A questão que fala que a receita federal do Brasil arrecada contribuições foi totalmente equivocada, receita federal do Brasil na verdade é um número, a receita é contraria da despesa,deveria ser a SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, questão mal elaborada e equivocada.
Na minha cidade em Natal, no local que realizei a prova já começou errado entregando cadernos de respostas diferentes com o que estava na folha de respostas, isso em várias salas, o que coloca falta de credibilidade na correção dos gabaritos.
ESTE É O RECURSO PRONTO PARA QUESTÃO 32 ALGA, A BANCA DEU CERTA , MAS ESTÁ ERRAD: Segundo o art. 12, I, alínea “a”, são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
Assim, como regra geral, será brasileiro nato aquele que nascer em território brasileiro, qualquer que seja a nacionalidade dos seus pais.
Entretanto, caso ambos os pais sejam estrangeiros e estejam a serviço de seu país, o filho não será brasileiro nato.
Caso apenas um dos pais seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país, o indivíduo poderá, ainda assim, ser brasileiro nato. Para isso, basta que o outro pai tenha nacionalidade brasileira
ESTE É O RECURSO PRONTO PARA QUESTÃO 32 ALGA, A BANCA DEU CERTA , MAS ESTÁ ERRAD: Segundo o art. 12, I, alínea “a”, são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
Assim, como regra geral, será brasileiro nato aquele que nascer em território brasileiro, qualquer que seja a nacionalidade dos seus pais.
Entretanto, caso ambos os pais sejam estrangeiros e estejam a serviço de seu país, o filho não será brasileiro nato.
Caso apenas um dos pais seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país, o indivíduo poderá, ainda assim, ser brasileiro nato. Para isso, basta que o outro pai tenha nacionalidade brasileira
Gente, a questão 32 está certa, pois é bem clara quando diz " Basta que a pessoa ....,a não ser que..." por esse motivo eu errei também não prestei atenção, ele exclui quando é filho de estrangeiro a serviço de seu país.
Bom dia Professor. Pra min que aquela questão que trata da responsabilidade para arrecadar as contribuições caberia recurso,ficou aberta a questão, pois,a competência para arrecadar é da empresa e do empresa(empregador) ou do empregador domestico. No caso cabe a receita federal do brasil fiscalizar a arrecadação. (arrecadação indireta). A arrecadação direta fica a cargo do empregador! Conforme artgs: Art. 30. A arrecadação e o recolhimento das contribuições ou de outras importâncias devidas à Seguridade Social obedecem às seguintes normas: (Redação dada pela Lei n° 8.620, de 5.1.93)
I - a empresa é obrigada a:
a) arrecadar as contribuições dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço, descontando-as da respectiva remuneração;
b) recolher os valores arrecadados na forma da alínea a deste inciso, a contribuição a que se refere o inciso IV do art. 22 desta Lei, assim como as contribuições a seu cargo incidentes sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, aos segurados empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais a seu serviço até o dia 20 (vinte) do mês subsequente ao da competência; (Redação dada pela Lei nº 11.933, de 2009). (Produção de efeitos).
c) recolher as contribuições de que tratam os incisos I e II do art. 23, na forma e prazos definidos pela legislação tributária federal vigente;
Poxa Renan, bacana a sua colocação, eu tive essa mesma visão que você, pra mim quem arrecada é o contribuinte e não a receita federal, por causa disso eu errei a questão, mas vamos acompanhar como ficará no final...
Vou impetrar recurso contra essa questão se o gabarito for certo, até por que a literalidade da lei 8.212 fala de Secretaria da Receita Federal do Brasil e não simplesmente Receita Federal do Brasil. Quando se trata de literalidade, um risco não é Francisco.
E TEM MAIS, RECEITA FEDERAL DO BRASIL NÃO EXISTE, RECEITA É AQUELA QUE É CONTRARIA A DESPESA, A RECEITA NÃO FAZ NADA É UM NÚMERO, O CERTO É A SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, PORTANTO QUESTÃO MAL ESCRITA E EQUIVOCADA.
Concordo plenamente com as considerações do Prof. Hugo sobre a elaboração da prova. Estudamos benefícios e caiu custeio e serviço social. Sabíamos quase tudo, até a tabela da regra 85/95... mas o Cespe nos pergunta sobre CRAS, pra que diabos nos interessa saber de CRAS?
Renan, eu tive a mesma interpretação que a sua. Olhei na lei, e ainda acho que se o CESPE der a questão como certa é cabível recurso. Art. 33. À Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) compete planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, à fiscalização, à arrecadação, à cobrança e ao recolhimento das contribuições sociais previstas na legislação previdenciária, das contribuições incidentes a título de substituição e das devidas a outras entidades e fundos.
Professor, sua parte foi feita, não fique triste, com certeza esse tipo de prova foi estratégica no sentido em desbancar o foco dos cursinhos. O senhor foi o primeiro a falar de forma categórica sobre o assunto, os demais preferiram passar por cima. Me orgulho pelo período de estudos que tive com o senhor. Vou continuar estudando, espero que realmente o próximo seja daqui a dois anos. Vou te procurar nos cursinhos on line, enquanto isso vou lendo seu livro 11ª edição. E bola pra frente. Obrigada por tudo, principalmente por seu esforço e humanidade. Um abraço
Noranei, também estudei muito mas minha pontuação foi 68. Também vou insistir e tentar novamente. Não sei se você está acompanhando nosso momento político mas o interino Presidente da República está fazendo uma reforma na Previdência, portanto, aconselho aguardar a nova edição do mestre Hugo Gols ;)
Ola professor Hugo, Primeiramente, gostaria de dar parabéns pelo seu trabalho.
Então, a questão que fala da complementação para que o segurado obtenha a aposentadoria por tempo de contribuição esta escrito que ele poderá complementar para então ele fazer jus ao beneficio. Eu discordo, pois na lei art 21, paragrafo 3, lei 8212 esta escrito DEVERÁ. Isso faz toda a diferença pois tem caráter obrigatório essa complementação para ele ter o beneficio .
Oi Dayane, também pensei da mesma forma que você, pois o "poderá" soa como uma faculdade, dando a entender que o segurado pode ou não complementar o restante. De fato, na lei está como você citou, "deverá" que faz toda a diferença o que, na minha opinião, é o certo. Já vi dois gabaritos extra oficiais que deram a assertiva como errada. Assim esperamos que seja rs
Professor, seu comentário é como um bálsamo, nos conforta, e faz com que vejamos que não estamos sós nessa cilada que nos armou a CESPE. Eu não esperava outra postura sua, por ser a pessoa digna, franca e honesta que é. Estou muito indignada e triste também, não só por mim, mas porque há meses acompanho concurseir@s discutindo, trocando ideias, abdicando de parte da sua vida para estudar e adquirir os conhecimentos necessários para ser um servidor do INSS, e vem essa banca que só bota banca, formada por pessoas, me desculpe dizer, desonestas, porque essa é a palavra, que nos dá uma rasteira apenas porque estudamos, nos pune porque estudamos. Isso só aumenta a descredibilidade no concurso público, e nos diz que não vale a pena tanto esforço. Isso desvaloriza os valores que recebemos desde criança como a força, a garra, a fé. Isso foi de uma falta de caráter imensa com uma pitada de prazer perverso. Sempre disse que a CESPE deveria ser punida por fazer armadilhas e usar de desonestidade com @s concurseir@s, mas somente nos cabe reclamar e ficar tristes. Eu me sinto, mais uma vez, em um País sem leis, onde tudo é permitido. Eles pensam que são grandes, a melhor banca, a mais esperta. Eu digo que eles são pessoas despreparadas, que não têm competência para assumirem o posto que assumem: elaboradores da prova do INSS.
Preciso discordar de você. O fato da banca abordar assuntos que não esperávamos não significa que a Instituição é desonesta e não exerce o seu papel como deveria.
A prova disso é que os aprovados realmente merecerão ser aprovados, pois deram atenção a possíveis contra-golpes da CESPE. Concurso público é exatamente isso: selecionar as pessoas mais bem preparadas dentro do conteúdo programático exigido no Edital.
Ao contrário do que você afirma, li muitos depoimentos de pessoas dizendo que se precaveram ao estudar os tópicos relacionados a Assistência Social. Nesse sentido, infelizmente (e com todo respeito) não cabe as suas palavras.
Também fui pego de surpresa, não sei qual será o resultado final. No entanto, tenho certeza absoluta que com muito esforço e dedicação qualquer pessoa pode chegar lá: na tão sonhada nomeação.
Podemos derrubar qualquer Banca e qualquer concorrência se não desistirmos de lutar pelos nossos sonhos. Um forte abraço! Reveja os seus conceitos!
Eu fiquei muito triste, errei 11 questões das 70 de Previdenciário. Estou praticamente fora!Fiz para Porto Velho. Concordo com tudo que o Hugo Falou! Que venha os próximos!
Vou seguir seu conselho professor. Também acho que a Cespe não será tão inteligente a ponto de colocar a questão 53 como errada, mas estou pronta para entrar com recurso.
professor com relação a questão 79 da prova cubo aquela q fala das alíquotas q incidem na remuneração dos empregados q estejam sujeitos á aposentadoria especial, acho q o gabarito é correto. Pois o artigo 57 da lei 8213 parágrafo 7º diz: Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995). parágrafo 7º O acréscimo de que trata o parágrafo anterior incide exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito às condições especiais referidas no caput. (Incluído pela Lei nº 9.732, de 11.12.98). Através deste artigo e o q diz o parágrafo 7ª a questão está correta
Realmente Cespe decepcionou desta vez!Nao mediu conhecimento nem capacidade dos candidatos para o desempenho do cargo.Nossa ,fiquei triste pra caramba.😢😢😢😢
Professor, antes de tudo quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Você é o cara! Sua didática, humildade, apoio, dicas, paciência e tudo mais foi fundamental e motivador nessa jornada. Independentemente da aprovação, o conhecimento que adquirimos foi muito grande e isso nós levaremos em nossa caminhada. Infelizmente, a banca CESPE deixou a desejar não apenas em direito previdenciário, como também nas demais matérias. Pra mim, baixou no elaborador da prova o Wesley Safadão, pois arrebentou meio mundo com aquele 1% que quase ninguém estuda rs A sensação que tive quando terminei de resolver a prova foi exatamente essa que o senhor descreveu. Contudo sai satisfeita com o aprendizado que adquiri, ciente do seu trabalho e do meu esforço e triste porque a banca deixou de abordar questões sobre o que um técnico do INSS verdadeiramente faz. Agora é hora de respirar, descansar, reorganizar, preparar para os próximos concursos e seguir com fé e confiança sempre! Abraços!!!
Professor, a 73 é questão de interpretação. A questão não está definindo qual forma é direta e qual é indireta. Ela está dizendo que as duas juntas são formas direta e indireta. Se o senhor observar, a banca pegou a letra da lei e inverteu a ordem. Acredito estar certa a questão.
Tenho a impressão que não ,,indireta e direta ,faz referência a orçamentos ,,,,e orçamentos é única e exclusivamente indereta...pode botar trinta vírgulas ali,que ainda assim está errada...
professor acho que a prova foi bem elaborada, pois buscou o entendimento que em 5 meses uma prova que a maioria do pessoal já estava estudando desde de 2014, tinha a obrigação de estudar pontos ainda não cobrados como a da Assistência social, ou seja não colocou as questões que todos os cursinhos estava dando,mas sim o esforço extra de cada um indivíduo nos detalhes da própria lei.
- Acho que se está no edital, precisa ser visto por todos, se nao com a mesma atencao, mas dando sim a atencao que merece o assunto e nao o descartando totalmente como muitos fizeram. Todos esperavam uma prova de nível difícil e dentro dos padroes Cespe e veio uma prova fácil, fora dos padroes da Cespe.
2. Discordo:
- Tudo bem que nao se pode esquecer de estudar todas as matérias, mas colocar 1 questao de benefícios e nao falar sobre temas interessantes como:
(a) Dependentes (b) Manutencao de qualidade de segurado (c) Carencia (d) Acumulacao e cessacao.
NÃO FIQUE TRISTE. Obrigada, muito obrigada mesmo pela socialização do conhecimento nestes últimos meses. NÃO ACREDITO QUE FOI UMA FALHA DA BANCA CESPE, a prova mostrou claramente qual é o perfil dos servidores desejados para atuarem na autarquia. Mais que conhecimento sobre os benefícios a serem concedidos desejam servidores que tenham conhecimento sobre politicas publicas sociais para acolher as demandas da população que busca atendimento na autarquia (principalmente para acesso ao benefício de prestação continuada - BPC). Parabéns pelo seu trabalho.
NÃO FIQUE TRISTE. Obrigada, muito obrigada mesmo pela socialização do conhecimento nestes últimos meses. NÃO ACREDITO QUE FOI UMA FALHA DA BANCA CESPE, a prova mostrou claramente qual é o perfil dos servidores desejados para atuarem na autarquia. Mais que conhecimento sobre os benefícios a serem concedidos desejam servidores que tenham conhecimento sobre politicas publicas sociais para acolher as demandas da população que busca atendimento na autarquia (principalmente para acesso ao benefício de prestação continuada - BPC). Parabéns pelo seu trabalho.
Excelente comentário!! não pode dar maior ou menor importância para os conteúdos do edital, tudo o que é pedido deve ser estudado com a mesma importância e disposição.
Excelente comentário!! não pode dar maior ou menor importância para os conteúdos do edital, tudo o que é pedido deve ser estudado com a mesma importância e disposição.
E isso ai Eduardo, esses caras deveriam priorizar o entendimento sobre benefícios que é a atividade fim do inss, não colocaram o essencial, benefícios! Vai entender o que ele tem na cabeça! O INSS é omisso em vê esta prova e a abordagem do cesp na questões e simplesmente anular o mesmo!
Professor, parabéns pelo belíssimo trabalho. Com relação as correções, tenho uma ressalva. Na questão referente aos estrangeiros ter direito a seguridade, voce disse que somente os estrangeiros residentes teriam direito, mas o STF ja se posicionou sobre isso e disse que os estrangeiros de passagem pelo Brasil tambem são detentores de direitos, pois caso nao tivesse, quando um estrangeiro de passagem pelo Brasil ficasse doente nao poderia ir a um hospital público.
Deixo essa minha colocação, mas suas aulas são excelentes. Eu tenho seu livro e foi e vai ser essencial nos meus estudos.
Se conseguir essa resposta me envia, pode ser ignorância minha, mas de acordo com pesquisa na Internet, peso 2 é a mesma coisa que multiplicar a questão por 2. Mas no edital consta que a prova vale 120 pontos. Então não pode a parte específica ser multiplicado por 2. Se assim fosse então a prova valeria mais que 120 pontos. NÃO ENTENDI NADA.
Depois que corrigiram a assertiva do síndico e deram como certa a questao, parei de ver a correcao. Síndico é contribuinte individual e nao empregado. Eles consideraram como certa a assertiva.
eu respeito a reclamaçao de cada um. mas temos que estar preparado pra prova em geral, fiquei surpreso com as questoes dos "CRAS, CRES,CRIS,CROS,CRUS" KKKKK mas ta valendo, QUEM DEIXOU EM BRANCO E QUEM DE VOCES TENTOU CHUTAR ELAS , E QUAL FOI A NOTA ATÉ AGORA ?
Kkkkkkkkkkkkkkk Boa! Eu não respondi nenhuma sobre esse tema. Do total de 120, respondi 100 e deixei 20 em branco sendo que destas acertei 84. Pontos líquidos: 68. Não deu desta vez mas estou muito satisfeita com minha superação. Fiz "das tripas corações" pra conseguir estudar e fiz o meu melhor. Só não estava preparada para o inesperado. Acho que é a realidade da maioria por aqui. Rumo INSS 2018!!! Rsrsrs
Eu me inscrevi para Zona Sul, engloba Santo Amaro Fiz 86 pontos pelo gabarito extraoficial, precisamos esperar o resultado do recurso para ter certeza da pontuação.
Tb fiz para SP/ZSul, acertei 89 e errei 19. Se todos meus recursos derem certo, ficarei com 99 acertos e 9 erros, saldo de 90 (75%). Fiz 10 recursos hoje sobre as questões da prova. temos que aguardar o final para ver.
Questão 28 caderno alga fala sobre: A garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos do governo está relacionada ao princípio da eficiência." O gabarito preliminar da a assertiva como certa, mas, nem a pau, isso é o princípio da publicidade, vou entrar com recurso pra corrigir o gabarito.
DECRETO 72 diz que os IAPS foram unificados e não transformados em nenhum momento a lei diz que eles foram transformado isso induz o candidato ao erro.
DECRETO 72 diz que os IAPS foram unificados e não transformados em nenhum momento a lei diz que eles foram transformado isso induz o candidato ao erro.
Professor no seu livro da oitava edição, pagina 3 ensina que "Enquanto as CAPs eram organizadas por empresas, IAP eram organizadas por CATEGORIAS PROFISSIONAIS", e não Estado. E ai?
QUESTÃO 39. A lei prevê que a concessão de serviço público se dê por licitação na modalidade de concorrência, prevendo, ainda, hipóteses legais de inexigibilidade de licitação para a concessão. esta Errada, o gabarito está apontando como certa
pessoal eu tb marquei errada a questao 28. mas qnd fui procurar recurso, comecei a achar que ta certa msm. o principio da eficiencia esta vinvulado aos principios da legalidade, impessoabilidade, moralidade e PUBLICIDADE... que vcs acham????
Olá professor venho por meio dessa parabeniza-lo pelos livros e aulas do senhor. E também aproveitar esse momento é deixar registrado minha tamanha indignação que a Banca Cespe vez com todos nos. Isso foi de tamanha infelicidade para muitos que a anos vem lutando abrindo mão de muitas coisas para estudar, dormindo mal, conciliando trabalho e estudos pra em 3:30 a Cespe não aborda nem 30% de todas as matérias que estava prevista em edital, Isso foi uma imensa sacanagem para com aqueles que fez das tripas ao coração para conseguir a tão sonhada oportunidade de ingressar nessa tão conceituada autarquia federal chamada INSS. Fica registrado toda minha indignação e tristeza, pois fui um de tantos outros que abriu mão de um benefício imediato para um futuro melhor passando noites em claros e sacrificando minhas folgas para estudar. Mais enfim é isso até me falta palavras para falar. Estou chateado....
Boa noite, outra questão com erro grosseiro, foi a 30 (prova beta) . “Questão 30. A garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo está relacionada ao princípio da eficiência.”
