Tal como aconteceu no início do Cristianismo, o século XX também pode ser considerado o século dos mártires. Foram milhares de igrejas e conventos destruídos por regimes totalitários e o número de cristãos presos, torturados e mortos por confessarem a fé em Cristo superou os de toda a história.

O século 21 também iniciou-se sob o sinal de inumeráveis mártires. Cresce a cada dia o número de cristãos torturados, mortos ou expulsos de suas terras por causa de fé em Cristo. Segundo o sociólogo investigador David Barrett, no seu livro World Christian Trends AD 30-AD 2200, na primeira década deste milênio foram 160 mil cristãos assassinados e, na segunda década, calcula-se o número de 150 mil. Segundo os cálculos, um cristão é assassinado a cada cinco minutos, um dado que os coloca no topo dos grupos mais perseguidos do mundo.
Para saber mais, assista ao seguinte documentário, clicando em cada uma das partes:

Parte 1

Parte 2

Parte 3
 
A perseguição aos cristãos continua nos dias atuais. Confira os mais recentes casos de perseguição a cristãos em várias partes do mundo: 
 
Vietnã: 14 católicos acusados de “subversão”, correm o risco de pena de morte
No Vietnã 14 católicos, ativistas dos direitos humanos, correm o risco de enfrentar a pena de morte por ter denunciado na internet a corrupção do governo.
Clique aqui e saiba mais!

Arábia Saudita prende dezenas por ‘conspiração natalina’
A operação policial fez parte de uma campanha para evitar que o severo código religioso do país seja violado nas festas de fim de ano.
Clique aqui e saiba mais!

Pastor é preso no Irã durante o Natal
O pastor Youcef Nadarkhani foi preso novamente no dia de Natal no Irã. Após ficar três anos detido, sob sentença de morte por apostasia.
Clique aqui e saiba mais!

Os novos mártires da Igreja em 2012
Foram assassinados 26 agentes pastorais em 2012, um a mais em relação ao ano passado: 18 sacerdotes, 4 religiosas, 4 leigos. No terceiro ano consecutivo, com um número extremamente elevado de agentes pastorais assassinados, consta em primeiro lugar a AMÉRICA, banhada pelo sangue de 13 sacerdotes e 2 leigos. Segue a ÁFRICA, onde foram mortos 6 agentes pastorais: 2 sacerdotes, 3 religiosas e 1 leigo. Na ÁSIA foram assassinados 2 sacerdotes, 1 religiosa e 1 leigo. Enfim, a EUROPA, onde foi morto 1 sacerdote.
Clique aqui e saiba mais!