Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Questões CESGRANRIO - Nº 235

235. (CESGRANRIO - 2012 - Caixa) Eduardo foi admitido por uma empresa como estoquista, em 18/09/2007. Suas atividades eram: controlar a recepção dos materiais, confrontando tipo e quantidades com os dados contidos nas requisições, certificar a correspondência entre o material recebido e o solicitado e dispor os materiais relacionados nos pedidos, separando-os de acordo com as especificações e quantidades. Após anos de trabalho, Eduardo passou a sentir fortes dores na coluna e, em pouco tempo, não conseguia mais fazer movimentos de flexão e extensão da coluna. Após a realização de exame médico pericial, constatou-se que o empregado estava inapto para o trabalho e impossibilitado de reabilitação.
Considerando-se os fatos apresentados acima, qual dos benefícios previdenciários será concedido a Eduardo?
a) Aposentadoria especial
b) Aposentadoria por invalidez
c) Auxílio-doença
d) Auxílio-acidente
e) Salário-família



Gabarito: B

MAIS QUESTÕES

81 comentários:

  1. Letra B

    Lei 8.213/91
    Subseção I
    Da Aposentadoria por Invalidez
    Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.

    ResponderExcluir
  2. Letra B de Bom Dia Pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Letra B
    Bom dia!
    LOA por volta de 3 trilhões, sendo que foi triplicado o investimento financeiro para os fundos partidários, é revoltante...
    Espero que as manifestações de domingo não tenham sido em vão...
    ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 47% (mais de 1 trilhão) para pagar juros e amortizações da dívida pública!
      Parece que esse dinheiro é sagrado, ninguém fala, ninguém discute a maneira como se dar isso, apenas o deputado Ivan Valente (PSOL) mencionou revoltado o caso.

      Excluir
    2. 47% (mais de 1 trilhão) para pagar juros e amortizações da dívida pública!
      Parece que esse dinheiro é sagrado, ninguém fala, ninguém discute a maneira como se dar isso, apenas o deputado Ivan Valente (PSOL) mencionou revoltado o caso.

      Excluir
    3. Vamos pra rua, minha gente, é a voz que eles(os políticos) ouvem. Parece que nós estamos acordando, se vir algum amigo cochilando ainda, dê um cutucãozinho, vamos lá! Foi um alívio, misturado com uma alegria imensa, participar da manifestação do dia 15, vem outra por aí, vamos nos organizar pacificamente, enquanto ainda há espaço. Bons estudos a todos!

      Letra "B"

      Excluir
  5. Letra B.
    PL13/2014 com mais de 1 trilhão para os jurus e amortizações da dívida pública. Único deputado a mencionar e se revoltar contra isso foi o deputado Ivan Valente (PSOL). Cadê a oposição?

    ResponderExcluir
  6. B . questão com uma gama de informação desnecessária, só para o candidato perder tempo. Rs

    ResponderExcluir
  7. B . questão com uma gama de informação desnecessária, só para o candidato perder tempo. Rs

    ResponderExcluir
  8. agora com o orçamento geral da União aprovado quando será que vai sair o concurso do INSS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é tão rápido. O concurso precede de licitação para definir a banca examinadora, eu acho. Enquanto isso, sigamos estudando. Acho que o concurso deve abrir as inscrições em maio.

      Excluir
    2. Eu acho que agora com a LOA aprovada o MPOG, vai definir o número de vagas e autorizar o concurso, só aí se abrirá uma licitação para a escolha da banca, depois finalmente,a banca escolhida lança o edital. Eu particularmente, não acredito em um edital para esse semestre, aliás com esse aperto fiscal que o governo tá fazendo, esse concurso só deve acontecer lá para o fim do ano !!! O lado bom é que temos tempo pra estudar mais !!! bons estudos e persistência a todos !!!

      Excluir
    3. Tu sabe, José, que eu torço por isso (hehehe). Quero mais tempo para estudar. Previdenciário é complexo e possui inúmeras regras. Gostaria de mais tempo para compreendê-las.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Letra B. O texto tem informações desnecessárias. O importante da questão é o parágrafo que fala: Após a realização de exame médico pericial, constatou-se que o empregado estava inapto para o trabalho e impossibilitado de reabilitação. Acredito que se ele fosse considerado com chaces de recuperação para seu trabalho ou até mesmo para outra atividade, o benefício teria que ser auxilio-doença.

    ResponderExcluir
  11. O regime financeiro mais adequado para a sistemática da previdência privada aberta é o de

    a) repartição simples.

    b) capitalização misto.

    c) capitalização.

    d) capitalização coletiva.

    e) capitais de cobertura.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Letra B, inapto para qualquer tipo de trabalho + insuscetível de reabilitação = Ap. Inv.

    ResponderExcluir