Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Concurso do INSS: PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO DECLARADA PARA CONCORRER ÀS VAGAS RESERVADAS AOS CANDIDATOS NEGROS

EDITAL Nº 7 – INSS, DE 20 DE JUNHO DE 2016 

5.1 Os candidatos que se autodeclararam negros serão submetidos a um procedimento de verificação de condição declarada para concorrer às vagas reservadas a que se refere o item 6 do Edital nº 1 – INSS, de 22 de dezembro de 2015.

5.2 Para a verificação, o candidato que se autodeclarou negro deverá acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, das 9 horas do dia 23 de junho de 2016 às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de junho de 2016, e:
a) preencher a declaração de que deseja continuar concorrendo como candidato negro;
b) imprimir e assinar a declaração mencionada na alínea “a” deste subitem;
c) enviar, por meio de link específico, a declaração completamente preenchida de que tratam as alíneas “a” e “b” deste subitem, devidamente assinada;
d) enviar, por meio de link específico, fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar descobertos.

5.2.1 A fotografia a que se refere à alínea “d” do subitem 5.2 deste edital deverá ser datada de, no máximo, 30 dias anteriores à data de publicação deste edital.

5.2.2 O candidato que desistir de concorrer às vagas reservadas aos negros a que se refere o item 6 do Edital nº 1 – INSS, de 22 de dezembro de 2015, deverá se abster de enviar a declaração preenchida mencionada nas alíneas “a” e “b” do subitem 5.2 deste edital, bem como a fotografia mencionada na alínea “d” do mesmo subitem.

5.2.2.1 O não recebimento da declaração preenchida ou da fotografia mencionados no subitem 5.2 deste edital, por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados
acarretará a perda do direito de concorrer às vagas reservadas aos negros.

5.3 A avaliação da banca especialmente designada para constatar a condição de candidato negro considerará os seguintes aspectos:
a) declaração completamente preenchida, assinada e enviada pelo candidato;
b) fenótipo apresentado pelo candidato a partir da análise da fotografia enviada;
c) informações existentes, fornecidas ou não pelo próprio candidato, que auxiliem a análise acerca da condição do candidato como pessoa negra (preta ou parda).

5.4 O candidato não concorrerá na condição de pessoa negra (preta ou parda) quando:
a) desistir de concorrer na condição de pessoa negra abstendo-se de cumprir os procedimentos estabelecidos no subitem 5.2 deste edital;
b) for constatado, por unanimidade entre os integrantes da banca, que o candidato não atende aos quesitos cor ou raça utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

5.5 O candidato que se enquadrar na situação da alínea “b” do subitem 5.4 deste edital será eliminado do concurso, conforme previsto no art. 2º, parágrafo único, da Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e no subitem 6.1.5.1 do Edital nº 1 – INSS, de 22 de dezembro de 2015.

5.6 O candidato que não cumprir com os procedimentos estabelecidos no subitem 5.2 deste edital ou que desistir de concorrer na condição de pessoa negra, caso possua nota para tanto, passará a figurar apenas na listagem de ampla concorrência.

5.6.1 Será eliminado do concurso o candidato de que trata o subitem 5.6 deste edital que não possua nota para figurar na listagem de ampla concorrência.

5.7 Na hipótese de a banca constatar falsidade na declaração feita pelo candidato, poderá ser enviada a documentação à Polícia Federal para apuração da existência ou não de crime, nos termos da legislação penal vigente.

5.8 O não enquadramento do candidato na condição de pessoa negra não se configura em ato discriminatório de qualquer natureza, representando, tão somente, que o candidato não se enquadrou nos quesitos cor ou raça utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que definem a raça negra.

5.9 A banca a que se refere o subitem 5.3 será composta por membros do Cebraspe. 

5.10 A avaliação da banca específica quanto ao enquadramento, ou não, do candidato na condição de pessoa negra, terá validade apenas para este concurso.

5.11 A decisão da banca específica quanto à permanência do candidato no concurso concorrendo às vagas reservadas, a ser divulgada na forma do subitem 6.3 deste edital, não garante que o candidato permaneça no concurso posteriormente, caso constatada a falsidade em sua declaração.

284 comentários:

  1. 5.2.1 A fotografia a que se refere à alínea “d” do subitem 5.2 deste edital deverá ser datada de, no máximo, 30 dias anteriores à data de publicação deste edital.??????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao entendi esse tópico professor?

      Excluir
    2. Janotsilva você já fez esse procedimento alguma vez?

      Excluir
    3. Significa que a foto tem que ser recente.

      Excluir
    4. Não entendi tbm, professor ajuda!!!

      Excluir
    5. Procure um estúdio fotográfico. Lá eles têm essa placa com a data. Lá em Cruzeta, a gente procura um retratista. Ele também tem essa placa com a data.

