Com relação às prestações devidas compreendidas pelo Regime Geral da Previdência Social, observando-se tratar de benefícios devidos a todas as pessoas indicadas e não alternativamente, incluem-se:
I – quanto ao segurado: aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e pensão por morte;
II – quanto ao dependente: auxílio reclusão, serviço social e reabilitação profissional;
III – quanto ao segurado e dependente: reabilitação profissional, auxílio reclusão e salário maternidade;
IV – quanto ao segurado: salário maternidade, salário família e pensão por morte;
V – quanto ao dependente: aposentadoria especial, serviço social e pensão por morte.
Quais dos itens acima estão corretos?
A) Somente o primeiro e o quarto estão corretos.
B) Somente o terceiro e o quinto estão corretos.
C) Somente o quarto está correto.
D) Nenhum deles está correto.
E) Somente o segundo está correto.
Comentário
A fundamentação legal para esta questão é o art. 18 da Lei 8.213/91, in verbis:
Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:Com base no dispositivo legal acima transcrito, vamos analisar cada item da questão:
I - quanto ao segurado:
a) aposentadoria por invalidez;
b) aposentadoria por idade;
c) aposentadoria por tempo de contribuição;
d) aposentadoria especial;
e) auxílio-doença;
f) salário-família;
g) salário-maternidade;
h) auxílio-acidente;
II - quanto ao dependente:
a) pensão por morte;
b) auxílio-reclusão;
III - quanto ao segurado e dependente:
a) (Revogada pela Lei nº 9.032, de 1995)
b) serviço social;
c) reabilitação profissional.
Itens I e IV – errados, pois pensão por morte não é benefício devido ao segurado.
Item II – conforme o art. 18, II, da Lei 8.213/91, as prestações “quanto ao dependente” são pensão por morte e auxílio-reclusão. Assim, o item II estaria errado, pois inclui serviço social e reabilitação profissional.
No entanto, serviço social e reabilitação profissional são prestações devidas “quanto ao segurado e dependente” (art. 18, III). Ou seja, serviço social e reabilitação profissional também são devidos aos dependentes, embora não sejam apenas para os dependentes. Seguindo esse raciocínio, o item II deveria ser considerado como certo.
Como esse item admite mais de um raciocínio, o mais justo seria a ANULAÇÃO da questão.
Item III – errado, pois auxílio reclusão e salário maternidade não são prestações devidas “quanto ao segurado e dependente”. Auxílio reclusão é só para os dependentes e salário maternidade só para as seguradas.
Item V – errado, pois aposentadoria especial não é benefício devido ao dependente.
Diante do acima exposto, dependendo do raciocínio a ser adotado, o gabarito poderia ser letra D ou E.
Questão 65
Com relação ao salário de contribuição, na forma da Lei n. 8212/91, seguem quatro indicações:
I. para o empregado e trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, exceto no que se refere às gorjetas, aos ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;
II. para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;
III. para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo fixado em Lei;
IV. para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite máximo fixado em Lei.
Quais dessas indicações estão corretas?
A) Apenas a primeira e a terceira estão corretas.
B) Apenas a segunda e a quarta estão corretas.
C) Todas estão corretas.
D) Nenhuma delas está correta.
E) Apenas três delas estão corretas.
Comentário
A fundamentação legal para esta questão é o caput do art. 28 da Lei 8.212/91, in verbis:
Art. 28. Entende-se por salário-de-contribuição:Com base no dispositivo legal acima transcrito, vamos analisar cada item da questão:
I - para o empregado e trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;
II - para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;
III - para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo a que se refere o § 5º;
IV - para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite máximo a que se refere o § 5º.
Item I – Errado. O erro está na parte que diz “exceto no que se refere às gorjetas ...”. O certo seria “inclusive as gorjetas ...”
Item II – Correto. Transcreve literalmente o art. 28, II.
Item III – Correto. A única diferença com a redação da Lei que no final o texto o item diz “observado o limite máximo fixado em Lei”, enquanto o art. 28, III, da Lei 8.212/91 diz observado o limite máximo a que se refere o § 5º. Mas isso não torna o item errado, pois o limite máximo do salário de contribuição é fixado em Lei. Essa Lei é a Lei 8.212/91, art. 28, § 5º, que fixou o referido limite máximo.
Item IV – Correto. A única diferença com a redação da Lei que no final o texto o item diz “observado o limite máximo fixado em Lei”, enquanto o art. 28, IV, da Lei 8.212/91 diz observado o limite máximo a que se refere o § 5º. Mas isso não torna o item errado, pois o limite máximo do salário de contribuição é fixado em Lei. Essa Lei é a Lei 8.212/91, art. 28, § 5º, que fixou o referido limite máximo.
Ora, se o examinador considerou o item IV como CERTO, deveria também considerar o item III, pois o raciocínio é o mesmo. Assim, o gabarito deve ser alterado de B para E.
Comentário final: entenderei como aceitável a manutenção do gabarito da questão 64, embora também entenda que o mais justo seja sua anulação, devido sua dubiedade. Mas com relação à questão 65, não tem nenhum cabimento manter tal gabarito.
Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes
"Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós - oráculo do SENHOR! É um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança!" (Jeremias 29, 11-12).
31 Comments
Obrigada professor. Esta prova foi mal elaborada e além disso contém vários erros de gabarito.
ResponderExcluirProfessor, não entendi a questão 63. O segurado facultativo não é o maior de 16 anos? Parece que não teve nenhuma alternativa correta nessa questão... Obrigada!
ResponderExcluirSilvia
Concordo com suas ponderações Silvia. A Lei nº 8.213/91, em seu art. 13 afirma que é "É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, desde que não incluído nas disposições do art. 11." Observe que não é qualquer pessoa maior de 14 anos, que mediante contribuição, se filia como facultativo, considerando que o menor aprendiz é enquadrado como segurado empregado. Faltou então, no mínimo a expressão "desde que não incluído nas disposições do art. 11", para que esta questão pudesse estar certa(de acordo com a lei 8.213). Outra questão controvertida é também a questão da idade, como mencionado por você. Fato é que o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, prevê como idade mínima para a filiação como facultativo 16 anos:( Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.) e o próprio INSS somente aceita a filiação como segurado facultativo a partir dos 16 anos(Art. 9º da IN/INSS/PRES nº 45/2010: Podem filiar-se como segurados facultativos os maiores de dezesseis anos, mediante contribuição, desde que não estejam exercendo atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios do RGPS ou de RPPS, enquadrando-se nesta categoria, entre outros). E aí Professor, o que você tem a dizer sobre isso?
ExcluirAtualmente, a idade mínima para ser segurado facultativo é 16 anos. Contudo, a questão manda julgar as alternativas "na forma como determinado pela Lei 8213/91". O art. 13 da Lei 8.213/91 fala em 14 anos.
ExcluirMas entendo que há bons argumentos para o candidato entrar com um recurso. Para tal finalidade, veja o art. 11 do Regulamento da Previdência Social.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs reclamações devem ser feitas ao Ministério Público Federal.
ExcluirProfessor, boa tarde.
ResponderExcluirTenho uma dúvida quanto ao gabarito da questão 61. Eu sei que eles consideraram como correto a letra A, que é a letra do art. 3º, da Lei 8212, maaaaaaaaaaaaaaaas a correta não seria a letra E, já que não há mais benefício por tempo de serviço e sim por tempo de contribuição (em razão das EC)?
Você pode recorrer usando esse argumento. É um bom argumento.
ExcluirMuito obrigada pela atenção, Professor. Irei elaborar o recurso. Novamente, muito obrigada!
ExcluirProfessor, elaborei recursos de algumas questões da prova Direito. Enviarei para o senhor, caso haja interesse de divulgá-los. Não há necessidade de enunciar 'créditos' de minha autoria. Tudo o que quero é fazer justiça nas questões que considero que acertei e a banca, salvo melhor juízo, se equivocou. Enviarei um a um:
ResponderExcluirQuestão 30 – Prova DIREITO:
Prezada banca examinadora, o gabarito preliminar informou como correta a alternativa E. Ocorre, porém, que o gabarito merece reforma, pelas seguintes razões:
Enuncia a afirmativa E que o direito de greve seria uma garantia expressa aos domésticos, servidores civis e militares. Entretanto, a greve é expressamente proibida aos militares, conforme Art. 142, §3º, IV da Constituição (“IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve”).
Nesse sentido, com o devido acatamento, a alternativa E não pode ser tida por correta. Por outro lado, o mesmo artigo, em seu inciso VIII, assim enuncia “aplica-se aos militares o disposto no art. 7º, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV;”. Logo, o artigo 7º, inciso XVIII da Constituição, a que faz remissão, garante também aos militares “licença a gestante”, o que torna correta a alternativa A.
Por essas razões, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa A.
caro amigo, eu encontrei essa mesma questão em um site e a resposta era a letra a, com base no Art. 39, §3º, CF/88. Esse artigo remete para alguns incisos do Artigo 7º do mesmo diploma legal e consta a licença gestante. Para você visualizar melhor é só digitar o enunciado da questão no google. Grande Abraço e bons estudos
ExcluirQuestão 37 – Prova DIREITO
ResponderExcluirPrezados examinadores, consta do gabarito preliminar que, na questão 37, seria correta a alternativa B. Todavia, com a máxima vênia, há de ser tido por correta a alternativa D, senão vejamos:
Enuncia a alternativa B que a previdência social seria disciplinada privativamente pela União. Entretanto, o artigo 24, da Constituição Federal, enuncia que: “Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar CONCORRENTEMENTE sobre: [...]XII - PREVIDÊNCIA SOCIAL, proteção e defesa da saúde;” Nesse sentido, a alternativa B, informada pelo gabarito preliminar, está incorreta.
Por sua vez, o artigo 22 da Constituição Federal, afirma que “Compete privativamente à União legislar sobre: [...] I - direito civil, comercial, penal, processual, ELEITORAL, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;[...] IV - ÁGUAS, ENERGIA, informática, telecomunicações e radiodifusão;”
Logo, eleitoral, águas e energia, citados pela alternativa D, são todos de competência legislativa privativa da União, única alternativa que atende corretamente ao enunciado, de maneira que há de ser retificado o gabarito para alternativa D.
Daniel, a questão 37 deve ser anulada, porque tem 2 respostas (alternativas "A" e "D") - art. 22, IV e XI, CF.
ExcluirQuestão 65 DIREITO
ResponderExcluirPrezados examinadores, na questão 65 da prova Direito, consta do gabarito preliminar a alternativa B, de modo que estariam corretas apenas as afirmativas II e IV.
Ocorre, porém, que a afirmativa III também está correta, de modo que o gabarito correta haveria de ser a alternativa E, pelos seguintes fundamentos:
Conforme artigo 28, inciso III, da Lei 8213/91:
“para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo a que se refere o § 5o;”
Por sua vez, o §5º, do mesmo artigo, enuncia: “O limite máximo do salário-de-contribuição é de Cr$ 170.000,00 (cento e setenta mil cruzeiros), reajustado a partir da data da entrada em vigor desta Lei, na mesma época e com os mesmos índices que os do reajustamento dos benefícios de prestação continuada da Previdência Social.”
Logo, a afirmativa III é a reprodução literal do dispositivo citado, o qual faz remissão ao §5º, do mesmo artigo, da mesma lei, de modo que o limite máximo também está fixado em lei. Logo, correta a afirmativa, ensejando, com a devida vênia, a alteração do gabarito para alternativa E.
Questão 67 - Prova DIREITO
ResponderExcluirPrezados examinadores, o gabarito preliminar informa como correta a alternativa E. Com a devida vênia, cabe a alteração do gabarito para alternativa A, pelos fundamentos que se seguem:
Nos termos do Art. 2º, caput e inciso VI, da Lei 8.213/91: “A Previdência Social rege-se pelos seguintes princípios e objetivos: [...] VI - valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário-de-contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do salário mínimo;”
Ocorre que há benefícios que não são substitutos do salário-de-contribuição ou do rendimento do trabalho, como é o caso do auxílio-acidente, previsto no artigo 86 da Lei 8.213, de caráter indenizatório e que serve apenas para “complementar” o rendimento, e não “substituí-lo”.
No mesmo sentido, vale citar a doutrina de Fabio Zambitte Ibrahim, em seu livro Curso de Direito Previdenciário, 12.ed. rev. e atualizada, Editora Impetus, Niterói, RJ, p. 587, que assim se manifesta acerca do auxílio-acidente: “Este benefício poderá ser inferior ao salário mínimo, já que não visa a substituir a remuneração do trabalhador. Em verdade, o segurado recebe o benefício mesmo trabalhando, até a sua aposentadoria”.
Por essas razões, há de ser reconhecido de que não há um valor mínimo fixado em lei, pelo que há de ser tida por correta a assertiva A.
Boa tarde Professor!
ResponderExcluirSó para não esquecer, amanhã é uma data muito importante.
Em relação a questão nº 41 INSS-CIÊNCIAS CONTÁBEIS (CONTA):
Questão 41
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único,
organizado de acordo com as seguintes diretrizes, exceto:
A) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
B) descentralização, com direção única ou não, em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
C) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades
preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
D) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
E) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as
atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
Esta questão está com o enunciado errado. A questão pede para marcar a alternativa que não contém as diretrizes das ações e serviços públicos de saúde, porém, enquanto quatro alternativas contêm erros, somente uma contem as diretrizes corretamente.
O gabarito é a letra D.
(Art. 198 da Constituição Federal)
Poderias ajudar num modelo de recurso?
Grato,
Francimar.
Postei um recurso para esta questão.
Excluirdiscordo do comentario pois e bem claro na inicial " a todas pessoas indicadas" que no caso so tem um o dependente. resposta certa continua sendo letra e da questao 64
ResponderExcluirEsse é um raciocínio que pode ser usado, mas não é o único.
Excluiracho que teria um jeito de anular a questao 19 de informatica o primeiro resultado .... se da uma amplitude primeiro resultado de que.... da pagina,,,,, do fatorial..... se pois sabemos que se colocarmos qualquer informação no google ele procurara todo assunto relativo aquela informação mais ele nao indica que e o primeiro o segundo ou terceiro .... a primeira informação da pagina seria os dados de uma calculadora informando o valor do fatorial de 5....
ResponderExcluirquestao 67 direito discordo do presente recurso apresentado ele citou a norma e regulamento (especial ) e nao a carta magna.... entao prevalece o salario minimo.... se beneficios estao sendo pago inconstitucionalmente ai e outro problema.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirerro acima artigo 201 paragrafo 2 cf
Excluiressa prova de direito se todos entrarem com recursos vai ter um monte de questoes anuladas pois ha duplicidades de interpretaçoes....em varias questoes...
ResponderExcluirBoa Noite, professor! Sobre a Q 46- INSS-CIÊNCIAS CONTÁBEIS- CONTA :Questão 46
ResponderExcluirEntre as prestações devidas pelo Regime Geral de Previdência Social, expressas em benefícios e serviços, inclui-se
A) o abono-permanência em serviço.
B) a aposentadoria por tempo de serviço.
C) o auxílio-doença.
D) o auxílio-reclusão somente para o dependente incapaz do segurado.
E) nenhum benefício destinado ao dependente do segurado.
Resp. C
Pode ser fundamentada no art. 18 da L 8213/91 abaixo? Daí pode ser anulada pois tem duas alternativas corretas B e C. O que acha?
Art. 18. O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços:
I - quanto ao segurado:
a) aposentadoria por invalidez;
b) aposentadoria por idade;
c) aposentadoria por tempo de contribuição;
d) aposentadoria especial;
e) auxílio-doença;
f) salário-família;
g) salário-maternidade;
h) auxílio-acidente;
II - quanto ao dependente:
a) pensão por morte;
b) auxílio-reclusão;
III - quanto ao segurado e dependente:
a) (Revogada pela Lei nº 9.032, de 1995)
b) serviço social;
c) reabilitação profissional.
Boa Noite, professor! Sobre a Q 43- INSS-CIÊNCIAS CONTÁBEIS-CONTA: Questão 43
ResponderExcluirCom relação aos princípios que regem a previdência social, está correta a seguinte característica:
A) redutibilidade do valor dos benefícios desde que autorizada por Lei Complementar.
B) distinção dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
C) cálculo dos benefícios considerando-se a quantidade de salários-mínimos contribuídos corrigidos monetariamente.
D) caráter democrático e centralizado da gestão administrativa, com a participação do governo federal, estaduais e da
comunidade, em especial de trabalhadores em atividade, empregadores e aposentados.
E) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios.
Resp. E
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços é princípio constitucional da Seguridade Social, teria como anular esta questão e qual o modelo de recurso eu poderia fazer?
e amanhã .... Parabéns pelo seu dia!
Boa Noite, professor! Sobre a Q 48- INSS-CIÊNCIAS CONTÁBEIS-CONTA: Questão 48
ResponderExcluirCom relação à base de cálculo da contribuição do empregado doméstico, nos termos da Lei nº 8212/91, é correto afirmar que
a contribuição do empregador doméstico
A) é de 10% (dez por cento) do salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
B) é de 12% (doze por cento) do salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
C) é de 8% (oito por cento) do salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
D) é de 14% (quatorze por cento) do salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
E) é zero, por ser ele isento de pagamento.
Resp.B
Por se referir à base de cálculo pode gerar dubiedade entre o art 20 e o art 24 da Lei, há possibilidade de recurso?
Segue os artigos:Capítulo III
DA CONTRIBUIÇÃO DO SEGURADO
Seção I
Da Contribuição dos Segurados Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso
Art. 20. A contribuição do empregado, inclusive o doméstico, e a do trabalhador avulso é calculada mediante a aplicação da correspondente alíquota sobre o seu salário-de-contribuição mensal, de forma não cumulativa, observado o disposto no art. 28, de acordo com a seguinte tabela: (Redação da Lei nº 9.032, de 28.4.95)
Salário-de-contribuição
Alíquota em %
Até R$ 249,80
8,00
de R$ 249,81 até R$ 416,33
9,00
de R$ 416,34 até R$ 832,66
11,00
(Valores e alíquotas dados pela Lei nº 9.129, de 20.11.95)
(*)Nota: Valores atualizados a partir de 1º de junho de 1998, pela Portaria MPAS nº 4.479, de 4.6.98, como segue:
Salário-de-contribuição
Alíquota em %
Até R$ 324,45
8,00
de R$ 324,46 até R$ 540,75
9,00
de R$ 540,76 até R$ 1.081,50
11,00
§ 1º Os valores do salário-de-contribuição serão reajustados, a partir da data de entrada em vigor desta Lei, na mesma época e com os mesmos índices que os do reajustamento dos benefícios de prestação continuada da Previdência Social. (Redação dada pela Lei nº 8.620, de 5.1.93)
§ 2º O disposto neste artigo aplica-se também aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que prestem serviços a microempresas. (Parágrafo incluído pela Lei nº 8.620, de 5.1.93 );
Capítulo V
DA CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGADOR DOMÉSTICO
Art. 24. A contribuição do empregador doméstico é de 12% (doze por cento) do salário-de-contribuição do empregado doméstico a seu serviço.
Feliz dia dos professores!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém fez recurso da questão 52 de Direito Administrativo, na prova na área de direito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Professor!
ResponderExcluirNão concordo com a OPÇÃO de anulação da questão 64! Pra mim, ela TEM DE sofrer necessariamente ALTERAÇÃO para a letra D. Olhe o que diz o enunciado da assertiva:
Questão 64
Com relação às prestações devidas compreendidas pelo Regime Geral da Previdência Social, observando-se tratar de BENEFÍCIOS devidos a todas as pessoas indicadas e não alternativamente, incluem-se:
OU SEJA: apesar de ter sido usada uma redação péssima para compor o comando da questão, o que foi pedido foram os BENEFÍCIOS devidos e não as PRESTAÇÕES devidas a todas as pessoas indicadas.
Portanto, nenhum item está correto! Serviço social e reabilitação profissional são SERVIÇOS e não BENEFÍCIOS!
Parabéns pelo seu dia!!!
Att.,
Ingrid.
Postar um comentário