Questão 35
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, exceto:
A) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
B) descentralização, com direção única ou não, em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
C) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
D) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
E) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento parcial ou integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade.
Comentário
A fundamentação para esta questão é o caput art. 198 da da Constituição Federal, in verbis:
Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;III - participação da comunidade.
Com base no dispositivo constitucional acima transcrito, vamos analisar cada alternativa da questão. Perceba que, em razão da palavra “exceto”, que consta no enunciado da questão, a alternativa que deve ser assinalada é aquela que NÃO corresponde às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alternativa A - “atendimento parcial” não é diretriz do SUS.
Alternativa B – as expressões “com direção única ou não” e “atendimento parcial ou integral” fazem com que a alterativa B não corresponda às diretrizes do SUS.
Alternativa C – “centralização” não é diretriz do SUS.
Alternativa D – o texto desta alternativa corresponde às diretrizes do (SUS).
Alternativa E – as expressões “centralização” e “atendimento parcial ou integral” fazem com que a alterativa E não corresponda às diretrizes do SUS.
Diante do exposto, verifica-se que essa questão tem quatro alternativas que podem ser assinaladas (A, B, C e E). Por isso, a questão deve ser anulada.
Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes
5 Comments
Valew, grande professor Hugo!
ResponderExcluirQue Deus lhe dê toda saúde e paz do mundo.
A expressão "feito nas coxas" se aplica à elaboração desta questão. Como conseguem elaborar questões "Inomináveis", essa é simplesmente uma aberração! Ser concursando no BR é missão árdua!
ResponderExcluirProfessor, existe percentual máximo de candidatos a ser chamados de acordo com o número de vagas de uma localidade? Por exemplo, uma regional que oferece 3 vagas para determinado cargo, num situação que todos os candidatos convocados tomam posse e entram em exercício, pode chamar quantos a mais do número de vagas? 50%? Ou seja, mais 2? Abraço
ResponderExcluirEssa questão me roubou mais de 10 minutos.
ResponderExcluirTambém encontrei questões fora do padrão que demandou bastante tempo para resolver. Professor, uma pessoa que fique no limite dos pontos exigidos tem chance de ficar classificada neste concurso do INSS?
ResponderExcluirPostar um comentário