Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Mapa da Mina para o próximo concurso do INSS

Aulas iniciadas no dia 17/10/2016.
Programa 2016
Manual de Direito Previdenciário, 12ª edição
Aulas da Casa do Concurseiro (iniciadas em 17/10/2016)
Seguridade Social. 1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 2 Conceituação. 3 Organização e princípios constitucionais.
Capítulo 1
Aula 1
Partes 1 a 3 da aula 2
Legislação Previdenciária. 1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2 Aplicação das normas previdenciárias. 3 Vigência, 4 hierarquia, 5 interpretação, 6 integração.
Capítulo 2
Partes 3 a 5 da aula 2
Partes 1 e 2 da aula 3

Regime Geral de Previdência Social. 1 Segurados obrigatórios, 2 Filiação e inscrição. 3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral.
Capítulo 3
Partes 2 a 5 da aula 3
Aula 4
Partes 1 a 3 da aula 5
Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado.
Capítulo 4
Partes 4 e 5 da aula 5
Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios.
Capítulo 5
Aulas 6 a 9
Partes 1 e 2 da aula 10
Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário.
Capítulo 6
Partes 2 a 4 da aula 10
Financiamento da Seguridade Social. 1 Receitas da União. 2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 3 Salário-de-contribuição. 3.1 Conceito. 3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 3.3 Limites mínimo e máximo. 3.4 Proporcionalidade. 3.5 Reajustamento. 4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 4.3 Prazo de recolhimento. 4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária.
Capítulos 7 e 10
Partes 4 e 5 da aula 10
Aulas 11 a ...
Retenção e responsabilidade solidária
Capítulo 8
Em breve
Obrigações acessórias
Capítulo 9
Em breve
Decadência e prescrição.
Capítulo 14
Em breve
Crimes contra a seguridade social.
Capítulo 17
Em breve
Recurso das decisões administrativas.
Capítulo 19
Em breve
Lei de Assistência Social - LOAS: conteúdo; fontes e autonomia (Lei n° 8.742/93 e alterações posteriores; Decreto nº 6.214/07 e alterações posteriores).
Capítulo 25
Em breve
Lei  8.212, de 24/07/1991 e alterações posteriores. Lei 8.213, de 24/07/1991 e alterações posteriores. Decreto n.° 3.048, de 06/05/1999 e alterações posteriores.
Os capítulos acima baseiam-se nessas normas jurídicas.
As aulas acima baseiam-se nessas normas jurídicas.
Revisão/atualização
-
Quando houver mudança na Legislação

67 comentários:

  1. Estou esperando atualizar as aulas do EVP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor professor eu também aguardo!!!!

      Excluir
    2. No atual período, fui contratado para gravar aulas para o concurso do INSS na CASA DO CONCURSEIRO e no SÓ INSS. Minha agenda está comprometida com esses dois cursos até o início de outubro.
      Não sou dono de nenhum curso preparatório para concursos. Dou aulas para os cursos que contratam os meus serviços.

      Excluir
    3. Professor, o senhor poderia colocar aqui no blog que módulos continuam atualizados no EVP para podermos revisar sem nos prejudicarmos!?

      Excluir
    4. Professor, será que é realmente seguro estudarmos apenas esses capítulos supra citados do manual??? li os títulos dos outros capítulos e achei interessante tbm....

      Excluir
  2. Professor Hugo Goes,
    As aulas do seu novo curso de Direito Previdenciário lá do EVP vão valer para esse concurso? Eu particularmente continuo a minha preparação por ele, além dos livros atualizados de sua autoria.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o Manual de Direito Previdenciário 9ª edição, mudou muita coisa? Posso continuar estudando por ele sem ser prejudicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode não, baixa a atualização aqui no blog

      Excluir
  4. Professor, pro concurso do INSS, especificamente, é necessario estudar o livro completo ou só os capitulos elencados acima ??
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta. Também preciso dessa informação pra não perder tempo. =/

      Excluir
    2. Ele colocou o edital completo do concurso anterior ali, e os respectivos capítulos. ou seja, são só esses - a não ser que o concurso novo mude a parte de previdenciário no edital.

      Excluir
    3. tambem quero saber a respeito disso.

      Excluir
  5. Olá professor, comprei o curso da casa dos concurseiros inss 2014 e gostaria de saber quais foram as mudanças para que possa atualizar meus estudos, tenho também seu llivro Manual do Direito Previdenciário 8ªedição. Muito obrigado pela atenção e siga em frente com Deus sempre te protegendo.

    ResponderExcluir
  6. Professor, eu tenho sua 8° edição do Manual de direito Previdenciário e as aulas do EVP. Gostaria de saber se irá prejudicar muito meus estudos ou se dá para apenas acompanhar a última alteração da lei. Quando será liberado a atualização com a última alteração do livro? Qual sua sugestão de estudo para que eu não fique prejudicada com as mudanças ocorridas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Professor, assisti a aula de Legislação Previdenciária, na parte que fala sobre Fontes(parte 6 aula 2 e parte 1 aula 3). Eu preciso saber a descrição de cada item/lei das fontes(principal e secundária)?
    Exemplo, o que é constituição, decreto, regulamento... Para prova preciso estudar isso???

    ResponderExcluir
  8. Professor, o senhor poderia colocar aqui no blog que módulos continuam atualizados no EVP para podermos revisar sem nos prejudicarmos, pois não estou podendo no momento adquirir outro curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.. Eu também estou nessa situação, estou desempregada há mais de um ano e consegui adquirir as aulas do EVP + o livro do professor 9ª edição, peguei as atualizações do livro aqui no site e estou estudando assim... é o que dá pra fazer... estou assistindo as aulas do EVP mesmo e lendo o livro com as atualizaçoes que o professor disponibilizou para o livro mesmo e acompanho novidades por aqui também... estou tentando me manter atualizada dessa forma mesmo. Se eu pudesse compraria as aulas novas do professor, mas infelizmente não posso :(

      Excluir
  9. Professor,
    sou aluna do módulo EAD da Casa do Concurseiro, do curso preparatório para o INSS, e gostaria de saber o seguinte: tendo por base sua experiência no mundo dos concursos, o senhor acredita que ainda será preciso uma nova edição do seu manual antes da publicação do edital?

    ResponderExcluir
  10. Professor ainda não conclui as sua aulas de 2014 da casa do concurseiro posso estudar as aulas 2015 sem prejuízo do que foi ministrado nas aulas de 2014

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Professor, quando esse Mapa será atualizado?

    ResponderExcluir
  13. Ae para o curso de Auditor Fiscal?

    ResponderExcluir
  14. Ae para o curso de Auditor Fiscal?

    ResponderExcluir
  15. Professor Goes, inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela didática usada para ministrar os cursos, realmente ajuda muito. Aproveitando gostaria de saber como adquirir o curso completo e atualizado para o próximo concurso do INSS tanto para Técnico, quanto para Analista. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Goes, inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela didática usada para ministrar os cursos, realmente ajuda muito. Aproveitando gostaria de saber como adquirir o curso completo e atualizado para o próximo concurso do INSS tanto para Técnico, quanto para Analista. Grato.

      Excluir
  16. Veja porque o concurso do INSS não será suspenso e mais uma boa notícia:

    https://concurseiroanonimo.wordpress.com/2015/09/15/suspensao-concurso-inss/

    ResponderExcluir
  17. boa tarde professor!
    Uma vez vi o senhor dizer que não cai 8212 para ensino médio é verdade?

    ResponderExcluir
  18. O livro de questões da CESPE do senhor vai ser lançada edição atualizada??

    ResponderExcluir
  19. PROFESSOR HUGO GOES, BOA TARDE. SOU ADVOGADA NA ÁREA TRABALHISTA, PORÉM GOSTARIA DE UM MAIOR APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA PREVIDENCIÁRIA, OU SEJA, O INTUITO NÃO É PARA CONCURSOS. ASSIM GOSTARIA DE SABER QUAL CURSO PREVIDENCIÁRIO SERIA MAIS COMPLETO, DE FORMA, QUE ME DÊ UMA MAIOR AMPLITUDE DE CONHECIMENTO NESSA ÁREA. ATUALMENTE FAÇO A PÓS EM PREVIDENCIÁRIO, MAS FICA A DESEJAR. POR ISSO A MINHA PROCURA. ASSISTIR AO SEU VIDEO DE AULA E GOSTEI MUITO. AGUARDO RESPOSTA. SONIA SOLANO.

    ResponderExcluir
  20. PROFESSOR HUGO GOES, BOA TARDE. SOU ADVOGADA NA ÁREA TRABALHISTA, PORÉM GOSTARIA DE UM MAIOR APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA PREVIDENCIÁRIA, OU SEJA, O INTUITO NÃO É PARA CONCURSOS. ASSIM GOSTARIA DE SABER QUAL CURSO PREVIDENCIÁRIO SERIA MAIS COMPLETO, DE FORMA, QUE ME DÊ UMA MAIOR AMPLITUDE DE CONHECIMENTO NESSA ÁREA. ATUALMENTE FAÇO A PÓS EM PREVIDENCIÁRIO, MAS FICA A DESEJAR. POR ISSO A MINHA PROCURA. ASSISTIR AO SEU VIDEO DE AULA E GOSTEI MUITO. AGUARDO RESPOSTA. SONIA SOLANO.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite professor. Sou aluno do EAD da Casa do Concurseiro.

    Parabéns pela forma como o senhor aborda a matéria e da atenção aos detalhes, aprendi muito assistindo suas aulas.

    Estou estudando ativamente e me preocupa essas novas alterações na legislação.
    O senhor gravará aulas com as mudanças? Especialmente as alterações de auxilio-doença, fator previdenciário e regra 85/95

    Obrigado.

    att,

    Amaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso da CASA DO CONCURSEIRO foi gravado no período de 01/07/2015 a 19/10/2015.

      O curso está, rigorosamente, atualizado.

      Se novas mudanças ocorrerem, gravaremos novas aulas.

      Excluir
    2. Professor, eu to estudando pelo seu curso do EVP, é mais acessível R$, e creio que está devidamente atualizado. Imagino que o Sr irá atualizar as últimas aulas daquele curso para INSS, caso seja necessário não é? Dai fazendo aquele curso do Sr, que considero um excelente curso, completo, basta apenas fazer muitas questões do CESPE, FCC e ESAF, é o que já estou fazendo no www.tecconcursos.com.br. Percebi que a ESAF tem muita pegadinha, já o CESPE gosta de aprofundar as questões com exemplos, textos maiores, contando histórias, e aplica o Certo/Errado. No mais, parabéns, pelo empenho, o Sr. domina bastante a disciplina, e creio que não será necessário recorrer a nenhum livro, até porque não tenho tempo de ler, pois trabalho 14h por dia na iniciativa privada, casado com 2 filhos, e pouco tempo prá estudar bem dizer, mas tenho me esforçado, estudando na ida para trabalho no carro, e na volta, e a noite. Então percebi que video aula é mais produtivo, nesse sentido, melhor que cursinho, que tem muito barulho e cansa muito ficar em corredor batendo papo.

      Fidencio
      Anápolis-Goiás

      Excluir
  22. Professor e o curso Só Inss não está atualizado? Havia visto uma publicação sua que tava gravando para os dois, e agora só o da Casa está atuallizado?? Por favor, preciso muito do seu parecer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Olá Professor! Estudo para o INSS e lendo a Lei 8213 percebi que o INSS cometeu um erro ao negar meu benefício de salário maternidade, em contato com a ouvidoria eles responderam com o Decreto 6122/2007 quero saber se esse Decreto altera a lei.Agradeço se responder pelo email: rosi-jesus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. comprei o seu manual de direito previdenciário e fiquei com dúvida sobre que tipo de segurado é o produtor rural pessoa física que contrata trabalhador rural temporário ?

    ResponderExcluir
  25. Professor Hugo, tem mapa da mina para o site euvoupassar ? agradecido

    ResponderExcluir
  26. Professor,o mapa da mina em questão está com o conteúdo exigido conforme o edital 2015?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,tudo bem? Sou aluna da Casa do Concurseiro do curso INSS, gostaria de saber se posso estudar pelo material antigo(digo,imprimir as apostila) ou é melhor esperar as atualizações? Foram muitas?

    ResponderExcluir
  28. BOA NOITE PROFESSOR HUGO , SOU ALUNA DA CASA DO CONCURSEIRO NO EAD, E QUANDO O CURSO COMEÇOU EU ADQUIRI O SEU MANUAL EDIÇÃO 1O . AGORA VEJO QUE O SENHOR LANÇOU A 11ª EDIÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE AS MUDANÇAS SÃO MUITAS , SENDO QUE NO MANUAL 10ª TEM TODA A PARTE DAS ALTERAÇÕES, PORÉM AINDA NÃO ESTAVAM VIGENTE. NA 11ª EDIÇÃO TEM ALGO A MAIS QUE O MANUAL 10ª EDIÇÃO NÃO TEM?
    POR GENTILEZA ESCLAREÇA MINHAS DUVIDAS. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No link abaixo tem atualização de todas as edições:
      http://www.hugogoes.com.br/2014/12/atualizacao-dos-livros-de-hugo-goes.html

      Excluir
  29. Bom dia professor sou de SJ do Rio Preto interior de SP e tenho um curso seu de 2011 para tecnico do inss, tenho uma duvida quanto ao material: para esse concurso de 2016 a IN 45 cai ou foi substituida pela IN 77? obrigada sucesso a cada dia mais em 2016

    ResponderExcluir
  30. Professor,acabei de adquirir o curso do a casa do concurseiro. Para melhor aproveitamento para a prova devo assistir à todas as aulas ou só pelo mapa da mina está bom?