      Excluir
    6. Oi Hugo, boa noite!
      A minha dúvida é a seguinte:

      Se tem 7 vagas destinadas para candidatos negros o número de aprovados é 29 conforme o Anexo V do edital???

      Por favor, esclareça essa dúvida.

      Obrigado!

      Excluir
    7. Hugo Goes, seria aquela data que configura na máquina para sair na foto??

      Excluir
    8. Não poderia ser uma placa manuscrita, com a data na folha de papel de ofício?

      Excluir
    9. Sou do RJ e não achei um fotógrafo que tirasse fotografia com placa de data, isso ainda existe?

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Pessoal, alguém sabe me informar qual seria mais ou menos o tamanho da foto e placa???

      Excluir
    12. Prof todos estão com as mesmas dúvidas! não pode ser uma placa manuscrita em papel de ofício? e essa questão que são 8 a cota p/ negros, pq esse volume de aprovados? obg desde já!

      Excluir
    13. Pessoal a placa pode ser manuscrita em papel oficio. Eles abrirão prazo para recurso quando sair o resultado provisório dia 15/07/16. Segue o email que eles me reportaram:

      Prezado (a) Senhor (a),

      A interpretação do edital, no que diz respeito a esta fase, bem como documentos e procedimentos exigidos para tal, é de responsabilidade do candidato por também fazer parte do processo seletivo/concurso.

      Ressalta-se que o candidato deverá seguir as instruções conforme edital e aguardar o parecer da banca de avaliação, pois somente esta tem autonomia de verificar se o candidato cumpriu o que está sendo solicitado em edital.

      Excluir
    14. 5.2.1 A fotografia a que se refere à alínea “d” do subitem 5.2 deste edital deverá ser datada de, no máximo, 30 dias anteriores à data de publicação deste edital. nÃO INDENDI..AFINAL A DATA QUE TERÁ NA FOTO TEM QUE SER A DATA DO DIA QUE TIROU A FOTO OU A DATA 30 DIAS ANTES A PUBLICAÇÃO DO EDITAL???Alguém que interpretou certo esse item pode decifrá-lo pra mim?

      Excluir
    15. 30 dias anteriores à data de publicação deste edital, ou seja, o edital foi publicado em 20/06/2016, você poderá enviar a foto com a placa com a data a partir de 20/05/2016. Ficou Claro?

      Excluir
    16. Fui à loja Fotográfica e eles disseram que não usam mais essa placa há muitos anos. Disse que atualmente usam a data inserida digitalmente. E eles também perguntaram qual era o tamanho da foto... eu disse que não constava do edital e acabou que eu voltei sem foto pra casa.

      Excluir
  2. Olha um artigo bem legal , que fala sobre as diferenças de pessoas brancas,pardas e negras.
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200013

    ResponderExcluir
  3. aff, não estou entendendo é nada

    ResponderExcluir
  4. exemplo: se 2 vagas é destinada para candidatos negros o numero de aprovados é 9, é isso?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb estou com essa dúvida? :-/

      E se o número de vagas destinado para candidatos negros pode aumentar...

      Excluir
    2. Essa seria a melhor interpretação para adequar o Decreto à lei... Mas o Edital dispõe que as vagas dos negros e deficientes que não se classificarem serão ocupadas pelos classificados da lista geral. Ou seja, total de vagas 19, pelo decreto serão classificados 54, caso nenhum negro ou deficiente fique entre os 54, as vagas que seriam a eles destinadas serão repassadas para quem ficou entre os 54. Entendo que não estão respeitando a lei e, portanto, seria prudente uma denúncia ao MPF.

      Excluir
  5. fiz pra G ex de Teresina optei pelo sistema d cotas, fiz 78 pontos mas depois do sobe e desce fiquei somente com 71 pontos e agora estou na posição 19 entre os cotistas. Sendo que só tem duas vagas vcs acham q eh melhor partir pra outro, logo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc sabe sua posição entre os cotistas?

      Excluir
    2. Como vc sabe dessa informação brother, no caso o tua posição? se a banca só lançou a pontuação?

      Excluir
    3. porque de acordo com a pontuação eu estou na posição de número 19. Só 18 pessoas optantes pelo sistema de cotas obtiveram pontuação maior que a minha

      Excluir
    4. já era francisco, aproveita o embalo e parte pra outra.

      Excluir
    5. Eu já fui o inverso, Francisco. Tinha 75 e fui para 78 pontos. Mas minha Gex é São Luis, e estou empatado mais ou menos na posição 140°, concorrência absurda aqui no MA.

      Excluir
    6. Nem existe vagas pra Teresina nesse concurso .

      Excluir
    7. é por que tem um site na net que organiza os resultados gente eu tambem sei a minha colocação

      Excluir
  6. https://www.facebook.com/groups/1025440490880142/
    Grupo destinado a discutir e criar comissão representante dos aprovados no concurso do INSS-2016, em especial destinado aos excedentes. Pessoal, acompanhei o concurso do INSS 2012, o diferencial foi a comissão formada pelos excedentes, vários professores ajudaram na divulgação e os próprios membros. Arrecadaram dinheiro - quantias irrisórias de cada membro - e formaram comissões para ter reuniões em Brasília com o Ministro da Previdencia. Vamos divulgar!

