Um grupo discreto de manifestantes se concentrou em frente ao Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, para tentar chamar a atenção da presidenta Dilma Rousseff, que visita Alagoas nesta terça-feira, 18.
A manifestação é nacional e vem sendo realizada em vários Estados, por onde a presidenta passa, a exemplo do Piauí, onde Rousseff esteve na manhã desta terça-feira, 18. O grupo é formado por 2700 pessoas que foram aprovadas no último concurso do INSS, realizado em fevereiro de 2012, e pleiteia a nomeação até o prazo limite, em abril deste ano.
Segundo Tatiana da Silva Lima do Amapá, que integra a comissão nacional de mobilização, os grupos de manifestantes estão se dirigindo a todos os eventos públicos da presidenta para entregar a lista com os nomes dos aprovados e um dossiê em que relatam as razões pelas quais precisam e podem ser nomeados.
Entre essas razões, Tatiana destacou a carência de mais de 13 mil servidores do órgão, a deficiência no atendimento, filas e a demora na liberação de recursos devido à falta de pessoal. Essa mesma lista e dossiê estão sendo entregues aos deputados federais, em Brasília, para pressionar a nomeação. “Os deputados informaram que estão aguardando a sinalização do INSS e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sobre a nomeação dos aprovados, mas garantiu que já existem recursos para convocação”, disse Tatiana Lima.
Segundo os manifestantes, a carta já foi entregue ao senador Benedito de Lira, que garantiu entregar à presidenta, no entanto, o pequeno preferiu se certificar de que será atendido. "Nós fomos barrados porque estamos usando faixas", contou Ana Cláudia Morais Loureiro, candidata aprovada de Maceió.
Assim como Ana Cláudia, outras 125 pessoas foram aprovadas no concurso do INSS.

Fonte: Alagoas 24 horas