    ResponderExcluir
  31. Professor, quem for servidor público efetivo (municipal), TEM A OPÇÃO para se filiar ao Regime Geral da Previdência Social?

    Obs.: Caso no município não tenha o RPPS ele estará automaticamente filiado ao RGPS, mas a minha pergunta é por opção, do servidor não querer ser filiado ao RPPS do município do qual ele é servidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houver o RPPS no município, a filiação a este regime é compulsória e não optativa. Ou seja, não poderá optar pelo RGPS por haver regime próprio.

      Excluir
  32. Pro Hugo Gois, ou alguem que possa me responder, em relaçao ao EVP, vale a pena eu assinar pelo seu curso? qual seria o curso que o senhor indicaria?

    ResponderExcluir
  33. É impressão minha ou esse professor não responde a quase ninguém aqui???? Só vejo perguntas sem respostas... =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa mesma impressão. INFELIZMENTE!!!

      Excluir
  34. Prezado prof. Manual de Direito Previdenciário, 11ª ed. não será vendido em PDF ?

    ResponderExcluir
  35. Professor este mapa da mina para o inss 2016 também são os mesmos capitulos do seu livro décima edicão..pq tenho esta ediçao pdf.

    ResponderExcluir
  36. Professor Hugo Goes, primeiramente gostaria de parabenizá-lo por excelente material que é o manual de direito previdenciário 11° edição, a didática dele é fantástica e tem me ajudado muito. Mas a minha dúvida é a seguinte, sobre o prazo de recolhimento da contribuição do empregador doméstico que na página 499 é dito que prorroga-se o vencimento para o dia útil subsequente quando não houver expediente bancário e na página 500 informa que antecipa-se para o dia útil imediatamente anterior.
    Se já foi questionado sobre isso peço desculpas por que não acompanhei seus posts.
    Oobrigado

    ResponderExcluir
  37. Professor Hugo Goes gostaria de saber se os capitulos referentes à "Retenção e Responsabilidade Solidária" e "Obrigações Acessorias" deverão ser estudados para este concurso do inss? Não consta no edital mas o senhor colocou no mapa da mina para quem é aluno da casa do concurseiro acompanhar juntamente com o seu livro.

    ResponderExcluir
  38. Eu estou me preparando para o concurso do INSS e tenho o seu livro de questões CESPE.Gostaria de saber se é necessário que eu leia ele todo? Estava analisando e vi que tem muitas questões que falam de RPPS. Desde ja, agradecida!

    ResponderExcluir
  39. As aulas da casa do concurseiro são ótimas. Professor detalha muito bem o conteúdo facilitando a resolução de exercícios! Obrigada prof. Hugo Goes tu és demais!

    ResponderExcluir
  40. Olá professor, é disponibilizado um gabarito das questões postadas aqui no blog? Procurei e só encontrei comentários de alunos. obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Ola professor
    Analisando o edital inss ,não encontrei o conteúdo Desoneração da folha de pagamento. podes me responder?
    grata

    ResponderExcluir
  42. Professor, no caso de falecimento da segurada no parto, o segurado-pai tem direito ao salário maternidade e também a licença maternidade de 120 dias?

    ResponderExcluir
  43. boa noite professor eu gostaria de saber se os assuntos retenção e responsabilidade solidária
    (cap 8) e Obrigações acessórias (cap 9) irão cair na prova, pois não os vi no edital. Desde ja Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, a aula 10 da casa do concurseiro nao vai cair na prova?......

    ResponderExcluir
  45. Bom dia! Terá INSS para 2017 conforme solicitação de mais vagas, prof.Hugo Góes?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! Terá INSS para 2017 conforme solicitação de mais vagas, prof.Hugo Góes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  47. a mãe não sendo segurada do RGPS, e o pai seja ele tem direito a salário maternidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso nao sei(ACHO que nao, mas é achismo), mas vou te dar umas info, se a mae recebe a salario m. e falecer o pai pode requerer o resto do tempo desde que tenha qualidade de segurado.

      Excluir
  48. Para 2018 se, e somente se o lula voltar! rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, memoria curta? Lula estava falando mal dos concursados publicos um dia desses

      Excluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes