Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Informações sobre concurso do INSS em 2017

Fiz a seguinte consulta ao Serviço de Informações ao Cidadão (SIC):

Solicito informação sobre o Processo nº 46010000327201639, que pede PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CONCURSO do INSS.
A previsão orçamentária para um concurso do INSS a ser realizado em 2017 foi incluída no PLOA de 2017?
Quantas vagas foram solicitadas pelo INSS?
Para quais cargos o INSS solicitou essa PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CONCURSO?

Obtive a seguinte resposta:



Senhor Hugo,


O Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão agradece o seu contato.


Em resposta à sua solicitação, informamos que o processo SEI nº 46010.000327/2016-39, encaminhado por meio do Aviso nº 23/2016, 12 de fevereiro de 2016, trata da solicitação de concurso público, para 2017, de 1.530 vagas do cargo de Perito Médico Previdenciário, 1.894 Analista do Seguro Social e 3.627 Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. O referido processo encontra-se em análise no Departamento de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas - DECDP da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público - SEGRT/MP, sem decisão final a respeito do assunto. Por encontrar-se o referido documento ainda em tramitação, pendente da edição do ato decisório conclusivo, comunicamos a impossibilidade de disponibilizar o seu conteúdo neste momento.


Registra-se que a solicitação será avaliada juntamente com as demandas de outros órgãos do Poder Executivo Federal quando da elaboração do PLOA2017, que terá início após 31 de maio de 2017, prazo esse definido no art. 3º do Decreto nº 6.944/2009, para os órgãos enviarem suas demandas a este Ministério. As propostas serão analisadas considerando as prioridades do serviço público federal, assim como a disponibilidade orçamentário-financeira, levando em conta o momento de ajuste fiscal onde as prioridades estabelecidas no atual governo poderão ser alteradas. Dessa forma, não há prazo pré-definido para a finalização da análise do processo em referência, nem como prever se a demanda será priorizada.


Por fim, informamos que eventuais autorizações serão publicadas no menu Concursos, opção Autorizações e Provimentos, disponível na página principal do sítio eletrônico do MP (http://www.planejamento.gov.br/) e que dúvidas frequentes sobre concursos públicos podem ser sanadas por meio de acesso ao endereço http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/concursos.

Atenciosamente,

Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas II (CGCP II)
Departamento de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas (DECDP)
Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público (SEGRT)
Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)

********************

Em 27/05/2016, o processo foi encaminhado ao Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, conforme o Ofício nº 30240/2016-MP. Solicitei informações sobre o conteúdo do referido Ofício. Em resposta, recebi uma cópia do Ofício nº 30240/2016-MP. Clique aqui e confira!

********************

Em 27/06/2016, o processo foi, novamente, encaminhado ao Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, conforme Ofício nº 37122/2016-MP. Solicitei informações sobre o conteúdo do referido Ofício. Quando receber a resposta, divulgarei aqui.

307 comentários:

  1. Enfim, agora com o Temer é que esse concurso demora mais ainda..o Ministro da Fazenda (e Previdência ao mesmo tempo) já manifestou publicamente sobre grandes cortes na Previdência, e isso refletirá em abertura efetiva de novas vagas. Mas vamos aguardar os próximos capítulos desta novela

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, a prova de 2008, apesar de ser Cespe, Certa/Errada, uma questão Errada NÃO anulava uma certa. Logo, acredito que essa prova de 2016, tornou-se mais difícil por isso! Será que a nota de corte, por esse motivo, não seria menor?

      Excluir
  3. Esse concurso ai só sai em 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio q deva acontercer antes tendo em vista aposentadoria de servidores..

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Grande trabalho, professor Hugo.

    Acho difícil que tenha outro concurso em 2017 devido ao ajuste fiscal prometido pelo atual governo.

    Em 2018 pode ser que tenha pelo grande déficit de pessoal no INSS. Ainda mais que para este concurso, deverão ser chamados 800 Técnicos + 50%. Ou seja, mais 400 pessoas que ficarem como excedentes.

    Por enquanto,

    - acertei 95 assertivas.
    - Errei 21 assertivas.
    - Em branco, outras 4.

    Entretanto, com a quantidade dos recursos previstos, muita coisa pode mudar.

    Ao menos teremos recursos nas seguintes matérias:

    - Constitucional = 1
    - Dir. adm = 2
    - Portugues = 1
    - Dir. Previdenciário = 6

    Posso assim como muitos, me beneficiar de até 6 destas 10 e me prejudicar em 4. Ou seja, estamos falando de uma variação de -10 para + 10, no caso de quem errou todas estas 10 assertivas ou para quem acertou todas.

    O concurso será decidido através destes recursos. Nao tenho dúvidas.

    Um abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso igual a vc Thales. INSS só pra 2018, já que teremos eleições.
      Com relação aos recursos, tbm estou na mesma situação q vc. Os recursos tanto beneficiam como prejudicam. E digo mais... nesta prova quem gabaritou é "suspeito". Muitas questões com dupla interpretação.

      Excluir
    2. Rapaz tu tá me deixando animado com meus 82 pontos. Mesmo sabendo o resultado dos recrusos pode me colocar lá pra baixo ou pode me dá mais alguns pontinhos. Agora me fala ai onde tá no edital essa parte que vc falou dos 50% a mais. Eu mesmo já desanimei,,, muitos feras ai fizeram 17 pontos, 116, 115. To longe com meus 82 pontos. Ficarei para próxima!!

      Excluir
    3. Olá, também estou como você em relação aos recursos. Qual é o recurso previsto em português?

      Excluir
    4. Questão 12 do caderno Cubo.

      Fala sobre Bibliotecas. Eu acertei de acordo com o gabarito preliminar.

      Mas tem professores que estão divergindo acerca do assunto, dando como errada a questao.

      Provavelmente, tivemos pessoas que entraram com recursos nesta questão. É discutível.

      Excluir
    5. O Hugo GOes fala aqui no blog, em vídeo, que esse concurso faz cadastro, ou seja, não é só 50% a mais que podem ser chamados, como eu pensava. É conforme a necessidade.

      Excluir
    6. Celio Oliveira, acreditar que alguém faça 117 pontos só pode ser brincadeira, né? Notas ditas no facebook e rankings de sites não são confiáveis. Calma, sem desespero. A média dos primeiros lugares de 2008 foi de 70% dos pontos (e não de acertos). Um cara que faz 117 pontos no nosso concurso, que a prova foi inesperada, seria equivalente a 98% dos pontos.

      Excluir
    7. Patrick e Celio.

      Foi através deste site abaixo, que falei dos 50% a mais das 800 vagas existentes. E pelo histórico em 2008 e 2012, foi nesse sentido que eu disse. Nao da para fazer nenhum prognóstico com o atual ministério do planejamento.

      http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-inss-2016-tera-nomeacoes-imediatas-e-acima-das-vagas-oferta-para-nivel-medio-e-superior/

      Excluir
    8. Concordo com o RANYERE CASTRO em partes.

      Teremos um ou outro (POUCOS) fazendo entre 105 a 110 pontos líquidos. Apesar da prova mais fácil.

      Só acho que a nota de corte será maior do que em 2008 em percentual de pontos líquidos.

      Vimos pessoas entrando com 90 pontos líquidos de 150 assertivas (60% líquido) da prova. Como a prova foi mais fácil, com menos questoes, acho que vai subir para 65% em poucas agencias (Menos concorridas) e 70% para cima nas mais concorridas.

      Ou seja, quem fez menos de 84 pontos líquidos nas agencias mais concorridas, terá que torcer para 3 fatores.

      1) INSS triplique o número de vagas. Por exemplo, tinham 3, pule para 9.

      2) Os recursos deem mais alguns pontos para estas pessoas.

      3) Concorrencia baixa na agencia escolhida. Ou mais fraca, sorte e tal.

      Excluir
    9. O que vai ajudar no meu mode ver o CESPE dessa vez a nao ter um grande número de pessoas tirando mais de 100 pontos líquidos nessa prova será o seguinte:

      1) Dir. adm + LOAS e BPC.

      Foram ao todo 24 questoes destas 3 matérias. E com certeza muita gente que estudou muito, terá uma pontuacao mais ou menos e até ruim nestas 24 assertivas. Assim como os recursos, essa parte da prova decidirá o concurso.

      Pois, portugues, informática, ética, regime jurídico, redacao oficial e direito constitucional estavam mais fáceis do que o previsto.

      RLM = Fácil, mas com algumas cascas de banana.

      Dir. adm e Dir. Previdenciário = com 24 das 79 assertivas, ou seja, 30% mais difícil.

      Excluir
    10. Bacana, Thales. Também acho que vai subir, comentei pq achei muito exagerado o cara acreditar que várias pessoas estão fazendo 117-116 pontos. Mas acho que o excesso de Assistência Social na prova faça com que essa média não suba tanto...

      Excluir
    11. Justamente, por essas dificuldades extras que você falou, acredito que ainda dá pra ter 2008 como um parâmetro. Fiz uma média de dois estados no concurso de 2008... Cheguei a conclusão que a maioria dos primeiros e segundos lugares fizeram entre 65% e 70% dos pontos.

      Excluir
    12. Thales Cunha, empatamos literalmente. rs

      Também fiz 95C, 4 SM e 21E

      O que dá um total de 78 pontos.
      Eu estava analisando a cespe, em geral, e o nível de aprovados do último concurso. Analisei provas de concursos similares ao nosso e vi que a média de aprovação cespiana é entre 70 e 80 pontos.
      Acho que essa prova, apesar de ter sido fácil, muita gente está reclamando de ter ido mal, embora tenha estudado muito. Então, acho que a nossa nota está na média e vejo grande possibilidade de entrarmos, nem que seja na reserva. O que acha?

      Excluir
    13. A questão de Raciocínio lógico sobre " conjuntos" nitidamente errada. Não ficou claro como os conjuntos se comportavam

      Excluir
    14. Geovana, sao 74 pontos líquidos. 95-21= 74.

      Acho difícil entrarmos com esta pontuação para ser sincero, infelizmente. Vai depender da agencia que você fez e dos recursos também. Estou com 74, mas posso ir a 86 pontos (Improvável). Acredito que eu fique com 80 pontos líquidos. Mesmo assim, vai ser difícil, sao 3 vagas e acredito que irao aumentar no máximo para 9 estourando. Acredito mais em 6 vagas, 2 para cada APS.

      Excluir
    15. É pessoal, com certeza o recurso vai fazer todo a diferença...Eu sinceramente acredito que com 85 líquidos tem chance sim... Porque o número de vagas vai aumentar INSS precisa mano...Vamos aguardar!!!!

      Excluir
    16. Thales voce fez para Niteroi???

      Excluir
    17. Nao!

      Volta Redonda. Fugi de Niterói.

      Sabia que seria mais concorrido.

      Excluir
    18. Hahahah eu vi mesmo super concorrido...ta certinho mano kkkkk...Mano fiz a mesma pontuação que voce 74 líquidos vamos rezar que vai dar tudo certo...A gente não sabe como os outros estão muitos falam a nota sem descontar os erros é ter calma...Recurso vai elevar nossa nota ;) fé em Deus!

      Excluir
    19. Pelo gabarito preliminar do cespe fiz 91 líquidos e ainda tô com receio de não ser chamado. A prova tava fácil, galera..

      Excluir
    20. Concordo Rafael que sim...Mais como a disputa é por gerencia acredito que não vai ter tantos cabaços para fazer mais de 90, 95 líquidos por gerencia entendeu? E a prova estava de boa para quem estudou... muitos foram de passagem...Sua nota é top mano ;)

      Excluir
    21. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    22. Sim, 74. Pensei em uma coisa e escrevi outra. rs

      É... Vamos esperar o dia 20 e ver como será. Fé em Deus que esses recursos virem a favor, apenas.
      Sou de Brasília e aqui são 10 vagas, mas só 7 para ampla concorrência.

      Excluir
    23. Isso ai Geovana... Tudo é possível...A gente não sabe a nota dos outros candidatos em relação a nossa gerência...É esperar e acreditar pelo menos no cadastro de reserva!

      Excluir
    24. Concordo Rafael que sim...Mais como a disputa é por gerencia acredito que não vai ter tantos cabaços para fazer mais de 90, 95 líquidos por gerencia entendeu? E a prova estava de boa para quem estudou... muitos foram de passagem...Sua nota é top mano ;)

      Excluir
    25. Aceita assinatura eletrônica Fernando????Concordo em gênero, número e grau...

      Excluir
    26. Grande thales amigo distante....rs...Concordo em parte contigo. Cheguei bem proximo da sua pontuação e fiquei muito feliz( 90C 3Branco e 27 errado. Já consegui virar a pagina e partir pra outra pois, mesmo sabendo da disputa não tanto acirrada da gex PA(sendo do RJ) acho que rodei, mas com sentimento de dever cumprido(mulher, trampo das 14 as 22 e filhas.Chegava as 22 e so largava o livro do Hugo as 3:00...rs...Sorte e sucesso...

      Excluir
    27. Isso aí Maurício. Tem que pensar para frente.

      Estou nessa já também e ainda temos concurso pela frente. Satisfeito com resultado, mas ciente que nao dará.

      Excluir
    28. Se ficarmos pelo menos aprovados, já é uma boa expectativa. Eu estou concorrendo com as vagas de Garanhuns-PE e lá são 10, mas ficam 38 aprovados. Fiz 95-C e 16-E = 79 pontos líquidos, e acho que ganho 4 questões, ou seja, 8 pontos. Tal vez dê para sonhar. Boa sorte a todos!!

      Excluir
    29. Fala galera.. olha eu acertei 109 e errei 11.. fazendo 98 líquido.. alem de enviar 2 recursos bem elaborados.. e ainda estou aflito de talvez não passar.. É notório q a prova não estava difícil.. e eu fiz pra campos-RJ. .. que acredito ter uma forte concorrência... vamos ter que esperar.. mas que tudo dê certo!

      Excluir
    30. Sem querer desrespeitar qualquer colega aqui, tenho a dizer que com o nível rasteiro dessa prova, difícil acreditar em nota de corte em torno de 84 pontos para agências mais concorridas. Em que pese a parte de previdenciário ter abordado muito assistência social, o resto veio muito fácil. Adm, constitucional, português, RL, RJU, ética...tudo estava a em um nível abaixo do padrão cespe. No entanto, gostaria muito que essa sua previsão de 70 por cento de 120 estivesse correta! :)

      Excluir
    31. Boa Tarde Amigo quem Ficou entre 50 e 60 pontos tem alguma chance?

      Excluir
  6. Resumindo. Quando o concurso do INSS sair, eu já tenho passado em outro. Bons estudos para o próximo concurso.

    ResponderExcluir
  7. Hugo, com todo o respeito gostaria de lhe dar uma sugestão em relação a uma boa reformulação para a próxima edição do 12° edição do Manual de Direito Previdenciário.
    Se possivel retirar todas as questões que o compõe e abordar mais tópicos sobre a 8212, 8213 e o decreto 3048.
    Asssim nós alunos que continuaremos na batalha ganharíamos e muito na aquisição de novos conhecimentos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Gente, acalmem-se, eles chamarão muito mais do que vcs imaginam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, se chamarem apenas os 800 será uma grande sacanagem, pois em todos os concursos anteriores eles chamaram quase ou mais que o dobro.

      Excluir
    2. Bruno o último chamou o triplo kkkkkk

      Excluir
    3. Mas no edital deixa claro que os que não estiverem dentro do cadastro reserva será eliminado. Meu exemplo: São 5 vagas e podem chamar até 22 candidatos. Se eu não ficar entre os 22 serei eliminada, o edital deixa claro que não haverá chance de ser chamada fora dos 22. O que acham???

      Excluir
    4. Sim...isso é vdd, mais havendo necessidade eles aumentando o número nas gerências entendeu? ai pega mais gente no cadastro reserva... ;)

      Excluir
    5. Acredito piamente que eles amarraram essa de "cadastro reserva e não tera essa em 2016 pois está bem nítido no edital que será no máximo o dobro... E tem mais a banca não tem o costume de anular mais de duas questões... Seria dar tiro no pé

      Excluir
  9. Nossa parte, já fizemos, Deus está olhando cada caso. De suas mão, no tempo e forma adequados, até vc chegará o resultado. Fé em Deus sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, só ele sabe do mérito e do esforço de cada um!

      Excluir
    2. Como vocês calculam essa pontuação final? Somam todas q acertaram e diminui das erradas ( no caso o dobro), mas consideram 1 ponto para cada questão? Tanto previdenciário quanto as matérias básicas vcs consideram 1 ponto?

      Excluir
    3. Como vocês calculam essa pontuação final? Somam todas q acertaram e diminui das erradas ( no caso o dobro), mas consideram 1 ponto para cada questão? Tanto previdenciário quanto as matérias básicas vcs consideram 1 ponto?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Se for vaga pra suprir falta de pessoal, e nao prorrogarem o nosso de 2016 pra chamar os excedentes.. Da pra brigar, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim Suane, que Deus nos ajude!!

      Excluir
  13. Estou me preparando para o próximo concurso do INSS,em 2017 ou não o negocio é estudar até a aprovação.

    ResponderExcluir
  14. acredito que nao haverá concurso pra o inss nos proximos 2 anos, se for compensar o décift entao será feito com o concurso de 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar que é o mais justo isso né... Porque é um desrespeito total com os candidatos kkkk...concorda?

