Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado

O item 9.7 do edital do concurso do INSS estabelece o seguinte:
"9.7 Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado nos termos do disposto no artigo 16, § 3º, do Decreto nº 6.944/2009."
Nesse mesmo sentido, determina o Decreto nº 6.944/2009:
"Art. 16. O órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público homologará e publicará no Diário Oficial da União a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com Anexo II deste Decreto, por ordem de classificação.
[...]
§ 3º Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados serão considerados reprovados nos termos deste artigo."
Mas o que significa "candidatos empatados"?

Na minha opinião, dois ou mais candidatos estão empatados quando obtêm a mesma NOTA FINAL. Ou seja, quando obtêm a mesma quantidade de pontos nas Provas.

E os critérios de desempate?

Ora, só se aplica critérios de desempate para quem está empatado. Na minha opinião, os critérios de desempate são usados apenas para ordenar a classificação entre candidatos empatados (candidatos com a mesma pontuação). Por exemplo, se dois candidatos estão empatados na quinta posição, usa-se os critérios de desempate para definir quem é o quinto e quem é o sexto colocado. Contudo, nos termos do Decreto 6.944/2009, esses critérios não podem ser usados para reprovar um candidato que obteve a mesma pontuação de outro que foi aprovado.

Entendo que a intenção do § 3º do art. 16 do Decreto 6.944/2009 é vedar a prática da injustiça: um candidato que obteve a mesma pontuação de um aprovado não pode ser considerado como reprovado.
Entender que o disposto no § 3º do art. 16 do Decreto 6.944/2009 só poderá ser aplicado depois da aplicação de todos os critério de desempate significa esvaziar a intenção da norma.

No concurso do INSS realizado em 2012, a FCC não respeitou a regra prevista no artigo 16, § 3º, do Decreto nº 6.944/2009. Vários candidatos que estavam empatados na última classificação não tiveram seus nomes publicados no DOU na lista dos aprovados. Eu orientei esses candidatos a recorrerem ao Judiciário. Quem ajuizou ação teve sucesso.

Fique ligado! Veja se o Cebraspe respeitou essa regra, estabelecida no edital e no Decreto nº 6.944/2009!

127 comentários:

  1. Professor,bom dia!!!! aquela proporcao de aprovados da tabela é em relacao ao numero total de vagas da gerencia executiva na qual concorremos? Numa Gex que tem 12 vagas e 9 sao ampla concorrencia, seriam 42 ou 35 aprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, vamos apoiar essa comissão:

      http://www.aprovadosinss2016.com.br/

      https://www.facebook.com/groups/aprovadosinss2016/

      OBJETIVOS DA COMISSÃO

      A) Ampliação do prazo de 1 ano para 2 anos;
      B) Autorização do aumento em 50% do número de vagas originais;
      C) Nomeação de TODOS os excedentes.

      Excluir
  2. Professor,bom dia!!!! aquela proporcao de aprovados da tabela é em relacao ao numero total de vagas da gerencia executiva na qual concorremos? Numa Gex que tem 12 vagas e 9 sao ampla concorrencia, seriam 42 ou 35 aprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que olhar no anexo do edital um exemplo uma gerencia executiva que tenha 5 vagas serão aprovados 22 pessoas

      Excluir
    2. MEU PALPITE E QUE OS APROVADOS DENTRO DO NUMERO DE VAGAS DO ANEXO SERÃO CHAMADOS EU TRABALHO NO DATAPREV BAHIA E TENHO UMA BASE SOBRE ISTO

      Excluir
    3. João.. tipo na gerencia ex de Porto Velho só tem 22 vagas para ampla concorrência.. vc acredita que pode ser chamado mais pessoas que foram aprovadas?

      Excluir
    4. Natalí, na Gex de Porto Velho-RO só tem 15 vagas para ampla concorrência, as demais são para negros e portadores de necessidade especiais.

      Excluir
    5. Então no caso podem ser chamados 48 aprovados?

      Excluir
    6. Natalí, não se entendi a pergunta, mas nesse caso seriam classificados 58 pessoas com chances de serem chamadas. As 22 primeiras pessoas já é certo que serão chamados.

      Excluir
    7. João MOURÃO, o gerente da APS do INSS, aqui da cidade que eu moro, também comentou isso com meu amigo. Espero que chamem mesmo. Obrigado por nos dar uma luz.

      Excluir
    8. Pessoal como as vagas foram distribuídas por gerencias executivas as chances aumentam e muito para que os excedentes sejam chamados vamos ter fé que tudo vai dar certo

      Excluir
    9. 12 Vagas seriam 42 ate essa posição de acordo com Anexo II

      Excluir
  3. Professor, em setembro o senhor também gravará curso preparatório para analista do INSS na Casa do Concurseiro??? Gostaria de adquirir o curso.Grata.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Hugo, sei que não adianta criar muitas expectativas, porém, qual a chance de nomearem um maior nº de pessoas para este concurso que ocorreu(2015)?? O senhor tem um palpite??
    Desde já agradeço por tudo.
    Você é muito importante para nós estudantes.

    ResponderExcluir
  5. prof.houve movimentação no processo do novo concurso INSS, então é possivel q ocorra uma autorização quem sabe em breve??/ meu sonho é o INSS.. não consegui focar outra área depois da prova.. amo previdenciario.. minha região tinha uns 6000 inscritos p 5 vagas.. deixei a desejar em assistencia social ... fui preparada p gabaritar previdenciario .mas as questões de assistencia me "quebraram".. não entrei muito na teoria.. fiz 85 pontos.. mas ainda tem tantos recursos.. tem q esperar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane não desanime tenha fé,pois este concurso foi realizado por gerencia serão nomeados todos aprovados pois a ger exec abrangem um numero grande de agencias,apesar de terem varias agencias prestes a serem inauguradas, e o INSS agora vai gerenciar também o BOLSA FAMÍLIA acredito que ate o final da prorrogação deste concurso todos aprovados serão nomeados meu palpite e esse sou diretor do DATAPREV Bahia

      Excluir
    2. João Mourão agradeço pelas palavras e peço a DEUS q seu palpite esteja certo..que ELE te ilumine e abençõe sempre.. e a nós, como vc disse, tenhamos fé.. amém..

      Excluir
    3. Você deveria ter pedido para anular essas questões por estarem extrapolando o conteúdo programático, e conhecimento exigido para o cargo de Técnico do Seguro Social. Conhece alguém que entrou com recurso para anular essas questões da 104 a 110?

      Excluir
    4. enviei recursos p anular as questões 104 a 110. Mas não acredito q irão anular tantas questões..

      Excluir
    5. Tbm fiz recurso para anulação das questões de 104 a 110, mas infelizmente não acredito que serão anuladas.

      Excluir
    6. Minha GEX diz que o total de pessoas aprovadas vão ser 30, sendo que são apenas 8 vagas, queria saber se no caso dos optantes pelas cotas PnP, o numero de aprovados será 20% desse total de 30?

      Excluir
    7. João Mourao,as vagas de uma Gerência executiva são distribuidas em ampla concorrênca,para negros e para deficiente físicos;o numero maximo de aprovados será para cada uma dessas distribuições ou para o número total de vagas da gerência?? E na sua opinião é possivel chamar quem não ficou dentro do limite se vinher a surgir mais vagas durante a validade do concurso?

      Excluir
  6. O próximo concurso do INSS sera praticamente para peritos médicos e analistas acredito que vão aproveitar bem este certame para nomear os técnicos, acreditem alunos que foi aprovado sera chamado olhem no anexo do edital o numero de aprovados por gerencia e terão uma base .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, João!! Suas palavras são como um bálsamo! Estou concorrendo para Feira de Santana e não penso em outra coisa desde q fiz essa prova. A ansiedade é grande e a concorrência é assustadora, mas minha fé é maior q tudo! Obrigada por nos dar um ânimo novo!!

      Excluir
    2. João suas palavras são animadoras, tomara que esteja certo, pois eu tenho esperança de ficar classificada, na minha gerencia 07 vagas acho serão 29 classificados, isso depende das notas de corte por enquanto tenho 93 pontos liquidos... Muita fé e esperança... a luta continua

      Excluir
    3. João suas palavras são animadoras, tomara que esteja certo, pois eu tenho esperança de ficar classificada, na minha gerencia 07 vagas acho serão 29 classificados, isso depende das notas de corte por enquanto tenho 93 pontos liquidos... Muita fé e esperança... a luta continua

      Excluir
  7. não acreditem muito nesses rankings extra oficiais,muita coisa vai mudar, tem gente por ai não sabe nem o que e nota liquida não estão descontado as erradas ta uma bagunça esperem o resultado final muita gente vai cair para traz a hora que virem seu resultados de verdade,apesar que serão anuladas questões trocas de gabaritos aguardem MUITA COISA VAI MUDAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei qual o plano de saúde os servidores do INSS tem?

      Excluir
    2. Também não acredito nesses gabaritos extrasof. Pois vi gente colocando q gabaritou.. Impossível alguem gabaritar essa fora.. com tantas questões erradas..

      Excluir
  8. joao, vc que tem experiência em concursos... Foz para Salvador e lá só será 1 vaga, vc acha que chamara até quantas pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhe no anexo do edital

      Excluir
    2. acredito que 5 ou mais dependendo das vacâncias que forem surgindo agencias novas etc...

      Excluir
  9. Professor, no site o qual o Sr. tem nos posicionado sobre um protocolo de solicitação de concurso público existe um protocolo de solicitação de ampliação no numero de vagas nesse concurso do INSS que está em andamento, sendo que a solicitação foi feita em 22/03/2016 e a última movimentação foi em 29/03/2016 conforme link a seguir:

    https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/documento/detalhes_documento.jsf ?protocolo=03000000830201609
    Protocolo:
    03000000830201609
    Data de Produção:
    22/03/2016
    Espécie:
    Processo
    Assunto:
    Pedidos, oferecimentos e informações diversas - AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS - CONCURSO DO INSS
    Identificação Nome
    DEPUTADA SIMONE MORGADO
    Data:
    29/03/2016 14:28:01
    Unidade:
    Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas II/DECDP-SEGRT/SEGRT/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    Operação:
    Conclusão do processo na unidade...

    No que será que isso vai dar ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Hugo Goes eu tinha postado dia 27/05 sobre o protocolo de solicitação de ampliação de vagas do Inss , pela deputada Simone Morgado, até pedi a opinião do professor sobre isso, ai ontem saiu uma notícia de que ela está pressionando sobre esse pedido... Isso renova as esperanças não é mesmo?

      Excluir
    2. Certo é que as vagas do edital são NADA perto da carência que o INSS tem de servidores. É impossível o Ministério do Planejamento negar a demanda e contribuir para um possível colapso do sistema previdenciário.

      Excluir
  10. tem pessoas que fizeram para juazeiro bahia pessoas com necessidades especiais

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Não entendi a reserva de vagas para afro e pne
    Em uma agência com 21 vagas reserva de 57
    14 ampla
    5 afro
    2 PNE
    Qual reserva para afro e pne?
    Seria assim:
    Ampla 14 mais 25 =39
    Afro 5 mais 7 = 12
    Pne 2 mais 4 = 6
    ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cespe não deixa claro se teremos 3 listas considerando afro, pne e geral baseada no anexo.

      Excluir
    2. ou será apenas uma, agora se for assim teremos 3 primeiros colocados??!!!

      Excluir
  13. Galera vamos esperar o resultado muita coisa vai mudar eu creio que a banca irá mudar o gabarito preliminar pois ela considerou como certo questão que é errada indo contra a lei.Fé e esperança acima de tudo eu estou cheia de fé e esperança em nosso Grandioso Jesus Cristo. Um abraço galera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos esperar mesmo! Vai dar certo em nome de Jesus!

