Logo após o dia 12/12 deste ano, data em que o Papa Bento XVI postou o seu primeiro twitter, o Deputado Federal Jean Wyllis (PSOL-RJ) começou a usar o seu perfil no twitter, para acusar e denegrir a pessoa do Papa e da Igreja Católica.
Transcrevo abaixo, na íntegra, uma carta da jovem paulistana Renata Gusson, que assim como centenas de milhares de Católicos se mostram indignados com a tal postura do Deputado.
Date: Mon, 17 Dec 2012 19:34:12 -0200
To: dep.jeanwyllys@camara.leg.br
Subject: Um minuto de sua atenção, deputado.
São Paulo, 17 de dezembro de 2012.
V. Exa. deputado Jean Wyllys,
Chamo-me Renata e resido em São Paulo. Sou cidadã brasileira, casada, mãe de família e profissional.O intuito dessa mensagem é dirigir-me a V. Exa. no sentido de expor-lhe, data venia, minha indignação e repúdio a diversas mensagens que V. Exa. postou em seu twitter, como resposta à primeira mensagem oficial do Santo Padre enviada por este meio de comunicação.
O senhor, em uma clara mensagem que incita o ódio e a humilhação ao Papa, afirma diversas acusações contra a Igreja Católica. Duas coisas me chamaram a atenção: primeiro, o senhor, como uma pessoa pública e representante do povo brasileiro que o elegeu (este povo, que em último censo realizado pelo IBGE mostrou-se majoritariamente religioso), teve uma postura desrespeitosa e impertinente.
Gostaria de lembrá-lo que o Papa é um chefe de Estado. Aos chefes de Estado deve-se o respeito e a consideração, por mais que discordemos de suas posturas éticas, filosóficas ou religiosas. O senhor, neste ponto, considerou-se acima do respeito devido a um chefe de Estado.
Em segundo lugar, eu quero pedir-lhe que me envie as fontes "primárias" que comprovem TODAS as acusações que o senhor levantou contra a Igreja Católica. Quero lembrá-lo que, para tanto, será necessário ir às fontes, não aos impropérios que qualquer professor de cursinho repete, sem nem mesmo saber o que faz, nas aulas de História, completamente ideologizadas pela visão marxista antireligiosa.
O senhor em seus comentários deveria, por força de justiça, junto com suas acusações à Igreja, dizer quais foram os bens legados e ainda hoje mantidos pela MAIOR INSTITUIÇÃO DE CARIDADE EXISTENTE NA FACE DA TERRA. Se não o fez, prova que a intenção não era a de simplesmente discordar da visão do Santo Padre e da Igreja Católica, mas a de incitar o ódio contra eles. O senhor deveria, por exemplo, citar que a Igreja Católica criou os conceitos de:
1. Universidades
2. Hospital (com seu ápice em São Camilo de Lelis, o qual foi o fundador dos padres e freiras que se dedicam aos cuidados dos doentes e que deu origem à "Cruz Vermelha")
3. Atendimento "humanizado", baseado na antropologia cristã de que somos todos imagens e semelhança de Deus. Aqui, vale lembrar que na India, por exemplo, o sistema de castas afirma que existem os "intocáveis", que não devem nem ser tocados pelas pessoas de castas superiores - vide o trabalho de Madre Teresa de Calcutá)
4. Avanço nos estudos astronômicos (uma pequena pesquisa pode fazê-lo ver que grande parte das estrelas e demais corpos celestes mais importantes receberam nomes de padres jesuítas, exímios astrônomos)
5. Genética (o monge beneditino Gregor Mendel é considerado o pai da Genética por ter sido o primeiro a perceber que os fatores hereditários transmitiam-se de acordo com uma proporção matemática evidenciável)
6. Cuidado de doentes incuráveis (os leprosários onde ninguém queria entrar eram cuidados por padres e freiras cujos nomes permanecem no mais total anonimato, mas que foram heróis da caridade, muitas vezes vindo a morrer pelas doenças transmitidas pelos doentes dos quais cuidavam desinteressadamente)
7. Caridade: apesar de a máxima "fazer aos outro o que quer que ele lhe faça" ser universal, não podemos negar que ela encontrou um eco forte e vigoroso entre os cristãos, especialmente os católicos (vide São Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, São Vicente de Paulo e tantos e tantos católicos que não vão nunca aparecer na mídia, mas que são os verdadeiros herois da humanidade)
8. Ecologia - o respeito pela criação, que vibra tão pujantemente das palavras e ações do "pobre de Assis".
[...]
Como podemos evidenciar, deputado, sua mensagem deixou muita coisa por dizer. Evidenciou uma verdade distorcida, caluniadora e de fracos argumentos. Entendemos que, com isso, o senhor não teve uma verdadeira intenção de contrapor-se às ideias do Papa, mas em desrespeitá-lo e levar outros a fazer o mesmo.
Concluo esta mensagem pedindo-lhe que venha a público desculpar-se pelo viés causado por suas mensagens e também pedir-lhe que, em um próxima vez, lembre-se que com a fé das pessoas não se brinca; se respeita, por mais que delas discordemos.
Atenciosamente,
Renata Gusson
61 Comments
Resposta perfeita!
ResponderExcluirEsse deputado é um coitado digno de piedade! Um hipócrita, arrogante e que arruma confusão com todos que se contrapõe as suas opiniões "mundanas"!!
ResponderExcluirJean Wyllys não é hipócrita.
ExcluirNem arrogante
Excluirmuito menos coitado, não precisa de piedade, coisa que vc não deve ter por ninguem.
ExcluirNão sei o que Jean Wyllys escreveu mas o cara é 10 e muito provavelmente falou a verdade, aos hipócritas o fogo do inferno.
ResponderExcluirSe voce não sabe se quer o que ele disse como pode opinar, como pregar a tolerancia, discutindo opiniões, e opções? muito a evoluir essa população brasileira.
Excluirquem prega a intolerância é a igreja católica, salvo a pedofilia, que é um ato sacrosanto.
ExcluirAcaso não há homossexuais pedófilos?
ExcluirSua argumentação é pífia!
Embora não sendo católico, e tendo convicção que devemos respeitar à fé alheia, louvo a iniciativa da Srª Renata.
ResponderExcluirNosso país por ser grande em extensão, deveria ser grande nas atitudes de nossos representantes políticos, infelizmente não é o que vemos e ouvimos por aí...
Respeito em primeiro lugar...
Não podemos dar chnaces à intolerância religiosa !!!
Abraço a todos e feliz 2013, inclusive ao Dep. Jean Wyllis!!!
Berlusconi também era chefe de Estado, isso não quer dizer nada. A Igreja matou entre 75-100 milhões de pessoas ao longo de 1200 anos, quer dar lição de moral em quem!? Vários casos de pedofilia já foram relatados nessa instituição "sagrada". Religião sempre foi usada como forma de manipulação, e pelo jeito essa fórmula ainda vai durar por muito tempo.
ResponderExcluirColega, só o comunismo ateu da era de Stalin matou 100 milhões de pessoas na Rússia soviética. Pega esses 100 milhões e junta aos outros mortos da China, de Cuba, do Vietnam, do Camboja, da Coreia do Norte, do Leste Europeu e de todos aqueles assassinados por grupos revolucionários, que também eram anti-cristãos, em todo o mundo. Aí nós vamos ver quem são os verdadeiros hipócritas e fascistas neste assunto.
ExcluirO maior problema das religiões era a mentalidade de que matar era errado, mas plenamente justificável se fosse em nome de Deus. E essa mentalidade criada por elas perdura até hoje, como em algumas vertentes do islamismo por exemplo.
ExcluirNo cristianismo, essa visão foi se extirpando das igrejas ao passo que a sociedade evoluia, adquirindo novos valores.
