36. (Hugo Goes – 2014) Acerca da aposentadoria da pessoa com deficiência, assinale a opção incorreta.
(A) A aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, cumprida a carência, é devida ao segurados aos 60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 20 (vinte) anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.
(B) A carência exigida para a concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência, seja por idade ou por tempo de contribuição, é de 180 contribuições mensais.
(C) No caso da aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência, a renda mensal inicial será de 100% do salário-de-benefício.
(D) No caso da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, a renda mensal inicial será de 70% mais 1% do salário de benefício por grupo de 12 contribuições mensais, não podendo exceder a 100% do salário de benefício.
(E) No calculo do salário de benefício da aposentadoria da pessoa com deficiência, seja por idade ou por tempo de contribuição, o fator previdenciário somente será aplicado se resultar em renda mensal de valor mais elevado.


Gabarito: A

MAIS QUESTÕES