      Excluir
  14. Galera vamos esperar o resultado muita coisa vai mudar eu creio que a banca irá mudar o gabarito preliminar pois ela considerou como certo questão que é errada indo contra a lei.Fé e esperança acima de tudo eu estou cheia de fé e esperança em nosso Grandioso Jesus Cristo. Um abraço galera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ziza Diniz, vamos ter Fé no nosso Senhor Jesus Cristo que vai dar Tudo Certo.

      Excluir
  15. fale-nos a respeito do item 6.1.10 O candidato disporá, a partir da data de divulgação da relação citada no subitem anterior, das 9
    horas do primeiro dia às 18 horas do segundo dia, ininterruptamente, para alterar a opção para concorrer
    às vagas reservadas aos negros, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015

    ResponderExcluir
  16. Tbm acredito que eles vão aproveitar bem esse concurso. Vão chamar bem mais pessoas do que o numero previsto das vagas. Portanto, se vc ficou classificado é só ter fé que será chamado.

    ResponderExcluir
  17. Professor, em setembro o senhor também gravará curso preparatório para analista do INSS na Casa do Concurseiro??? Gostaria de adquirir o curso.Grata.

    ResponderExcluir
  18. Não vejo a hora de sair o resultado dos recursos... no concurso do DPU/2016 teve 5 questões anuladas pela Cespe, nesse do inss eu entrei com 14 e outras milhares de pessoas tb entraram, vamos esperar mais um pouco pra ver no q vai dar.

    ResponderExcluir
  19. Não vejo a hora de sair o resultado dos recursos... no concurso do DPU/2016 teve 5 questões anuladas pela Cespe, nesse do inss eu entrei com 14 e outras milhares de pessoas tb entraram, vamos esperar mais um pouco pra ver no q vai dar.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Mestre Hugo, sei que não adianta criar muitas expectativas, porém, qual a chance de nomearem um maior nº de pessoas para este concurso que ocorreu(2015-16)?? O senhor tem um palpite??
    Desde já agradeço por tudo.
    Você é muito importante para nós estudantes.

    ResponderExcluir
  22. Acredito no pessoal dependendo da gerencia quem fez realmente 75 pontos líquidos para cima ou ate um pouco menos tem que ter esperança que tem grande chance de ser chamado na validade do concurso claro lembrando os alunos que as notas cairão apos o resultado definitivo, acredito que apos o resultado terá uma paridade maior

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. tomara q não seja anulada nenhuma questão..só a 73 do caderno alga e mais nenhuma..

    ResponderExcluir
  25. tomara q não seja anulada nenhuma questão..só a 73 do caderno alga e mais nenhuma..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. Quem fez pra GEX Santo Antonio de Jesus, qual a preferência de vocês ?

    ResponderExcluir
  27. Pessoal o que acham desses rankins que estão rolando em alguns sites?

    ResponderExcluir
  28. Pessoal o que acham desses rankins que estão rolando em alguns sites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao,
      Nao acredito muito nesses rankins online.
      Veja, tambem estou bastante ansioso com o resultado e agente acaba sendo seduzido por esses sites de rankins, rs. Contudo, nao sao confiaveis. Exemplo: observe que no site "de olho na vaga", em tres gerencias executivas de pernambuco, os dois primeiros colocados estao com 108 e 102 pontos. Ora, é muito improvavel que em 3 listas, a de Recife, Caruaru e Petrolina, os primeiros estejam com exatamente 108 e 102, nao acha?

      Excluir
  29. Galera não vamos sofrer antes do resultado final fiquei com 60 líquidos para Gex de Montes Claros e estou confiante na aprovação.Fé em Deus tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc acha que a nota de corte aí em moc vai ser de quantos pontos,manoel?
      Sou de januária, estou em sp e até agora estou com 67 mas posso chegar até 85, se os recursos forem aceitos.agora é fé. Abraços.

      Excluir
  30. Professor por favor volte a postar questões. Fiz apenas 67 líquido. Já estou pensando no próximo concurso, mesmo que ainda demore 2 ou 3 anos.

    ResponderExcluir
  31. Fiz 81 pontos líquidos. Acredito que não consiga também.Gerência Executiva de Fortaleza-CE, 12 vagas. Deveria ter feito pelo menos 100 para ter alguma chance. Continuar estudando.

    ResponderExcluir
  32. Francisco, vc tem recursos pendentes??? Dependendo da sua resposta, vc pode subir bastente esta pontuação. NÃO CONFIEM NESTES SITES DE RANKING, eles podem postar a nota que quiserem. Em um panorama bem simples quem está com 110 pode até ficar com 90.

    ResponderExcluir
  33. Gente, com quantos pontos líquidos eu posso ser aprovada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha so tendo em vista que a cesp deu essa prova de "brinde"em relacao as anteriores para quem estudou acredito q a maior nota liquida serar 110.

      Excluir
  34. Galera eu fiz 90 pontos liquidos, mas tenho alguns recursos ... minha nota no gabarito dos professores foi 100 pontos, também estou muito ansioso por essa nota final. O professor hugo me respondeu hoje no face que acredita que os recursos que ele redigiu serão deferidos... Espero pelo menos 96 pontos. Acho que com 96 da pra ficar entre os 15...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar bem falando de uma Gex de Capital, super concorrida porque acredito que sua nota em interior passa com tranquilidade. 😊

      Excluir
    2. 11 mil inscritos e 7 vagas

      Excluir
  35. Ola
    Tem alguém Maraba. ...
    Fiz GEX Maraba
    Fiz 101_ 19 erros
    Totalizando liquido 82 pontos sera q da pra passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz 96 líquidos pra Marabá e fiquei em último do CR acho muito iprovável de eu ser chamado, porém haja o que hajar srsrsrsr vou continuar estudando, se eu não parar conseguirei facin facin.....

      Excluir
  36. Alguém da gex de Araraquara ?

    ResponderExcluir
  37. Alguém da gex de Araraquara ?

    ResponderExcluir
  38. Acredito que a opção de ter feito esse concurso por GEX e não por APS como nos anteriores, seja justamente para que tenha maior flexibilidade na nomeação de candidatos para agências que nem aparecem no quadro de vagas desse edital, dentro das GEX... o que acham?

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Pessoal, alguém fez pra Criciúma-SC?
    Minha pontuação líquida foi 86, será que com essa pontuação posso ter esperanças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero uma boa pontuação e com 85 pontos que fiz estou cheia de esperanças... vamos torcer

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Que bom. Obrigada, vamos ficar na torcida.

      Excluir
    4. Que bom. Obrigada, vamos ficar na torcida.

      Excluir
  41. 96 líquidos, Joinville-SC.Estou confiante, principalmente quanto a alterações e anulações de alguns gabaritos absurdos... chega dia 20...

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, pessoal eu fiz 40 pontos, consultando o resultado oficial estou classificado,como ampla concorrência. Será que tenho chance?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, pessoal eu fiz 40 pontos, consultando o resultado oficial estou classificado,como ampla concorrência. Será que tenho chance?

    ResponderExcluir
  45. Bom dia, pessoal eu fiz 40 pontos, consultando o resultado oficial estou classificado,como ampla concorrência. Será que tenho chance?

    ResponderExcluir
  46. O vida confusa...to nomeada, num to nomeada...a cada noticia o gráfico se mexe. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  47. Fiz 98 para Salvador-Ba será que tenho chances?

    ResponderExcluir
  48. Olá Hugo, tenho uma dúvida, em relação a esse resultado final com a classificação de cada candidato significa dizer que somente essas pessoas forão aprovas no concurso e podem ser nomeadas ?