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/groups/1025440490880142/
    Grupo destinado a discutir e criar comissão representante dos aprovados no concurso do INSS-2016, em especial destinado aos excedentes. Pessoal, acompanhei o concurso do INSS 2012, o diferencial foi a comissão formada pelos excedentes, vários professores ajudaram na divulgação e os próprios membros. Arrecadaram dinheiro - quantias irrisórias de cada membro - e formaram comissões para ter reuniões em Brasília com o Ministro da Previdencia. Vamos divulgar!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço mto ao prof° Hugo Goes pela excelência desse blog!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. É uma obrigatoriedade a foto ser tirada com essa placa ? Não pode ser somente com a data na foto ?

    ResponderExcluir
  11. SE estao pedindo a placa, procura um lugar que tenha essa placa e pronto!! Vai correr o risco de perder sua vaga por conta disso!

    ResponderExcluir
  12. Mais a placa tem que ser com data do dia que eu tirar ex 21/06/2016 ou 30 dias anteriores ao edital ?????

    ResponderExcluir
  13. rapaz, esse negócio está uma loucura...30 dias antes do edital? Isso quer dizer que eu vou ter que voltar no tempo e tirar essa foto? kkk de boa, eu não entendi nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Tbm não entendi nada, até levei um susto quando li(30 dias antes da publicação deste edital), pensei que estava no edital de abertura e eu não tinha visto...

      Excluir
    2. Gente 30 dias anteriores à publicação do edital que dizer que a foto não pode ter sido tirada a mais de 30 dias da publicação do edital. Ou seja se o edital foi lançado em 20/06/16 a foto tem que ter sido tirada a partir de 20/05/16 até o dia em que a foto for enviada

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Professor Hugo ?? Alguém ?? Resolve esse mistério ai ?? a placa tem que ser com data do dia que eu tirar ex 21/06/2016 ou 30 dias anteriores ao edital ?????

    ResponderExcluir
  15. Professor, no que se refere a alínea "C"do item 5.3 sobre os aspectos utilizados pela banca para a avaliação, poderá ser enviado outros documentos que comprovem a cor além da declaração assinada e a fotografia?

    ResponderExcluir
  16. Alguém tem um link com foto que foi enviada para cespe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria um exemplo dessa foto 😱

      Excluir
    2. Também queria um exemplo dessa foto 😱

      Excluir
  17. Na foto pode ser com camisa de manga ou tem que mostrar o braço todo?

    ResponderExcluir
  18. Simples interpretação do edital, a foto deverá ser datada de, no máximo, 30 dias anteriores à data de publicação deste edital, ou seja, a foto não poderá ser em data anterior ao dia 21/05/2016. Dessa forma só pode ser utilizado foto tiradas após a data de 21/05.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Edital dito seria o que irá te oferecer o link para enviar a foto.

      Excluir
  19. Tambem não entendi o lance de mostrar o braco, devo tirar foto com camiseta?

    ResponderExcluir
  20. Professor hugo, se a pessoa não fizer nada disso fica apenas na ampla concorrência, certo?

    ResponderExcluir
  21. Pessoal é Simples : imprime na lan house uma folha sulfit com a data, recorta, tira a foto e envia.
    ou vai no lugar que tira foo de documentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo recorta, cola na camisa na altura do peito e tira a foto.

      Excluir
    2. Eu digo recorta, cola na camisa na altura do peito e tira a foto.

      Excluir
  22. Acho que não pode ser mais de 30 dias antes do edital mas pode ser depois do edital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a melhor resposta Tatiana, I love you!!

      Excluir
  23. As dúvidas têm quer ser direcionadas para o cespe. Quem sabe eles lançam um nota de esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já entrei em contato a cespe, eles responderam que a responsabilidade de interpretação do edital é do candidato

      Excluir
    2. já entrei em contato a cespe, eles responderam que a responsabilidade de interpretação do edital é do candidato

      Excluir
  24. Por isso, que eu te amo "com todo respeito, é claro", parece que lê meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  25. Professor, o senhor pode explicar este item: "9.5.2 Na hipótese de não haver número de candidatos negros aprovados até a classificação estipulada de
    acordo com as indicações do quadro do Anexo V deste edital, serão contemplados os candidatos da
    listagem geral em número correspondente, observada rigorosamente a ordem de classificação e o limite de
    candidatos definido pelo Decreto nº 6.944/2009."

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Hugo, não basta ser negro, tem que provar!! Partiu tirar fotinhas com placa igual de detento...Normal vamos lá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura. Não entendi qual a real data dessa foto, seria a data em que eu tirar (exemplo hoje) ou outra data?

      Grata

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É a data que você tirar a foto

      Excluir
  28. Qt a data galerinha, tenham em mente que eles querem fotos recentes, e lendo fica claro que tem que ser tirada, no máximo, até 30 dias antes desse edital, ou seja, se vc já tinha uma foto nesse molde, pode usar desde que seja datada de no maximo 21/05/2016. Agora está claro que poucas, se é que tem, pessoas com essa foto.

    Minha dúvida é qt a posição da placa rs

    ResponderExcluir
  29. Essa placa não pode ser manuscrita, exemplo eu pegar uma folha de papel e escrever a data?

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, me tirem uma dúvida: Minha nota final foi de 59,00. Será que vale a pena comparecer a verificação de condição de negro ou pardo ? Lembrando que muitos candidatos ficaram com notas acima de 90 para a minha Ger. EX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alvaro, enquanto puder lutar, lute!Esqueça o que as pessoas pensam, é seu Resultado e não dos demais.
      Abraço, fica com Deus.

      Excluir
  31. A minha dúvida é a mesma da Elaine...... serei prejudicada se eu mesma fizer essa placa manuscrita?Com uma folha A4? Por favor prof Hugo Goes,nos esclareça,pois a data se aproxima.... Aqui onde moro no Pará não tem essa placa,nem mesmo um"retratista"rs!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai numa gráfica e manda fazer simples assim

      Excluir
    2. Vai numa gráfica e manda fazer simples assim

      Excluir
    3. Não é tão simples assim... Fui à loja Fotográfica e eles disseram que não usam mais essa placa há muitos anos. Disse que atualmente usam a data inserida digitalmente. E eles também perguntaram qual era o tamanho da foto... eu disse que não constava do edital e acabou que eu voltei sem foto pra casa.

      Excluir
  32. enviei a mesma pergunta no site da CESPE,quando tiver uma resposta eu conto à vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também enviei um e mail pra Cespe para tirar essa dúvida.

      Excluir
  33. Pessoal, claro que o cespe não vai aceitar uma placa colocada pela própria pessoa. Pode pensar que é maracutáia. Quem tirou uma boa nota e arriscar perder a vaga por preguiça de ir em outra cidade pra tirar a foto, é no minimo a pessoa mais sem noção do mundo. Na duvida, vá procurar uma cidade que tire a foto com a placa. A não ser que a pessoa tirou uma nota muito baixa e pra ela tanto faz tirar a foto ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não faço ideia de qual seria a placa. São essas da imagem que vi no google?
      https://www.myheritageimages.com/C/storage/site127561531/files/50/73/92/507392_432368a148rhe4a2501fed.jpg


      http://i41.photobucket.com/albums/e260/LuizRos/Geral/Tati3x4eCaricatura.jpg

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fábio, eles não podem, de forma alguma, deduzir que foi maracutaia. O edital diz que :

      "fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar descobertos."

      Basicamente, se você mesmo tirar a foto, com uma placa com data, mostrando tronco e braços, não há motivo para indeferimento (se constatado a condição). O edital não específica como deve ser a placa e nem exige que seja feita em um "estúdio". Ademais, se você vai no fotógrafo e pedir pra ele colocar a data que você quiser, dificilmente ele vai negar. Fato é que se qq pessoa fizer uma placa manuscrita, fundo branco e tiver a condição exigida, e a Cespe negar o direito, o candidato pode e deve entrar com um processo judicial

      Excluir
    5. está num dia difícil Fábio? Porque tanta grosseria!

      Excluir
    6. Fábio, eles não podem, de forma alguma, deduzir que foi maracutaia. O edital diz que :

      "fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar descobertos."

      Basicamente, se você mesmo tirar a foto, com uma placa com data, mostrando tronco e braços, não há motivo para indeferimento (se constatado a condição). O edital não específica como deve ser a placa e nem exige que seja feita em um "estúdio". Ademais, se você vai no fotógrafo e pedir pra ele colocar a data que você quiser, dificilmente ele vai negar. Fato é que se qq pessoa fizer uma placa manuscrita, fundo branco e tiver a condição exigida, e a Cespe negar o direito, o candidato pode e deve entrar com um processo judicial

      Excluir
    7. Eu não consigo entender como seria essa fraude a qual o Fábio se refere 😕

      Excluir
    8. Enviei minha pergunta a Cespe .

      Em relação a placa da foto exigida no edital, qual é a placa que deve ser usada . É a placa do estúdio de fotografia, da própria maquina digital ou uma placa manuscrita no papel?

      RESPOSTA DA BANCA:Esclarecemos que o Cebraspe não indica formas de enviar a fotografia. Por gentileza, atente-se ao seguinte item do EDITAL Nº 7 – INSS, DE 20 DE JUNHO DE 2016:

      5.2 Para a verificação, o candidato que se autodeclarou negro deverá acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, das 9 horas do dia 23 de junho de 2016 às 23 horas e 59

      minutos do dia 27 de junho de 2016, e:

      (...)

      d) enviar, por meio de link específico, fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar descobertos.





      Atenciosamente,

      Excluir
    9. Entendi que qualquer placa serve.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. minha dúvida é se o tronco tem que estar coberto?

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana..observe... d) enviar, por meio de link específico, fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar DESCOBERTOS....No caso do boné...ele vai prejudicar....espero ter ajudado..Abraços!

      Excluir
    2. obrigado minha querida foi pura falta de atenção rsrs , me ajudou muito. abraços

      Excluir
    3. NÃO ENTENDI A PARTE DA DATA! SERIA 30 DIAS ANTES DO DIA 20/06 QUE FOI PUBLICADO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO?

      Excluir
  37. Passei em 6° lugar PNE QUAL A CHANCE DE EUU SER CONVOCADA?? Nenhuma??

    ResponderExcluir
  38. b) imprimir e assinar a declaração mencionada na alínea “a” deste subitem;
    c) enviar, por meio de link específico, a declaração completamente preenchida de que tratam as alíneas “a”
    e “b” deste subitem, devidamente assinada;

    Tenho que preencher, imprimir, assinar e enviar a declaração assinada ?
    Será um scanner ou darão um endereço físico ?

    ResponderExcluir
  39. b) imprimir e assinar a declaração mencionada na alínea “a” deste subitem;
    c) enviar, por meio de link específico, a declaração completamente preenchida de que tratam as alíneas “a”
    e “b” deste subitem, devidamente assinada;

    Tenho que preencher, imprimir, assinar e enviar a declaração assinada ?
    Será um scanner ou darão um endereço físico ?

    ResponderExcluir
  40. Para a realização da perícia médica que informa hoje no site CESPE é para ampla concorrência?

    ResponderExcluir
  41. Professor Hugo,minha nota foi 76 pontos não estou dentro do número de vagas estabelecido no anexo e tem várias pessoas na minha frente,será que mesmo assim eu devo comprovar a condição de cotista?

    ResponderExcluir
  42. 5 vagas para cotas,minha possivel classificação será de 9 ao 12. Será que tenho chances de ser nomeado? Mesmo com o adicional de 50%?


    Outra dúvida é quanto a forma de convocação..

    Ex: sao 15 vagas ampla,aprova no maximo 48, 5 vagas cotas,aprova 22 na reserva,e duas PNE,aprova 9.


    Depois que as vafas imediatas forem preenchidas(15,5,2), como será a convocação dos reservas das listagens separadas?(ampla,cota e PNE).. deverão chamar mais 15 ampla para poder chamar 5 cotas? Ou se chamarem mais 5 reserva deverão chamar proporcionalmente mais 5 cotas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já era amigo, só podem chamar dentro do número, outras necessidades são para outro concurso

      Excluir
  43. Processo para preencher vaga de cota não pode exigir foto de candidato, define TRF-2

    http://www.conjur.com.br/2015-out-15/processo-preencher-cota-nao-exigir-foto-candidato

    ResponderExcluir
  44. Eu enviei um e-mail e eles foram curtos e grossos que a interpretação é do candidato, nao poderiam informar nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não adianta discutir com a banca além da ferramenta de recursos, o STF já disse que eles mandam e pronto

      Excluir
  45. Eu enviei um e-mail e eles foram curtos e grossos que a interpretação é do candidato, nao poderiam informar nada

    ResponderExcluir
  46. Boa Tarde , Obrigada Cláudia por nos avisar. Esta resposta dada palo Cespe deixa bem claro que com eles não dá para contar.

    ResponderExcluir
  47. professor Hugo, onde acho a declaração de que desejo continuar concorrendo como candidata negra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai aparecer no site amanhã a partir das 09:00

      Excluir
  48. Atendimento ao Candidato - CESPE
    10:34 (Há 6 horas)

    para mim


    Prezado (a) Senhor (a),

    A interpretação do edital, no que diz respeito a esta fase, bem como documentos e procedimentos exigidos para tal, é de responsabilidade do candidato por também fazer parte do processo seletivo/concurso.
    Ressalta-se que o candidato deverá seguir as instruções conforme edital nº 07 e aguardar o parecer da banca de avaliação, pois somente esta tem autonomia de verificar se o candidato cumpriu o que está sendo solicitado em edital.

    ResponderExcluir
  49. Prezado (a) Senhor (a),

    Esclarecemos que o Cebraspe não indica formas de enviar a fotografia. Por gentileza, atente-se ao seguinte item do EDITAL Nº 7 – INSS, DE 20 DE JUNHO DE 2016:
    5.2 Para a verificação, o candidato que se autodeclarou negro deverá acessar o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015, das 9 horas do dia 23 de junho de 2016 às 23 horas e 59
    minutos do dia 27 de junho de 2016, e:
    (...)
    d) enviar, por meio de link específico, fotografia individual colorida, com fundo branco e placa com a data em que a fotografia foi tirada, de seu tronco, cabeça e braços, sendo que a cabeça e os braços deverão estar descobertos.


    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  50. Pessoal boa noite! Uma dúvida...3 vagas ampla concorrencia e 1 para negros na minha gex. Serão aprovados os 18 melhores ou 14 para ampla concorrência?? 5 para negros??

    ResponderExcluir
  51. ATENÇÂO: alguém atentou para o fato de o candidato ser obrigado a ficar entre os "aprovados",por exemplo na agencia Petrolina são (4 vags ampla/1pne/1afro) de acordo com o edital os 25 primeiros ficam aprovados.Se por acaso o primeiro lugar do pne de Petrolina nao ficar entre os 25 primeiros da ampla essa vaga de pne passa pra compor a ampla concorrencia passando a (5 ampla e 1 afro ????????? é isso mesmo pessoal?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Tenho essa mesma dúvida do Arthur Félix.

    ResponderExcluir
  53. pois é Lindomar se descobrir posta aqui pfvr

    ResponderExcluir
  54. Por favor me tirem uma dúvida: No tópico 5.5 está escrito que quem se enquadrar na situação da alínea b do tópico 5.4 (qd a banca declara por unanimidade que o candidato não atende aos quesitos cor ou raça utilizados pelo IBGE) será eliminado do concurso. Nesse caso o candidato não continua nem na lista de excedentes na ampla concorrência? Não entendi muito bem essa parte. Alguém que entenda do assunto pode me ajudar? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Alguém sabe qual seria o tamanho da foto?

    ResponderExcluir
  56. pessoal , liguei para o cespe para tirar a Duvida sobre a placa. falaram que fica a criterio do candidato já que o detal não especifica como tem que ser essa placa.. não precisa ser feita por um profissional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WILSON, A FOTO QUE VC TEM É TIPO 3X4 OU DE CORPO INTEIRO PARA MOSTRAR OS BRAÇOS COMPLETOS?

      Excluir
    2. WILSON, A FOTO QUE VC TEM É TIPO 3X4 OU DE CORPO INTEIRO PARA MOSTRAR OS BRAÇOS COMPLETOS?

      Excluir
  57. Valeu...partiu fazer a mão mesmo.

    ResponderExcluir
  58. Pessoal como faço para enviar a declaração. Imprimi e tirei a foto mas no link não carrega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você preencheu à mão mesmo?

      Excluir
    2. Também não consigo enviar a declaração. Enviei um email pra Cespe

      Excluir
    3. Tb não consegui enviar a declaração

      Excluir
    4. Consegui enviar a declaração em formato JPG, ou JPEG ou PNG.
      Se enviar no formato PDF, a CESPE não aceita.

      Excluir
  59. Valeu...partiu fazer a mão mesmo.

    ResponderExcluir
  60. A FOTO TEM QUE SER TIPO 3X4 COM AS PARTES QUE TEM QUE FICAR DESCOBERTAS OU DE CORPO INTEIRO PARA MOSTRAR TODO O BRAÇO?

    ResponderExcluir
  61. galera pode tirar fotos de camiseta?
    será se pode fixar a placa na altura do peito, tipo uma data digitada em uma folha de papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estar de camisa, com cabeça e braços descobertos. Placa em qualquer lugar e de qualquer material até papelão serve.

      Excluir
  62. acabei de ir a um estúdio, eles não tem essa placa, e não tiram só essa quantidade de fotos para estúdio, e nunca ouviram falar sobre isso...pior...kkk. Falo do interior de sp.

    ResponderExcluir
  63. Por favor alguém sabe me informar que tamanho que tem que ser está foto? Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. acabei de ir a um estúdio, eles não tem essa placa, e não tiram só essa quantidade de fotos para estúdio, e nunca ouviram falar sobre isso...pior...kkk. Falo do interior de sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure que vai descobrir um lugar

      Excluir
  66. Pessoal. Quanto a declaração, surgiu-me uma dúvida. Precisa ser assinada e reconhecida em cartório??

    ResponderExcluir
  67. Já fiz a minha foto em casa mesmo, se eu ficasse entre os 10 da cota até valeria a pena ir em um estúdio e autenticar documento, mas como não fiquei bem colocado, vou imprimir a data de hoje em fonte branca e fundo preto e imprimir a declaração, assinar e scanear com algum aplicativo de celular, e seja o que Deus quiser.

    ResponderExcluir
  68. Tem decisão do TRF 2 REGIÃO de 2015 que essas fotos cobradas pelas bancas são proibidas. A verificação segundo o tribunal deve ser feita pessoalmente e os candidatos que foram excluídos devem permanecer na lista.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Na declaração para os que concorreram também pelas cotas deve constar na 3 º lacuna o dia da assinatura ou local de assinatura( ESTADO E CIDADE )?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falo dia da assinatura é tipo QUINTA-FEIRA

      Excluir
  71. cidade do interior não encontra ninguém q faça essas fotos, não sei como fazer

    ResponderExcluir
  72. A declaração tem que ser autenticada em cartório??

    ResponderExcluir
  73. Alguém conseguiu enviar a declaração? O link não está carregando. Enviei um email pra Cespe e estou aguardando

    ResponderExcluir
  74. Respostas
    1. Em casa mesmo. Fi uma digitei a data tamanho 92, imprimir, fiz uma placa. Desde que vc cumpra o que está escrito. Tudo bem. A banca não pode exigir nada além do que consta no anexo.

      Excluir
  75. Gentem...o lance da foto é o seguinte; tirei a minha num estúdio e o próprio computador insere a data(em negrito)e creio ser assim mesmo. O problema agora é que o arquivo não "entra" no site da CESPE. Só para testar, enviei o mesmo para um site de rel. e a fotona foi que foi, ou seja, o problema está no site da cebraspe...help...o que fazer?

    ResponderExcluir
  76. galera, alguém pode me ajudar? Não consigo preencher a declaração diretamente pelo link, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  77. tem que imprimir, preencher e assinar, escanear e fazer upload.

    ResponderExcluir
  78. gentem...o site não está aceitando meu arquivo da foto...alguém por aqui já conseguiu enviar a foto?
    Ela fica aparecendo no site?

    ResponderExcluir
  79. gentem...o site não está aceitando meu arquivo da foto...alguém por aqui já conseguiu enviar a foto?
    Ela fica aparecendo no site?

    ResponderExcluir
  80. galera, alguém pode me ajudar? Não consigo preencher a declaração diretamente pelo link, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  81. galera, alguém pode me ajudar? Não consigo preencher a declaração diretamente pelo link, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  82. Gente, vcs estão preenchendo digitado e depois assinando ou tudo manuscrito?

    ResponderExcluir
  83. então todos aqueles espaços em braco são manuscritos?

    ResponderExcluir
  84. É isso que eu queria saber, mas acho que não. Manuscrito deve ser apenas a nossa assinatura.

    ResponderExcluir
  85. Gente, um absurdo! Liguei pra saber tamanho da foto, braço inteiro.. essas coisas.. E eles simplesmente responderam que as informações estão no edital, e a interpretação é a critério do candidato. Oi? E se mandarmos a foto de um jeito, e eles estão querendo outro jeito? No edital não se fala em tamanho da foto, quanto do braço tem que mostrar, como é essa placa... Aff..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo da seguinte forma: O que não está especificado (como é o caso do tamanho da foto) pode ser da forma que quisermos fazer. Basta termos um pouquinho de discernimento e não enviar uma foto muito pequena...E creio que também não possa ser muito grande, pois tem tamanho máximo definido na hora de enviar a foto (máximo de 1 MB).

      Excluir
  86. na declaração o preenchimento é a mão...e a assinatura tbm, claro né...o problema é que o site não está aceitando! alguém conseguiu enviar? posta aqui pfv...

    ResponderExcluir
  87. Não consigo uppar nem a foto nem a declaração. Ridícula a Cespe neste concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, vc mesma que tirou sua foto ou foi em algum estudio

      Excluir
  88. nem pelo chrome nem pelo Edge (Antigo Internet Explorer)

    ResponderExcluir
  89. Alguém testou pelo Mozilla Firefox?

    ResponderExcluir
  90. gentem... pensei que a CESPE era mais séria! e viram o que está no edital? se não der certo a transmissão de dados(foto e declaração) o prejuízo e a responsabilidade é nossa...pqp...

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde , testei no Mozzila , explorer e chrome , nenhum deles estão carregando os arquivos via sistema Cespe. Um descaso e o pior que temos que engolir !!

    ResponderExcluir
  92. PQP...enviei um e-mail relatando o problema(não carrega os arquivos) e até agora a tal da cespe nem aí...

    ResponderExcluir
  93. olá,
    Me inscrevi no concurso do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) 2015 e ao fazer o unpload da foto para verificação de condição de candidato negro, não percebi e enviei a imagem incorreta e gerei o recibo. Já realizei o unpload da foto correta só que o recibo não sai corretamente o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorreu quase o mesmo comigo. Eu enviei a declaração no local da foto, depois percebi. liquei pra lá e não souberem me dizer o que fazer. estou indignado. apenas me mandaram entrar em contato por e-mail relatando o acontecido. o que acontece é que temos só até o dia 27/06.

      Excluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Eu acho que o preenchimento não é a mão, pois o edital diz assim: preencha, imprima e assine. Logo, entende-se que já deve ser impresso preenchido, depois assina e digitaliza.

    ResponderExcluir
  96. Consegui enviar a declaração e foto no formato imagem (JPEG)
    lembrando que o tamanho da foto é de até 1MB, neste caso eu tive comprimir o tamanho. Fiz tudo no Paint.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tatiana como vc enviou a foto no que diz respeito á data? Não tenho foto aparecendo os dois braços,só um, será que interfere em alguma coisa?

      Excluir
    2. Tirei uma foto no celular. Sentada, como se fosse 3x4. Aparecendo os braços até a altura do peito e antes do cotovelo.

      Excluir
  97. Tatiana, como vc preencheu a declaração? prrencheu no pc, depois imprimiu, assinou e digitalizou de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Escrevi tudo com caneta preta e não digitei. Não tem nada no edital, então acredito que tanto faz. (Fora a assinatura)

      Excluir
    3. Escrevi tudo com caneta preta e não digitei. Não tem nada no edital, então acredito que tanto faz. (Fora a assinatura)

      Excluir
  98. Olá, eu fiquei entre o 11º e 15º colocada para sorocaba onde tem 15 vagas para ampla concorrência, gostaria de saber se os primeiros colocados sabem para qual lotação vao escolher eu vi que alguns participaram dos comentários, muito ansiosa!!!!

    ResponderExcluir
  99. Olá, eu fiquei entre o 11º e 15º colocada para sorocaba onde tem 15 vagas para ampla concorrência, gostaria de saber se os primeiros colocados sabem para qual lotação vao escolher eu vi que alguns participaram dos comentários, muito ansiosa!!!!

    ResponderExcluir
  100. como vou enviar essa declaração assinada???Alguém sabe??

    ResponderExcluir
  101. Elaine, depois que vc imprimir e assinar, tem que scanear de volta para o computador...

    ResponderExcluir
  102. Boa Tarde , Pessoal consegui enviar a declaração e foto no formato imagem , não estava conseguindo , pois o tamanho dos arquivos eram maiores que 1 mega , caso vocês não consigam diminuam o tamanho da imagem. Boa Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Ana Paula, como vc enviou a foto no que diz respeito á data? Não tenho foto aparecendo os dois braços,só um, será que interfere em alguma coisa?

      Excluir
    2. Kelli , o edital não especifica um formato de placa , então como o própio Cespe respondeu para alguns de nossos colegas , segue nossa interpretação. Entendo que se não esta especificado , formatos , padrões temos que enviar para eles o que esta escrito e pronto. Eu mesma fiz a minha placa , mais ou menos 20cm de largura por 6 de altura com a data do dia . Tirei a foto atrás de uma painel branco , editei e enviei.

      Excluir
  103. ANA PAULA VOCE MANDOU a declaração como foto ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite sim, quando o PDF foi escaneado , gerou um arquivo de imagem , eu diminui o tamanho para que ficasse com meno de 1 mega e consegui enviar.

      Excluir
  104. help!!!!!! minha foto tem 105 KB e mesmo assim não "entra" no site...há alguma coisa errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite 105 k esta ok , a minha tinha 204k , qual o formato dela ? tem que ser jpeg , png ou jpg , verifique o tamanho da declaração scaneada , também deve ser menor que 1 mega.

      Excluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. O que aconteceu no meu caso foi que enviei a declaração no local designado para foto e não consigo de jeito nenhum trocar a declaração pela foto no sistema. É como se o sistema não permitisse a mudança. Liguei pra cespe e não puderam me ajudar, apenas me mandaram entrar em contato por e-mail, relatando o problema. só que só temos até o dia 27/06. Quanto a foto, apenas colei uma plaquinha com a data na foto, só isso. Não existe nada no edital especificado esse caso.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite pessoal !

    Consegui enviar os dois arquivos (Foto e Declaração) ambos em formato JPEG ...

    A instrução que me apareceu durante as tentativas dizia que os formatos aceitos são: JPEG e PNG ... Atentem para o detalhe de que o tamanho individual dos arquivos não pode ser superior a 1 mega.

    Para reduzir o tamanho da foto sem perdas significativas na qualidade utilizei um app do google crhome chamado Pixlr Editor, segue o link: https://chrome.google.com/webstore/search/pixlr%20editor?utm_source=chrome-ntp-icon

    O uso deste app é bem simples, basta abrir a imagem desejada e logo em seguida pressionar “CTRL+S” ... no canto inferior direito da caixa de dialogo irá aparecer o tamanho da imagem que poderá ser modificada alterando o campo qualidade.

    Espero ter ajudado.

    Abs.

    ResponderExcluir
  108. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  109. gentem...continuo tentando...minha foto é JEPG 105 KB e mesmo assim não "entra" , acabei de mandá-la para o perfil do google e ok

    ResponderExcluir
  110. Valdemar, muito obrigada pela sua ajuda!!Eu estava a horas tentando e não conseguia. seguir seu passo a passo e deu tudo certo! Vlw!

    ResponderExcluir
  111. Por favor, a foto tem que aparecer o braço todo até a mão?

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes