HUGO GOES
  • Início
  • Cursos
  • Livros
  • Legislação
  • INSS
  • Dicas
  • ENTRAR



INSS sexta-feira, dezembro 21, 2012

Gabas explica o critério que foi usado nas nomeações

INSS
Mais recente Antigos

106 Comments

  1. Unknown21 dezembro, 2012

    Portanto, houve limitação dos 50% às vagas oferecidas no edital. Agora, esse "extrapolar" nas 1.500...seria pra chegar perto da lotação ideal? Quem viver verá, né professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Prefiro não arriscar mais nenhum palpite.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Marlene21 dezembro, 2012

    Gabas só ajudou os excedentes. E ainda tem gente que tem a coragem de reclamar, acho que alguns preferem viver cegos, sem informação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leofaz198821 dezembro, 2012

      Gabas só fez ajudar desde o inicio, tanto para esclarecer os aprovados com relação a duvidas quanto para negociar as 2000 vagas restantes junto com o MPOG. Ele nem tem obrigação de ficar prestando esclarecimentos no twitter, mas, mesmo assim, faz na maior boa vontade. É incompreensível que existam ainda pessoas que o critiquem. O concurso foi de 1500 vagas para TSS e estão chamando 2000!!. Não é com todo concurso que isto acontece. Também boto fé no Gabas e tenho certeza que em janeiro todos os estarão agradecendo pela conquista das 1500 nomeações.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. EFRAIM S. FERREIRA - 3º Feijó AC22 dezembro, 2012

      Concordo com você Zeca. Vamos deixar de reclamar e esperar as 1.500 vagas de janeiro, como ele falou.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  3. Marlon Vieira21 dezembro, 2012

    eu boto fé no Gabas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. welles21 dezembro, 2012

      Também boto fé no Gabas.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  4. J21 dezembro, 2012

    Não entendi o que ele falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. J21 dezembro, 2012

    O que quer dizer "observância de existência de vagas no concurso principal"? Quer dizer que onde tinha duas vagas só pode chamar mais um candidato ou como é?

    E o que são vagas para a primeira fase?

    Não consegui entender essas coisas. Alguém poderia me explicar?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wabner21 dezembro, 2012

      Primeira fase: as vagas do concurso + 50 %
      Segunda fase: autorização da presidente para chamar acima dos 50 %
      Pelo q eu entendi foi isso

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  6. Bruno21 dezembro, 2012

    Respondeu tudo e não respondeu nada. rs
    Eu entendi que a chamada ficou limitada a 50 % do número de vagas que o edital ofereceu, mas isso não aconteceu, pois teve muita agência que teve 1 vaga e recebeu mais 1 vaga (100%)e agência que ofereceu 3 vagas e não recebeu nenhuma vaga.
    Então entendi errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wabner21 dezembro, 2012

      Eh que eles arredondam para cima
      se der casa decima igual ou acima de 0,5 então isso já dá 1 vaga para a aps
      Exemplo: a minha tinha 3 vagas , 50 % de 3 são 1,5, então eles chamaram + 2.
      Se desse 1,4 eles chamariam apenas 1.

      Na aps de 1 vaga, 50 % é 0,5 então eles chamam + 1.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. José F22 dezembro, 2012

      Wabner, onde vc viu esse critério de distribuição de vagas? Até porque nem foram chamados os 50%( 50% de 1500=750) e a norma fala ''até 50%'' e não necessariamente tal percentual.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  7. Unknown21 dezembro, 2012

    Professor ele quis dizer que podem chamar nas 1500 para agencias que nao houve vagas no concurso??? isso é legal???

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  8. Billy21 dezembro, 2012

    Com os 1500 (despacho presidencial), eles podem chamar até mesmo a mesma quantidade de servidores que foram inicialmente chamados por APS!

    SÓ que agora eles foram obrigados a respeitar o limite de 50% por APS (+ ou - ISSO ???).


    O que vcs acham???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown21 dezembro, 2012

      Penso que não foi o caso, onde tinha uma vaga somente poderia chamar 1/2 servidor. Pelo o que os colegas estão comentando, houve situação assim de chamarem 2. Isso se o que vi aqui dos colegas não estiver equivocado. Faço como fez Tiago; "não digo de mim, digo por que me disseram."

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Wabner21 dezembro, 2012

      kkk que meio servidor ? kkk
      Igual ou acima de 1/2 eles chamam + 1.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Unknown21 dezembro, 2012

      Então Wabner, isto é de conhecimento geral, até ai tudo bem, o que chama a atenção é que segundo os colegas, teve situação de chamarem 2.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Unknown21 dezembro, 2012

      Bom, más como disse, eu mesmo não tive a competência de verificar o fato, melhor acreditar que em Janeiro/13 a lógica do edital será seguida e não haverá choradeira, pelo menos não fundamentada.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Unknown21 dezembro, 2012

      É isso aí, vai prevalecer o correto, vai prevalecer a lógica do edital. É simples, é previsto e é transparente. Orai e vigiai. Vai dar tudo certo! Se demorar agente espera. Até o fim do mundo que tava marcado para hoje está sendo adiado para uns trocentos anos a frente, por que não a nossa nomeação para daqui a algumas semanas? Abraços.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Andrei...da fronteira21 dezembro, 2012

      Acho que eles não podem chamar conforme as primeiras vagas. Há APS com muito falta de servidores e outras com o número ideal. Com essas 500 nomeação, mais de 150 APS atingiram o número ideal de servidores, não necessitando assim de receber mais nenhum.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. Unknown21 dezembro, 2012

      Oi Andrei, entendo seu ponto de vista, contudo, não acolhemos o edital com a informação de que seriam priorizadas as aps´s mais necessitadas, até mesmo porque entende-se que isto já havia sido feito, fosse assim, teríamos feitos nossas inscrições levando este critério em consideração e não o que era explícito no edital que era o número de vagas. Seguir a lógica do edital é coerente e é o que mais se aproxima do justo. Se ficarem unidades com carência de servidores, ÓTIMO, sinal que teremos outros concursos em breve ou que chamaram ainda mais pessoas deste concurso, não adianta tentarem tapar o sol com a peneira, desta forma todo mundo aceita, conseguindo ou não entrar, afinal, seguiu-se o parâmetro conhecido, fica bom para todos. Simples assim.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    8. welles21 dezembro, 2012

      É isso mesmo Rogério, o justo é chama proporcionalmente pelo número de vagas de cada APS.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    9. Responder
  9. gilnoberto21 dezembro, 2012

    Acho que nas 1500 vão usar, também, a lista da GEX pra nomear em aps que não consta no edital do concurso!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  10. Hugo Goes21 dezembro, 2012

    Gostei da explicação. Ruim seria se ninguém explicasse nada.

    Com base nas 500 nomeações de dezembro, não teria como satisfazer a todas as necessidades.

    Por exemplo, tem uma APS que ofereceu 2 vagas no edital, tem carência de 4 servidores, e não recebeu nenhuma nomeação dessa vez. Poderia ter recebido 1 nomeação (50%), mas devemos reconhecer que essas 500 vagas de dezembro não davam para atender a todos os casos. Assim, vamos esperar jan/13, com muita fé em Deus! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown21 dezembro, 2012

      AMÉM!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. aprovado no inss21 dezembro, 2012

      FÉ EM DEUS

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Ricardo21 dezembro, 2012

      Fiquei triste por a nomeação não ter sido proporcional à carência. As agências que precisavam de muito receberam a mesma quantidade das agências que precisavam de menos.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Leo22 dezembro, 2012

      Minha APS tem 14 servidores (02 abaixo da ideal de 16) e, na verdade, tem mais 04 afastados, e só 05, dos 10, fazem atendimento, mas enfim... É a APS com mais problemas da GEX, talvez da SR. E, incrivelmente, não recebemos nenhum servidor, sendo que vieram 09 para a GEX, em outras APS com folga de servidores e na lotação ideal, foi inexplicável tal critério adotado. A própria Gerente Executiva, indignada, mandou ofícios para a DGP inquirindo o fato, pois não foi consultada e pediu o remanejamento de dois servidores nomeados para outra APS, ou uma bela explicação deles acerca do critério utilizado..