Essa afirmativa está equivocada, pois o princípio da eficiência determina o máximo de resultado com o menor custo possível. Ou seja, nada tem de vinculação com à afirmativa. Conforme se verifica, com muita tranquilidade, o princípio mencionado é o da publicidade. Tanto é verdadeiro que a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), nos artigos 6º e 7º assim determina:
Art. 6o Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:
I – gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;
II – proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e
III – proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.
Art. 7o O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
I – orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;
II – informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;” fonte: prof. André Barbieri
Venho aqui compartilhar com TDs a minha indignação .Eu tenho um grande amigo que estuda há tempos ,,ele nunca estudo,no entanto,previdenciário ,,,nessa prova ele fez 102 líquidos ,sem nunca ter estudado previdenciário,,ele não sabe nem regra do salário família !! Ou seja, a CESPE esperou a gente se especializar,aprofundar ,aí ela veio e cobrou rasteiramente questões que qualquer pessoa responderia,já a gente ficou com um certo receio ,por se tratar de questões tão ridículas,,,bom resumindo:::: Que banca ridícula!
Venho aqui compartilhar com TDs a minha indignação .Eu tenho um grande amigo que estuda há tempos ,,ele nunca estudo,no entanto,previdenciário ,,,nessa prova ele fez 102 líquidos ,sem nunca ter estudado previdenciário,,ele não sabe nem regra do salário família !! Ou seja, a CESPE esperou a gente se especializar,aprofundar ,aí ela veio e cobrou rasteiramente questões que qualquer pessoa responderia,já a gente ficou com um certo receio ,por se tratar de questões tão ridículas,,,bom resumindo:::: Que banca ridícula!
Também achei que a prova não foi bem elaborada professor, que pena o que aconteceu.
ResponderExcluirProfessor , você é 10!
A questão que fala que a receita federal do Brasil arrecada contribuições foi totalmente equivocada, receita federal do Brasil na verdade é um número, a receita é contraria da despesa,deveria ser a SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, questão mal elaborada e equivocada.
Excluirconcordo. Vamos fazer recurso para esta questão. O termo correto é secretaria da Receita Federal do Brasil.
ExcluirUma prova que das 6 primeiras questões, 3 delas são passíveis de anulação, diz muita coisa.
ExcluirConcordo que é nota 10 o professor.
ExcluirDeixo uma reflexão.
Tivemos 3hora e 30 minutos para resolver 120 questões (2016).
Tiveram 4 horas p/ 80 questões ANALISTA.(2012).
Tiveram 3 horas p/ 60 questões TÉCNICOS SEGURO SOCIAL (2012).
Tempo BEM reduzido, não ajudou o candidato.
Quais questões são passíveis de anulação e correção?
Fala o enunciado da questão para melhorar identificação.
Obrigada DEUS abençoe
A questão 52 Beta ta trazendo o gabarito como C, e é errado. Confiram aê, é a a mesma questão que o prof. esta corrigindo.
ExcluirNa minha cidade em Natal, no local que realizei a prova já começou errado entregando cadernos de respostas diferentes com o que estava na folha de respostas, isso em várias salas, o que coloca falta de credibilidade na correção dos gabaritos.
ExcluirESTE É O RECURSO PRONTO PARA QUESTÃO 32 ALGA, A BANCA DEU CERTA , MAS ESTÁ ERRAD: Segundo o art. 12, I, alínea “a”, são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
ExcluirAssim, como regra geral, será brasileiro nato aquele que nascer em território brasileiro, qualquer que seja a nacionalidade dos seus pais.
Entretanto, caso ambos os pais sejam estrangeiros e estejam a serviço de seu país, o filho não será brasileiro nato.
Caso apenas um dos pais seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país, o indivíduo poderá, ainda assim, ser brasileiro nato. Para isso, basta que o outro pai tenha nacionalidade brasileira
ESTE É O RECURSO PRONTO PARA QUESTÃO 32 ALGA, A BANCA DEU CERTA , MAS ESTÁ ERRAD: Segundo o art. 12, I, alínea “a”, são brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
ExcluirAssim, como regra geral, será brasileiro nato aquele que nascer em território brasileiro, qualquer que seja a nacionalidade dos seus pais.
Entretanto, caso ambos os pais sejam estrangeiros e estejam a serviço de seu país, o filho não será brasileiro nato.
Caso apenas um dos pais seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país, o indivíduo poderá, ainda assim, ser brasileiro nato. Para isso, basta que o outro pai tenha nacionalidade brasileira
Como se calcula a média,alguém pode me ajudar??
Excluirobrigado.
Gente, a questão 32 está certa, pois é bem clara quando diz " Basta que a pessoa ....,a não ser que..." por esse motivo eu errei também não prestei atenção, ele exclui quando é filho de estrangeiro a serviço de seu país.
ExcluirDEUS QUE TE ABENÇOE.
ResponderExcluirPARABÉNS.
Fiquei triste pelo modo que elaboraram a prova.
ResponderExcluirBom dia Professor.
ResponderExcluirPra min que aquela questão que trata da responsabilidade para arrecadar as contribuições caberia recurso,ficou aberta a questão, pois,a competência para arrecadar é da empresa e do empresa(empregador) ou do empregador domestico.
No caso cabe a receita federal do brasil fiscalizar a arrecadação. (arrecadação indireta).
A arrecadação direta fica a cargo do empregador!
Conforme artgs:
Art. 30. A arrecadação e o recolhimento das contribuições ou de outras importâncias devidas à Seguridade Social obedecem às seguintes normas: (Redação dada pela Lei n° 8.620, de 5.1.93)
I - a empresa é obrigada a:
a) arrecadar as contribuições dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço, descontando-as da respectiva remuneração;
b) recolher os valores arrecadados na forma da alínea a deste inciso, a contribuição a que se refere o inciso IV do art. 22 desta Lei, assim como as contribuições a seu cargo incidentes sobre as remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, aos segurados empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais a seu serviço até o dia 20 (vinte) do mês subsequente ao da competência; (Redação dada pela Lei nº 11.933, de 2009). (Produção de efeitos).
c) recolher as contribuições de que tratam os incisos I e II do art. 23, na forma e prazos definidos pela legislação tributária federal vigente;
Obrigado Mestre!!!
Poxa Renan, bacana a sua colocação, eu tive essa mesma visão que você, pra mim quem arrecada é o contribuinte e não a receita federal, por causa disso eu errei a questão, mas vamos acompanhar como ficará no final...
ExcluirVou pedir recurso nessa questão
ExcluirVou pedir recurso nessa questão
ExcluirVou impetrar recurso contra essa questão se o gabarito for certo, até por que a literalidade da lei 8.212 fala de Secretaria da Receita Federal do Brasil e não simplesmente Receita Federal do Brasil. Quando se trata de literalidade, um risco não é Francisco.
ExcluirE TEM MAIS, RECEITA FEDERAL DO BRASIL NÃO EXISTE, RECEITA É AQUELA QUE É CONTRARIA A DESPESA, A RECEITA NÃO FAZ NADA É UM NÚMERO, O CERTO É A SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, PORTANTO QUESTÃO MAL ESCRITA E EQUIVOCADA.
ExcluirConcordo plenamente com as considerações do Prof. Hugo sobre a elaboração da prova. Estudamos benefícios e caiu custeio e serviço social. Sabíamos quase tudo, até a tabela da regra 85/95... mas o Cespe nos pergunta sobre CRAS, pra que diabos nos interessa saber de CRAS?
ExcluirRenan, eu tive a mesma interpretação que a sua. Olhei na lei, e ainda acho que se o CESPE der a questão como certa é cabível recurso.
ExcluirArt. 33. À Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) compete planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, à fiscalização, à arrecadação, à cobrança e ao recolhimento das contribuições sociais previstas na legislação previdenciária, das contribuições incidentes a título de substituição e das devidas a outras entidades e fundos.
Vamos pedir recurso.
ExcluirProfessor tambem fiquei triste
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor, sua parte foi feita, não fique triste, com certeza esse tipo de prova foi estratégica no sentido em desbancar o foco dos cursinhos. O senhor foi o primeiro a falar de forma categórica sobre o assunto, os demais preferiram passar por cima. Me orgulho pelo período de estudos que tive com o senhor. Vou continuar estudando, espero que realmente o próximo seja daqui a dois anos. Vou te procurar nos cursinhos on line, enquanto isso vou lendo seu livro 11ª edição. E bola pra frente. Obrigada por tudo, principalmente por seu esforço e humanidade. Um abraço
ResponderExcluirNoranei, também estudei muito mas minha pontuação foi 68. Também vou insistir e tentar novamente. Não sei se você está acompanhando nosso momento político mas o interino Presidente da República está fazendo uma reforma na Previdência, portanto, aconselho aguardar a nova edição do mestre Hugo Gols ;)
ExcluirPerdão, mestre Hugo Goes (esse corretor ortográfico é triste!).
ExcluirOla professor Hugo,
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de dar parabéns pelo seu trabalho.
Então, a questão que fala da complementação para que o segurado obtenha a aposentadoria por tempo de contribuição esta escrito que ele poderá complementar para então ele fazer jus ao beneficio.
Eu discordo, pois na lei art 21, paragrafo 3, lei 8212 esta escrito DEVERÁ. Isso faz toda a diferença pois tem caráter obrigatório essa complementação para ele ter o beneficio .
O que o senhor acha?
Grande abraço.
Oi Dayane,
Excluirtambém pensei da mesma forma que você, pois o "poderá" soa como uma faculdade, dando a entender que o segurado pode ou não complementar o restante. De fato, na lei está como você citou, "deverá" que faz toda a diferença o que, na minha opinião, é o certo. Já vi dois gabaritos extra oficiais que deram a assertiva como errada. Assim esperamos que seja rs
Professor, seu comentário é como um bálsamo, nos conforta, e faz com que vejamos que não estamos sós nessa cilada que nos armou a CESPE. Eu não esperava outra postura sua, por ser a pessoa digna, franca e honesta que é. Estou muito indignada e triste também, não só por mim, mas porque há meses acompanho concurseir@s discutindo, trocando ideias, abdicando de parte da sua vida para estudar e adquirir os conhecimentos necessários para ser um servidor do INSS, e vem essa banca que só bota banca, formada por pessoas, me desculpe dizer, desonestas, porque essa é a palavra, que nos dá uma rasteira apenas porque estudamos, nos pune porque estudamos. Isso só aumenta a descredibilidade no concurso público, e nos diz que não vale a pena tanto esforço. Isso desvaloriza os valores que recebemos desde criança como a força, a garra, a fé. Isso foi de uma falta de caráter imensa com uma pitada de prazer perverso. Sempre disse que a CESPE deveria ser punida por fazer armadilhas e usar de desonestidade com @s concurseir@s, mas somente nos cabe reclamar e ficar tristes. Eu me sinto, mais uma vez, em um País sem leis, onde tudo é permitido. Eles pensam que são grandes, a melhor banca, a mais esperta. Eu digo que eles são pessoas despreparadas, que não têm competência para assumirem o posto que assumem: elaboradores da prova do INSS.
ResponderExcluirObrigada, professor, por tudo!
Querida Fabiana,
ExcluirPreciso discordar de você. O fato da banca abordar assuntos que não esperávamos não significa que a Instituição é desonesta e não exerce o seu papel como deveria.
A prova disso é que os aprovados realmente merecerão ser aprovados, pois deram atenção a possíveis contra-golpes da CESPE. Concurso público é exatamente isso: selecionar as pessoas mais bem preparadas dentro do conteúdo programático exigido no Edital.
Ao contrário do que você afirma, li muitos depoimentos de pessoas dizendo que se precaveram ao estudar os tópicos relacionados a Assistência Social. Nesse sentido, infelizmente (e com todo respeito) não cabe as suas palavras.
Também fui pego de surpresa, não sei qual será o resultado final. No entanto, tenho certeza absoluta que com muito esforço e dedicação qualquer pessoa pode chegar lá: na tão sonhada nomeação.
Podemos derrubar qualquer Banca e qualquer concorrência se não desistirmos de lutar pelos nossos sonhos. Um forte abraço! Reveja os seus conceitos!
Também fiquei triste pela seleção que fizeram, lamentável.
ResponderExcluirTambém fiquei triste pela seleção que fizeram, lamentável.
ResponderExcluirEu fiquei muito triste, errei 11 questões das 70 de Previdenciário. Estou praticamente fora!Fiz para Porto Velho. Concordo com tudo que o Hugo Falou! Que venha os próximos!
ResponderExcluirvoce foi bem em especifica,só resta saber a ba´sica.
Excluirvoce foi bem em especifica,só resta saber a ba´sica.
ExcluirVou seguir seu conselho professor. Também acho que a Cespe não será tão inteligente a ponto de colocar a questão 53 como errada, mas estou pronta para entrar com recurso.
ResponderExcluirTambém vou entrar com recurso se sair como certo.
ExcluirTambém vou entrar com recurso se sair como certo.
Excluirprofessor com relação a questão 79 da prova cubo aquela q fala das alíquotas q incidem na remuneração dos empregados q estejam sujeitos á aposentadoria especial, acho q o gabarito é correto. Pois o artigo 57 da lei 8213 parágrafo 7º diz: Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995).
ResponderExcluirparágrafo 7º O acréscimo de que trata o parágrafo anterior incide exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito às condições especiais referidas no caput. (Incluído pela Lei nº 9.732, de 11.12.98). Através deste artigo e o q diz o parágrafo 7ª a questão está correta
Realmente Cespe decepcionou desta vez!Nao mediu conhecimento nem capacidade dos candidatos para o desempenho do cargo.Nossa ,fiquei triste pra caramba.😢😢😢😢
ResponderExcluirProfessor,
ResponderExcluirantes de tudo quero parabenizá-lo pelo seu trabalho. Você é o cara! Sua didática, humildade, apoio, dicas, paciência e tudo mais foi fundamental e motivador nessa jornada. Independentemente da aprovação, o conhecimento que adquirimos foi muito grande e isso nós levaremos em nossa caminhada. Infelizmente, a banca CESPE deixou a desejar não apenas em direito previdenciário, como também nas demais matérias. Pra mim, baixou no elaborador da prova o Wesley Safadão, pois arrebentou meio mundo com aquele 1% que quase ninguém estuda rs A sensação que tive quando terminei de resolver a prova foi exatamente essa que o senhor descreveu. Contudo sai satisfeita com o aprendizado que adquiri, ciente do seu trabalho e do meu esforço e triste porque a banca deixou de abordar questões sobre o que um técnico do INSS verdadeiramente faz. Agora é hora de respirar, descansar, reorganizar, preparar para os próximos concursos e seguir com fé e confiança sempre!
Abraços!!!
Acho que a questão está errada também pelo fato dos IAPs serem organizados por categorias profissionais e não pelo estado como afirma a questão 53.
ResponderExcluira questão está afirmando que os IAPS foram organizados PELO estado como autarquias federais, e não POR estado.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAs caixas de pensão e aposentadoria foram reunidas nos Institutos de aposentadoria e pensao, organizados pelo Estado como autarquias federais.
ExcluirEstá certo voce. Concordo!
Na hora da prova a gente lê coisa que nem ta no papel!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirProfessor, a 73 é questão de interpretação. A questão não está definindo qual forma é direta e qual é indireta. Ela está dizendo que as duas juntas são formas direta e indireta. Se o senhor observar, a banca pegou a letra da lei e inverteu a ordem. Acredito estar certa a questão.
ResponderExcluirConcordo com você Rafael,tive esse mesmo entendimento.
ExcluirEu também tive o mesmo entendimento... coloquei como certa!!!
ExcluirConcordo plenamente!É questão de saber interpretar o enunciado!
ExcluirTenho a impressão que não ,,indireta e direta ,faz referência a orçamentos ,,,,e orçamentos é única e exclusivamente indereta...pode botar trinta vírgulas ali,que ainda assim está errada...
Excluirprofessor acho que a prova foi bem elaborada, pois buscou o entendimento que em 5 meses uma prova que a maioria do pessoal já estava estudando desde de 2014, tinha a obrigação de estudar pontos ainda não cobrados como a da Assistência social, ou seja não colocou as questões que todos os cursinhos estava dando,mas sim o esforço extra de cada um indivíduo nos detalhes da própria lei.
ResponderExcluirJorgeavi, eu concordo e discordo.
Excluir1. Concordo:
- Acho que se está no edital, precisa ser visto por todos, se nao com a mesma atencao, mas dando sim a atencao que merece o assunto e nao o descartando totalmente como muitos fizeram. Todos esperavam uma prova de nível difícil e dentro dos padroes Cespe e veio uma prova fácil, fora dos padroes da Cespe.
2. Discordo:
- Tudo bem que nao se pode esquecer de estudar todas as matérias, mas colocar 1 questao de benefícios e nao falar sobre temas interessantes como:
(a) Dependentes
(b) Manutencao de qualidade de segurado
(c) Carencia
(d) Acumulacao e cessacao.
Aposentadoria nao caiu uma questao. Piada!
mas este é o plus dos concurseiros, se não, não da para desigualar os iguais. "pessoas de carne e osso com possibilidade de memorizar conteúdo".
ExcluirProfessor,
ResponderExcluirNÃO FIQUE TRISTE. Obrigada, muito obrigada mesmo pela socialização do conhecimento nestes últimos meses.
NÃO ACREDITO QUE FOI UMA FALHA DA BANCA CESPE, a prova mostrou claramente qual é o perfil dos servidores desejados para atuarem na autarquia. Mais que conhecimento sobre os benefícios a serem concedidos desejam servidores que tenham conhecimento sobre politicas publicas sociais para acolher as demandas da população que busca atendimento na autarquia (principalmente para acesso ao benefício de prestação continuada - BPC).
Parabéns pelo seu trabalho.
Professor,
ResponderExcluirNÃO FIQUE TRISTE. Obrigada, muito obrigada mesmo pela socialização do conhecimento nestes últimos meses.
NÃO ACREDITO QUE FOI UMA FALHA DA BANCA CESPE, a prova mostrou claramente qual é o perfil dos servidores desejados para atuarem na autarquia. Mais que conhecimento sobre os benefícios a serem concedidos desejam servidores que tenham conhecimento sobre politicas publicas sociais para acolher as demandas da população que busca atendimento na autarquia (principalmente para acesso ao benefício de prestação continuada - BPC).
Parabéns pelo seu trabalho.
Excelente comentário!! não pode dar maior ou menor importância para os conteúdos do edital, tudo o que é pedido deve ser estudado com a mesma importância e disposição.
