No seu livro Luz do mundo (p. 48-49), publicado em novembro de 2010, Bento XVI já previa a possibilidade da renúncia. O livro é uma entrevista concedida pelo Papa ao jornalista Peter Seewald. Confira trecho do referido livro:
Pergunta: É imaginável uma situação na qual o senhor considere oportuno que o Papa se demita?
Resposta: Sim. Quando um Papa chega à clara consciência de já não se encontrar em condições físicas, mentais e espirituais de exercer o encargo que lhe foi confiado, então tem o direito – e, em algumas circunstâncias, também o dever – de pedir demissão.
5 Comments
E agora quem poderá nos defender?!
ResponderExcluirJá vai tarde! Não fez absolutamente NADA para a evolução da igreja católica! Que venha outro com a mente mais aberta e realmente mais disposto a ajudar o mundo.
ResponderExcluirO que significa "mente mais aberta"? É ser a favor do aborto e do casamento gay?
ExcluirNenhum Papa será a favor dessas práticas.
Professor, estes realmente são temas polêmicos, mas não foi a eles que me referi. Entretanto, na minha opinião, a igreja católica está estagnada no tempo e pouco faz por todos os seus fiéis. Ao contrário disso, prefere fechar os olhos para os problemas do mundo moderno e tem mantido o mesmo discurso ao longo dos séculos.
ExcluirProfessor,
ResponderExcluirNa cidade onde eu moro há a BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO. Ela é praticamente uma cópia em dimensões menores da Basílica de São João do Latrão ou, Basílica di San Giovanni in Laterano, de Roma, Itália. Foi o Papa Bento XVI foi quem a elevou à Basílica!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Araras
http://www.encontraararas.com.br/araras/igreja-matriz-em-araras.shtml
http://www.basilicapatrocinio.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=28
Postar um comentário