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Leo22 dezembro, 2012

      Ah, no concurso externo, foram duas vagas - temos 07 candidatos aprovados esperando para vir e 04 classificados para sair na remoção (esperando a chegada de servidores. Baita sacanagem na DGP, em SC, foi só a minha APS e outra que foi prejudicada deste jeito.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Responder
  11. gilnoberto21 dezembro, 2012

    Professor, quando ele fala que as 500 foi autorização do MPOG e só poderia chamar pra onde teve vaga na primeira fase, ele deixa subentendido que pode haver nomeações pra aps's que não constava no edital do concurso de FEV/2011? Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welmer Bituraldo21 dezembro, 2012

      Primeira fase = 50% das vagas oferecidas em cada APS (o que não aconteceu exatamente na prática)

      Em hipótese alguma eles podem nomear para APS que não está contemplada no edital.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. gilnoberto21 dezembro, 2012

      Onde podemos encontrar essa proibição?

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Creio que ele esteja dizendo que em relação as 1.500 prometidas para jan/13 não precisa respeitar esse limite de 50%, já que serão autorizadas pela Presidenta da República.

      As de dez/12 tiveram que respeitar o limite de 50%, pois foram autorizadas pelo MPOG: tiveram que obedecer o art. 11 do Decreto 6.944/2009.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. gilnoberto21 dezembro, 2012

      Então, eles podem repetir o edital, ou até mesmo usarem a tabela que o senhor fez. Isso seria muito bom!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. aprovado no inss21 dezembro, 2012

      talves não exatamente aquela, porem feita as correções, com relação as nomeações dos 500 e as remoções, mudara porem acredito que não deixara ninguem injustamente de fora, respeitando a logica do edital, e chegando o mais proximo possivel da lotação ideal.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Joao Gustavo21 dezembro, 2012

      Professor teve aps que ofereceu 3 vagas no edital , e chamaram 2 nessas 500 nomeacoes. Dai nao entendo o dizer dele de limitacao aos 50%.
      A aps foi Crateus-Ce.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. Responder
  12. C. Ricardo21 dezembro, 2012

    "Só foi possível chamar candidatos onde havia vagas na primeira fase"...Então nas 1500 chamaram também para APS´s que não constam no edital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Creio que não.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  13. Livia21 dezembro, 2012

    Professo Hugo,
    "extrapolar o limite de onde havia vagas na primeira fase"
    Quer dizer nomear mais ou nomear pra outras agências utilizando a lista da GEX pra agências com carÊncia, porem não contempladas no edital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Creio que não.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  14. Douglas Silva21 dezembro, 2012

    Professor Hugo,
    o senhor acredita que após todas as nomeações deste concurso haverá necessidade de outro concurso para TSS em breve (2014, por exemplo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Pode ser.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  15. Unknown21 dezembro, 2012

    Alguém sabe dizer ou tem alguma lista que mostre quantas vacâncias foram geradas no concurso de remoção, penso nisso, pois, na última planilha que o professor fez apontava um total de 1447 vagas para atingir o total mínimo ideal, com as vacâncias das remoções gostaria de saber para quanto esse número subiu, para assim, descontar as 500 preenchidas ontém e obter um número de quantas vagas ainda restam ser preenchidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  16. ERIVALDO21 dezembro, 2012

    Bom dia professor Hugo.
    Professor me ajude, por favor.
    No DOU do dia 18 constava uma vaga PNE para Icó, que é a minha. No DOU do dia 20, fui excluído. O que houve?
    Sabemos que no concurso houve vaga PNE.
    Estou muito angustiado e triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      A vaga que constava no DOU do dia 19 não era para PNE, mas para ampla concorrência.

      Na APS de Icó/CE a nomeação do dia 20 ocorreu de acordo com a lista do dia 19.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Em relação ao cargo de TSS, o único problema ocorreu com a candidata BRUNA MILENA LOPES PONTE da APS BATURITÉ/CE. No dia 19 constavam 2 vagas (ampla concorrência) para esta APS, mas no dia 20 a quantidade foi retificada para 1 vaga para ampla concorrência e 1 para PNE. Por isso, a candidata não foi nomeada.

      Aqui aconteceu o seguinte:

      1) no dia 19, em relação à APS TUTOIA/CE, a tabela indicou uma vaga para ampla concorrência e uma para PNE. Mas no edital não constava vaga para PNE nessa APS;

      2) para corrigir o citado acima, no dia 20 retificaram a Portaria da seguinte forma: 2 vagas ampla concorrência na APS TUTOIA/CE; e na APS BATURITÉ/CE ficou 1 vaga ampla concorrência e 1 vaga PNE.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Unknown21 dezembro, 2012

      Professor,

      Só retificando essa APS Tutóia é do Maranhão!!!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Bruna21 dezembro, 2012

      Professor, foi isso mesmo que aconteceu e comigo, fui a "sortuda". Mas já superei, tudo na vida acontece por algum propósito, tenho fé em Deus que as 1500 darão certo e serei nomeada! Obrigada por tentar me ajudar, vi sua resposta aqui e do Leon no face. Boas festas para o senhor e família!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Responder
  17. ERIVALDO21 dezembro, 2012

    Professor Hugo, por gentileza, verifique o DOU do dia 20/12/2012, na página 136 e veja: Juazeiro do Norte - Icó e constate que minha vaga estava lá, antes da errata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Poletto [Porto Alegre - RS]21 dezembro, 2012

      Francisco, realmente muito triste isto.

      Estou acompanhando pelo Grupo do Facebook, e realmente, o que houve foi um erro no cálculo das vagas. Eles acabaram publicando vagas a mais, se não me engano, 9 a mais. E, infelizmente, pelo visto, tu és um dos "contemplados" com esse erro de cálculo.

      Fé, força e não desista do seu sonho!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. ERIVALDO21 dezembro, 2012

      Obrigado Marcelo pela sua força

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      A alteração que tem no DOU do dia 20/12/2012, na página 136, referente à APS ICÓ/CE, refere-se ao cargo de Perito Médico.

      O anexo II do Edital de 18 de dezembro de 2012, publicado no DOU nº 244, Seção 3, de 19
      de dezembro de 2012, refere-se ao cargo de PERITO MÉDICO, e não ao de TSS.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Marcelo,

      O ocorrido não foi da forma que você escreveu aí em cima. Creio que o pessoal do Facebook não entendeu o que realmente aconteceu.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. ERIVALDO21 dezembro, 2012

      Obrigado professor pela informação. Sendo assim, peço desculpas pelo meu equívoco.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Responder
  18. gujetli21 dezembro, 2012

    Mas que foi estranho ele não falar nada a respeito dos 50%, isso foi. Talvez ele não sabia disso antes, ou não quis dizer ou realmente não houve critério nenhum e ele falou alguma coisa pra acalmar os excedentes. Muito estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  19. Marcio Lira21 dezembro, 2012

    Neste blog ou em qualquer outro lugar,seja em mensagens ou email,devemos fazer criticas construtivas afim de ajudarmos uns aos outros,se ainda nao chegou a minha vez fico feliz por ter chegado a dos demais e assim vai,nao mandem mensagens com criticas pesadas e sem finalidade,isso só vai prejudicar as pessoas que mandarem e ao grupo dos ANC,vamos ter fé,pois estou certo que os dirigentes querem chamar o maior número possivel,a nossa presidente quer desempenhar um bom trabalho e acredito que não tem interesse em prejudicar a nós,portanto só nos resta esperar as outras nomeações com atenção noq esta acontecendo e se acontecer algo de estranho faremos criticas construtivas afim de que uma correção possa vim a ser feita.
    É muito ruim a espera,mas necessaria.
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welmer Bituraldo21 dezembro, 2012

      Muito bom Márcio!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  20. Dani21 dezembro, 2012

    Olha pessoal de tudo temos que agradecer e curtir o final de ano, fiquemos firmes na fé. O pessoal do INSS inclusive o Sr. Gabas está trabalhando bastante, mas observem, se estão limitados por lei aos 50% há de ser respeitado. Por ex. em uma APS com uma vaga, não teria como eles nomearem mais um pois assim haveria uma nomeação de 100%. Esperemos janeiro pois até agora tudo foi cumprido. Desejo a todos um ótimo Natal e um ano novo repleto de amor, felicidade e suce$$o, de forma especial ao professor Hugo Goes pelo carinho e dedicação por nós, muita paz professor obrigada por tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. welles21 dezembro, 2012

      Concordo com você Dani...

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  21. Déborahh21 dezembro, 2012

    professor, pra saber se o nomeado vai assumir só esperando a próximo nome da lista ou sai no dou a desistência ou a invalidade do ato por perda do prazo? Sabe como é...a fé move Evestes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela21 dezembro, 2012

      Olá Deborah, qual é sua APS

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  22. Unknown21 dezembro, 2012

    Ninguém sabe quantas vagas as remoções originaram???

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  23. Marcelo Assis21 dezembro, 2012

    Prof Hugo, olha essa:
    http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=746&data=21/12/2012

    Jogadores Campeões Mundias terão direito a auxílio. E os que não formaram,copa 1950,1974, por exemplo! Rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  24. www.matematicadinamica.com21 dezembro, 2012

    Olá professor amado (Hugo)!!! O senhor poderia me dizer se, haverá um novo concurso de remoção? já que é valido por seis meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes21 dezembro, 2012

      Não sei.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  25. Flavinho Araujo21 dezembro, 2012

    Ao que eu entendi: As nomeações foram efetuadas onde havia vagas cadastradas para serem preenchidas. Porém, as outras vagas (1500) eles vão controlar mais pq terão certa autonomia para mexer na lotação. Porém, eu só gostaria de solicitar ao Presidente do INSS, que ao lançar o próximo concurso não o faça por APS/CIDADE, mas sim por região. CAPITAL/INTERIOR NORTE/ INTERIOR SUL... e ponto final.... Porque desta forma que foi o concurso 2011 tá difícil. Acabou sendo uma mistura de loteria e capacidade intelectual, mas mais loteria do que capacidade intelectual pelo que vejo pessoas com notas mais altas não entrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welmer Bituraldo21 dezembro, 2012

      Manda a sugestão pro Gabas!

      Pelo jeito ele manda mais do que até o Garibaldi.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. welles21 dezembro, 2012

      O concurso por APS/cidade é uma boa oportunidade de beneficiar os moradores locais e não os oportunistas que vêm dos grandes centros a procura de onde tem mais vagas ou regioes mais pobres para se escrever e passar e depois pedir remoção.Dois colegas meus que passaram por esse sistema de seleção nunca pediram para serem removidos,pois são moradores locais.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Welmer Bituraldo21 dezembro, 2012

      Boa colocação!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. J21 dezembro, 2012

      Sou absolutamente contra concursos em que não se pode escolher a lotação. Ao menos em se tratando de concursos de nível médio, por conta da remuneração.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. Tropicana22 dezembro, 2012

      Welmer Bituraldo, vc fez pra Aps de Belo Jardim-PE, eu e minha amiga tbm somos excedentes de lá. Meu email é hosirs@gmail.com. Vamos trocar informações. Valeu! Hosana

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. Caio Eduardo27 dezembro, 2012

      Concordo com J, quando não dizem a lotação, dá até desânimo de tentar se o salário não é muito alto, pois você faz um concurso às cegas sem saber pra onde vai e se o padrão de vida do lugar é condizente com o salário.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. Responder
  26. Anônimo21 dezembro, 2012

    eu acho esse gabas um tanto pre-potente. sinceramente eu preferia o hauschild, ou seja lá como se escreve esse nome

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  27. GustavoAprovadoINSS21 dezembro, 2012

    Se entendi bem essa explicação, ele sugeriu que as 1.500 vagas que por ventura serão utilizadas em janeiro/13, não se limitarão às APS constantes no edital. OMG, agora fica ainda mais difícil saber como serão distribuídas.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  28. aprovado no inss21 dezembro, 2012

    gustavo
    a principio não foi isso que ele disse,
    Gabas disse que nas 1500 podera ultrapassar os 50 % a mais das vagas iniciais, do edital, quer dizer para uma aps com 3 iniciais pode convocar mais 3, não existira limite nesse caso, como ocorreu nas 500 agora distribuidas. ok...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GustavoAprovadoINSS22 dezembro, 2012

      Veja aprovado no INSS, o Gabas fala assim:

      “Como as 500 vagas foram resultado da autorização do MPOG, só foi possível chamar candidatos ONDE havia vagas na primeira fase. Já para as 1.500 vagas, poderemos extrapolar esse limite.”

