Antes de 17/04/2014 não pode ser publicado edital de concurso para este cargo, pois até tal data o último concurso ainda estará dentro do prazo de validade.

Existe uma Nota Técnica tramitando no MPOG que oferece motivações e justificativas para subsidiar solicitação de concurso público para recomposição do quadro de servidores do INSS no exercício de 2014. Para o cargo Técnico do Seguro Social, a referida Nota Técnica propõe junto ao MPOG a autorização para provimento de 2.280 vagas.

No entanto, em razão da mobilização dos excedentes do concurso de 2012 junto a parlamentares do PT, tudo indica que tais vagas serão destinadas a eles. A questão termina sendo mais política que técnica (o INSS deveria nomear todos os aprovados sem precisar ninguém pedir favor a nenhum político).

Mas mesmo com a nomeação de todos os excedentes do concurso de 2012, é possível que haja um novo concurso no segundo semestre de 2014 ou em 2015, pois a citada nota técnica destaca que atualmente, além das vacâncias já ocorridas, existem mais de dez mil servidores em abono de permanência, isto é, servidores que já implementaram condições para requerer sua aposentadoria.