Quando alguém levanta esse alto número de mortes provocado pela Igreja, não está querendo necessariamente jogar os erros passados dela na cara dos religiosos, e sim mostrar que as religiões já fizeram muita coisa errada usando Deus como desculpa, mostrando apenas que elas têm e tiveram uma influência às vezes muito nociva à sociedade.
E, quanto ao comunistas, os seus líderes mataram simplesmente para se manterem no poder. Essa perseguiçao aos religiosos ocorreu porque as igrejas tinham uma forte influência na população, e isso estava se tornando uma ameaça à soberania dos comunistas.
E, por fim, se você ainda acha válido o argumento de que Stálin matou com base no seu ateísmo, então certamente também vai ter que achar válido o fato de Hitler ter feito o que fez simplesmente por se basear no cristianismo.
Pois é, matou e continua matando. As guerras santas estão aí para mostrar isso. E quanto as formas de governo citadas como ateístas a justificativa do Heitor já explica muita coisa.Na verdade mesmo, o problema nem é ser religioso ou não. É o fanatismo, por qualquer coisa.Respeito acima de tudo, por favor.
ExcluirMilhões de pessoas são mortas todos os anos através de abortos intencionais. Outras tantas morrem nas filas de espera dos hospitais públicos. Há inúmeras guerras civis, inclusive, em favelas brasileiras...
ExcluirCasos de pedofilia, infelizmente, estão presentes em toda a sociedade.
Usar tais 'argumentos' contra a Igreja Católica é no mínimo, má fé.
Até a BBC desmentiu essa lorota de 100 milhões de mortos.
Mas fazer o q se o objetivo é atacar a Igreja Católica por ela posicionar-se contra a DITADURA HOMOSSEXUAL que vivemos???
Jean Wyllys deve estar sendo apedejado com faziam antigamente, só que da maneira moderna. Atirem a próxima pedra hipócritas desgraçados.
ResponderExcluirEle não deve curtir um apedrejamento, mas sim um enrabadamento rs
Excluirisso é um baitolão. tem ódio da igreja por não ser aceito.
ResponderExcluirbonita instituição que recrimina e nao aceita seres humanos...com um bando de pedófilo doente na sua composição.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirJean Wyllis é um dos maiores defensores dos gays no Congresso, uma vergonha nacional eleita por pessoas igualmente idiotas e burras. As palavras desse apedeuta ilustram muito bem a ditadura fascista que o movimento gay quer instalar no Brasil.
ResponderExcluirTraduziste em palavras, caro lacobus, a tácita realidade concernente ao aludido congressista e a todo o seu papel na política. Viva a moralidade cristã, com a qual o mundo euroocidental deixou a barbárie, tornou-se altamente tecnológico e vem tornando-se, aos poucos, mais e mais digno de se viver a todos os homens sem qq forma de distinção.
ExcluirPor que ele(Jean Wyllis) não se atreve a esculhambar a religião muçulmana ou algum lider muçulmano? Porque sabe que teria uma resposta a altura, mas vem esculhambar a Igreja Católica pq sabe que não terá nada: nós católicos somos pacificos até demais!
ResponderExcluirFalta a muitos estudarem mais história e principalmente contexto histórico!
ResponderExcluirCATÓLICO SEMPRE VEM COM ESSE PAPINHO DE "O PAPA É CHEFE DE ESTADO" AFF
ResponderExcluirHITLER, KADAFFI E MUBARAK TBM ERAM CHEFES DE ESTADO
Renato, seu argumento não passa de uma FALÁCIA lógica da falsa indução.
ExcluirPoxa, sempre admirei o trabalho do Jean Wyllis, mas depois dessa o conceito dele caiu demais comigo... não se faz isso a nenhum crença, religião ou doutrina. O que ele pretende com isso? Nâo entendo!!! Todos sabemos que cultivar uma fé ajuda a aliviar as tensõs do dia a dia (no mínimo). O que há de errado nisso?