      Excluir
    2. Isso ai Henrique, cara quantas questões tu acha que anulam na real mesmo?? pessoal queria que aquelas do CNAS E PNAS anulassem mais acredito que cespe não vai anular e vc?

      Excluir
    3. Muito sensato, Weliton. Não vale a pena se iludir.
      Caso não seja nesse, "a fila anda".

      Excluir
  15. Se eu to felicíssima com meus 58 pontos imagina vc que esta com 80 e poucos kkkkk =)

    ResponderExcluir
  16. Torcendo muito para que tenha esse concurso no próximo ano, afinal de contas, não abriram vagas para analista com formação em direito. Anseio muito por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que abrirão novo concurso com tantos cortes programados para equilibrar as contas públicas, ainda mais em um intervalo tão curto.Sem falar que seria muita sacanagem com quem prestou esse do dia 15.

      Excluir
  17. Os recursos serão decisivos, quem após o gabarito do cespe se manteve no mínimo com 70% dos pontos ( já descontados os erros )terá boas chances de aprovação. No mais pessoal independente de qualquer coisa, a luta continua.

    Desejo boa sorte a todos, pois sei o quanto cada um de nós abdicou e vem abdicando nessa luta.

    ResponderExcluir
  18. Os recursos serão decisivos, quem após o gabarito do cespe se manteve no mínimo com 70% dos pontos ( já descontados os erros )terá boas chances de aprovação. No mais pessoal independente de qualquer coisa, a luta continua.

    Desejo boa sorte a todos, pois sei o quanto cada um de nós abdicou e vem abdicando nessa luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que saia logo, Paulo! Expectativa de mais 10 pontos no meu resultado.

      Excluir
    2. Espero que saia logo, Paulo! Expectativa de mais 10 pontos no meu resultado.

      Excluir
    3. Boa tarde amigos!, se fosse vocês, não acreditaria muito em mais de 3 questões altradas, não é o perfil da cespe, seria dar tiro no pé...ANVISA lá que Estou chegando!!!!!

      Excluir
    4. Paulo, gostaria muito de concordar contigo, até porque fiz 88 pontos. Não acredito em notas de corte tão baixas. O nível da prova foi rasteiro, a concorrência foi absurda e o edital impôs um limitador na quantidade de candidatos a serem chamados após o preenchimento das vagas.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A primeira prova do cespe que não cobrou jurisprudência, como já foi comentado a prova não foi difícil, mas as questões foram mal elaboradas ( redações obscuras ). O cespe é uma banca de excelência, mas, as vezes, peça por querer se diferenciar demais, quanto a redação de suas questões. Acho interessante o sistema : uma errada anula uma certa, mas pra esse sistema o mais correto seria questões de múltipla escolha, pois dessa forma teríamos a opção de escolher a menos errada, ou a mais certa. Mas tendo apenas uma acertiva a analisar as redações das questões deveriam ser bem claras.
    Nessa prova o cespe decepcionou, se forem comparadas as questões da prova do INSS de 2008 com as questões da presente prova, veremos como o nível caiu.

    ResponderExcluir
  21. A primeira prova do cespe que não cobrou jurisprudência, como já foi comentado a prova não foi difícil, mas as questões foram mal elaboradas ( redações obscuras ). O cespe é uma banca de excelência, mas, as vezes, peça por querer se diferenciar demais, quanto a redação de suas questões. Acho interessante o sistema : uma errada anula uma certa, mas pra esse sistema o mais correto seria questões de múltipla escolha, pois dessa forma teríamos a opção de escolher a menos errada, ou a mais certa. Mas tendo apenas uma acertiva a analisar as redações das questões deveriam ser bem claras.
    Nessa prova o cespe decepcionou, se forem comparadas as questões da prova do INSS de 2008 com as questões da presente prova, veremos como o nível caiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor recurso que vi até agora!!

      Excluir
    2. Verdade Paulo, fiquei indignada com a prova... muito preparo para pouca oportunidade, muito superficial e com uma grande riqueza de detalhes...Gostaria de saber quantas e quais questões estão mais suscetiveis de recurso, entrei com algumas de Previdênciario mas queria saber de todas para reavaliar minha esperança...

      Excluir
    3. Verdade Paulo, fiquei indignada com a prova... muito preparo para pouca oportunidade, muito superficial e com uma grande riqueza de detalhes...Gostaria de saber quantas e quais questões estão mais suscetiveis de recurso, entrei com algumas de Previdênciario mas queria saber de todas para reavaliar minha esperança...

      Excluir
    4. Se for pela lógica do pessoal, mais de 20 questões rs. Mas creio que a cespe deve analisar e acatar umas 4 ou 5 questões, como o princípio da publicidade que eles colocaram eficiência. Da inexibilidade de licitação. Talvez a da biblioteca, de português. Das contribuições, direta e indireta. E do incidencia do "SAT" de forma exclusiva ao segurado em condição especial.

      As demais creio que não vão mexer, pq senão vai ficar bem "feio" pra banca. A do CNIS, data do INPS, encampação, portaria interministerial, as de creas, cras, e as demais que disseram estar fora do edital, acho que vai passar batido

      Minha opinião

      Excluir
    5. Concordo em relação à múltipla escolha. Considerar apenas Certo e Errado às vezes pode ser contraditório, pois se estará presumindo o caráter absoluto das afirmações, que, por vezes, são relativas, ou seja, nem 100% certas, nem 100% erradas.

      Por isso o mais adequado seria a múltipla escolha, de maneira a definirmos a mais certa ou a mais errada.

      Adicionalmente a isso, também seria interessante aplicar a TRI, mesmo método de correção das provas do Enem. Isso se deve em razão de que as questões possuem graus de dificuldade distintos, umas bem mais fáceis, outras com elevado grau de dificuldade.

      Por isso, entendo que não seria justa a equivalência entre essas questões para fins de desempenho do candidato.

