A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá a
I. proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário;
II. proteção à maternidade, não incluída a proteção a gestante, paternidade e a infância;
III. cobertura de eventos de doença, invalidez, morte excetuada a idade avançada;
IV. salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de qualquer renda;
V. pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
A) as assertivas I e III estão corretas.
B) as assertivas III e V estão corretas.
C) as assertivas II e IV estão corretas.
D) as assertivas II e V estão corretas.
E) as assertivas I e IV estão corretas
A questão acima foi discutida no MANDADO DE SEGURANÇA nº 2009.34.00.005973-1, impetrado por uma candidata que se sentiu prejudicada com o julgamento da Banca Examinadora.
Em minha opinião, a Banca Examinadora cometeu um erro grosseiro. Nesses casos, entendo que o Judiciário tem o dever de anular a questão.
Em 16/09/2011, o Juiz de primeira instância proferiu a sentença JULGOU PROCEDENTE o pedido da candidata impetrante do MS, para anular a questão, devendo referida pontuação integrar o somatório final dos pontos obtidos pela autora. Em razão disso, o Juiz determinou que a autoridade impetrada proceda a reclassificação da autora de acordo com a nova pontuação obtida no certame.
Houve apelação, que foi julgada pelo TRF1, nos seguintes termos:
A questão acima foi discutida no MANDADO DE SEGURANÇA nº 2009.34.00.005973-1, impetrado por uma candidata que se sentiu prejudicada com o julgamento da Banca Examinadora.
Em minha opinião, a Banca Examinadora cometeu um erro grosseiro. Nesses casos, entendo que o Judiciário tem o dever de anular a questão.
Em 16/09/2011, o Juiz de primeira instância proferiu a sentença JULGOU PROCEDENTE o pedido da candidata impetrante do MS, para anular a questão, devendo referida pontuação integrar o somatório final dos pontos obtidos pela autora. Em razão disso, o Juiz determinou que a autoridade impetrada proceda a reclassificação da autora de acordo com a nova pontuação obtida no certame.
Houve apelação, que foi julgada pelo TRF1, nos seguintes termos:
ADMINISTRATIVO. LEGITIMIDADE PASSIVA DA FUNRIO. CONCURSO PÚBLICO. ANALISTA DE SEGURO SOCIAL. ANULAÇÃO DE QUESTÃO DE PROVA POR ERRO MATERIAL. EXTENSÃO DOS PONTOS AOS DEMAIS CANDIDATOS. SENTENÇA REFORMADA.
1. A FUNRIO, entidade contratada pelo INSS com a finalidade única de organizar e realizar o concurso público, não dispondo de poderes sobre o edital do certame, e tendo atuado na espécie como mera preposta do ente público, não tem legitimidade passiva para figurar no pólo passivo do mandado de segurança. Precedentes.
2. Anulada questão de concurso por manifesto erro material, os pontos a ela pertinentes devem ser estendidos aos demais candidatos, mormente quando há regra específica nesse sentido no edital do concurso.
3. Contestado a tempo e modo o feito pelas litisconsortes passivas necessárias, não se pode negar a elas a citada extensão de pontos ao simples argumento de que o mandado de segurança não tem caráter dúplice.
4. Apelações a que se dá provimento. Remessa Oficial improvida.
26 Comments
B?
ResponderExcluirEstranha essa questão ou será que eu estou um pouco esquecido desde a prova do INSS?
ResponderExcluirMarcaria letra D.
Deve estar com algum problema, pois somente o item V está correto.
ResponderExcluirNenhuma está correta. Forçando um pouco pela jurisprudência vc aceita a V mas e marca o que?
ResponderExcluirVdd.
ExcluirWTF?!?!?!?
ResponderExcluirAbsurdo é saber que ainda recebem pra elaborar uma questão desse tipo.
Saudades da época que o professor Hugo postava uma questão por dia.
ResponderExcluirGabarito: Letra F
ResponderExcluirTambém marcaria apenas a f... huahuahuah
ResponderExcluirnão existe resposta correta
ResponderExcluirNo Gabarito Oficial mostra como "correta" a alternativa:( "B" )
ResponderExcluirMas tem gente entrando na justiça devido a essa pergunta que foram prejudicados na classificação por ela!!! A JUSTIÇA ESTÁ DANDO GANHO DE CAUSA A ELAS!!!
Ridicula!!! que vc acha Prof. Hugo Goes que o INSS vai fazer com a classificação de todos nós???
O INSS vai fazer o que a Justiça determinar.
ExcluirGabarito letra B.
ResponderExcluirAssertiva III esta correta, pois os beneficios da previdencia não cobrem eventos exclusivos de idade avançada tem que ter idade + contribuição. Somente idade avançada é o BPC mais ai não é previdência e sim Assistência Social.
Assertiva V correta, pois a morte do segurado, tanto faz ser homem ou mulher, garante ao conjuge ou companheiro e dependentes a pensão por morte.
Erros
assertiva I - Não é pela previdência.
assertiva II - Inclui proteção a gestante.
assertiva IV - Segurados de baixa renda.
Essa questão é literal, da CF. Sem pegadinhas. Portanto, não há resposta.
ExcluirArt. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) (Vide Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
A aposentadoria por idade exige idade mínima (fato gerador do benefícios) e carência.
ExcluirA maioria dos benefícios exige fato gerador e carência.
o Inciso I do Art 201 deixa bem claro que a assertiva III está incorreta: "I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;". A CF não excetua idade avançada como a assertiva fez e é essa cobertura é justamente a aposentadoria por idade. No contexto não é preciso frizar que a pessoa deve ter cumprido os requisitos, pois a questão é sobre que tipo de evento a previdência atende. E idade avançada sem dúvida é uma das situações que gera cobertura.
ExcluirClaro, a idade avançada é o requisito essencial para que a contribuição de apenas 180 meses de carência seja admitida.
ExcluirA_Naressi, esta questão é literalidade pura. Como nosso colega Ricardo mostrou acima o item III está completamente errado.
ResponderExcluirI - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
um dia um sábio disse ao impetuoso concurseiro:
ResponderExcluir"Se errar, erre com a banca".
Levo isso no coração e tento aplicar sempre que possível.
Nessa questão eu usaria a seguinte estratégia:
a "I" é um absurdo e cai fora de cara.
sobram as opções B,C,D,E.
a IV é outro absurdo, erro gritante quando diz "qualquer renda".
Elimina-se a C,D e E. sobra a questão B.
Difícil de engolir? Sim, mas é a menos absurda de todas. A "V" está correta e na "III" morte executada deve ser um tipo de morte, não? Então nem estaria tão errado.
Questões assim a ESAF faz aos montes. Os examinadores utilizam um estranho senso ao elaborarem questões como essa.
Sem quis saber se isso é genialidade, burrice ou preguiça.
Genialidade no sentido de testar a flexibilidade do candidato. Burrice no sentido mais puro mesmo. E, por fim, pura preguiça de revisar as questões, tentar resolvê-las de modo integrado a fim de descobrir falhas ou desvios na elaboração de questões.
excetuada
Excluir"Se errar, erre com a banca".
Excluiradoreeeiii... hahahaha
Sem dúvidas que é um erro estremamente absurdo, será que no próximo concurso de analista vão permitir que levamos a prova para casa? Por que última prova Técnico do Seguro Social não nos permitirão, tem algum problema quanto a isto????
ResponderExcluirMe parece que a afirmativa III foi mal redigida,pra que diabos colocaram aquele "excetuada"?!
ResponderExcluirNão concordo com o A_Naressi, a resposta correta não pode ser a letra "B", visto que, a assertiva "III" está errada, na medida que exclui os eventos de idade avançada. Nosso amigo afirma que a questão está correta pelo fato que têm que ter contribuição. Acontece que a questão pede "claramente" para atribuir quais são os "eventos" cobertos pela Previdência, sem mencionar os requisitos. Portanto, o evento de idade avançada é sim coberto pela Previdência, tendo pecado nesse ponto a assertiva, com isso, deve ser considerada "ERRADA".
ResponderExcluirAndre_SC, blz? Só pra constar:
ResponderExcluirVeja bem, não é "...morte 'executada'", é "...morte 'excetuada' a idade avançada".
Galera, no meu entendimento ficou assim:
I. proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário; (é desemprego involuntário). - Incorreta
II. proteção à maternidade, não incluída a proteção a gestante, paternidade e a infância; (especialmente à gestante). - Incorreta
III. cobertura de eventos de doença, invalidez, morte excetuada a idade avançada; (...morte e idade avançada). - Incorreta
IV. salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de qualquer renda; (de baixa renda). - Incorreta
V. pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. - Correta.
Somente a assertiva V está correta. Logo, não há alternativa correta.
Mas, vai entender a banca... abraços a todos.
"Não se pode mais admitir tamanho "dolo" por parte do elaborador/examinador.Concurso público, a meu ver, significa, entre outras cousas, questão de vida.
ResponderExcluirSendo assim,há que se extirpar de vez condutas tão irresponsáveis como essas que, infelizmente, vêm se repetindo ao longo dos tempos nos mais diversos certames, sem que se tomem medidas preventivas ou até mesmo punitivas.
Por fim, o sujeito dessa ação perpetra um mal irreparável a quem dedica anos e mais anos de estudos(Diga-se de passagem,com todas as privações e percalços já conhecidos) para conquistar a tão sonhada vaga, a salvação, o lugar ao sol, enfim, a condição de cidadão de fato".
Postar um comentário