Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Publicado edital do concurso do INSS

O edital foi publicado no DOU de hoje (23).

Clique aqui para ler o edital.

Principais itens do edital:

4 DAS VAGAS (concorrência por Gerência-Executiva)

4.1 As vagas disponíveis constam do Anexo IV deste edital.

Clique aqui para ver a distribuição das vagas para Técnico do Seguro Social (nas 10 últimas linhas da página 182 até a página 188).

Clique aqui para ver a distribuição das vagas para Analista do Seguro Social (Anexo IV, paginas 181 e 182).

4.2 Os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico.

4.2.1 O candidato aprovado não poderá, em hipótese alguma, escolher uma Agência da Previdência Social que não esteja vinculada à Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição.

5 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA
5.1 Das vagas destinadas a cada cargo/gerência-executiva e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas na forma do § 2º do artigo 5º da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações.

6 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS
6.1 Das vagas destinadas a cada cargo/gerência-executiva e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

7 DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
7.1 TAXAS:
a) nível superior: 80,00.
b) nível médio: 65,00.

7.2 Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, solicitada no período entre 10 horas do dia 4 de janeiro de 2016 e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de fevereiro de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF.

7.2.5 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 18 de março de 2016.

7.4.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo/gerência-executiva a que deseja concorrer e por uma cidade de realização de provas, conforme Anexos III e IV deste edital. Uma vez efetuada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

8 DAS PROVAS OBJETIVAS

8.2 As provas objetivas para o cargo de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da manhã.

8.3 As provas objetivas para o cargo de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 15 de maio de 2016, no turno da tarde.

8.1 Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes do item 14 deste edital, conforme o quadro a seguir.

(P1) Conhecimentos Básicos: 50
(P2) Conhecimentos Específicos: 70

8.4 Na data provável de 28 de abril de 2016 será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas

8.5 As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos e abrangerão os objetos de avaliação constantes do item 14 deste edital.

8.6 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

8.15.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

8.15.3 A nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.

8.15.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

8.15.4.1 O candidato eliminado na forma do subitem 8.15.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso público.

8.15.5 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 8.15.4 serão ordenados por cargo/gerência-executiva de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas nas provas objetivas P1 e P2.

9 DA NOTA FINAL NO CONCURSO

9.1 A nota final no concurso será igual a nota final obtida nas provas objetivas (NFPO), calculada pela fórmula: NFPO = P1 + P2.

9.2 Os candidatos serão listados em ordem de classificação por cargo/gerência-executiva, de acordo com os valores decrescentes da nota final no concurso, observados os critérios de desempate deste edital.

9.7 Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado nos termos do disposto no artigo 16, § 3º, do Decreto nº 6.944/2009.

11 DA CONVOCAÇÃO PARA ESCOLHA DA LOCALIDADE DE VAGA

11.1 Os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado, dentro da Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, observando os critérios e procedimentos a serem definidos em ato específico, conforme subitem 4.2 deste edital.

11.1.1 O candidato aprovado não poderá, em hipótese alguma, escolher uma Agência da Previdência Social que não esteja vinculada à Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, conforme subitem 4.2.1 deste edital.

11.2 Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades constantes do Anexo IV deste edital, dentro da Gerência-Executiva para a qual concorre.

11.3 A escolha de vagas dos candidatos obedecerá à proporcionalidade, a alternância e a ordem de classificação da lista de candidatos de ampla concorrência, observada na sequência a lista de candidatos aprovados nas vagas de candidatos com deficiência e de candidatos negros.

12 DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

12.1 A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e proporcionalidade, que consideram a relação entre o número de vagas total e o número de vagas reservadas a candidatos com deficiência e a candidatos negros.

12.11 Os candidatos cujos nomes constem na relação de homologação do resultado final do concurso público, não nomeados, excedentes às vagas ofertadas, serão mantidos em cadastro durante o prazo de validade do concurso público.

12.15 Os candidatos aprovados dentro do número de vagas para as Agências da Previdência Social em construção serão lotados provisoriamente nas Agências da Previdência Social (APS) de abrangência, indicadas no Anexo IV deste edital, até o início de seu funcionamento.

13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.28 O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

13.31 As alterações de legislação com entrada em vigor antes da data de publicação deste edital serão objeto de avaliação, ainda que não contempladas nos objetos de avaliação constantes do item 14 deste edital.

13.32 A legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como as alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação, salvo se listadas nos objetos de avaliação constantes do item 14 deste edital.

PROGRAMA PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

14.2.1.3 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007.

REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos.
2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

14.2.1.4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL
SEGURIDADE SOCIAL: 1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).


225 comentários:

  1. Excelente Notícia professor Hugo Goes.


    Avante nos Estudos.


    Foco Força e fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe se posso fazer prova em local São Paulo para concorrer para ALAGOAS???

      Excluir
    2. Alguém sabe se posso fazer prova em São Paulo para concorrer para para GEX MACEIO ALAGOAS???

      Excluir
    3. Infelizmente não pode, a Gerencis executiva que vc escolher na inscrição so pode concorrer as vagas destinadas as cidades da Gerencia.
      EX.: SE VC ESCOLHER A GERENCIA 'MACEIÓ' VC SO PODERA FAZER A PROVA EM MACEIO E CONCORRER AS VAGAS DAS CIDADES DE ALAGOAS
      PARA CONCORRER AS VAGAS DE SP VC VAI TER QUE FAZER A PROVA LA EM SP

      ESPERO TER AJUDADO

      Excluir
  2. Nem sei o que dizer.
    Parece até um sonho. Me belisca...

    ResponderExcluir
  3. E vai ser por gerência e não por agÊNCIA.

    ResponderExcluir
  4. Parece um sonho mesmo, ainda mais com essa data tão distante, pois vamos termo mais tempo para estudar! Que maravilha!
    Bora lá galera! Fazer os números de aprovados do Professor aumentar muito mais do que ele imagina, vamos dar essa alegria pra ele que tanto nos tem ajudado! Valeu Hugo Góes e Leon, bom dia a todos! #melhornotíciadoano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ceteza Israel, eu sou fã do professor Hugo Goes, e agora do filho dele Leon Goes, excelentes profissionais, éticos, nunca usaram de argumentos falaciosos para iludir os concursandos, muito pelo contrário, sempre nos passando informações baseadas na verdade. Sou fá e recomendo o curso do professor Hugo Goe no SOINSS. O MELHOR.

      Excluir
  5. Prof.Hugo as materias parecem ser as mesma do edital passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conteudo é EXATAMENTE O MESMO do concurso passado feito pela FCC. Ítem por ítem... até a sequencia é a mesma. Foi Ctrl C + Ctrl V. Show de bola pra quem vinha estudando pelo passado.

      Excluir
  6. Não encontrei o quadro de vagas para Técnico. Alguém encontrou?

    ResponderExcluir
  7. Finalmente!!! Presente de natal!!!

    ResponderExcluir
  8. vagas pra TEC nada? nao entendi foi nada

    ResponderExcluir
  9. Professor sou muito novo em concurso cadê as vagas? os assuntos?
    outra coisa quais livros eu compro? volume 11 (manual) e o volume 4 de (questão cespe) vai sair outro até a prova? esses são os mais atualizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra o manual, muito bom, comprei e não arrependo. tem o curso do professor Hugo também no soinss, excelente. pra gabaritar previ...

      Excluir
    2. Bruno salvei o edital em formato word se vc quiser te mando, fica mais fácil achar o que vc precisa. patyfreitas.geografia@gmail.com

      Excluir
    3. tem as questões do Leon Goes também, eu estou amando, olha no blog dele.

      Excluir
    4. QUERO SIM PATY, ME AJUDARÁ MUITO!

      Excluir
  10. Quantidade de horas muito pouca!!!! Mas até 15 de maio estaremos mais que preparados !!! Foco galera !

    ResponderExcluir
  11. o candidato podera escolher concorrer uma localidade e fazer a prova em outra cidade de outro estado, nao esta amarradona escolha da regiai e a cidade da prova como o outro concurso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo entender exatamente isso?

      Excluir
    2. Também não entendi essa parte.

      Excluir
    3. Gente, prova passada: morava em uma cidade, e fiz a prova em uma outra cidade para uma vaga onde eu morava. Isso de fazer prova em um lugar pra vaga em outro sempre houve. Geralmente a prova é na Gerencia Executiva. Na sede principal.

      Excluir
  12. Uma dúvida pra quem vai fazer pra concorrer em outro Estado tem que ir lá no Estado que vai concorrer ou pode fazer em seu Estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estou na duvida!!! professor poderia responder essa. é um ponto muito importante.

      Excluir
    2. fala que na inscrição vc escolha a gerencia e o local que vai fazer a prova

      Excluir
    3. Pode fazer a prova em qualquer cidade do anexo III.

      Excluir
    4. gente você escolhe a cidade se você quiser fazer a prova no iapoc pra concorrer uma vaga no Chuí você pode. Na inscrição você vai escolher o lugar que você vai fazer a prova no caso perto de você aonde você mora mas você pode escolher uma gerência-executiva lá em Manaus se você quiser. daí se você passar e for chamado você viaja até lá tomar posse e já alugou sua casa lá kkkk

      Excluir
    5. Aconteceu comigo no concurso passado. Fui aprovado e chamado para o interior do Amazonas e na hora de assumir deu bronca porque diferente da maioria das cidades do interior do Brasil, aqui no Amazonas a coisa é complicada. Trabalho em área de Gestão do IFAM e temos 12 campi nos interiores e muitos servidores vieram de outros Estados e a choradeira é geral, querendo remoção a todo custo.

      Excluir
  13. Achei a data de aplicação das provas bem longe 15/05 . No entanto é o que temos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo , esperava para fevereiro ou começo de março , todavia seja como Jeova Deus quiser !

      Excluir
  14. Glória a Deus!!!!
    Jesus seja louvadooooo

    ResponderExcluir
  15. Agora vamo separá os galo das codorna...

    ResponderExcluir
  16. Alguém achou o numero de vagas para técnico de Mato grosso ! informe aí quem achou !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Esse edital ta bom demais chegou a hora.

    ResponderExcluir
  18. Eles devem ter digitado errado maio ao invés de março. O CESPE deve trazer a retificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas a inscrição acaba em fevereiro... sei não acho que é maio mesmo, dia 15 de março é uma terça...

      Excluir
    2. acho que não, pois 15 de março cai numa terça feira, acho bem impossível os caras errarem o dia e o mes, edital é um documento serio.

      Excluir
    3. 7.2.5 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado
      até o dia 18 de março de 2016

      Sendo assim, não será em março.

      Excluir
  19. nuuuuuuuuuuuuuusssa prova em Maio ainda. Putz! até quem não estava estudando dá pra estudar e passar com essa data.

    ResponderExcluir
  20. parece que só mudou informática, libre office e windows 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade.
      Tirou o Microsoft office e windows 8. nÃO TEM excel tb.

      Excluir
  21. Não entendi o anexo referente às vagas. Aparentemente consta somente para o cargo de analista. É isso mesmo??

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado, professor, pela ótima notícia. Está chegando nossa hora, galera, só depende de nós. Vamos lá e que Deus nos abençoe!
    Fé-Foco-Força!

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado, professor, pela ótima notícia. Está chegando nossa hora, galera, só depende de nós. Vamos lá e que Deus nos abençoe!
    Fé-Foco-Força!

    ResponderExcluir
  24. É impressão minha, ou o conteúdo programático foi na base do Ctrl C Ctrl V ???
    De qualquer forma... BOM DEMAAAAAAAAAAAIS :):):):)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a mesma impressão! Acho que foram as festas de fim de ano, rsrs, de qualquer forma vamos com Fé em Deus!

      Excluir
    2. Isso mesmo Luiz...rs
      Ah..Mudou o conteúdo de informática.

      Excluir
  25. Graças a Deus não vai cair sobre licitação!

    ResponderExcluir
  26. Professor as gratificações incorporam ao salário?

    ResponderExcluir
  27. Por que tem gerência executiva com 5 vagas no total e 2 vagas para negros?20 por cento de 5 é 1,2.A lei manda arredondar para baixo caso a fração seja menor que 0,5.Era para ter apenas uma vaga para negro, teremos que ir à justiça pedir para rever essa distribuição de vagas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. 6.1.1 Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 6.1 deste edital resulte em número fracionado,
      este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5, ou
      diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5, nos termos do
      § 2º do artigo 1º da Lei nº 12.990/2014.

      Excluir
  28. Professor Hugo Góes, sei que aqui não é o melhor espaço para falar sobre isso, mas é a única forma que encontrei para falar com o Sr. É que comprei o seu Manual de Direito Previdenciário em maio e agora que cheguei nas páginas do meio percebi que estão faltando 33 páginas. Fui na livraria em que comprei e me informaram que como a edição está desatualizada a editora não aceita fazer a troca. Só que acho errado pois paguei pelo livro completo. Então enviei um e-mail à Editora Ferreira explicando o ocorrido e até agora não me deram uma posição. O Sr. poderia me ajudar de alguma forma para que eu não seja prejudicada? Não acho justo ter que comprar um outro manual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a Editora Ferreira:

      contato@editoraferreira.com.br

      (21) 2544-9202 / 2544-3752

      Excluir
    2. Então, já liguei pra lá mas ninguém atende e ontem de manhã enviei um e-mail mas até agora ninguém respondeu. De qualquer forma muito obrigada pela atenção.

      Excluir
  29. Professor, esse seu livro da 11 edição do Manual de Direito Previdenciário estão atualizado de acordo com o edital ?

    ResponderExcluir
  30. Eu achei a data da prova bem distante, mas Deus sabe tudo, o conteúdo veio da mesma forma que eu queria e esperava, que Deus nos abençoe...

    ResponderExcluir
  31. hahahahahaaha,, agora vai hein !! vamos continuar na luta galera !!!

    ResponderExcluir
  32. Professor, Não vai cair seguro defeso? Passou a ser de competência do INSS conceder esse benefício em 2015, não foi?

    ResponderExcluir
  33. Professor, o conteúdo é o mesmo do ultimo edital? Então da pra seguir o mapa da mina com a 10 edição do seu livro?

    ResponderExcluir
  34. Achei a distribuição ruim pra PE. Eu tô errada ou são 133 vagas pro Cabo?
    a cidade que eu esperava não foi contemplada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 vagas para o cabo e de acordo com o numero de vagas no geral espera isso mesmo

      Excluir
  35. Então não vai cair jurisprudência do STF e STJ??

    ResponderExcluir
  36. Alguém conseguiu abrir o edital pelo cespe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015/arquivos/INSS_ED._1_ABT.PDF

      Excluir
  37. Gente, alguém pode me tirar uma dúvida?

    É o seguinte: moro em Coremas, interior da Paraíba. Para a Paraíba só teve vaga nas Gerências-Executivas de Campina Grande e João Pessoa, sendo que em Campina só teve vagas nas cidades de Cajazeiras (1 vaga), Sousa (1 vaga), Pombal (1 vaga), Queimadas (1 vaga) e Catolé do Rocha (1 vaga); e na Gerência de João Pessoa teve vagas nas cidades de Bananeiras (1), Cuité (1) e Esperança (1). Eu sei que vou ter que me inscrever para concorrer às vagas que foram distribuídas nessas cidades, mas queria saber se tem possibilidade de eu – caso aprovado – ser lotado em alguma cidade que faz parte de uma dessas Gerências, e que não está no Edital, por exemplo, a cidade de Patos (Gerência-Executiva de Campina Grande).

    Como a quantidade de nomeados deve ser alta, acredito que as lotações não vão ficar limitadas apenas a essas cidades que o Edital trás, estou certo?

    Ajudem, se souberem. Agradecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Leandro!

      Durante a validade do concurso podem surgir vagas para outras APS's da Gerência-Executiva que você escolheu e que não possuía nenhuma quando da publicação do edital.

      Cumpre ressaltar que o edital é claro ao dizer que em hipótese alguma o candidato aprovado poderá assumir vaga de outra gerência-executiva a não ser aquela escolhida quando do ato da inscrição.

      Deste modo, escolha a região que você realmente queira trabalhar e mande ver nos estudos.

      Espero que tenha esclarecido a sua dúvida.

      E, como diz uma amiga minha, vamos que vamos que a vitória é certa.

      Abraço.

      Excluir
    3. Também não ficou claro pra mim essa questão da escolha por gerência e aps. Minha gerencia será em Florianópolis,mas só aparecem duas aps, uma em Lages e outra em Curitibanos. Isso significa que se eu for aprovada terei que escolher entre uma dessas duas aps? :(

      Excluir
    4. Também não ficou claro pra mim essa questão da escolha por gerência e aps. Minha gerencia será em Florianópolis,mas só aparecem duas aps, uma em Lages e outra em Curitibanos. Isso significa que se eu for aprovada terei que escolher entre uma dessas duas aps? :(

      Excluir
    5. Isso mesmo. A princípio, só possui vaga nessas duas APS's. Logo, se vc for aprovado dentro do número de vagas, você, necessariamente, deverá optar por uma das duas.

      Todavia, como informei anteriormente, nada impede que durante a validade do concurso venha a surgir vagas em outras APS's da gerência-executiva escolhida por você. Mas, enquanto isso não acontece, serão só as APS's de Lages e Curitibanos mesmo.

      Espero que tenha esclarecido.

      Excluir
    6. Muito obrigado pela ajuda, ConcurseiraQueTrabalha!

      Excluir
  38. Maravilhosa, mais tempo pra estudar! Acho que por aí vem mais surpresas nesse edital!

    ResponderExcluir
  39. Maravilhosa, mais tempo pra estudar! Acho que por aí vem mais surpresas nesse edital!

    ResponderExcluir
  40. http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015/arquivos/INSS_ED._1_ABT.PDF

    ResponderExcluir
  41. uma dúvida: segue aquele padrão da CESP que uma errada anula uma certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, é que nao vi escrito no edital ou comi bola

      Excluir
    2. 8.15.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será
      igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo
      das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito
      oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

      Excluir
  42. Bom dia professor. O edital saiu hoje (2015) mas a inscrição começa ano que vem.
    A banca vai ter que adotar o salário mínimo e o limite máximo do salário de contribuição de 2015, mesmo sendo a INSCRIÇÃO e a prova em 2016?
    Para essa prova segue o valor de R$4663,75 ??

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2.2.1 REMUNERAÇÃO: até R$ 4.886,87, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico,
      GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro
      Social).
      JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais.

      Excluir
    2. Fabrício acho que para a prova o SM e o limite máximo do SC é o de 2015, pois muitas vezes o Professor Hugo Goes em suas aulas, mencionava que a legislação adotada na prova seria a legislação em vigor na data da publicação do edital.

      Excluir
  43. Bom dia professor,o seu curso no SOINSS,está atualizado de acordo com o que veio pedindo no edital? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita! Esta sim. A parte previdenciária do Só INSS, apesar de ser anterior ao edital, está super completa. Indico demais. Se não me engano, o site está em promoção até o fim do mês. Obs: Não ganho nada pela "propaganda". É porque o curso do prof. Hugo Goes é bom mesmo. Abraços.

      Excluir
    2. Concordo vale a pena investir.

      Excluir
  44. lindooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  45. achei muito longo esse prazo para a prova. Creio que seja para que o governo arrecarde mais com as incrinçoes ...quem iniciar agora pode passar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho isso mais de um mês pra se encerraram as inscrições??? INSS galinha dos ovos de ouro do Governo Federal kkkk??? sem contar que a concorrência vai ser monstruosa com essa possibilidade de fazer a prova em um lugar e concorrer para outro

      Excluir
    2. também acho isso mais de um mês pra se encerraram as inscrições??? INSS galinha dos ovos de ouro do Governo Federal kkkk??? sem contar que a concorrência vai ser monstruosa com essa possibilidade de fazer a prova em um lugar e concorrer para outro

      Excluir
  46. Olha com opção de escolher onde fazer a prova a CONCORRÊNCIA VAI EXPLODIR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo achar no edital. Será que posso fazer a prova num local e concorrer para outro?

      Excluir
    2. Pelo que o professor colocou. Sim

      Excluir
    3. Pelo que o professor colocou. Sim

      Excluir
    4. Realmente no edital tb ñ achei

      Excluir
    5. Pode, Tatiane! O edital é claro.

      Excluir
  47. Professor, com o auxilio do seu livro posso dizer que tenho uma noção boa de previdenciario. Mas só agora terei tempo para me dedicar às outras matérias. A gerência executiva de minha região oferecerá 4 vagas, logo, 18 serão chamados (salvo engano/má interpretação). Compensa o esforço? Ps: tenho desde a oitava edição de seu Manual e quero fazer a segunda fase da OAB e minha monografia sobre prev por causa do senhor! :D Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, sério, o professor mal responde as perguntas importantes e de sentido, que dirás as que o aluno já sabe a resposta e sem sentido... Ninguém ta com tempo pra bater papo.

      Excluir
    2. kkkkkk, gata, ela só fez um elogio

      Excluir
    3. Olá, Annyah!

      Creio que, apesar da sua Gerência-Executiva prever apenas 4 vagas no edital, muitas outras surgirão durante a validade do concurso. Compensa sim!

      O Professor Hugo Goes de fato é muito bom. Tem didática e sabe aplicar todo o seu conhecimento (que não é pouco) ao caso concreto de forma clara e descomplicada.

      Vamos que vamos que a vitória é certa. Forte abraço.

      Excluir
    4. Obrigada, Concurseira!
      Sim! Poucos professores tem tanta didática!
      Deus te ouça! E que nós façamos nossa parte. Abraço!!!
      Ana Brisa Silva, minha pergunta não foi sem sentido... Eu sou escritora como o Hugo e também adoro um feedback. Não foi minha intenção enrolar. Mas obrigada por sua partição! Forte braço, pessoal!

      Excluir
    5. retificando: participação ***

      Excluir
  48. Galera pode ser que eu não tenha visto direito... Mas NÃO SAIU VAGA PARA o Estado do ESPÍRITO SANTO??? É isso mesmo!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu sim, Elton! as regiões estão meio misturadas no quadro de vagas. Olhe mais uma vez. Forte abraço.

      Excluir
  49. Professor, a prova do inss será no mesmo dia da segunda fase do XIX Exame da OAB. Tem possibilidade ser alterada a data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia! Acho meio difícil o cespe alterar a data. =/

      Excluir
  50. PROFESSOR HUGO JA ESTUDO COM SEU LIVRO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO A ALGUM TEMPO MAS QUERO ESTUDAR COM SUAS VÍDEO AULAS AS MAIS ATUALIZADAS POIS COM TANTAS MUDANÇAS TENHO MUITAS DÚVIDAS . COMO FAÇO PARA COMPRAR ONDE DEVO PROCURAR? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edimeia, dá uma olhada no site do Eu Vou Passar.

      Excluir
  51. Não gostei da forma por Gerência Executiva. Pois eu não gostaria de ir para um determinado município, mas fazer o que, se eu passar to dentro... E Avante!!!

    ResponderExcluir
  52. professor, vc vai dar aula no euvoupassar e no concurso virtual???

    ResponderExcluir
  53. professor, vc vai dar aula no euvoupassar e no concurso virtual???

    ResponderExcluir
  54. O número máximo de aprovados será por Gerencia ou por Agência?

    ResponderExcluir
  55. Alguém pode me informar se é possível o candidato fazer duas inscrições, tipo: uma para nível médio e outra para nível superior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, desde que seja em horário distinto, se la tiver as duas em horários distinto voce poderá

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Sou de Sao Jose do Rio Preto, é uma das cidades onde haverá prova, mas não quero concorrer por aqui e sim pra Roraima (Boa Vista). Posso fazer a prova aqui ou vou ter de me deslocar pra lá???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de São Paulo eu e meus amigos daqui vamos fazer para Maceió (somos em 33 uma turma do curso)

      Excluir
    2. Não precisará se deslocar! Você poderá fazer a prova em qualquer um dos locais de prova previstos no edital.
      Espero que tenha esclarecido.
      Forte abraço.

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. tocantins: ampla concorrencia = 2
    para candidatos negros:= 2

    isso é justo?
    qual a explicação para isso?
    agora se for usar as proporçoes quem ficou em desvantegem ?

    ESSE PAIS É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  60. Pessoal uma dúvida!!!! O número máximo de aprovados em meu estado será 29, isso quer dizer que mesmo que eu fique em 30 não serei chamado??? caso chamem os 29 e surja vaga?

    Tenho essa dúvida porque aqui em Sergipe existiu um concurso que ultrapassou o limite de aprovados.. e continuam chamando. O Máximo era 54 e as nomeações já vão em 72.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso o INSS só tem obrigação de chamar os 29 sendo que os que estão garantidos para ser chamados são só aqueles previstos na distribuição de vagas os excedentes tem que torcer pra ser chamados Logo mais tem que ser chamados agora os que exceder esse número não necessariamente.

      Excluir
  61. Edital feito às pressas, muito enchimento de chouriço, matérias batidas.Esqueceram do seguro-desemprego para o pescador artesanal (LEI Nº 13.134, DE 16 DE JUNHO DE 2015.) Edital puro psicoteste também. No final, 90% da prova será língua portuguesa e Especifica como o foi a prova passada, a sobrar 2 de Administrativo, 2 de Constitucional, 2 de Lógica, 2 de Informática, etc

    ResponderExcluir
  62. Professor, qual é o critério para definir a quantidade de vagas em cada Estado? Acho muita injustiça: de 800 vagas para o Brasil, só 4 (QUATRO) para o Espírito Santo (para o Estado todo!!!) sendo 1 para negro.

    Outra coisa: no edital ta escrito: "Das vagas destinadas a cada cargo/gerência-executiva...20% serão para negros". Então, como pode no meu Estado ter 4 vagas, sendo 1 para negro? Deveria ser só a partir de 5 vagas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda ME!

      No intuito de tentar responder a segunda parte do seu questionamento, veja o que diz o item 6.1.1 do edital:

      Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 6.1 deste edital resulte em número fracionado, este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5, ou diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5, nos termos do §2º do artigo 1º da Lei nº 12.990/2014.

      Espero que tenha ajudado.

      Foque nos estudos e vamos que vamos que a vitória é certa.

      Forte abraço.

      Excluir
  63. O prazo esta excepcional, agora vou ler o edital pra ver se ficou bom ou ruim !!!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. 13.32 A legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como as alterações
    em dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação, salvo se listadas nos
    objetos de avaliação constantes do item 14 deste edital

    SALVO SE LISTADAS NOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO? Como assim?

    ResponderExcluir
  66. Não entendi essa questão de legislação em vigor, dependendo da data, se está pedindo.. etc... socorro!

    ResponderExcluir
  67. Professor, me ajude/ nos ajude, por favor! Pretendo fazer o concurso para uma determinada Gerência Executiva, e no edital está explicitado que para essa gerência estão disponibilizadas 21 vagas (Ampla concorrência + cotas), e é exatamente aí que está o absurdo; o edital discrimina que 20% das vagas do concurso serão para negros; essa gerência para a qual prestarei o concurso, terá 21 vagas disponibilizadas, sendo que reservaram 05 dessas para negros, e no edital está claro que se acaso houver uma fração de vaga para cotas, e se esta for maior que 0,5, a vaga será acrescida, e se menor que 0,5, as vagas serão arredondadas para baixo; é exatamente o que acontece, lá são 21 vagas, no total, ou seja, deveria ser 04 e não 05 para negros! Por favor me Oriente como agir, para que não soframos mais esse furto de direito!

    ResponderExcluir
  68. Graças a Deus podemos respirar pelo menos do dia 24 e 25 de dezembro e no dia 31 e 01 de janeiro!!!!!
    Sendo a prova em maio nossa família merece nossa presença nestas datas festivas!!!!

    ResponderExcluir
  69. Sou de São Paulo eu e meus amigos daqui vamos fazer para Maceió (somos em 33 uma turma do curso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe me dizer se vc poderá fazer a prova em SP ou terá de ir a Maceió?
      Tenho essa dúvida, se posso fazer a prova em meu Estado para uma Gerencia de outro Estado.

      Excluir
    2. sim você tem direito de escolher o lugar que você quer fazer a prova e à gerência executiva se você quiser fazer a prova no iapoque mais concorrer uma vaga no Chuí você pode kkk entendeu??

      Excluir
    3. Bah, fiz essa mesma pergunta lá em cima, sou do interior de SP mas quero minha vaga em Roraima, me falaram que vou ter de ir pra lá.. então posso fazer a prova aqui mesmo? Isso é ótimo.

      Excluir
    4. No ato da inscrição você pode escolher duas coisas: 1 º lugar da prova (qualquer cidade que conste no edital) e 2º o lugar onde você quer trabalhar !! então não tem problema, você vai escolher a a gerência lá da cidade de roraima para trabalhar, mas pode fazer a prova na cidade que quiser.

      Excluir
    5. Onde tem isso no edital, galera?

      Excluir
  70. que delícia já vi tudo tudo tudo tudo que está no edital agora é só revisar uhuuuuu. direito previdenciário já está entubado na veia agora é só reforçar as outras matérias porque esse concurso vai ser porreta pois com todo esse tempo pra estudar vai ter uma multidão muito bem preparada. Deus abençoe todo mundo não dizer não desanima não gente Deus é justo

    ResponderExcluir
  71. Não entendi a parte sobre "concorrência por Gerência-Executiva"
    Se eu passar em primeiro numa cidade com 01 vaga. Posso ficar de fora por que minha nota será inferior a alguém da minha Gerência Executiva? É isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC VAI SER CLASSIFICADO POR GERÊNCIA EXECUTIVA. DEPOIS, CASO SE CLASSIFIQUE DENTRO DAS VAGAS OFERTADAS PELA GERÊNCIA EXECUTIVA ESCOLHIDA, VC VAI ESCOLHER EM QUAL APS QUER TRABALHAR E ISSO SE DARÁ POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO OBVIAMENTE. ACHO QUE É POR AE, VLW!

      Excluir
  72. mas gente não é possível eu comprei os livros do Hugo Góes edição número 10 e o resumo edição número 7 e já tem o 11 e 8. Ea agoraaaa? o que que mudou de tão importante de um para o outro???? Socorrooooo Hugoooo

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Professor como você disse pode fazer a prova em qualquer lugar que esteja no anexo III do edital. Então, por exemplo, posso fazer a inscrição para a gerência executiva de Marabá-PA e fazer a prova na cidade de Sobral-CE, é assim mesmo que vai ocorrer ?

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Professor é possível fazer a prova para os dois níveis exigidos no edital? Pois as provas serão em turnos diferentes.

    ResponderExcluir
  77. Presente de natal :D
    Sou novo em concursos, ja não iria mais fazer pois comecei a pouco a preparação. Então posso continuar a estudar pelo conteúdo do Edital anterior?

    ResponderExcluir
  78. De acordo com o item 7.4.1, entendi que o candidato poderá concorrer para qualquer Gerencia Executiva, e poderá fazer a prova em qualquer cidade listada no anexo III, conforme a opção no ato da inscrição. Para a lotação, os classificados serão chamados conforme a colocação, para optar por Agencia que tenha vaga, conforme o anexo IV, dentro da Gerencia Executiva que escolheu anteriormente. Se minha noção de interpretação estiver correta, acho que é isso. Está correto, mestre Hugo Góes?

    ResponderExcluir
  79. Alguém sabe dizer se a quantidade de aprovados,analisamos pela quantidade de vagas de cada agência ou pelo total de vagas da gerência executiva. To sem entender a última tabela da quantidade de aprovados.Grata desde já. E que consigamos alcancar nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  80. Os candidatos com as melhores notas terão prioridade na escolha da APS (agência da previdência social) onde ficará lotado?????alguem poderia me explicar...caso na gerencia executiva tenha 3 agencias com uma vaga em cada tenho que escolher uma dessas 3 agencias ou posso escolher outra,onde nao tenha vaga?????

    ResponderExcluir
  81. Professor, me ajude/ nos ajude, por favor! Pretendo fazer o concurso para uma determinada Gerência Executiva, e no edital está explicitado que para essa gerência estão disponibilizadas 21 vagas (Ampla concorrência + cotas), e é exatamente aí que está o absurdo; o edital discrimina que 20% das vagas do concurso serão para negros; essa gerência para a qual prestarei o concurso, terá 21 vagas disponibilizadas, sendo que reservaram 05 dessas para negros, e no edital está claro que se acaso houver uma fração de vaga para cotas, e se esta for maior que 0,5, a vaga será acrescida, e se menor que 0,5, as vagas serão arredondadas para baixo; é exatamente o que acontece, lá são 21 vagas, no total, ou seja, deveria ser 04 e não 05 para negros! Por favor me Oriente como agir, para que não soframos mais esse furto de direito!

    ResponderExcluir
  82. Os candidatos com as melhores notas terão prioridade na escolha da APS (agência da previdência social) onde ficará lotado?????alguem poderia me explicar...caso na gerencia executiva tenha 3 agencias com uma vaga em cada tenho que escolher uma dessas 3 agencias ou posso escolher outra,onde nao tenha vaga?????

    ResponderExcluir
  83. Boa noite professor, no cargo para tecnico é cobrado jurisprudencia?

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Professor tenho uma dúvida.Quero concorrer para a Gerência Duque de Caxias que segundo edital oferece 4 vagas iniciais.O anexo V do edital prevê que o número máximo de candidatos que poderão ficar no cadastro para serem nomeados de acordo com o surgimento de novas vagas é de 18.Os demais serão eliminados pelo decreto 6.944?

    ResponderExcluir
  86. Obrigado !
    Para auxiliar na escolha da GEX responda a enquete!

    https://docs.google.com/forms/d/1K9K_ecAxkuL7M4zdYSmc7Lb60L4O8Xtg1RUzbFFjGtU/viewform

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, seria bom que muita gente respondesse, e honestamente, para termos uma base proporcional da demanda.

      Excluir
  87. Após aprovado e locado em uma gerencia posso pedir transferência para outra? Pois na minha região só tem uma vaga e estou pensando em optar por uma região mais distante que tenha mais vagas disponíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a remoção demora um pouco, mas pedir você pode. Mas eles também podem negar, é discricionário. Como no edital não tem especificando tempo mínimo de lotação, acho que você pode pedir logo quando nomeado.

      Excluir
  88. Após aprovado e locado em uma gerencia posso pedir transferência para outra? Pois na minha região só tem uma vaga e estou pensando em optar por uma região mais distante que tenha mais vagas disponíveis.

    ResponderExcluir
  89. PROFESSOR HUGO GOES QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO DA ESCOLHA DA GERÊNCIA EXECUTIVA PARA SE INSCREVER , O SENHOR ACHA QUE AS QUE OFERECEM MAIS VAGAS VÃO SER MAIS CONCORRIDAS ? COMO POR EXEMPLO A DE MARABÁ NO PARÁ ? ME RESPONDA POR FAVOR E ME AJUDE A FAZER A FAZER A MELHOR ESCOLHA ASSIM COMO FIZ QUANDO COMPREI O LIVRO DO SENHOR DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO , O QUAL RECOMENDO A TODOS QUE DESEJAM PASSAR NESTE CONCURSO !

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes