Estado laico - o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. O Estado laico trata todos seus cidadãos igualmente, independente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. O Estado laico deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão. Deve respeitar também o direito à descrença religiosa.

Estado teocrático - é um Estado onde há uma única religião oficial (como é o caso do Irã). É caracterizado pela predominância do poder da religião sobre o poder politico.

Estado ateu - opõe-se a qualquer prática de natureza religiosa (como é o caso da Coreia do Norte). Normalmente, apenas os governos comunistas procuraram promover o ateísmo como uma lei pública, de acordo com a doutrina do materialismo dialético marxista.

Estado confessional - predomina o poder político sobre o religioso, embora seja adotada uma religião oficial. É o caso do Reino Unido, cuja religião oficial é o Anglicanismo. O catolicismo é a religião oficial na Argentina, Bolívia, Costa Rica, Malta, Peru. A Igreja ortodoxa é oficial na Grécia. O protestantismo luterano é oficial na Dinamarca, Islândia e Noruega. 

Não confunda Estado laico com Estado ateu

A perseguição religiosa não tem nada a ver com Estado laico, mas com Estado ateu.