ResponderExcluirvendei tudo e dai aos pobres...os pobres devem fazer isso, o chefe de estado e de uma religião não, este deve viver no luxo já que representa Deus na terra...que ópio saboroso.
ResponderExcluirAh, onde Jesus fala sobre os homosexuais, gostaria de ler esta passagem...
Poderias responder o comentário abaixo?
ExcluirDeus ordenou a Salomão que lhe construísse um Templo com os materiais mais preciosos... Deus estava errado?
ResponderExcluirOrdenou q o sangue d animais sacrificados fosse recolhido em vasos de ouro puríssimo. Deus estava errado?
Cristo tinha uma túnica sem costura, tão preciosa que os soldados não a rasgaram para dividi-la entre si. Deus estava errado?
JUDAS RECLAMOU q a mulher pecadora tivesse derramado sobre a cabeça de Jesus perfumes muito caros, pq eles poderiam ter sido vendidos, e o dinheiro dado aos pobres. Jesus aprovou o ato da mulher, mas a pergunta fica:
Você acredita mesmo na Bíblia? Se não, pq quer passagens sobre os homossexuais? Se sim, você tá julgando Deus como errado pelos exemplos citados acima.
Aproveita e responde também qual é a maior instituição de caridade do mundo??????
Instituição de caridade? até pouco tempo a igreja andava vendendo terrenos no céu, se estudou direito do trabalho deveria saber que na idade média as pessoas trabalhavam pra pagar esses "terrenos"...sem mais pro momento, nao discuto com fanaticos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCONCORDO COM ALEX...SE ELE ESCULHAMBAR OS JUDEUS QUE ABOMINAM A VIADAGEM ELE SERÁ CAÇADO COMO NAZISTA, SE ELE ESCULHAMBAR OS MUÇULMANOS ELE CORRE RISCO DE VIDA, SE ELE ESCULHAMBAR AS RELIGIÕES AFRO (CANDOBLÉ,UMBANDA E OUTROS) A GLOBO DESTRÓI ELE. ENTÃO SOBRA CRITICAR OS CRISTÃOS...
ResponderExcluirDE MANEIRA BEM SIMPLÓRIA, QUASE UM DESENHO!
ResponderExcluirPARA GAYS ATEUS:
"A NATUREZA DESENVOLVEU 2 SEXOS PARA TODOS OS ANIMAIS EVOLUIDOS, NÃO EXISTE GAY ENTRE OUTRAS ESPÉCIES ISSO É UMA ANOMALIA HUMANA"
PARA GAYS RELIGIOSOS:
"DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER, HOMOSEXUALISMO É PECADO E DEVE SER EVITADO BUSCANDO CURA E LIBERTAÇÃO DESSE MAL".
O mais ridículo é que ele só foi eleito por causa do Chico Alencar, teve pouco mais de 11.000 mil votos, e outros com mais de 40 mil nem foram eleitos, culpa desse sistema proporcional eleitoral...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa minha opinião essas pessoas que se limitam ao que está escrito na bíblia e usam isso de desculpa para suas atitudes preconceituosas não acreditam em Deus de Verdade. A partir do momento em que aprendemos a respeitar as pessoas e aceitar a opinião e escolha dos outros,aí sim estaremos mais próximos de Deus. Será que o Papa Bento não percebe que o simples fato de ele ser papa também enfraquece a família tradicional. Se todo mundo fosse padre, ou freira, a humanidade também estaria em risco. Também não concordo com a atitude de Jean Wyllys, mas entendo a revolta dele.
ResponderExcluirSE todo mundo fosse padre ou freira é uma possibilidade que não existe e nunca existirá.
ExcluirAssim como a possibilidade de todo mundo virar gay, nunca existirá.
ExcluirE quem disse que para haver o enfraquecimento da família tradicional seria necessário que todos "virassem" gays?
ExcluirDurante o discurso de natal , BENTO xvi declarou que a campanha para conceder direitos de casamentos aos homossexuais era "um ataque" à família tradicional. Em outro momento ainda teve a cara de pau de dizer q o casamento gay, assim como o aborto e a eutanásia, era uma ameaça à paz mundial.... Pra mim a única ameaça à paz mundial é a gente ouir tanta besteira vinda de um líde religioso...
ExcluirEstou com o PAPA, não gosto muito dele, mas ele tem razão, aborto é matar criança, e eutanásia é suicídio e gay é anomalia humana.
Excluirkkkkkk deixa eu ver, gostar de rock é coisa do diabo, ser deficiente é uma aberração da natureza... Ahh vá, a única anomalia que existe ta na mente podre de algumas pessoas. Eu acredito em Deus, e não no que a merda do papa ou qualquer outra pessoa diz que é certo ou errado :)
ExcluirO que estilo de música tem haver com matar crianças?? Ser deficiente não é aberração, hoje as pessoas especiais são valorizadas trabalham e buscam seu espaço.
ExcluirSe vç não percebeu Paulo Palhari, eu disse esses absurdos de propósito porque tb axo um absurdo um gay ser chamado de anomalia, como vç se referiu. Ninguém é obrigado a concordar com o fato de que existem gays, mas é obrigado a respeitar, no mínimo.
ExcluirO padre também defende o sexo só para a procriação e o não uso da camisinha. Alguém que escreveu aqui segue isso? Larguem de ser hipócritas! Quem acredita nessa baboseira da igreja e no que o papa fala está na fila pro inferno então. Boa sorte pra vocês!
ResponderExcluirVc n sabe nem o q está falando...
ExcluirE nem está interessado em saber...
Seu único objetivo é, POR QUALQUER MEIO, atacar a Igreja Católica por ela contrariar a DITADURA GAY.
CIC 2362:
Os atos pelos quais os esposos se unem íntima e castamente são HONESTOS E DIGNOS; realizados de modo autenticamente humano, exprimem e alimentam a mútua entrega pela qual se enriquecem um ao outro com alegria e gratidão.
A sexualidade é FONTE DE ALEGRIA E DE PRAZER.
Vai falar isso pro papa...
ExcluirVocê tem direito de defender seu ponto de vista e eu tenho o mesmo direito, ao defender o meu. Mas se você gosta justificativas baseadas em ficção científica de péssima qualidade (bíblia e afins), siga em frente!
ExcluirVc acha q citei a Bíblia no comentário anterior e q o Papa n faz ideia d q está escrito ali, rsrs
ExcluirE ainda insiste no ARGUMENTUM AD HOMINEM...
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBíblia e afins. Se for algo do vaticano é "afins", e continua não valendo nada pra mim. Quero ver o papa defendendo a ideia de se fazer sexo só pra se chegar ao orgasmo (como a maioria dos cristãos fazem por aí). Quando ele afirmar isso você vem falar comigo.
ExcluirQual sua opinião sobre a bíblia gay?
ExcluirNão sei do que se trata. Mas deve ser algo escrito ironicamente para ir contra o que a igreja prega. Pra quem é gay deve fazer algum sentido, já que não são tratados com respeito pela igreja.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA BÍBLIA GAY !!!!
Excluirhttp://www.amazon.com/dp/0615724531?tag=qjv-20
http://noticias.gospelmais.com.br/nao-acredito-igreja-afirma-teologo-amigo-papa-bento-xvi-30318.html
ResponderExcluirLeo,
Excluir1° Sua fonte não é das melhores.
2° Qual parte do "perdeu a licença ao sacerdócio" você não entendeu?
Não é fonte das melhores não!? Acho que você que precisa ler melhor o que está escrito.
ExcluirAssistir Matrix é pecado, cuidado! O inferno te espera de portas abertas!
Quando acabam os argumentos...
Excluirtem gay ai com dor de cotovelo
ResponderExcluirPostar um comentário