    Por que fui aprovado com 72 pontos e meu nome não saiu nesse resultado com a classificação, dessa mesma forma aconteceu comigo no concurso de 2012, por causa disso Hugo devo impetrar processo no judiciário para garantir meus direitos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprovado é quem faz a nota mínima. Essa lista contempla os aprovados dentro do números de vagas previsto em anexo, para cada GEX. Dentre esse número sairão os nomeados. Ou seja, além do número de vagas, só serão chamados candidatos dessa lista e se ocorrerem vagas adicionais.

      Excluir
    2. Renan, quer dizer que a lista do anexo 13 são das pessoas que estão classificadas dentro do número de vagas e com certeza serão nomeadas?

      Então caso haja o adicional de 50% das vagas, será elaborada uma nova lista de classificação daqueles que foram aprovados ( acima de 36)para que sejam chamados como excedentes?

      Excluir
    3. Adir, os nomes da lista são os que podem ser chamados mas, não necessariamente serão todos convocados, pois, vai depender do número de vagas. Ex.: uma gerência possui 2 vagas e na lista do edital têm 5 nomes. Neste caso, só os dois primeiros serão nomeados (pois só há 2 vagas), restando aos outros 3 da lista torcer/rezar/orar para que vagas excedentes sejam criadas e aprovadas para mais nomeações ocorrerem. Neste caso, podem chamar mais 1, 2 ou os 3 da lista. Estou nessa situação, haja coração!Espero ter sido clara e me corrijam, caso esteja errada.

      Excluir
  49. Bom dia professor Hugo Goes, não fui considerado PARDO pela Banca, apesar de ser. E meu nome não se encontra na lista geral de aprovados, apesar de ter feito a mesma pontuação do 26º(95 pontos). A GEX é a de Itabuna-Ba. São 9 vagas x Nº máximo de aprovados: 35. Tenho dúvida se fui excluído devido ao critério de desempate, ou porque não fui considerado PARDO. Rogo por uma orientação do senhor sobre como devo proceder. Se pudesse dizer seu e-mail, ficaria grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cespe tinha divulgado que quem não desistisse de participar das vagas reservadas a negros/pardos e não fosse considerado em tal condição, seria eliminado do concurso, ou seja, não ficaria listado. Parece ser o seu caso. Porém, vi relatos e me incluo nessa situação, de ter empatado com o último colocado e meu nome não constar lá. Mas basicamente eu diria que você foi eliminado já que não foi considerado pardo. Seria tipo uma punição que eles impuseram.

      Excluir
    2. Olá Dii, eu devo ter sido eliminado justamente por não ter sido considerado pardo. Será que teria como recorrer à Justiça ?

      Excluir
    3. cara, eu sempre parto do princípio de que se você se sente injustiçado, o único meio possível de fazer isso é recorrendo ao judiciário. Agora não sei qual a forma correta de fazer isso, creio que seja por mandado de segurança. Se ninguém aqui te der uma resposta mais incisiva, procure uma defensoria pública, um advogado ou vá até um juizado de pequenas causas e procure informações a respeito. Penso que devemos buscar nossos direitos independentemente do que os outros acham

      Excluir
  50. Só serão chamados os candidatos que estão na lista de classificação do edital 13?
    Será que havendo a autorização de 50$ das vagas eles podem chamar outras pessoas com boa pontuação, mas que não entraram nessa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhe respondi mais acima...dá uma olhada.