      Ele diz "onde", isso indica lugar. A não ser que ele tenha se expressado mal, fato que não é incomum quando da utilização da palavra "onde", levando-se em conta, ainda, que era o Facebook, em que se utiliza uma linguagem informal.
      Assim, fica mais uma dúvida rsrs

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  29. Osmar Miranda21 dezembro, 2012

    Após o post de hoje do Carlos Gabas a não utilização plena do critério de carência, por conta da limitação dos 50% fez sentido. Meu coração está mais tranquilo e fica pra mim muito claro que haverão sim 1500 novas nomeações no início de 2013. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  30. Gilmayra21 dezembro, 2012

    PROF HUGO POR FAVOR ME TIRE UMA DUVIDA:
    Estou no sexto mes de gravidez, caso seja chamada um mes antes do parto ou ate mesmo durante a minha licenca maternidade o que acontece com a minha posse? Posso perder a minha vaga? Ja perguntei a algumas pessoas e ninguem consegue me dar uma certeza. Os gestorem podem impedir a posse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes22 dezembro, 2012

      Toma posse, entra em exercício e, em seguida, passa a gozar sua licença maternidade. Sem problema.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  31. Unknown21 dezembro, 2012

    Boa noite professor Hugo! Não se o senhor tem acompanhado lá no grupo dos excedentes os nossos prints de conversas com o Gabas,as quais ele comenta sobre chamar aprovados para APS fora do edital e chamar tb pela lista Gex.. É possivel professor? Ele pode fazer isso? Não vai contra o edital? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes22 dezembro, 2012

      Para nomear para APS que não constava do edital, a única forma seria usar a lista da GEX.

      Do ponto de vista jurídico, acho que não é a forma mais segura. Mas se assim a Administração decidir, será com base em parecer da Procuradoria.

      É possível que a Procuradoria tenha sido consultada e tenha dado um parecer favorável a essa forma de nomeação.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Unknown22 dezembro, 2012

      Obrigada professor!!!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  32. 00carlos21 dezembro, 2012

    Professor ta uma conversa em relação as 1500 de nomeação para agencias q não estava no edital, de nomeações pela lista da gerencia??? oque o senhor pode esclarecer em termos de legalidade, edital e possíveis mandatos de segurança??? Da uma luz pra gente, abre um tópico, para tratar do tema... valeu abrigado, espero q dentro do possível responda...

    brigadão, pela paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes22 dezembro, 2012

      Para nomear para APS que não constava do edital, a única forma seria usar a lista da GEX.

      Do ponto de vista jurídico, acho que não é a forma mais segura. Mas se assim a Administração decidir, será com base em parecer da Procuradoria.

      É possível que a Procuradoria tenha sido consultada e tenha dado um parecer favorável a essa forma de nomeação.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Hugo Goes22 dezembro, 2012

      Mas para nomear para APS que constava do edital, a lista da GEX só poderá ser usada depois de esgotada a lista da APS. Isso é o óbvio ululante.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. Responder
  33. DaniloMC22 dezembro, 2012

    Professor, embora o senhor situe esta situação no campo do óbvio, peço licença para me posicionar de modo contrário e também gostaria de que o senhor se manifestasse, já que tem sido participativo conosco.
    No capitulo XIII, 11, do edital temos a seguinte disposição:Esgotada a lista de classificados para uma determinada Agência da Previdência Social - APS, sem que tenha havido o preenchimento da vaga, será utilizada a sequência das listas constantes no Capítulo X, item 6, deste Edital, observada a rigorosa ordem de classificação para convocação.
    Entendo que a necessidade de esgotar a lista da APS é quando NÃO HÁ O PROVIMENTO DA VAGA. Uma vez que tenha ocorrido o provimento, não há essa necessidade. Até mesmo porque no Cap. XI, há a seguinte previsão: 4. A aprovação e classificação no Concurso, além do número de vagas, geram para o candidato apenas expectativa de direito à nomeação, ficando este ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes (ainda que supervenientes), ao exclusivo interesse e conveniência do INSS, à rigorosa ordem de classificação das listagens e ao prazo de validade do Concurso.
    Diz o uso das "listagens" e não da lista da APS. Entendo que a nomeação do 500 não poderiam ter sido feitas com base em lista diversa (GEX), pois existiam vagas (de acordo com a planilha de lotação mínima) e aprovados na lista de APS contempladas no concurso. Mas se em uma APS já foram preenchidas as vagas e se há na região cidades não contempladas no certame, só existem duas maneiras de contemplar tais cidades: 1) remoção ou 2) nomeação dos excedentes da lista de GEX. Se não optarem por essas alternativas, podem deixar as APS carentes...opção deles.
    A obstrução quanto ao uso da lista da GEX, adotando esta perspectiva parece não existir.
    Respeitosamente professor.
    (mas se eu fosse o sabidão eu já estaria na AGU e não prestando concurso, hehehe fica com Deus prof. Comente esse ponto de vista, é totalmente descabido? Existem normas que eu desconheço e o sr. conhece.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo Goes22 dezembro, 2012

      O que eu chamei de "óbvio ululante" foi o seguinte: para nomear para uma APS que constava do edital a lista da GEX só poderá ser usada depois de esgotada a lista da APS. É "óbvio ululante", pois isso está escrito de uma forma bem clara no edital.

      Outra coisa diferente é se a Administração decidir fazer nomeações para alguma APS que não constava do edital. Nesse caso, a única forma seria usar a lista da GEX.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. DaniloMC22 dezembro, 2012

      OK...valeu.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. welles22 dezembro, 2012

      Não havendo candidato aprovado, nem candidato interessado para determinada Agência da Previdência Social - APS, esgotadas as possibilidades
      descritas no item 11 deste Capítulo, o INSS reserva-se o direito de remanejar a vaga não preenchida para outra Agência da Previdência Social-
      APS, dentre as indicadas no Anexo I deste Edital, no interesse da Administração

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. DaniloMC22 dezembro, 2012

      Esta previsão do 12,Cap. XIII, é quase impossível...O remanejamento é só pra caso de não ocorrer o preenchimento da vaga na localidade do edital após o esgotamento de todas as listas.
      Situação diferente é a de nomearem cidades não constantes no edital,mas com vagas e cobertas por uma GEX. Acho que a dúvida que rola entre muitos é essa.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    5. J22 dezembro, 2012

      Espero que fique somente nas APS do concurso.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    6. O DONO DA VERDADE24 dezembro, 2012

      O que está me deixando com dor de cabeça é o fato de servidores que entraram nesse mesmo concurso que eu fiz sendo removidos para agência que não estavam no edital, o problema é que eu tirei nota maior que todos eles e vão ser removidos dentro da validade do concurso. Isso na minha opinião de DONO DA VERDADE fere a lista de classificação da GEX e portanto cabe ação judicial.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    7. DaniloMC26 dezembro, 2012

      Comigo acontece o seguinte: a minha nota foi a maior da GEX, só dois candidatos tiveram nos iguais a minha. Um na aps que escolhi e perdi no criterio de desempate.
      Então, até agora não chamaram ninguém com pontuação superior a minha, pois é impossível. Mas também já vi - numa lista de inscrições do concurso de remoção - pessoas tentando remoção. Sei que chato, e parece que o edital tratava da vedação de remoções,mas não lembro o que dispunha...Então, de certa forma, "burlam" a lista da GEX.
      Em contrapartida, já sou servidor; então, creio que minha decepção não seja tão grande por causa disso. Mas outros não são,alguns estão desempregados, e tiveram notas maiores e verão nessas remoções situações desconfortáveis...
      Continuo firme nos estudos, almejando coisa melhor que o cargo de TSS. Acho que é o melhor que eu faço.
      Boa sorte pra você.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    8. Responder
  34. DaniloMC22 dezembro, 2012

    Outra coisa: Sempre vi nas planilhas o termo "lotação mínima" e vejo o pessoal falando "lotação ideal". Não vi nas planilhas algo com os dois termos, mesmo que, ao menos etimologicamente, existam diferenças...Onde que eu vejo publicações do INSS contrastando A lotação mínima com a ideal, ou são sinônimos no contexto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J22 dezembro, 2012

      Dê uma olhada na Resolução 175, que tem no site do INSS.

      Lá explica COMO é calculada a lotação ideal e traz, também, o que é a lotação ideal operacional.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. JC22 dezembro, 2012

      Também tenho essa dúvida. O pessoal fala em lotação ideal, enquanto as listas oficiais falam em lotação mínima. Alguém pode esclarecer melhor?!

      Excluir
      Respostas
        Responder
    3. J22 dezembro, 2012

      Juliano, é a mesma coisa.

      Eles consideram que um servidor atende, efetivamente, 117 horas / mês. Sendo assim, eles dividem a demanda da APS por 117, aí se tem a lotação ideal OPERACIONAL.

      Com a lotação ideal operacional, eles obtêm a lotação ideal, que á a lot. operacional somada a 4, 3, 2 ou 1, se a agência for uma APS A, B, C ou D, respectivamente. Esses são os chefes e supervisores.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    4. Responder
  35. Deise22 dezembro, 2012

    Professor, os proventos de aposentadoria do TSS seria com base apenas no vencimento básico de 532 reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  36. welles22 dezembro, 2012

    Prof.Hugo Goes,por que se fala tanto nos 50% das vagas nesta ultima convocação,sendo que só chamaram 500 candidatos,o correto não seria chama 750 candidatos já que o edital previa inicialmente 1500 vagas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. welles22 dezembro, 2012

      Deve-se a isso também o motivo de muitas APS ficaram de fora dessa 500 vagas (33%).

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  37. Allisson23 dezembro, 2012

    Analisando a lista dos 500 nomeados recentemente, percebi que nenhuma dessas vagas foi destinada para as APSs que ainda não foram inauguradas (pelo menos não no Ceará), esse foi o caso da APS do Cedro-CE, da qual fui segundo colocado, que mesmo já estando pronta ainda não foi inaugurada. Minha pergunta é: vocês acham que na lista de 1500 nomeações prevista pra janeiro serão atribuídas vagas para essas agências, ou elas vão "ficar de fora" novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  38. Técnico Excedente23 dezembro, 2012

    Professor, estou com um problema sério e gostaria de saber se o Sr. pode me ajudar?
    Fui nomeado agora no dia 20/12/12, e já fiz até a perícia e pedi demissão no dia 21/12/12 e para minha surpresa no RH da empresa me disseram que o sistema informatizado está travado e só daram baixa na minha carteira no dia 02/01/2013, perguntei se sai com a data em que eu pedi demissão, pois assim posso tomar posse antes do fim de ano.
    Me disseram que sairá com a data do dia 2 mesmo. Eles podem fazer isto se eu já pedi demissão sem cumprir aviso?
    O que o Sr. acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André_SC26 dezembro, 2012

      Permita-me opinar: apesar de ser ilegal a atitude da empresa, minha opinião é a de que o melhor a ser feito é tirar uma folguinha.

      Isso mesmo! Relaxar. Curtir uma semana de "pernas pro ar". Tomar todas as cervejas que é possível tomar, dormir e curtir o máximo que se pode.

      Mandar o chefe tomar no lugarzinho que não pega sol (depois responder processo por danos morais, tudo bem...) e curtir uma semaninha de relax total.

      É o que eu faria. A ansiedade dando lugar à certeza (nomeação) e agora eu descansaria uma semaninha na beira da praia.

      Afinal de contas, no meu caso, seriam 2 anos estudando, sem finais de semana, sem feriados, aturando barulho de vizinho, inventando todo tipo de desculpa esfarrapada para não fazer horas extras, e todas aqueles dramas que um concurseiro focado tem que passar e sobreviver.

      Mas, é só uma sugestão. Enquanto isso, eu fico aqui, estudando e aguardando a minha vez, remoendo de inveja (da boa) e controlando ansiedade, só imaginando (quase utopia) de um dia ser nomeado e poder retomar minha esquecida dignidade ou o que sobrou dela.

      Parabéns aos nomeados. Paciência aos demais aprovados. Continuemos focados. Continuemos em frente.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  39. Unknown26 dezembro, 2012

    Professor, sou servidora do INSS e me inscrevi no concurso interno de remoção. Gostaria de saber sua opinião. Será que vão haver mesmo remoções ou esse concurso foi só para cumprir alguma formalidade e vai ficar por isso mesmo.Fiquei em 1º lugar na agência para a qual me inscrevi e na minha agência atual foram convocados dois servidores novos.
    Será que eu tenho alguma chance de ser removida nesse concurso de remoção, já que ele tem validade de 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  40. Unknown26 dezembro, 2012

    Professor, sou servidora do INSS e me inscrevi no concurso interno de remoção. Gostaria de saber sua opinião. Será que vão haver mesmo remoções ou esse concurso foi só para cumprir alguma formalidade e vai ficar por isso mesmo.Fiquei em 1º lugar na agência para a qual me inscrevi e na minha agência atual foram convocados dois servidores novos.
    Será que eu tenho alguma chance de ser removida nesse concurso de remoção, já que ele tem validade de 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Postar um comentário

Footer Menu

  • Início
  • Cursos
  • Livros
  • Legislação
  • INSS
  • Dicas
  • ENTRAR
Design by Blogger Templates

Formulário de contato