No Evangelho do domingo passado (Mateus 16,13-20), Jesus diz ao apóstolo Pedro:

“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

No Evangelho deste domingo (Mateus 16,21-27), Jesus diz ao mesmo apóstolo Pedro:

“Afasta-te, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço!; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!”

Ambas as declarações de Jesus foram pronunciadas em resposta a determinada frase dita por Pedro:

No primeiro caso, Pedro diz a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” Jesus responde: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.

No segundo caso, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: “Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá!

Resumindo: quando Pedro fala inspirado por Deus, ele fala algo edificante e é elogiado por Jesus; quando os pensamentos de Pedro não são de Deus, mas dos homens, Jesus compara Pedro a uma pedra de tropeço.

Nossas palavras também, como as de Pedro, ora edificam nossos companheiros de jornada, ora são pedras que provocam a queda dos nossos irmãos de caminhada.

Que Deus nos ilumine e nos dê sabedoria, para que nossas palavras sejam usadas para edificar a vida dos nossos irmãos e irmãs.

Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes