432. (CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região) Assinale a opção correspondente a remuneração considerada para o cálculo do salário de contribuição.
a) importâncias recebidas a título de adicional constitucional de férias
b) importâncias recebidas a título de incentivo à demissão
c) salário-maternidade
d) benefícios da previdência social
e) importâncias recebidas a título de férias indenizadas
Gabarito: C
MAIS QUESTÕES
87 Comments
C
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra "C"
ResponderExcluirLETRA C DE COM CERTEZA.
ResponderExcluirC
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirBom Dia
ResponderExcluirLetra C
Bom dia C
ResponderExcluirLatra C
ResponderExcluirLetra C.
ResponderExcluirLetra C.
ResponderExcluirLetra C de Casa.
ResponderExcluirBom dia!
Uma questão da Cespe para estudo
ExcluirTrabalhador portuário segurado da previdência social na condição de trabalhador avulso não faz jus ao benefício denominado salário-família, independentemente de possuir ou não filhos menores. (C/E)
Correto
ExcluirCerta.
ExcluirSe o trabalhador avulso for de baixa renda e possuir filhos menores de 14 anos, fará jus ao salário-família.
Errado. Fazem jus ao salário-família o segurado empregado, inclusive o doméstico e o trabalhador avulso.
ExcluirEita Róbson, tava pensando que existe a possibilidade, devido ao número reduzido de vagas pra esse concurso, de não ter para nosso estado. Será?
ExcluirErrada. Art. 65. O salário-família será devido, mensalmente, ao segurado empregado, inclusive o doméstico, e ao segurado trabalhador avulso, na proporção do respectivo número de filhos ou equiparados nos termos do § 2o do art. 16 desta Lei, observado o disposto no art. 66. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)
ExcluirErrado
ExcluirErrado
ExcluirERRADO - em regra o trabalhador avulso tem sim direito ao salario família, desde que seja baixa renda e tenha filho menor de 14 anos.
ExcluirErrado.
ExcluirComplementando :
O salário-família do trabalhador avulso independe do número de dias trabalhados no mês, devendo o seu pagamento corresponder ao valor integral da cota.
Errada. Se ele, trabalhador avulso, tiver filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade terá direito.
ExcluirThiago Souza, creio que terá vagas sim para Paraíba, porém não pra muitas APS né... Vai ser pesada a concorrência nesse concurso =(
ExcluirGabarito: CERTA
ExcluirPor incrível que isso possa parecer para alguns, a resposta da Cespe foi essa. Como alguns colegas apontaram nos comentários, provavelmente pelo fato da questão não ter feito referência a "baixa renda" do segurado.
Eu fui de errado nessa e quebrei a cara também (apesar de discordar do gabarito).
É isso aí, galera, temos que ter uma "bola de cristal" em se tratando de determinadas questões da Cespe kkkkkkkkkk Há quem morra de amores por ela, entretanto! ^^
Questão "pegadinha do malandro" que pega muitos e que mesmo sabendo do assunto , pode fazer um estrago grande na hora da prova.
Bons estudos, galera!
Não tem jeito, nós temos que nos programar pra responder esse tipo de questão.
ExcluirPor exemplo, falou em salário-família, antes de QUALQUER COISA nós devemos nos lembrar dos dois requisitos básicos para se ter direito ao benefício(Baixa renda + filho menor de 14 anos)
A CESPE adora esse tipo de questão, se você for analisar as provas anteriores, vai ver que nesse caso, a pegadinha é sempre a mesma(como eu disse, NESSE caso).
Porque algumas questões da CESPE é C/E e outras são de alternativas? qual o criterio pra ela usar tal questão?
Excluira prova do INSS será que vai ser so de C/E ou pode ter de alternativas tambem?
Cara a cespe só tem fama, uma questão mal elaborada do caramba dessa. E olha que es acertei, ñ tenho medo da Cespe, apenas acho que ela só tem fama mas é um lixo.
ExcluirNinguém deve ter entrado com recurso nessa questão.
ExcluirC
ResponderExcluirC
ResponderExcluirC
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirQual é o erro da letra A?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdicional constitucional de férias é o mesmo que 1/3 de férias. Todavia a questão não fala se as férias foram gozadas ou indenizadas, por esse motivo não há como afirmar nada sobre a incidência ou não de contribuição.
ExcluirPow esse é meu medo em uma questão de certo ou errado da CESPE. Eu fiquei com a mesma dúvida quanto à letra A pq incide sobre 1/3 de férias e na letra E já fala sobre ferias indenizadas, então teoricamente seriam as gozadas. =\
ExcluirPara stf e stj mesmo gozada as ferias nao ira incidir.
ExcluirLetra C.
ResponderExcluirIgor, só incide contribuição se for 1/3 de férias gozadas.
C++
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirSalário-maternidade
Bons Estudos.
Letra C.
ResponderExcluirLetra c
ResponderExcluirC
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirLetra C. Bom dia a todos.
ResponderExcluirC
ResponderExcluirPessoal, bom dia.
ResponderExcluirAlguém sabe me informar de acordo com as novas regras previdenciárias sobre a conversão das aposentadorias comum, do deficiente e especial. Existia uma regra entre elas, sendo possivel existir a conversão ou não. Se possivel me informar tanto os casos possiveis (entre elas) e os que não podem com referencia na lei eu agradeço muito.
Bons estudos galera!
Pode sim converter. Aposentadoria do deficiente por idade deve ser comprovada a carência e 15 anos na deficiência, aí terá redução de 5 anos. Se for AP por tempo de contribuição tem a tabela q leva em conta o grau de deficiência (leve, média, grave)... A AP especial tem também a tabela de 15,20 e 25 dependendo da exposição aos riscos... E a AP comum poder ser convertida para as duas AP. conforme conversão do tempo comum em algumas delas.. Mais ou menos assim, não sou muito bom de explicar, mas espero ter ajudado...
ExcluirNa verdade Neto, não era isso (mas valeu pelo esforço). Vou tentar ser um pouco mais pratico. Antes existiam as regras:
Excluir1. O tempo de atividade especial (Aposentadoria Especial) pode ser convertido para tempo de contribuição de pessoa com Deficiência (Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Segurado Deficiente).
2. O tempo de contribuição de pessoa com Deficiência (Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Segurado Deficiente) não pode ser convertido em tempo de atividade especial (Aposentadoria Especial).
Essa era a regra, continua valendo ainda? Alguma coisa mudou em relação a conversão?
Acredito que não Fernando. Não vi mudança alguma sobre isso.
ExcluirTambém acho que nada mudou
ExcluirO tempo de contribuição em serviços com condições especiais pode ser convertido em tempo de contribuição normal, usamos a tabela que está no decreto para conversão. Porém não é possível converter o tempo comum em tempo especial.
ExcluirLembrando que aposentadoria por invalidez só pode atualmente ser convertida em aposentadoria por tempo de contribuição e não por idade.
O tempo de contribuição em serviços com condições especiais pode ser convertido em tempo de contribuição normal, usamos a tabela que está no decreto para conversão. Porém não é possível converter o tempo comum em tempo especial.
ExcluirLembrando que aposentadoria por invalidez só pode atualmente ser convertida em aposentadoria por tempo de contribuição e não por idade.
Letra C!
ResponderExcluirBom dia!
Letra "C"
ResponderExcluirPra mim deveria ser anulada a questão, visto que jurisprudência do STJ considera que não incide contribuição sobre o terço constitucional de férias, mesmo gozado, pois tal parcela tem por finalidade ampliar a capacidade financeira do trabalhador, portanto natureza compensatória ou indenizatória
ResponderExcluirC
ResponderExcluirCesp
ResponderExcluirSe o gabarito é letra C, a questão é passível de recurso.É verdade que o salário maternidade integra o salário de contribuição, mas o enunciado fala de remuneração, e o salário maternidade não é uma remuneração da empresa, mas um benefício previdenciário.
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirCccccc
ResponderExcluirCccrerecc
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirC
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirnao esrou entendendo... sei q salario maternidade integra so por isso acertei... mas e a letra A como entender pois terço constitucional tambem integra...
ResponderExcluirnao esrou entendendo... sei q salario maternidade integra so por isso acertei... mas e a letra A como entender pois terço constitucional tambem integra...
ResponderExcluirEu uso um resuminho que me ajuda bastante nas questões de parcelas integrantes ou não do salário de contribuição
ExcluirLei---->Integram o SC
Jurisprudência-------->Não integram o SC
1- 1/3 de férias gozadas (terço constitucional de férias)
2- Aviso prévio indenizado
3-15 dias que antecedem o auxílio-doença
a)Auxílio-Alimentação pago em pecúnia
b)Vale-transporte pago em pecúnia
Lembre:
Lei---->Integram o SC
Jurisprudência-------->Não integram o SC
*Se a questão não mencionar segundo a lei ou jurisprudência considere sempre a lei
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde galera!
ResponderExcluirAlguém pode mim ajudar com esta questão da Cesp: "Os ganhos habituais do empregado, inclusive o valor pago, em dinheiro, a título de vale-transporte, incorporam-se ao seu salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios." Ela foi considerada errada, porém não estou conseguindo ver onde está o erro. Sei que quando o vale-transporte é pago em pecúnia, para a lei, integra o SC; já para a jurisprudência não. A questão não mencionou se é segundo a lei ou a jurisprudência.
Solidifica assim: Vale transporte nunca vai integrar o S.C. Ponto Final.
ExcluirVlw
Valeu Marlon2.
ExcluirObrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCom relação às normas constitucionais que regem a previdência social, julgue os itens a seguir.
ExcluirO enunciado da questão se referiu à CF, a qual diz que será conforme a legislação, mas a banca considerou a jurisprudência.
CF art. 201-§ 11. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, serão incorporados ao salário para efeito de contribuição previdenciária e conseqüente repercussão em benefícios, nos casos e na forma da lei.
CCC (Com Calma e Certeza)
ResponderExcluirc
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra C.
ResponderExcluirC.
ResponderExcluirC
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLetra C
ResponderExcluirPostar um comentário