535 O início (Lc 3, 23) da vida pública de Jesus é o seu batismo por João, no rio Jordão (At 1, 22). João pregava "um batismo de penitência, em ordem à remissão dos pecados" (Lc 3, 3). Uma multidão de pecadores, publicanos e soldados (Lc 3, 10-14), fariseus e saduceus (Mt 3, 7) e prostitutas vinha ter com ele, para que os baptizasse. Então aparece Jesus. O Batista hesita, Jesus insiste: e recebe o batismo. Então o Espírito Santo, sob a forma de pomba, desce sobre Jesus e uma voz do céu proclama: "Este é o meu Filho muito amado" (Mt 3,13-17). Tal foi a manifestação (epifania) de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.

536. Da parte de Jesus, o seu batismo é a aceitação e a inauguração da sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre o número dos pecadores (Is 53, 12). É já "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29), e antecipa já o "batismo" da sua morte sangrenta (Mc 10, 38; Lc 12, 50). Vem, desde já, para "cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Quer dizer que Se submete inteiramente à vontade do Pai e aceita por amor o batismo da morte para a remissão dos nossos pecados (Mt 26, 39). A esta aceitação responde a voz do Pai, que põe toda a sua complacência no Filho (Lc 3 . 22; Is 42, 1). O Espírito que Jesus possui em plenitude, desde a sua conceição, vem "repousar" sobre Ele (Jo 1, 32-33) e Jesus será a fonte do mesmo Espírito para toda a humanidade. No batismo de Cristo, "abriram-se os céus" (Mt 3, 16) que o pecado de Adão tinha fechado, e as águas são santificadas pela descida de Jesus e do Espírito, prelúdio da nova criação.

537. Pelo Batismo, o cristão é sacramentalmente assimilado a Jesus que, no seu batismo, antecipa a sua morte e ressurreição. Deve entrar neste mistério de humilde abatimento e de penitência, descer à água com Jesus, para de lá subir com Ele, renascer da água e do Espírito para se tornar, no Filho, filho-amado do Pai e "viver numa vida nova" (Rm 6, 4).

Fonte: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA