se levarmos em conta a previsão da nossa presidente, que só fala a verdade...

    ResponderExcluir
  8. Aconteça o que acontecer continuem estudando...

    ResponderExcluir
  9. Vc acha que sai esse ano professor?

    ResponderExcluir
  10. Como encaro esta notícia? Resposta: mais tempo para estudar.

    ResponderExcluir
  11. Interessante neh: "medidas de contingenciamento orçamentário"!! Isso não vale para os fundos partidários e para os salários dos políticos...
    Essas injustiças sem fim me irritam profundamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essas medidas de contingenciamento não chegam até essa parte (política, políticos e seus salários).

      Excluir
  12. Gente, vocês leram o texto mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Pressão está ocorrendo por parte dos deputados para que o MPOG libere logo o concurso: http://jcconcursos.uol.com.br/portal/noticia/concursos/previsto-inss-nacional-2015-58067.html

    ResponderExcluir
  14. Nunca é tempo perdido para o estudo!

    ResponderExcluir
  15. Nunca é tempo perdido para o estudo!

    ResponderExcluir
  16. Qual sua opinião professor Hugo?

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Se fosse PSDB aí sim que não teríamos mais concurso. HUEHEUHEUHEUH

      Excluir
    2. O pior é que tem gente que defende essa ordinária. Cada povo tem o governo que merece.

      Excluir
  18. Keep calm and estudem que vocês ganham é mais!Para os mais apressadinhos,façam outros concursos; ima hora,o do INSS sai.

    ResponderExcluir
  19. O concurso deverá acontecer entre Julho e Outubro, mas os que quiserem desistir fiquem a vontade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, me desculpe a pergunta. Mas quem te deu essa informação? Alguém de dentro ou é apenas um achismo seu?

      Excluir
    2. Olá amigo Geamisson, este concurso está dentro do "bolo" de concursos e vem tramitando na mesma época do pedido do MTE e o ministro do MTE afirmou que o concurso sairá em Julho, claro que são concursos distintos, mas foram protocolados quase na mesma época e sem contar que o TCU está cobrando o concurso.
      Falando do ajuste fiscal o governo já economizou muitos bilhões já, o governo veio até agora só com 1/12 do orçamento atual e nós já estamos no mês 3, ou seja, até agora o governo só gastou o que estava previsto só para o mês de Janeiro, agora é esperarmos que os gastos não aumentem e continue tudo sobre controle que os concursos aconteceram, vale lembrar que é o Levy "mãos de tesouras" que é ministro então os gastos não irão aumentar e todos esses concursos já estão dentro do orçamento.

      Abraços amigo e bons estudos.

      Excluir
    3. Falando nisso concorrerá para qual APS amigo? Possivelmente, claro.

      Excluir
    4. O único concurso que o governo está dando prioridade no momento é o solicitado pelo MTE, a prioridade será arrecadar e não pagar benefícios! Alguém anda acompanhando as notícias?
      Em vários estados existem dezenas de agencias do INSS prontas a mais de um ano e que estão fechadas! Somente num estado existem mais de CEM agencias paradas. Várias obras estão paradas, centenas de obras federais paradas. A penitenciaria federal de Brasília nunca saiu do papel, este ano já era para esta sendo finalizada.
      Sou concurseiro, não entrarei no mérito dos estudos, apesar de que se puder dar um conselho para vocês, não deixem de estudar, agora não se limitem a estudar somente para o INSS.

      Excluir
  20. Bom pessoal, pelo teor da resposta dada pelo MP, este concurso do INSS deverá sair lá pro fim de 2015 ou início de 2016, quando o Governo Federal ajustar as contas (previsão). Devemos continuar estudando sem perder o foco, um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa notícia para quem aguarda o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi a aprovação do Orçamento da União deste ano, na última terça-feira, dia 17, no Congresso Nacional, essencial para que sejam autorizadas as seleções pendentes no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), conforme havia informado o titular da pasta, Nelson Barbosa. folha dirigida

    ResponderExcluir
  23. Sou estagiário de uma unidade Gerencial do INSS no RN, as informações que escuto é que o concurso está a ponto de bala para ser autorizado, ainda no ano passado foi solicitado x de vagas e esse ano já escutei que pediram pra diminuir a quantidade que a gerência estava solicitando. Estou ansioso, mas com fé em DEUS que até junho esse concurso será autorizado.

    ResponderExcluir
  24. Gente muita calma nessa hora, cada concurseiro tem seu rítmo de estudos. Eu por exemplo tenho uma carga horária de 40h semanais. Tenho tempo para estudar durante 2h a noite e 2h nas madrugadas. Se o edital fosse lançado agora eu particularmente não estou totalmente preparada. E a pior coisa é ter um edital na "praça" com pouco tempo pra estudar.

    ResponderExcluir
  25. Alexandre, você está 'por dentro' em?!?? Brincadeira. Mas eu concordo com você. O melhor é estudar e estudar. Acredito que sai autorização logo depois da páscoa. Abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!

    E aí professor Hugo, poderia dar a sua opinião?

    ResponderExcluir
  27. tenho 03 cursos completos para INSS 2015
    se alguém se interessar entre em contato
    flaviomaialopes@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2015 mesmo? me passa por email as informações

      rodrigonomeacao2015@yahoo.com

      Excluir
  28. A autorização vai sair, estou confiante, pois como pretendo Professor passar no concurso vou seguir as duas regras: 1ª estudar, 2ª não esquecer a primeira regra. #força!

    ResponderExcluir
  29. Até o mês de maio sai a autorização. Continuem estudando!

    ResponderExcluir
  30. O Professor Hugo não responde questões POLÊMICAS, kkkkk, é o besta...

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que sai só ano que vem O ultimo venceu ano passado

    ResponderExcluir
  32. Gente, o blog Concurseiro Anônimo é dedicado inteiramente ao concurso do INSS. Se quiserem se manter informados, pegar dicas de material e técnicas de estudo, este é o blog https://concurseiroanonimo.wordpress.com/

    ResponderExcluir