      Excluir
  22. Que pena, obrigada professor, o senhor é mesmo 10!!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu acertei 101 de acordo com o gabarito preliminar. Errei 16 e deixei 3 em branco. Meus erros estão passíveis de recurso, tvz minha nota melhore, passando de 85 pontos líquidos,e podendo chegar até uns 90. Mas fui desclassificado de acordo com o ranking olho na vaga. Tenho 19 anos, é meu primeiro concurso, não tenho experiência como vcs, não sei se devo confiar no ranking. Acho difícil preencherem o gabarito no ranking mentindo. Estou mais confiante no ranking do que no cespe kkk oq vcs acham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça aquelas notas do ranking, elas são todas falsas: aguarde e tenha fé!!! Sua nota foi excelente, vc está no caminho certo.

      Excluir
    2. Vc foi que nem eu cara! Tenho 18 e fiz 98 pontos líquidos... me inscrevi pra campos-rj e vc?

      Excluir
    3. Fred vc acredita mesmo que essas notas dos racking são falsas, pois foi a partir deles que perdi todas as minhas esperanças....?

      Excluir
    4. Olá pessoal, li muitas coisas aqui. Também lancei minha nota no ranking olho na vaga. Estou c 85 líquidos pra Rondônia. Também fiquei desesperançosa c o ranking... Queria saber Fred, com todo respeito, por que você acha que as notas são falsas? Assim, não sei por qual razão alguém iria mentir ali. Ademais, as notas foram lançadas antes do gabarito oficial e eu não vi muitas mudanças não. Acho que, ao menos nesse concurso, as notas são relativamente a realidade... Fora os que não lançaram. O que acham?

      Excluir
  24. QUEM NÃO FEZ RECURSO SE BENEFICIARÁ MESMO ASSIM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, produzirá efeito para todos que fizeram a prova.

      Excluir
    2. Sim, produzirá efeito para todos que fizeram a prova.

      Excluir
  25. Começarão a discutir o orçamento, a partir de 31/05/2017, ou seja, concurso para 2017 e com o concurso de 2016 no prazo de validade, me parece quase impossível de haver outro concurso. Agora, bem verdade que estes concursos arrecadam mais de R$ 65 milhões de reais devido a mais de 1 milhão de inscritos.
    Estou na torcida pela classificação no número de vagas. Fiz para Novo Hamburgo-RS, são 09 vagas amplas + 3 para cotistas.
    Estou consciente que devo continuar estudos para carreira de Analista-Direito em 2018 pra diante. Sucesso a todos os futuros colegas Técnicos! Tenham fé! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse concurso vai acontecer o mais rápido do que o esperado, o INSS tá precisando de médico perito, isso é uma realidade, os cargos de técnicos e analistas virão junto

      Excluir
    2. Então, contando com sorte: boa sorte! rsrs

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Fiz 90 pontos líquidos para volta redonda-rj, mas entrando no ranking vi q tem gente com mais de 100 líquidos.. Fiquei triste. Agora é esperar os recursos. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que estão descontando as erradas? kkkkkkkkk...esperar kkk

      Excluir
    2. Será que estão descontando as erradas? kkkkkkkkk...esperar kkk

      Excluir
    3. Não são confiáveis, a meu vêr. No último concurso a galeria mentia muito sobre a pontuação. E isso já é praxe.
      Vamos aguardar o resultado dos recursos e confiar.

      Excluir
    4. Concordo contigo Bete!! Muitos mentem mesmo sobre a pontuação... e não leva a lugar nenhum com isso... é esperar os recursos e o resultado
      oficial.

      Excluir
    5. Não são confiáveis, a meu vêr. No último concurso a galeria mentia muito sobre a pontuação. E isso já é praxe.
      Vamos aguardar o resultado dos recursos e confiar.

      Excluir
    6. Bete Lima, qual ranking você viu a galera mentindo? O "olho na vaga" a pessoa coloca a questão que marcou, foi nesse que você viu?

      Excluir
  29. Gente eu tirei um media de 50 pontos líquido, porém tô na vaga de deficiênte!! Será que dá pra passar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fé e força, não desanime!

      Excluir
    2. Depende, infelizmente não dá pra saber mano..Depende da nota dos outros que concorreram junto contigo, da nota de corte alias, lógico que a concorrência diminua tb...esperar

      Excluir
    3. Depende, infelizmente não dá pra saber mano..Depende da nota dos outros que concorreram junto contigo, da nota de corte alias, lógico que a concorrência diminua tb...esperar

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Gente, por favor, alguém poderia me dizer qdo a CESP vai decidir em relação aos recurso.
    E ontem recebi, por e- Mail, um abaixo assinado feito pó um grupo on-line na avaaz pedindo o cancelamento do concurso, pois eles alegam que houve em algumas cidades pessoas usando celular no banheiro, tirando foto da prova, e pacotes de provas que não estavam lacrados.
    Na mídia eu não vi nenhuma denúncia, me parece que estão na verdade querendo se aproveitar de uma situação, bom se alguém souber de algo...

    ResponderExcluir
  32. Estou preocupada, ontem eles tinham 2600 assinaturas e hoje já estão com mais de quatro mil
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministerio_Publico_Federal_Cancelamento_do_Concurso_INSS_20152016/?pv=4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque cancelar? Não vai cancelar. Mesmo eu ficando fora das vagas não queria isto, prejudica candidatos que passaram em primeiro. Não houve fraude, porque cancelar?

      Excluir
    2. Tbm não quero que cancele, dependendo dos recursos posso ter alguma chance. Recebi um e-mail e entrei na avaaz é realmente tem um abaixo assinado lá.

      Excluir
    3. Eu não me preocupo com isto, pois desde 2005 que acompanho concursos e vejo estas situações se repetirem e, quase sempre, não vão pra frente! O Ministério Público é uma excelente instituição fiscalizadora.

      Excluir
    4. Dou gracas a deus, se anular,so assim, fazem uma prova mais coerente com o cargo a ser exercido

      Excluir
    5. Pela média dos outros concursos, a decisão dos recursos deve sair só lá pro dia 10 a 15/06.
      Qt a esse abaixo assinado, não vai dar em nada. Ngm havia reclamado até agora, então tá com cara de boicote

      Excluir
    6. Os recursos devem saem junto com o resultado, dia 10.

      Excluir
  33. Eu acho que esse concurso vai acontecer o mais rápido do que o esperado, o INSS tá precisando de médico perito, isso é uma realidade, os cargos de técnicos e analistas virão junto

    ResponderExcluir
  34. O de analista vem logo, mas para técnico só a partir de 2020 eu acredito.

    ResponderExcluir
  35. NA MINHA AGÊNCIA TEM 13 VAGAS FIZ 74 LÍQUIDOS, PORÉM TINHA FEITO 82 LÍQUIDOS NO PRÉ GABARITO ESTOU PELOS RECURSOS SERÁ QUE TENHO CHANCES?

    ResponderExcluir
  36. Para descontrair.

    Primeira vez fazendo prova CESPE.


    https://youtu.be/L9_TgZ5IJ9c

    ResponderExcluir
  37. Fiquei com 64 pontos para Belém (27 vagas ampla concorrência). espero ganhar mais 04 pts e ter alguma esperança, pelo menos para o excedente.

    ResponderExcluir
  38. Gente, alguém pode me tirar uma dúvida? Cada grupo dentro de uma Gex tem um número máximo de aprovados, não é?
    Exemplo, uma Gex com 13 vagas no total:
    10 pra ampla - 38 aprovados
    2 pra negros - 9 aprovados
    1 pra deficiente - 5 aprovados.

    Ou seria - 13 vagas = 45 aprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa também é minha Dúvida.

      Excluir
    2. Perfeito Vívian Leite, essa é a ideia da classificação do aprovados.

      Excluir
  39. Acredito que é 13 vagas 45 aprovados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e desses 45 habilitados há possibilidade de chamada de todos em comparação com as nomeações passadas?

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, eu li nos comentários acima candidatos mencionando terem feito 74 líquidos, a mesma pontuação que eu, será que é possível ser chamado ainda que na reserva??????? Tomará....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é o que espero ficar dentro da reserva e que dupliquem ou tripliquem o número de nomeações!! torcer!

      Excluir
  42. É sim...pessoal está esquecendo que a concorrência é por gerencia, possível é sim entre os 800 muito dificil mais entre os que vão estar no cadastro reserva é possível sim. Recurso será decisivo.

    ResponderExcluir
  43. Saudações a todos!

    Alguém poderia me informar qual será a banca examinadora para o INSS 2017?
    Há especulações que seja a Funrio será?
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK!!!!Especular uma possivel banca de um concurso que fatalmente sairá (se sair)2018???? Calma aê irmão....Beba um chá de camomila...

      Excluir
    2. Pelo e-mail do prof. Hugo Goes, que está no começo destes comentários, está esclarecido pelo Governo Federal que SÓ a partir de 31 de maio 2017 que eles vão começar a discutir orçamento pra ver se vai ou não ter concurso do INSS...

      Excluir
  44. Sou do tipo de pessoa que não gosto de alimentar falsas expectativas e gosto de jogar limpo, portanto creio que esse concurso só sairá, nas previsões mais pessimistas possíveis, somente em 2019. Haverá redução de gastos por parte do governo e isso de certa forma influenciará nos concursos federais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Compactuo do teu pensamento, Mateus. Inclusive argumento não com "achismo", mas com o próprio e-mail que o Governo Federal enviou ao prof. Hugo Goes. Orçamento será discutido a partir de 31 de maio de 2017, ou seja, orçamento sabemos que se faz de um ano para outro...logo...concurso a partir de 2018 talvez!

      Excluir
  45. Prof. Hugo você saberia informar quantos serão chamos nesse concurso inss 2015? Será que irá se repetir a quantidade de nomeados de 2012 ? Se poder responder, não só eu mas creio que meus colegas que te acompanha irá agradecer bastante. Grato: Rafael Aguiar

    ResponderExcluir
  46. Concurso de inss não adianta se matar de estudar. As provas são fáceis, gastei muito tempo e paciência pra aprender várias tabelas, requisitos específicos de benefícios e datas pra nada. Vou voltar pra meus estudos de tribunais q ganho mais, deixo meus 77 liquidos na mão de Deus e mudo o meu foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu foquei nas mudanças recentes e naquilo que não vinha sendo cobrado em provas anteriores, o resultado foi bacana! Com o tempo e sugestões de professores fui aprendendo a estudar assim.
      Pois, infelizmente, as bancas querem mesmo é eliminar candidatos e, raramente, escolher o melhor, o mais preparado pra desempenhar as funções do cargo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente como voce, Anderson Fp, eles nao querem selecionar os melhores na area previdenciária.

      Excluir
  47. Galera, fiz 93 líquidos, tem 4 recursos que se acolhidos posso chegar de 97 a 101, porém estou concorrendo para gex- barreiras-ba, 11.000 concorrentes p/ 15 vagas. que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom colega! Parabens

      Excluir
    2. Pode comprar roupa nova...

      Excluir
    3. Não esqueça que dentre outros recursos vc pode perder pontos tbm. Ok!

      Excluir
    4. acho que a nota de corte vai ficar aprtir de 92 pontos ..são muitos candidatos fiz 102 pra Barreiras . o jeito e esperar o resultado dos recursos...

      Excluir
    5. Parabens, Julio Gley sua nota realmente é bastante boa.

      Excluir
    6. Concordo com vc Mack, poderemos ganhar ou perder com os recursos, pois tem muitos recursos a favor e tambem contra.

      Excluir
    7. sou Miguel, também fiz para barreiras, e estou só com 76 líquidos. Elaborei 5 recursos pedindo alteração, e errei mais outras questões. só os recursos quem pode me salvar

      Excluir
  48. na minha gex- vai aprovar 48, ainda tou concorrendo na cota de negros, que deu 1800 p/ 3 vagas. será se tenho esperança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estudou na Casa do Concurseiro Online, no site desta tem um ranking dos alunos por GEX, então, poderá ter uma base dos teus concorrentes.

      Excluir
    2. valeu colegar vou conferir

      Excluir
  49. Acredito que o resultado desse certame é imprevisível. só nos resta esperar e ver o que vai dar.

    ResponderExcluir
  50. Pessoal! Onde vocês estão vendo esse ranking e a pontuação feita? No site do CESPE não foi divulgado o gabarito dos candidatos e no dia da prova não poderia anotar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem levou a prova para casa anotou as questões que resolveu, no site da CESPE está o gabarito oficial preliminar, é só comparar, agora esses rankings são de sites "especializados" em que cada um coloca sua nota baseada neste gabarito preliminar...

      Excluir
    2. Exatamente Lucas, apenas quem se dedicou a ficar até os 15 minutos finais da prova é que pode levar consigo a prova ;)

      Excluir
  51. Pessoal, vamos ficar de olho em relação ao pedido de concurso para o INSS 2017, se contemplará o cargo de técnico do seguro social, porque quem veio se preparando para este que ocorreu vai ser uma boa preparação para o próximo, ter uma sequência é fundamental para a aprovação!!!!! Por isso gente vamos ficar unidos em relação aos concursos públicos, enquanto não tiver o nossa tão sonhada regulamentação (Lei) dos concursos públicos a nível nacional, infelismente existiram erros absurdos.

    ResponderExcluir
  52. Galera bom dia.

    Eu acredito, devido ao grande índice de recursos (eu pelo menos entrei com 14 recursos) as notas não ficarão tão altas assim, pois são muitos erros de gabaritos e não somente um ou outros.

    Dependendo da região, acredito que vá ficar entre 80 a 90 pontos líquidos. Quem fez acima dessa pontuação, já pode se considerar servidor, porém muita coisa pode acontecer.

    Eu vejo muita gente falando que fez pontuação líquida acima de 96 pontos. Pra isso, tem que errado apenas 12 questões da prova inteira. Pode acontecer? Pode, mas com o gabarito errado como está, com tantas questões cabíveis de recursos é um pouco improvável. Se realmente aconteceu, essas pessoas vão perder pontos com certeza, pois foram muitas questões que cabiam recursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Diogo, realmente os recursos vao decidir que ficará com a vaga. Por isso, que não podemos falar que quem tá com 80 pontos está fora, nem quem está com 100 está dentro. mas acredito que apos os recursos quem ficar com 95 líquidos estará perto da vaga.

      Excluir
    2. Não se esqueçam que estes recursos, que a errada anulou uma certa,trará este ponto de volta!!!( ex. 5 recursos = 10 pontos )

      Excluir
    3. Sim cara é possível sim.. eu acertei 109 e errei 11.. e entrei com dois recursos.. fiz 98 líquido...

      Excluir
    4. Sim cara é possível sim.. eu acertei 109 e errei 11.. e entrei com dois recursos.. fiz 98 líquido...

      Excluir
  53. Galera.... Vamos continuar estudando!! Fui bem na prova mas não quero "perder" o conhecimento que adquiri nesse 1 mês de ansiedade para o resultado. Já to estudando de novo. Só parei dois dias...

    Vamo q vamo.... #rumoaaprovacao

    ResponderExcluir
  54. Acho que o examinador quis fazer bonito e fez foi besteira, eu fiz 9 recursos, como disse o colega podemos ganha e perder, posso chegar até quase 100 líquidos, se eu conseguir reverter pelo menos 5 dessas, e detalhe se eu nao perder nenhum na questões q eu acertei e que colocaram recursos contra elas.

    ResponderExcluir
  55. galera vamos montar um grupo de whatsap com a galera aqui do blog de hugo goes. para direcionar para os proximos concursos, seja do inss ou da receita.

    ResponderExcluir
  56. quem tiver interesse em montar o grupo de whatsap. deixe o numero no comentário.

    ResponderExcluir
  57. Certamente os recursos desse concurso ira decidir o resultado final (de acordo com o Edital o resultado sairá dia 20/06). Devido ao grande número de recursos aqueles que fizeram muitos pontos devem ficar preocupados pois há maior probabilidade de diminuir a nota. Particularmente, acho que assim como na prova o CESPE não vai inovar, e deve mudar umas 5 questões. Pelo que vi pela internet a média esta entre 70 e 80 pontos, portanto quem fez acima disso tem grandes chances de esta na lista de aprovados.

    ResponderExcluir
  58. Acredito que muita coisa ainda vai mudar... alguns que estão lá em cima vão cair e os que estão em baixo vão subir.Efeito gangorra...

    ResponderExcluir
  59. Professor, sobre a prova do INSS. Aqui na minha cidade, Montes Claros, no local onde fiz a prova, houve uma confusão. Foi entregue primeiro o caderno de provas, começamos a resolvê-la, posteriormente, foi entregue o gabarito e a prova não coincidia com o gabarito. Os fiscais recolheram as provas que já estavam com algumas questões resolvidas e redistribuíram,eu já havia resolvido 5 questões de previdenciário e minha prova foi passada para outro candidato, recebi outra prova com 4 questões de português resolvidas. Achei um absurdo, questionei os fiscais,pedi pra chamar o coordenador, mas nada foi feito, nem a ata preenchida. Fiquei ainda mais indignada porque nenhum candidato da minha sala reclamou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um absurdo, acho que esse episódio deveria ser esclarecido pela banca. Erro grotesco, aliais esse certame ta cheio de erros. Eu sempre acreditei que a banca cespe era a mais qualificada de todas, parece que me enganei.

      Excluir
  60. Estou na mesma expectativa que vcs pessoal. Independentemente do resultado final, agradeço a Deus por ter me dado forças pra levar meus estudos a sério. Gex. Barreiras 83 PL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiz para barreiras, estou com 76 aguardando os recursos. Você é de Barreiras mesmo? se sim, como está a expectativa dos pontos por ai, alta?

      Excluir
    2. Cara, não sou!! Só joguei pra lá. Pelo que vejo aproximadamente 80 pontos (tirando os mentirosos). Vamos ter fé em Deus que vai.

      Excluir
    3. INSS_NALUTA! Só mudei meu nome porque deu erro no meu celular.

      Excluir
  61. Acertei 71,errei 49 tenho chance,sera?

    ResponderExcluir
  62. vi o pessoal comentando que em 2008 a média foi de 90 a 100 pontos líquidos, porém eram 150 questões 30 a mais que esse concurso!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Quando será que sai o gabarito definitivo, não vo nada no edital a respeito, alguém tem idéia?

    ResponderExcluir
  64. Nossa acho que com tantos questoes que cabem recursos, isso pode beneficiar alguns, e eliminar muitos. Se realmente essas questões forem cabíveis de contestação, acho que eles devem rever a forma de pontuar, tirar essa de negativar aquelas que as pessoas aceitaram devido aquela que errou, assim tendo um valor bruto, senão vai confundir muitos. É uma falta de respeito para nós concurseiros, que esperamos tanto tempo por essa prova, um tempo suficiente da banca avaliar ,revisar as questões para não ocorrer esses tipos de situaçoes ,perdendo a credibilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os examinadores tiveram mais de seis meses para elaborar questões e um conteúdo bem extenso. No final fizeram aquela palhaçada, desrespeito total, CESPE caiu no meu conceito

      Excluir
  65. Depois que saiu o gabarito do cespe minha nota diminui consideravelmente! Espero que alguns recursos beneficiem quem se prejudicou assim como eu.

    ResponderExcluir
  66. Quem fez pra GEX Santo Antonio de Jesus - BA, qual a preferência de vocês ?

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Muita gente vai ser pego de surpresa quando sair o resultado final,pois muitos não estão sabendo fazer os cálculos. Gente só lembrando que uma errada elimina uma Certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quando será divulgado o resultado dos recursos interpostos??? Ou será mesmo somente dia 20 de junho com o resultado final????

      Excluir
    2. Alguns concursos sai 15 dias após. Mas, né... São tantos recursos. KKK

      Excluir
  69. este blog me ajudou muito a meter a cara nesse concurso, escolhi uma APS bem distante, estou com 78 liquidos e não sei se vai dar samba. como funciona esse sistema do INSS chmar pessoas a mais?????

    boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  70. Vamos a Luta galera...A Cespe não tem um histórico de alterar muitas questões ou anular. Creio que irão alterar a menor quantidade possível. Vamos aguardar nada esta certo. Gex. Itabuna 96 PL. Com essa pontuação será que é possível? Coração a mil kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No último concurso do INSS feito pelo cespe em 2008 teve 8 alterações no gabarito, foram 3 anulações e as outra mudança de resposta mesmo, o que era certo foi para errado e vice e versa.

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Vamos procurar ter uma leitura positiva diante da crise econômica. Obviamente, com o corte de gastos, este concurso será prorrogado o máximo possível. Sabendo disto, o lado positivo é que o órgão aproveite melhor os classificados do certame 2016, com grandes possibilidades de chamar os 100% dos classificados e até aumentar em 50% o número de vagas disponíveis (existe esta previsão), tendo em vista a carência de servidores aliada a projeção de mais de 10 mil com possibilidade de aposentadoria, afinal, o INSS e nem ninguém poderá prever a aprovação de outro concurso enquanto houver contingenciamento de gastos.

    ResponderExcluir
  73. Vamos procurar ter uma leitura positiva diante da crise econômica. Obviamente, com o corte de gastos, este concurso será prorrogado o máximo possível. Sabendo disto, o lado positivo é que provavelmente o órgão aproveite melhor os classificados do certame 2016, com grandes possibilidades de chamar os 100% dos classificados e até aumentar em 50% o número de vagas disponíveis (existe esta previsão), tendo em vista a carência de servidores aliada a projeção de mais de 10 mil com possibilidade de aposentadoria, afinal, o INSS e nem ninguém poderá prever a aprovação de outro concurso enquanto houver contingenciamento de gastos.

    ResponderExcluir
  74. muita gente esquece que tem um percentual, não basta detonar em previdenciario e esquecer o de conhecimento basico que são 50 se vc errar 30 ja era, vc ficaria com 20 descontando 30 ficaria com -10 ja ficaria fora, sem precisar analiar a de previdenciario. Que no caso precisa de 10 pontos no basico e 21 no previdenciario e 36 na soma das duas pra se classificar.

    ResponderExcluir
  75. Galera sou do Piauí, fiz para barreiras Bahia e estou com 76 líquidos. Enfim vi nos sites de rankings (olho na vaga, casa do concurseiro) Pessoas com 106, 100, 95 será verdade? e esses recursos, alguém poderia listar as questões passiveis? quero ter uma base se serei ou não beneficiado. Lembrando que minha prova é ALFA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que tenha sim duas, no máximo 3 pessoas com mais de 100 pontos líquidos pra essa gerência. Mas, calma colega! Seus 76 e meus 83 estão aí no bolo. Fiz pra cotas.

      Excluir
    2. Lembra dos recusos, depois disso, aí sim, nós pronunciaremos! Paciência é uma virtude!

      Excluir
  76. professor, no edital do inss no último anexo tem a quantidade máxima de candidatos aprovados no concurso, esse número é sem conciderar os 50 % a mais ??

    ResponderExcluir
  77. Fiz pra Barreiras e fiz 71 pontos líquidos.
    Espero pelo menos ficar entre as vagas reservas com os recursos.

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes