58. (Advogado - Nossa Caixa - 2011) Segundo a Lei nº 8.213/91, havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições anteriores a essa data só serão computadas para efeito de carência depois que o segurado contar, a partir da nova filiação à Previdência Social, com, no mínimo,
(A) um terço do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício da pensão por morte, independentemente do benefício a ser requerido.
(B) dois terços do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido.
(C) um terço do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido.
(D) metade do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício de auxílio-doença, independentemente do benefício a ser requerido.
(E) metade do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido.
11 Comments
C
ResponderExcluirBom dia, então meu amigo Adriano Santos está por aqui...rsrsrs..compartilho com você amigo da resposta"C"..de começar putra vez a vida de concurseiro!! abraços a todos
ResponderExcluirLetra "C"
ResponderExcluirLetra "C".Lei 8.213/91, art.24.
ResponderExcluirParágrafo único. Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuições anteriores a essa data só serão computadas para efeito de carência depois que o segurado contar, a partir da nova filiação à Previdência Social, com, no mínimo, 1/3 (um terço) do número de contribuições exigidas para o cumprimento da carência definida para o benefício a ser requerido.
Letra "C"...lembrando que de acordo com a Lei 10.666/2003...
ResponderExcluirArt. 3o A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
§ 1o Na hipótese de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão desse benefício, desde que o segurado conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
e ai pq será que a Lei colocou a aposentadoria por idade no § 1° se a carência de ambas é a mesma?
Eu entendo que isso ocorreu para separar o trbalhador rural sem contribuição mensal, ou seja, essa regra não se aplica ao segurado especial, visto que muitas pessoas podem completar 60 anos (homem) e ter trabalhado mais de 20 na roça antigamente, porém se não é segurado especial na idade ou quando do requerimento do beenficio, certamente não terá direito ao beneficio rural de salario mínimo.
professor... como saber se determinado candidato tomou posse?
ResponderExcluirLetra"C".Deus seja louvado.
ResponderExcluirC
ResponderExcluirProfessor quem ja contribuiu 14 anos para a previdência como militar e depois e aprovado em concurso publico federal no inss tem direito a nao optar pelo funpresp obrigado !!!
ResponderExcluirLetter C
ResponderExcluirC.
ResponderExcluirPostar um comentário