      Excluir
  51. Amigos e amigas, por ocasião da divulgação dos aprovados o Cespe considerou, (a meu ver erroneamente),a quantidade de aprovados considerando o somatório das vagas da gerência e não a quantidade por cada categoria. Issso provocou diversas dissiparidades e seguramente provocará inúmeras acões judiciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Exemplificando na gex fortaleza o somatório vagas é 12. Assim distribuídas, 9 ampla, 2 cota e 1 pne.O decreto 6944 na quantidade 12 vagas traz 42 classificados..se o cespe houvesse distribuído por categorias a quantidade de homologados seria diferente.Seria 1 pne 1 classificados; 2 cotas 9 classificados e 9 ampla 35 classificados. Isso pegando as quantidades do próprio dec 6944.Porém foram homologados 31 da ampla (e não 35, 4 prejudicados), 3 homologados como pne(e não 5,2 prejudicados) e 8 homologados na cota (e nao 9 , 1 prejudicado). Escolhendo essa interpretação o cespe provocou essa problemática.Uma vaga de pne homóloga 3 pessoas e duas de cota homóloga 8. Não é sequer proporcional. Brincadeira.

      Excluir
    3. Onde se lê 1 pne 1 classificados, "leia-se 5 classificados".

      Excluir
  52. Após homologação do resultado final, há prazo para as nomeações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, as nomeações dependem de autorização do MPOG.O prazo de validade desse concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.Antes do concurso havia previsão de as nomeações começarem em agosto. Tudo dependerá da vontade política e da conjuntura econômica.

      Excluir
    2. O Inss deve pedir autorização ao mpog, esse aval é publicado no DOU.

      Excluir
  53. Eu trabalhei 22 anos no comércio e perdi meu emprego em 2014, um amigo meu que se tornou cocurseiro em janeiro de 2016 me mandou uma foto do telegrama da nomeação dele num concurso que ele havia passado e me insentivou a iniciar meus estudos para um concurso, então fiz minha inscrição no concurso do INSS e iniciei meus estudos em fevereiro, desempregada, passei dia e madrugadas resolvendo questões e optei por não comprar apostilas, imprimi as leis , lia e resolvia questões na internet. Nao passei mas fiquei muito perto, pra quem começou agora e estudou sozinha faltou 2 questões para estar entre os classificados. Errei 6 em previdendiário e 3 delas foi porque eu arrisquei a responder as questões do LOAS confiando na única leitura que fiz sobre essa lei. Errei questões muito bestas daquelas de que tão besta você acha que é uma pegadinha. Mas embora tenha por um momento me sentido frustrada, agora é possível com mais clareza perceber o quando tenho chances se me dedicar a partir de agora nas matérias que não me dediquei tanto. Parabéns aos que conseguiram.

    ResponderExcluir
  54. Fiquei empatado em pontos na última colocação e meu nome não aparece no DOU.
    Tem algum procedimento adm ou só indo pra justiça?

    ResponderExcluir
  55. Eu trabalhei 22 anos no comércio e perdi meu emprego em 2014, um amigo meu que se tornou cocurseiro em janeiro de 2016 me mandou uma foto do telegrama da nomeação dele num concurso que ele havia passado e me insentivou a iniciar meus estudos para um concurso, então fiz minha inscrição no concurso do INSS e iniciei meus estudos em fevereiro, desempregada, passei dia e madrugadas resolvendo questões e optei por não comprar apostilas, imprimi as leis , lia e resolvia questões na internet. Nao passei mas fiquei muito perto, pra quem começou agora e estudou sozinha faltou 2 questões para estar entre os classificados. Errei 6 em previdendiário e 3 delas foi porque eu arrisquei a responder as questões do LOAS confiando na única leitura que fiz sobre essa lei. Errei questões muito bestas daquelas de que tão besta você acha que é uma pegadinha. Mas embora tenha por um momento me sentido frustrada, agora é possível com mais clareza perceber o quando tenho chances se me dedicar a partir de agora nas matérias que não me dediquei tanto. Parabéns aos que conseguiram.

    ResponderExcluir
  56. no final do edital tem o decreto que diz que pode ficar até 29 pessoas na lista de espera para a localidade que tem 7 vagas(ampla concorrência). Porque São Paulo zona sul técnico ficaram somente 28 candidatos na lista de espera se o correto seria 29?

