Caríssimos Amigos e Amigas,

Hoje compartilho com vocês algo que muito tem fortalecido a minha caminhada. Algo que me tem ajudado em todas as áreas de minha vida. Esse algo tem sido a oração.

Orar é conversar com Deus. Mas como devemos orar? Deixemos que Jesus, o Mestre dos Mestres, nos ensine. No Evangelho de Mateus (capítulo 6, versículos 5 a 8), Ele nos dá a seguinte orientação:
"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem."
Em seguida (nos versículos 9 a 13), ao nos ensinar a oração do "Pai Nosso", Jesus nos mostra como deve ser estruturada uma oração. Entendo que a oração do Pai Nosso é apenas um modelo de oração. Mostra-nos os passos que devemos seguir quando fizermos nossas orações. Não é algo para ser, mecanicamente, repetido. Não devemos esquecer o que Jesus disse no versículo 7: "quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa".

Em nossas orações, podemos até repetir as mesmas palavras do Pai Nosso, desde que meditemos acerca do significado de cada palavra. Portanto, vamos tentar descobrir o sentido e o alcance de cada expressão dessa maravilhosa oração:

1 Pai nosso, que estás nos céus

Aqui, Jesus nos ensina a quem devemos dirigir nossas orações. É ao Deus Pai que devemos orar. Segundo a forma de oração que Jesus nos ensinou, não é a Maria (mãe de Jesus), nem a São Paulo, São Pedro, nem a qualquer outro santo que devemos dirigir nossos pedidos e agradecimentos. Podemos até pedir a intercessão destes, mas a oração deve ser dirigida ao Deus Pai.

2 Santificado seja o vosso nome

Nessa parte, nós glorificamos, exaltamos o nome de Deus. Devemos dar glória a Deus por tudo que acontece em nossa vida. "Não a nós, Senhor Deus, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!" (Salmo 115, 1).

3 Venha a nós o vosso reino

Devemos sempre pedir que Deus reine sobre nós, pois o reino de Deus é um reino de justiça, amor e paz. Queremos que Deus seja o nosso Rei. Assim, como súditos, devemos obedecer aos mandamentos do Rei. Nós tomamos conhecimento desses mandamentos por meio da leitura da Bíblia.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: 'Aqui está ele', ou 'Lá está'; porque o Reino de Deus está entre vocês" (Lucas 17, 20-21).

4 Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu

Deus, na qualidade de um pai bondoso e misericordioso, sempre quer o melhor para nós. Assim, devemos aceitar que se faça a vontade de Deus em nossa vida, tendo a certeza que isso será sempre o melhor para nós.

Mesmo quando acontece algo de ruim em nossa vida, devemos encarar a dificuldade como uma oportunidade para crescermos.

5 O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Aqui, pedimos que Deus não nos deixe faltar o alimento (para o nosso corpo e para o nosso espírito). Que Deus nos dê saúde, inteligência e força para que, por meio do nosso trabalho, possamos conquistar o sustento para nossa vida, atendendo nossas necessidades vitais básicas e às de nossa família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte etc.

Nesse ponto da oração, dou uma recomendação específica para os concurseiros. A cada dia, antes de iniciar os estudos, peça a Deus que ilumine sua mente, lhe dê saúde, tempo, inteligência, para que você consiga entender, da melhor forma possível, a matéria estudada.

Lembre-se que você não é filho único! Os seus concorrentes também são filhos de Deus e, dessa forma, são seus irmãos. Assim, não peça simplesmente para ser aprovado no concurso. Peça que Deus abençoe sua preparação, seus estudos. A aprovação será consequência da sua boa preparação.

Lembre-se também que Deus não é o seu garçom! Não fique esperando tudo de bandeja! Faça sua parte! Quando se trata de concurso público, a sua parte é estudar.

Alguns minutos antes de iniciar a prova, não esqueça de fazer uma oração. Agradeça a Deus por ter-lhe dado as condições necessárias para uma boa preparação. Peça a Deus que, durante a realização da prova, você tenha paz, tranquilidade, para que todos os conhecimentos aprendidos durante o período de preparação possam ser aplicados na prova, da melhor forma possível. 

Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

Todos nós cometemos ofensas a Deus e aos nossos irmãos. "Aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra" (João 8, 7). Assim, temos muito o que pedir perdão a Deus. Contudo, não devemos esquecer de perdoar aqueles que nos ofenderam. "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6, 14-15).

7 E não nos deixes cair em tentação

A petição anterior é dirigida para o perdão das ofensas do passado. Esta se preocupa com as possibilidades de ofensas futuras. Peçamos a Deus sabedoria para que possamos saber como vencer as tentações.

Sigamos o exemplo de Jesus. No Evangelho de Mateus (capítulo 4, versículos 1 a 11), Jesus, ao ser tentado, mostra-nos como se livrar das tentações:
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: "'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'".
Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'". Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.
8 Livra-nos do mal

Que ninguém nos faça mal. Que nós não façamos mal a ninguém.
Livra-nos do mal que alguém possa nos fazer, mas também nos livra do mal que possamos fazer a alguém.

9 Amém

Usado no fim de orações para expressar a idéia de "assim seja".

Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!

Hugo Goes