ExcluirExcelente comentário!! não pode dar maior ou menor importância para os conteúdos do edital, tudo o que é pedido deve ser estudado com a mesma importância e disposição.
ExcluirCespe sacaneou, me matei estudando benefícios e dependentes em vão...
ResponderExcluirE isso ai Eduardo, esses caras deveriam priorizar o entendimento sobre benefícios que é a atividade fim do inss, não colocaram o essencial, benefícios! Vai entender o que ele tem na cabeça!
ExcluirO INSS é omisso em vê esta prova e a abordagem do cesp na questões e simplesmente anular o mesmo!
Acredito que tds aqueles que realmente estudaram tiveram essa mesma sensação, tristeza e decepção... O cespe caiu o nível com essa prova.
ResponderExcluir89, crimes da previdência. Não anula.
ResponderExcluirProfessor, parabéns pelo belíssimo trabalho. Com relação as correções, tenho uma ressalva. Na questão referente aos estrangeiros ter direito a seguridade, voce disse que somente os estrangeiros residentes teriam direito, mas o STF ja se posicionou sobre isso e disse que os estrangeiros de passagem pelo Brasil tambem são detentores de direitos, pois caso nao tivesse, quando um estrangeiro de passagem pelo Brasil ficasse doente nao poderia ir a um hospital público.
ResponderExcluirDeixo essa minha colocação, mas suas aulas são excelentes. Eu tenho seu livro e foi e vai ser essencial nos meus estudos.
Abraço e fique com Deus.
Professor, exatamente o que você falou. Prova que não selecionou pessoas para trabalhar com benefícios.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho!!!....tenho seu livro, muito bom!!!
Professor, exatamente o que você falou. Prova que não selecionou pessoas para trabalhar com benefícios.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho!!!....tenho seu livro, muito bom!!!
A questão do Brasileiro contratado pela ONU....não estaria faltando o Civil?
ResponderExcluirO que seria peso 1 e peso 2???
ResponderExcluirSe conseguir essa resposta me envia, pode ser ignorância minha, mas de acordo com pesquisa na Internet, peso 2 é a mesma coisa que multiplicar a questão por 2.
ExcluirMas no edital consta que a prova vale 120 pontos. Então não pode a parte específica ser multiplicado por 2.
Se assim fosse então a prova valeria mais que 120 pontos.
NÃO ENTENDI NADA.
Peso 1 é relativo a questões gerais enquantto peso 2 sobre conhecimentos específicos!
ExcluirFui péssima... fiquei com 60 liquido... acertei 90 questões e errei 30... acertei 55 das questões previdenciárias...
ResponderExcluirtivemos o mesmo resultado! rsrs
ExcluirProfessor,eu tirei 71 pontos líquidos, o senhor acha que tenho chances reais para passar.
ResponderExcluirA questao que abordava o assunto do segurado facultativo - Pastor evangélico.
ResponderExcluirO professor Hugo Goes e eu consideramos como errada a assertiva. Já no site da folha dirigida estao dando como assertiva certa.
E aí?
Desconsiderem todos a pergunta.
ExcluirDepois que corrigiram a assertiva do síndico e deram como certa a questao, parei de ver a correcao. Síndico é contribuinte individual e nao empregado. Eles consideraram como certa a assertiva.
alguem que fez pra Governador Valadares-MG?
ResponderExcluirSabe qual foi a média de Gv?
ExcluirSabe qual foi a média de Gv?
Excluireu respeito a reclamaçao de cada um. mas temos que estar preparado pra prova em geral, fiquei surpreso com as questoes dos "CRAS, CRES,CRIS,CROS,CRUS" KKKKK mas ta valendo, QUEM DEIXOU EM BRANCO E QUEM DE VOCES TENTOU CHUTAR ELAS , E QUAL FOI A NOTA ATÉ AGORA ?
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkk Boa!
ExcluirEu não respondi nenhuma sobre esse tema. Do total de 120, respondi 100 e deixei 20 em branco sendo que destas acertei 84. Pontos líquidos: 68. Não deu desta vez mas estou muito satisfeita com minha superação. Fiz "das tripas corações" pra conseguir estudar e fiz o meu melhor. Só não estava preparada para o inesperado. Acho que é a realidade da maioria por aqui. Rumo INSS 2018!!! Rsrsrs
Parabéns, a sua nota foi fraca mas as vezes o q importa é a luta
ExcluirAlguém quem fez p Santo Amaro SP??
ResponderExcluirAlguém quem fez p Santo Amaro SP??
ResponderExcluirEu me inscrevi para Zona Sul, engloba Santo Amaro
ExcluirFiz 86 pontos pelo gabarito extraoficial, precisamos esperar o resultado do recurso para ter certeza da pontuação.
Tb fiz para SP/ZSul, acertei 89 e errei 19. Se todos meus recursos derem certo, ficarei com 99 acertos e 9 erros, saldo de 90 (75%). Fiz 10 recursos hoje sobre as questões da prova. temos que aguardar o final para ver.
ExcluirQuem elaborou essa prova foi o tiririca pelo amor de Deus que prova lixo será que deram férias para a todos os examinadores do cespe
ResponderExcluirTerceirizaram o cespe
ExcluirGABARITO OFICIAL ESTA DISPONIVEL ! SEJA O QUE DEUS QUISER!
ResponderExcluirObrigada professor pelo seu auxílio, jesus lhe abençoe grandemente, um abraço!GRATA
ResponderExcluirrecurso na questão 79
ResponderExcluirrecursooo
Excluirrecursooo
ExcluirFiz 76 com o oficial e 89 sem os erros.Estou com muito medo, acho que não vai dar né?
ResponderExcluirFiz 76 com o oficial e 89 sem os erros.Estou com muito medo, acho que não vai dar né?
ResponderExcluiracgo q nao
ExcluirVamos aguardar!!! Depende p qual região tu escolheu
ExcluirQuestão 28 caderno alga fala sobre:
ResponderExcluirA garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos do governo está relacionada ao princípio da eficiência."
O gabarito preliminar da a assertiva como certa, mas, nem a pau, isso é o princípio da publicidade, vou entrar com recurso pra corrigir o gabarito.
Como devo fazer o recurso? Nunca fiz.
ExcluirA respeito da questão 28 do caderno alga, concordo plenamente com o amigo Dyhogo Ferreira.
ExcluirTb entrarei com recursos dessa questão.
ExcluirAmanhã já conseguimos fazer recursos
ExcluirEu acho q vou fazer aquele concurso, que diz ali no lado, pra entrar no céu de uma vez..
ResponderExcluirQuestão 53
ResponderExcluirNa década de 30 do seculo passado...
A data de 1966 está errada é 1967 pedirei recurso.
Tem mais Iaps foram unificados e não transformados
ExcluirDECRETO 72 diz que os IAPS foram unificados e não transformados em nenhum momento a lei diz que eles foram transformado isso induz o candidato ao erro.
ExcluirDECRETO 72 diz que os IAPS foram unificados e não transformados em nenhum momento a lei diz que eles foram transformado isso induz o candidato ao erro.
ExcluirProfessor no seu livro da oitava edição, pagina 3 ensina que "Enquanto as CAPs eram organizadas por empresas, IAP eram organizadas por CATEGORIAS PROFISSIONAIS", e não Estado. E ai?
ResponderExcluirA questão 28 do caderno alga da garantia constitucional eh princípio da publicidade e não eficiência gente.entrem com recurso.
ResponderExcluirProfessor a questão 28 (caderno Algas) está errada pq o princípio é da publicidade. Marquei E e vou entrar com recurso!
ResponderExcluirProfessor a questão 28 (caderno Algas) está errada pq o princípio é da publicidade. Marquei E e vou entrar com recurso!
ResponderExcluirProfessor e a questão 88 que trata de pagamento parcelado também precisa ser anulada
ResponderExcluirProfessor e a questão 88 que trata de pagamento parcelado também precisa ser anulada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCriei um grupo do inss se alguém quiser q adiciono me chama no zap 33 91560906
ResponderExcluirCriei um grupo do inss se alguém quiser q adiciono me chama no zap 33 91560906
ResponderExcluir6293770700
ResponderExcluirMeu esposo achou fácil a prova creio que uma vaga é dele.
ResponderExcluirMeu esposo achou fácil a prova creio que uma vaga é dele.
ResponderExcluirprofessor a professora Renata Orsi do Damásio tbm deu a questão 53 como ERRADA
ResponderExcluirQUESTÃO 39. A lei prevê que a concessão de serviço público se dê por licitação na
ResponderExcluirmodalidade de concorrência, prevendo, ainda, hipóteses legais de inexigibilidade de
licitação para a concessão.
esta Errada, o gabarito está apontando como certa
pessoal eu tb marquei errada a questao 28. mas qnd fui procurar recurso, comecei a achar que ta certa msm. o principio da eficiencia esta vinvulado aos principios da legalidade, impessoabilidade, moralidade e PUBLICIDADE... que vcs acham????
ResponderExcluirFocus concurso professor seguiu também seu raciocínio na questão 53. Gabarito errado mas a banca o colocou como certo.
ResponderExcluirOlá professor venho por meio dessa parabeniza-lo pelos livros e aulas do senhor.
ResponderExcluirE também aproveitar esse momento é deixar registrado minha tamanha indignação que a Banca Cespe vez com todos nos. Isso foi de tamanha infelicidade para muitos que a anos vem lutando abrindo mão de muitas coisas para estudar, dormindo mal, conciliando trabalho e estudos pra em 3:30 a Cespe não aborda nem 30% de todas as matérias que estava prevista em edital, Isso foi uma imensa sacanagem para com aqueles que fez das tripas ao coração para conseguir a tão sonhada oportunidade de ingressar nessa tão conceituada autarquia federal chamada INSS.
Fica registrado toda minha indignação e tristeza, pois fui um de tantos outros que abriu mão de um benefício imediato para um futuro melhor passando noites em claros e sacrificando minhas folgas para estudar. Mais enfim é isso até me falta palavras para falar. Estou chateado....
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFico na condição de concordar com o frof. Hugo, estudei pra caramba, e segui as orientações dele e fiquei triste com o direcionamento da prova.
ResponderExcluirBoa noite, outra questão com erro grosseiro, foi a 30 (prova beta) .
ResponderExcluir“Questão 30. A garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo está relacionada ao princípio da eficiência.”
Essa afirmativa está equivocada, pois o princípio da eficiência determina o máximo de resultado com o menor custo possível. Ou seja, nada tem de vinculação com à afirmativa. Conforme se verifica, com muita tranquilidade, o princípio mencionado é o da publicidade. Tanto é verdadeiro que a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), nos artigos 6º e 7º assim determina:
Art. 6o Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:
I – gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;
II – proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e
III – proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.
Art. 7o O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
I – orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;
II – informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;”
fonte: prof. André Barbieri
Professor parabéns ,vc é o melhor...
ResponderExcluirVenho aqui compartilhar com TDs a minha indignação .Eu tenho um grande amigo que estuda há tempos ,,ele nunca estudo,no entanto,previdenciário ,,,nessa prova ele fez 102 líquidos ,sem nunca ter estudado previdenciário,,ele não sabe nem regra do salário família !! Ou seja, a CESPE esperou a gente se especializar,aprofundar ,aí ela veio e cobrou rasteiramente questões que qualquer pessoa responderia,já a gente ficou com um certo receio ,por se tratar de questões tão ridículas,,,bom resumindo:::: Que banca ridícula!
Professor parabéns ,vc é o melhor...
ResponderExcluirVenho aqui compartilhar com TDs a minha indignação .Eu tenho um grande amigo que estuda há tempos ,,ele nunca estudo,no entanto,previdenciário ,,,nessa prova ele fez 102 líquidos ,sem nunca ter estudado previdenciário,,ele não sabe nem regra do salário família !! Ou seja, a CESPE esperou a gente se especializar,aprofundar ,aí ela veio e cobrou rasteiramente questões que qualquer pessoa responderia,já a gente ficou com um certo receio ,por se tratar de questões tão ridículas,,,bom resumindo:::: Que banca ridícula!
Será que o cespe vai deferir os recursos feitos pelo professor Hugo Goes?
ResponderExcluirGrupo do INSS 2017 quem quiser que eu adiciono me chame 33 91560906
ResponderExcluirGrupo do INSS 2017 quem quiser que eu adiciono me chame 33 91560906
ResponderExcluir