    ResponderExcluir
  57. BOA TARDE PROFESSOR HUGO! CONCORRI COMO PNE PARA ANÁPOLIS/GO E PASSEI NA PRIMEIRA PERICIA MEDICA E AGORA QUANDO SAIU O RESULTADO FINAL NÃO CLASSIFIQUEI, EMBORA VI QUE TEVE UMA PESSOA QUE CLASSIFICOU COM A MESMA NOTA MINHA QUE FOI 58, GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER POIS O QUE EXPLICA SE A PESSOA É PNE E EU TAMBÉM E A MEDIA FOI A MESMA? PORQUE NÃO APARECI NA LISTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No critério de desempate ela ficou na sua frente ( por isso ela classificou)...o edital explica quais são os critérios.

      Excluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, pessoal.
    Estou com uma dúvida, inclusive já acionei a banca Cesse por email, pois todos nós temos o direito de saber sua classificação. Ou seja, neste concurso a lista nominal de classificados por ordem alfabética não foi divulgada.
    Em 2008 pode-se consultar o site da banca o link: "Lista Nominal de Classificados". Neste link pode ser visualizado a classificação geral de todos que não foram reprovados, por gerência e cidade.
    Acredito que saber qual a classificação real de todos que obtiveram aprovação, além dos homologados, é muito importante, e todos devem ter acesso a esta informação que pode servir como um termômetro para uma auto-avaliação.
    Eu já cobrei ao Cespe esta lista. Espero que vcs também façam o mesmo. Cobrem seus direitos. Direito à informação!!

    ResponderExcluir
  60. Contatei o cespe ontem. Não me responderam sobre o decreto, só me enviaram isso sobre a questão dos empatados na última colocação. Respondi, mais uma vez citando o item 9.7 do edital, e aguardo um retorno deles:

    Prezado (a) Senhor (a),



    Esclarecemos que para a classificação dos candidatos, são respeitados os quantitativos previstos no quadro do Anexo V e todos os critérios de desempate de nota previstos no EDITAL Nº 1 – INSS, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015.



    Edital de abertura:



    “9.2 Os candidatos serão listados em ordem de classificação por cargo/gerência-executiva, de acordo com os valores decrescentes da nota final no concurso, observados os critérios de desempate deste edital.

    [...]

    9.5 O edital de resultado final no concurso público contemplará a relação dos candidatos aprovados, ordenados por classificação, dentro dos quantitativos previstos no quadro do Anexo V deste edital, de acordo com o Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009.”







    Caso necessite responder esta mensagem, por favor, mantenha as mensagens anteriormente enviadas.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  61. Quem foi aprovado com 50 pontos tem chance?

    ResponderExcluir
  62. Quem foi aprovado com 50 pontos tem chance?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite prof.Hugo, fiquei entre os 380 classificados pne para Salvador. Todos os candidatos que estão na lista do edital12 têm chance de serem chamados?

    ResponderExcluir
  64. Concurso homologado. Administrativamente não há mais o que ser feito. Aos que se acharem prejudicados, seja por não constar na lista, mesmo havendo empatado com o último homologado, ou qualquer outro motivo justo, o único caminho que resta é o judicial.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite prof.Hugo, fiquei entre os 380 classificados pne para Salvador. Todos os candidatos que estão na lista do edital12 têm chance de serem chamados?

    ResponderExcluir
  66. Prof. Hugo fiquei na nona ( 9 ) posição para Salvador-Ba será que serei chamada já que só havia 5 vagas, estou muito ansiosa me ajude. Obrigada.

    ResponderExcluir
  67. pessoal, só tem chance de ser chamado quem está listado na classificação final. não adianta ficae sonhando com nomeação se você se quer conseguiu ficar entre os excedentes estabelecidos pelo decreto.
    eu fiz 90 pontos e não estou entre os excedentes da minha GEX. Tem gente que fez 60 pontos e fica perguntando se tem chance. quem não está na list final tem chance de recomeçar e se dedicar para o próximo.
    Deus abençoe aos aprovados. Que sejam ótimos servidores.

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes