594. (CESPE - 2010 - BRB) Para a concessão dos benefícios auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez acidentária, dispensa-se o período de carência.
Duas questões: 1- José segurado do RGPS após cumprir reclusão foi solto em 16.12.15. é correto que ele estará em período de graça até 15.01.17.
2- Maria segurada empregada do RGPS há dez anos deu a luz ao seu primeiro filho e de "presente" recebeu no mesmo dia a noticia que tinha ficado milionaria, já que ganhou na loteria. Diante de tanta dinheirama, esqueceu-se de requerer o beneficio de salario-maternidade, mas não precisa a pressa por que ela terá até o último dia do prazo que faria jus a ultima parcela de tal beneficio, para requerê-lo.
Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Nessa situação hipotética Marcela tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.
Paula, a lei 8213 diz: "Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na EMPRESA, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente." Então, por causa da palavra empresa, só é devida ao segurado empregado.Penso que é isso
Lei 8.213/91, Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26: I - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: 12 (doze) contribuições mensais; Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de QUALQUER natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.
A primeira constituição brasileira a utilizar a expressão Previdência Social foi a Constituição de 1946 que garantiu a proteção aos eventos de doença, invalidez, velhice e morte.
C - Apesar da Constituição de 1946 não ser a primeira a trazer a noções de riscos sociais (Cobertura de morte, velhice e invalide) esta garantiu, sim, estes eventos e a oração subordinada adjetiva explicativa não quer dizer que foi esta a primeira a instituir esses benefícios.
XVI - previdência, mediante contribuição da União, do empregador e do empregado, em favor da maternidade e contra as conseqüências da doença, da velhice, da invalidez e da morte.
LEI 8213/91 Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente; II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado;
questão CESPE:As reformas promovidas na previdência social brasileira após a Constituição Federal de 1988 promoveram a instituição do regime de previdência privada complementar facultativo para os servidores públicos.bONS ESTUDOS!
Por que realmente após a Contituição foram promovidas reformas previdenciárias. Uma delas foi a instituição de previdência complementar facultativo para os servidores públicos. Tá tudo certo. Agora se também houve instituição de previdência complementar para os não servidores públicos, isso não faz a questão está errada. É só outra informação. Entende?
Com a leitura pausada é que compreendi... Inicialmente interpretei que a própria CF/88 instituiu o regime facultativo qdo na verdade previu apenas possibilidade de regulamentação através lei complementar, fato que se consumou após uma década.
Vixe! Obrigada amigos. Este é um grande problema, cada um tem uma interpretação dependendo da assertiva. Assertivas ambíguas (como Paola mencionou) arrebentam qualquer um!
QUESTÃO CESPE:O legislador constituinte originário, com objetivo de dar maior abrangência e cuidado possíveis à questão dos riscos sociais, estabeleceu que as ações presentes no Título da Ordem Social, da Constituição Federal, corresponderiam às iniciativas dos poderes públicos e da sociedade para proteção do direito ao bem-estar e da justiça social, representados pelas ações que integram a seguridade social.
QUESTÃO CESPE:As caixas de aposentadorias e pensões (CAP) consistiram nas primeiras medidas legais de proteção aos trabalhadores. A obrigatoriedade de criação das CAPs foi estabelecida pela Lei Eloy Chaves.
1 – Pensão por morte presumida é aquela concedida ao dependente, após declarada, pela autoridade judicial competente, quando da ausência do segurado após o prazo de 12 meses.
2 - Maria, segurada contribuinte individual, exerce suas atividades como feirante. Devido a problemas de saúde, Maria não pode ter filho, logo dá entrada na guarda judicial junto ao conselho tutelar de sua região. 12 meses após o processo, Maria é beneficiada com uma criança, Priscilla, uma mocinha linda a qual irá fazer 12 anos de idade 2 dias seguinte à data pela qual chegou ao novo lar;
Assertiva: Devido a profissão de Maria exigir-se sua presença diariamente, ela não poderá exercer suas atividades, devido fato de o benefício ser condicionado ao afastamento de suas atividades habituais, sob pena de suspensão do benefício.
3 – O salário família é um benefício devido ao segurado de baixa renda, sendo pago apenas ao empregado, doméstico e trabalhador avulso, sendo condicionado ao recebimento, a apresentação de certidão de nascimento do filho, atestado de vacinação obrigatório até e frequência escolar ao filho ou equiparado.
4 – O Salário maternidade é devido a todos os segurados do RGPS, entretanto, o prazo final para o requerimento do benefécio é o último dia após o nascimento da criança.
5 – O abono anual será devido e calculado, no que couber, da mesma forma que a gratificação natalina dos trabalhadores, tendo por base o valor da renda mensal do benefício do mês de dezembro e, será devido aos segurados ou dependentes que recebam qualquer um dos benefícios; auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio doença.
6 – O salário família será devido aos segurados empregado, doméstico, avulso, desde que todos forem de baixa renda e ao aposentado por idade, invalidez, especial e por tempo de contribuição, desde que, nos dois últimos casos, eles tenham 65 anos se homem e 60 anos se mulher.
7 – O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio acidente.
8 – Diante dos serviços sociais, será dada atenção especial aos segurados em benefício por incapacidade temporária e prioridade aos aposentados e pensionistas.
9 – José, reabilitado pela previdência social, começou trabalhar em determinada empresa. Findo contrato por prazo determinado, 90 dias, José não passou na experiência. Diante dos fatos, a empresa poderá demitir José, porém não antes da contratação de outro trabalhador com deficiência ou benefíciário reabilitado da Previdência Social.
10 – A empresa Teen Wolf S/A possui em seu quadro de pessoal, 780 colaboradores, portanto, deverá preencher 3% de seu pessoal com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
1-E. 6 meses 2-E. A questão não foi clara quanto ao momento do requerimento do benefício de auxílio maternidade ser antes ou após ela completar 12 anos. 3-E. Para o doméstico, apenas a certidão de nascimento. 4-E. Salário maternidade não é devido apenas ao nascimento de criança. Também é divido ao pai/mãe adotante. 5-E. Aos dependentes só cabe, desta lista, a pensão por morte. 6-C 7-E. Se for auxílio doença devido a mesma causa do auxílio acidente, este será suspenso até o término daquele. 8-E 9-E. Já passou os 90 dias. 10-E. 4%
1) E 6 meses 2) C 3) E doméstico apenas certidão nascimento 4) E 5 anos 5) C único que não dá direito salário família 6) C 7) E não pode acumular auxílio doença e aux acidente se forem de causas iguais; 8) C 9) E acredito que tem que ser reabilitado, pois diz igual condição; 10) E 4% até 200 2% 201 a 500 3% 501 a 1000 4% superior a 1000 5%
2 – Certo (Lei 8.213/91 Art. 71-C – A percepção do salário maternidade, inclusive o previsto no art. 71-B, está condicionada ao afastamento do segurado do trabalho ou da atividade, sob pena de suspensão do benefício);
3 – Errado (Parágrafo único do art. 67 da lei 8.213/91 – O empregado doméstico deve apresentar apenas a certidão de nascimento referida no caput);
4 – Anulada;
5 – Certo (Art. 40 da lei 8.213/91 – É devido abono anual ao segurado e ao dependente da Previdência Social que, durante o ano, recebeu auxílio doença, auxílio acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão);
6 – Certo (Parágrafo único do art. 65 da lei 8.213/91 – O aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com 65 anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 anos ou mais, se do feminino, terão direito ao salário família, pago juntamente com a aposentadoria);
7 – Correto Ctrl C + Ctrl V ( Parágrafo 3º do art. 86 da lei 8.213/91 – O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio acidente);
8 – Errado (Parágrafo 1º do art. 88 da lei 8.213/91 – Prioridade aos segurados e atenção especial aos aposentados e pensionistas);
9 – Correto (Parágrafo 1º do art. 93 da lei 8.213/91 – A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao FINA Lde contrato por prazo DETERMINADO DE MAIS DE 90 dias E DISPENSA IMOTIVADA em contrato por prazo INDETERMINADO somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou benefíciário reabilitado da Previdência Social);
Tatiana, Ferrou, pois eu postei essas questões um pouco antes da publicação do Hugo, sobre esse documento do Cebraspe, ou seja, ela caiu como luva nessa questão, pois ela é justamente baseada na alteração dada pela lei 13.146/15, logo, terei que revê-la ou até mesmo fazer a anulação.
E o pior de tudo e que tenho o curso do professor "Estado Islâmico kk" como diz o Willian, juntamente com a legislação esquematizada, e ele nem sequer faz menção a estas alterações, tô ferrado.
Boa tarde Ricardo Borges. Quando você diz na questão 5 "será devido aos segurados ou dependentes que recebam qualquer um dos benefícios;(...)", pra mim, dar a entender que todos estes fazem jus a todos os benefícios do aposto que vem após. O que você acha?
No meu entendimento, quando afirmei que será devido " Aos segurados OU dependentes " significa que os benefício supracitados será devido a um ou outro, ou seja, há benefícios que são devido pra uns, mas que não são devido a outros. Agora se tivesse assim descrito " São devidos aos Segurados e Dependentes " ai eu estaria generalizando, pois deixa a entender que todos os benefícios são devidos tanto pra uns quanto pra outros.
Julgue os itens subsequentes, acerca de noções de informática.
1 No Windows 10, é possível fazer uma captura da tela do computador através do atalho “Tecla Windows” + “PrintScreem”, o qual será salvo automaticamente na pasta imagens.
2 Uma rede de computadores é uma estrutura física e lógica que permite a conexão entre vários computadores com a finalidade de trocarem informações entre si. Uma rede interligadas por duas cidades é classificada como rede MAN.
3 Nas versões recentes do navegador Google Chrome, há uma ferramenta que possibilita desenhar, escrever ou até mesmo fazer anotações nas páginas da web, podendo salvar ou compartilhar.
5 Dentre as ameaças aos sistemas de informação, destacam-se os Hackers, que criam Malware com a intenção de prejudicar os usuários e sistemas de informação.
6 A suíte de aplicativos do LibreOffice, versão 4.4, possui editor de textos, de planilhas e apresentações de eslaides. Nos três programas editores – Writer, Calc e Impress – é possível exportar o arquivo diretamente com extensão HTML.
1.C (faço isso toda hora no Windows 8. Deve ser igual no 10) 2.E (Em regra, a MAN abrange a área de uma cidade, mas pode, a depender da distância, contemplar as cidades periféricas. Como não dá para afirmar que as cidades em questão são próximas, vou de E) 3.E (Vou de E pois sei que esse é um recurso que surgiu com o Edge. Não sei se já há ferramenta equivalente no Chrome) 5.E (Hacker não prejudica necessariamente, apenas invade. São solicitados frequentemente para que descubram falhas de segurança. Quem prejudica são os crackers) 6.C (chute)
1. Certo - Típica questão que exige a prática com o sistema, faça o teste! Fonte>>> http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/use-snipping-tool-capture-screen-shots#1TC=windows-10
2. Errado - Trata-se de rede WAN! (CARVALHO, João Antônio. Informática para Concursos. 5° ed. pág. 492). ou vide >>> https://www.youtube.com/watch?v=0AwrvYZGCYs
3. Errado - O Microsoft Edge, atualmente, é o único que faz isso! Questão readaptada CESPE – DPF – 2014 – Agente. Fonte>>> http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-write-on-the-web
5. Errado - Somente os Hackers mal-intencionados que são ameaças, pois há Hackers do bem! Esses do “mal” são os intitulados Crackers. CARVALHO, João Antônio. Informática para Concursos. 5° ed. pág. 707) Vídeo mais elucidativo >>> https://www.youtube.com/watch?v=HXZVGGbxYy0 Duas questões da CESPE com essa abordagem >>> Q322340 <<< e esta que não encontrei no site Qconcursos: CESPE – TCE – 2015 A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. Gabarito: ERRADO.
6. Certo - Faça o teste! Fonte >>> https://help.libreoffice.org/Impress/Saving_a_Presentation_in_HTML_Format/pt-BR
Willian, em relação à questão 2 não seria MAN mesmo? Veja:
MAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/infra/lan-wlan-man-wan-pan-conheca-os-principais-tipos-de-redes/ O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Erica, a assertiva afirma que a rede utilizada para interligar duas cidades é uma MAN, quando, na verdade, o alcance da MAN está limitado a alguns poucos quilômetros, não alcançando, portanto, outras cidades.
Erica, vide Garganta! Vide o vídeo descrito na fundamentação! (exatamente a partir de 3min até os 6min)
• MAN (Metropolitan Area Network – Rede Metropolitana): uma rede de computadores em um espaço geográfico maior que o da LAN, mas ainda limitado. Ex.: rede de computadores no campus de uma universidade. Alguns autores definem o limite máximo de 10 km para uma MAN. • WAN (Wide Area Network – Rede Extensa ou Rede Geograficamente distribuída): uma rede de computadores que não apresenta uma limitação geográfica. Exemplo: as redes de computadores dos grandes bancos e das operadoras de cartão de crédito, que se estendem pelo país todo, quando não pelo mundo!
Veja sua própria fundamentação: MAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade
QUESTÃO CESPE:Como os cargos em comissão destinam-se à atribuição de confiança, não há previsão de percentual mínimo de preenchimento desses cargos por servidores efetivos. Oba!Os meninos estão acordando.Como trabalho na semana,aproveito o final de semana e esse blog é fantástico!Aprendo muito com vcs.Obrigada!Sucessos para todos!
Certo. Bom domingo a todos. Pra quem ainda não viu: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/447632/RESPOSTA_PEDIDO_Untitled_01272016_091555-1.pdf
CORRETA. Não dá para prever quando se vai sofrer um acidente, assim, coerentemente a lei afasta a necessidade de carência para os benefícios acidentários.
Vamos treinar um pouco de Princípios da Adm.Publica (DA):
1. (CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico Administrativo) Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se.
2.(CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador) O princípio da impessoalidade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade, que impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal.
3. (CESPE – 2015 – MPU - Técnico do MPU – Segurança Institucional e Transporte) O servidor responsável pela segurança da portaria de um órgão público desentendeu-se com a autoridade superior desse órgão. Para se vingar do servidor, a autoridade determinou que, a partir daquele dia, ele anotasse os dados completos de todas as pessoas que entrassem e saíssem do imóvel. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue. O ato praticado pela autoridade superior, como todos os atos da administração pública, está submetido ao princípio da moralidade, entretanto, considerações de cunho ético não são suficientes para invalidar ato que tenha sido praticado de acordo com o princípio da legalidade.
4.(CESPE/IPOJUCA/Procurador/2009) A vedação do nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir a prática, uma vez que decorre diretamente dos princípios contidos na CF. No entanto, às nomeações para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual, por ser de natureza política, não se aplica a proibição de nomeação de parentes pelo Governador do Estado.
5. (CESPE -2015 –FUB- Assistente em Administração) Apesar de o princípio da moralidade exigir que os atos da administração pública sejam de ampla divulgação, veda-se a publicidade de atos que violem a vida privada do cidadão.
6.(CESPE - 2013 - ANS - Analista Administrativo) Segundo os princípios da economicidade e da eficiência, a ANS pode se negar a receber pedido de reconsideração manifestamente contrário aos seus precedentes, evitando, assim, o dispêndio de dinheiro público no processamento e na decisão dessa solicitação.
1. C 2. C 3. E (São suficientes, sim. Deve-se observar sempre a moralidade dos atos) 4. E (Conselheiro do TCU é cargo administrativo) 5. E (O princípio que exige a ampla divulgação dos atos é o da publicidade) 6. E (É claro que não!)
1. C 2. C 3. E - Vide Garganta 4. E - Há aquela leve divergência doutrinal, mas o STF, assim o entende. 5. E - Vide Garganta 6. E - Fere o contraditório e a ampla defesa... 5.
Acerca do Microsoft Windows 10, julgue os itens seguintes.
1. Assim como era no Windows 7, o menu iniciar está presente no Windows 10.
2. O Windows Defender usa proteção em tempo real para examinar tudo o que é baixado ou executado no computador.
3. Alguns aplicativos, quando acessados pelo menu iniciar, trarão à direita do seu nome uma seta que indicará as tarefas ou itens específicos desses aplicativos.
4. É possível redimensionar o menu iniciar.
5. Através do Hub, no Microsoft Edge, tem-se acesso aos favoritos, downloads atuais, histórico de navegação e, ainda, à lista de leitura.
1. C 2. C - Apesar do "tudo" vou de certo. Este programa é nativo no windows 10, porém utilizo antivírus e não o conheço bem... 3. C 4. C - Já fiz isso. 5. C - Aos Downloads anteriores também, mas acho que não invalida a questão.
A propósito...Gente, por favor, alguém tem material do Windows 10, que possa compartilhar ? Quem puder me ajudar, por gentileza envie para aicramel@live.com. Obrigada! :-)
1. ERRADO. Essa é geradora de discórdia. O menu iniciar está presente, entretanto, não da mesma forma, não como era no Windows 7. A interface agora é semelhante à tela de boas vindas do Windows 8, onde se podem fixar aplicativos e programas com várias possibilidades de arranjo.
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Manoel Maurício é um proprietário rural que reside no imóvel rural em que trabalha em regime de economia familiar, explorando atividade agropecuária. O referido imóvel rural fica localizado no município de Cruzeta/RN e tem uma área de 180 hectares.
ASSERTIVA: Considerando que o tamanho unitário do módulo fiscal do município de Cruzeta corresponde a 40 hectares, é correto afirmar que Manoel Maurício é obrigado a recolher contribuições previdenciárias incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural e também é obrigado a recolher contribuições previdenciárias incidentes sobre o salário de contribuição.
Pessoal...
Essa questão foi dada como correta. É de um dos simulados do prof. Hugo.
Pessoal da casa do concurseiro tá no maior dilema, pois não conseguem saber de onde vem essa obrigatoriedade de recolher os 2,1% x RBCPR já que a questão não informa que o segurado tem outros segurados lhe prestando serviço.
Alguém sabe dizer?
Inicialmente o gabarito foi dado como errado. Inclusive, parece que no material tá como errado, mas na aula o prof. deu gabarito como certo.
Bom dia Mave! Também acho que o professor Hugo deveria informar no enunciado que tinham empregados prestando serviços... Essa é uma das poucas questões do mestre Hugo que critiquei! rsrs Realmente na resolução ele dá como certa...
1) Uma das importantes formas de intervenção do Estado na propriedade privada é a desapropriação. A desapropriação é um procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro. Além da forma genérica de desapropriação, temos 3 hipóteses: desapropriação urbanística, rural e confiscatória; todas com direito a indenização ao proprietário.
2) CESPE: O exercício do direito de associação e a incidência da tutela constitucional relativa à liberdade de associação estão condicionados à prévia existência de associação dotada de personalidade jurídica.
3) O direito de petição é de natureza eminentemente democrática e informal (não há necessidade de advogado), assegura ao indivíduo, ao mesmo tempo, participação política e possibilidade de fiscalização na gestão da coisa pública.
4) Há 2 situações distintas que podem ensejar a petição aos poderes públicos: defesa de direitos e reparação de ilegalidade ou abuso de poder. A legitimação é feita apenas por pessoa física nacional para peticionar aos poderes públicos, Legislativo, Executivo ou Judiciário, bem como ao Ministério Público, contra ilegalidade ou abuso de poder, ou, se for o caso, em defesa de direitos.
5) A instituição do júri tem competência para julgamento de todos os crimes dolosos contra a vida.
Alguém poderia me ajudar com a questão 98 do SIMULADO DA CASA CONCURSEIRO 3? Não entendi o porquê de estar ERRADO.
--Pablo não exerce atividade remunerada, mas possui uma fonte de renda proveniente dos lucros da empresa VASP LTDA, sociedade da qual ele é dono de uma parcela das quotas. ASSERTIVA: Pablo é filiado ao RGPS como contribuinte individual.
Ora, o cara realmente não precisa exercer atividade remunerada, mas a partir do momento que exerce atividade econômica "Dono de parcela de cotas", acredito eu que ele se enquadraria sim como C.I.
Então Willian, classifiquei como CI devido ao que Ricardo disse. Não tenho os vídeos das questões comentadas, por isso postei a questão aqui. Bem, mas valeu pela explicação. É bem difícil ter certeza absoluta nas questões, os pensamentos nos levam a outras possibilidades e acabamos errando. Obrigada mais uma vez! ^^
No que diz respeito ao financiamento da seguridade social, é INCORRETO afirmar: a) a lei complementar poderá instituir outras fontes para financiar a seguridade social.
b) não incide contribuição social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelos regimes de previdência social, devida pelo trabalhador e demais segurados.
c) o sistema será financiado por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além das contribuições sociais.
d) as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
e) a fixação de alíquotas e bases de cálculo diferenciadas da contribuição social do empregador, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, demonstra a equidade na forma de custeio do sistema.
Realmente o gabarito é a letra B, pois percebam que ao afirmar que "não incide contribuição social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelos regimes de previdência social", a questão generaliza. Em vez de falar "regime geral" a questão diz "regimes de previdência" englobando o regime próprio, e sabemos que no regime próprio há incidência de contribuição nas aposentadorias e pensões.
Também fiz, gostei do simulado... No próximo acredito que ocorrerá melhor em relação aos gabaritos srrsrsr (sem ironia) o cara é iluminado assim como seu pai, por ter no coração ajudar pessoas....
Pena que as 30 questões inéditas vieram com gabarito :( Essas eram/são excelentes questões, que todos gabaritaram... rsrsrs
Infelizmente o tempo é curto para elaborar questões e seus respectivos gabaritos fundamentados, para evitar recursos, ainda que tinham questões readaptadas de bancas ou meramente copiadas.
Esse simulado do Leon teve mais a cara da CESPE do que o último dele, o qual foi baseado mais na IN77.
O Garoto tem boas intenções, dará para fazer belas questões com base nas inéditas dele e treinarmos mais até o dia 15/05!
Boa tarde queridos colegas alguém pode me explicar essa questão? SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Luiz Inácio está cumprindo pena de reclusão em regime fechado. O reeducando exerce atividade remunerada, prestando serviços dentro da unidade prisional a várias empresas, com a intermediação da organização carcerária, e contribui para a previdência social. ASSERTIVA: caso deixe de contribuir para a previdência, Luiz perderá a qualidade de segurado do RGPS sete meses após a cessação das contribuições. Gabarito: C
José Orlando, houve um probleminha técnico antes de iniciar o simulado. Publicaram 30 questões em um doc do word cujas respostas estavam ao final de cada enunciado. Logo foi substituído pelo correto. E de fato, essa assertiva estava tida como Certo. Também não sei onde está o erro, pois nunca ouvi falar nesses 7 meses.
Colega, José Orlando, mesmo sendo 7 meses e meio, está dentro de 7 meses rs. Se eu não me engano, isso tem na IN 77/2015. Me corrijam se eu estiver errado.
Gente me ajuda ai, onde é que fala disso, até onde sei, o segurado perde a qualidade no 16º dia do segundo mês, por exemplo, o segurado perde a qualidade de segurado facultativo no 16º dia do oitavo mês.
Ricardo, é 2 meses e 15 dias se contar a partir do mês relativo ao qual houve a última contribuição, e 1 mês e 15 dias se for a partir do mês em que houve o último recolhimento.
Tratando-se de segurado empregado, por exemplo, que pare de trabalhar em dezembro, conta-se dois meses e 15 dias a partir de dezembro, ou um mês e 15 dias a partir de janeiro.
Na questão, falar que o facultativo tenha cessado suas contribuições em março, por exemplo, quer dizer que em março não houve recolhimento nenhum. Assim, contam-se 7 meses a partir de março, pois o recolhimento de março, que não houve, é relativo a fevereiro.
Pessoal, então nesse caso , se após ele ter sido preso ele contribuir facultativamente ele não entra naquele período de graça do preso? 12 meses após o livramento?
1. É considerado um marco na história da Previdência Social a denominada "Lei Eloy Chaves" que determinou a criação de Caixas de Aposentadoria e Pensões para trabalhadores ferroviários. 2. A Seguridade Social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação de trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. 3. O princípio da solidariedade é um princípio securitário de suma importância, pois permite que qualquer pessoa possa participar da proteção social patrocinada pelo Estado. 4. Os princípios orientadores das políticas de seguridade social incluem a universalidade, principalmente na assistência social; a uniformidade e a equivalência na previdência urbana e rural; a irredutibilidade do valor dos benefícios; e a diversidade da base de financiamento. 5. Restringir a concessão do auxílio-reclusão aos dependentes dos segurados de baixa renda, dá efetividade ao princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios. 6. A previdência pública brasileira adota o regime de repartição simples, o qual é norteado pelo princípio da solidariedade. Os trabalhadores em atividade financiam os inativos, que, no futuro, quando na inatividade, também serão financiados pelos trabalhadores em atividade. 7. O princípio da equidade na forma de participação no custeio é um desdobramento do princípio da igualdade. 8. Para a extensão de determinado benefício ou serviço da seguridade social é prescindível que exista previamente a correspondente fonte de custeio total. 9. A Seguridade Social compreende um conjunto de ações objetivando a garantia de direitos relacionados à Assistência Social, que tem por objetivos constitucionais a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. 10. Entre as fontes primárias do direito previdenciário podemos citar a Constituição Federal, as Leis n.º 8.212/1991 e n.º 8.213/1991, o Decreto 3.048/99 e a IN 77 de 2015.
1. C 2. C 3. E 4. E (A universalidade é da saúde) 5. E (O que restringe realmente a quem é devido o auxílio-reclusão é o princípio da distributividade. O da seletividade seleciona os riscos que serão cobertos, não quem será contemplado) 6. E (Reescrevendo: Os inativos são financiados pelos trabalhores em atividade, que, no futuro, quando na inatividade, serão financiados pelos trabalhadores em atividade.) 7. C 8. E (É imprescindível) 9. E (Definição incompleta. Faltou incluir a Previdência e a Saúde) 10. E (Decreto e IN, não)
Colega Garganta quero responder mais questões que vc posta aqui nos comentários, tem algum outro lugar que vc posta? Tem elas em algum arquivo word ou pdf? Se tiver serei grato.
Só posto aqui, Wiliam. Vá percorrendo o blog, dia por dia, e encontrará várias. Só não garanto a confiabilidade de todas, pois as mais antigas eram mais forçadas, e não as revisei depois. Recomendo também as do Willian - Vulgo Concurseiro, que já posta há mais tempo.
Tenho um arquivo com todas elas. Mas, como se diz, é "personalíssimo".
Uma dúvida ; para o filho inválido ser considerado dependente a invalidez pode ocorrer a qualquer tempo antes do óbito do segurado ou precisa ocorrer antes dos 21 anos?
Pessoal, alguém poderia me explicar por que essa questão 36 do simulado 2 - casa do concurseiro está errada ?
A sentença "Hoje eu estudei, raciocínio lógico , português e seguridade social" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P^Q^R , em que P, Q e R são proposições adequadamente escolhidas
237 Comments
Certa - 03/04/1963, nesse dia nascia o futuro TSS, Bom Dia para todos.
ResponderExcluirAmém! Bom dia e que Deus te conceda essa graça! Parabéns!
ExcluirC.Bom dia! Parabéns!
ExcluirParabéns Jessivaldo Santos!
ExcluirParabéns! Deus lhe conceda essa graça!
ExcluirBom dia!
Parabéns colega!!
ExcluirBom dia. Estou comecando a acessar o site. Onde vejo as respostas das questões feitas aqui no site? Obrigada!
ExcluirDuas questões:
Excluir1- José segurado do RGPS após cumprir reclusão foi solto em 16.12.15. é correto que ele estará em período de graça até 15.01.17.
2- Maria segurada empregada do RGPS há dez anos deu a luz ao seu primeiro filho e de "presente" recebeu no mesmo dia a noticia que tinha ficado milionaria, já que ganhou na loteria. Diante de tanta dinheirama, esqueceu-se de requerer o beneficio de salario-maternidade, mas não precisa a pressa por que ela terá até o último dia do prazo que faria jus a ultima parcela de tal beneficio, para requerê-lo.
C
ResponderExcluirCerta!
ResponderExcluirCerto
ResponderExcluirCerto
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirMinha contribuição para hoje.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Marcela, empregada doméstica, após ter sofrido grave acidente enquanto limpava a vidraça da casa de sua patroa, recebeu auxílio-doença por três meses. Nessa situação hipotética Marcela tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.
E
ExcluirE
ExcluirE
ExcluirAlguém pode fundamentar o pq está errado?
ExcluirPaula, a lei 8213 diz: "Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na EMPRESA, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente."
ExcluirEntão, por causa da palavra empresa, só é devida ao segurado empregado.Penso que é isso
ERRADA
ExcluirE - Antonio, gostou desse assunto heim?rsrsrs
ExcluirA LC 150 não estendeu essa garantia aos domésticos, conforme lecionam os doutrinadores...
Certo
ExcluirCerto
ExcluirErrado.
ExcluirErrada
ExcluirGabarito: Errado
ExcluirA LC 150 não estendeu essa garantia aos empregados domésticos.
Cheguei tarde mes iria de errado vi uma questão semelhante a alguns dias atras e errei rsrsrrsr
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirC
ResponderExcluirC
ResponderExcluirLei 8.213/91, Art. 25. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos seguintes períodos de carência, ressalvado o disposto no art. 26: I - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: 12 (doze) contribuições mensais;
Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de QUALQUER natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
ResponderExcluirMais uma questão para hoje, essa é boa.
A primeira constituição brasileira a utilizar a expressão Previdência Social foi a Constituição de 1946 que garantiu a proteção aos eventos de doença, invalidez, velhice e morte.
C.
ExcluirSei bem não, mas não seria a Constituição de 1934?
ExcluirC.
ExcluirA de 1934 previa o termo Previdência, contudo sem adjetivo social.
C.
ExcluirA de 1934 previa o termo Previdência, contudo sem adjetivo social.
CERTO
ExcluirC - Apesar da Constituição de 1946 não ser a primeira a trazer a noções de riscos sociais (Cobertura de morte, velhice e invalide) esta garantiu, sim, estes eventos e a oração subordinada adjetiva explicativa não quer dizer que foi esta a primeira a instituir esses benefícios.
ExcluirXVI - previdência, mediante contribuição da União, do empregador e do empregado, em favor da maternidade e contra as conseqüências da doença, da velhice, da invalidez e da morte.
Certo
ExcluirC
ExcluirWillian, esta oração não seria subordinada adjetiva RESTRITIVA, por não apresentar vírgulas? Fiquei com dúvida.
ExcluirIsso, Jamila! Todavia, não torna a questão inválida.
ExcluirGabarito: Certo
ExcluirVide comentário de William.
Bom dia Hugo Mestre
ExcluirCerta
ExcluirC
ResponderExcluirCerta!
ResponderExcluirBom dia! =)
C
ResponderExcluirCerto
ResponderExcluirC
ResponderExcluirBOM DIA A TODOS!!!
ResponderExcluirQUESTÃO CORRETA!!!
LEI 8213/91 Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:
I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente;
II - auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e da Previdência Social, atualizada a cada 3 (três) anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado;
BONS ESTUDOS !!!
C
ResponderExcluirquestão CESPE:As reformas promovidas na previdência social brasileira após a Constituição Federal de 1988 promoveram a instituição do regime de previdência privada complementar facultativo para os servidores públicos.bONS ESTUDOS!
ResponderExcluirERRADO. Não é só para servidores públicos.
ExcluirC
ExcluirGABARITO:C
ExcluirCerto.
ExcluirPor que está certo, pessoal?
ExcluirJamila, acredito que essa questão é aquela: incompleta não é errada. Não foi usada palavra APENAS, SOMENTE...
ExcluirPor que realmente após a Contituição foram promovidas reformas previdenciárias. Uma delas foi a instituição de previdência complementar facultativo para os servidores públicos. Tá tudo certo. Agora se também houve instituição de previdência complementar para os não servidores públicos, isso não faz a questão está errada. É só outra informação. Entende?
ExcluirNossa errei a questão :(
ExcluirCom a leitura pausada é que compreendi... Inicialmente interpretei que a própria CF/88 instituiu o regime facultativo qdo na verdade previu apenas possibilidade de regulamentação através lei complementar, fato que se consumou após uma década.
Achei essa questão ambígua.
Vixe! Obrigada amigos. Este é um grande problema, cada um tem uma interpretação dependendo da assertiva. Assertivas ambíguas (como Paola mencionou) arrebentam qualquer um!
ExcluirC
ResponderExcluirQUESTÃO CESPE:O legislador constituinte originário, com objetivo de dar maior abrangência e cuidado possíveis à questão dos riscos sociais, estabeleceu que as ações presentes no Título da Ordem Social, da Constituição Federal, corresponderiam às iniciativas dos poderes públicos e da sociedade para proteção do direito ao bem-estar e da justiça social, representados pelas ações que integram a seguridade social.
ResponderExcluirE
ExcluirGABARITO:E.Valeu Willian!
ExcluirInteressante a questão :)
ExcluirAlguém pderia explicar tal questão, por favor?
ExcluirDos que integram a Ordem Social apenas previdência, assistência e saúde integram a seguridade social, por isso ERRADO.
ExcluirQUESTÃO CESPE:As caixas de aposentadorias e pensões (CAP) consistiram nas primeiras medidas legais de proteção aos trabalhadores. A obrigatoriedade de criação das CAPs foi estabelecida pela Lei Eloy Chaves.
ResponderExcluirERRADO. Salvo engano, não era obrigatória a criação das CAPs.
ExcluirE
Excluirgabarito :C.Também errei.Antecipo o gabarito hj pois qdo tento postar à noite não consigo mais.
ExcluirOi Helen, esta questão é uma daquelas que a própria banca diverge dela mesma...
ExcluirCERTO
ResponderExcluirQuestões:
ResponderExcluir1 – Pensão por morte presumida é aquela concedida ao dependente, após declarada, pela autoridade judicial competente, quando da ausência do segurado após o prazo de 12 meses.
2 - Maria, segurada contribuinte individual, exerce suas atividades como feirante. Devido a problemas de saúde, Maria não pode ter filho, logo dá entrada na guarda judicial junto ao conselho tutelar de sua região. 12 meses após o processo, Maria é beneficiada com uma criança, Priscilla, uma mocinha linda a qual irá fazer 12 anos de idade 2 dias seguinte à data pela qual chegou ao novo lar;
Assertiva: Devido a profissão de Maria exigir-se sua presença diariamente, ela não poderá exercer suas atividades, devido fato de o benefício ser condicionado ao afastamento de suas atividades habituais, sob pena de suspensão do benefício.
3 – O salário família é um benefício devido ao segurado de baixa renda, sendo pago apenas ao empregado, doméstico e trabalhador avulso, sendo condicionado ao recebimento, a apresentação de certidão de nascimento do filho, atestado de vacinação obrigatório até e frequência escolar ao filho ou equiparado.
4 – O Salário maternidade é devido a todos os segurados do RGPS, entretanto, o prazo final para o requerimento do benefécio é o último dia após o nascimento da criança.
5 – O abono anual será devido e calculado, no que couber, da mesma forma que a gratificação natalina dos trabalhadores, tendo por base o valor da renda mensal do benefício do mês de dezembro e, será devido aos segurados ou dependentes que recebam qualquer um dos benefícios; auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio doença.
6 – O salário família será devido aos segurados empregado, doméstico, avulso, desde que todos forem de baixa renda e ao aposentado por idade, invalidez, especial e por tempo de contribuição, desde que, nos dois últimos casos, eles tenham 65 anos se homem e 60 anos se mulher.
7 – O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio acidente.
8 – Diante dos serviços sociais, será dada atenção especial aos segurados em benefício por incapacidade temporária e prioridade aos aposentados e pensionistas.
9 – José, reabilitado pela previdência social, começou trabalhar em determinada empresa. Findo contrato por prazo determinado, 90 dias, José não passou na experiência. Diante dos fatos, a empresa poderá demitir José, porém não antes da contratação de outro trabalhador com deficiência ou benefíciário reabilitado da Previdência Social.
10 – A empresa Teen Wolf S/A possui em seu quadro de pessoal, 780 colaboradores, portanto, deverá preencher 3% de seu pessoal com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
1-E. 6 meses
Excluir2-E. A questão não foi clara quanto ao momento do requerimento do benefício de auxílio maternidade ser antes ou após ela completar 12 anos.
3-E. Para o doméstico, apenas a certidão de nascimento.
4-E. Salário maternidade não é devido apenas ao nascimento de criança. Também é divido ao pai/mãe adotante.
5-E. Aos dependentes só cabe, desta lista, a pensão por morte.
6-C
7-E. Se for auxílio doença devido a mesma causa do auxílio acidente, este será suspenso até o término daquele.
8-E
9-E. Já passou os 90 dias.
10-E. 4%
1) E 6 meses
Excluir2) C
3) E doméstico apenas certidão nascimento
4) E 5 anos
5) C único que não dá direito salário família
6) C
7) E não pode acumular auxílio doença e aux acidente se forem de causas iguais;
8) C
9) E acredito que tem que ser reabilitado, pois diz igual condição;
10) E 4%
até 200 2%
201 a 500 3%
501 a 1000 4%
superior a 1000 5%
1)E
Excluir2)E
3)E
4)E
5)E
6)C
7)E
8)C
9)E
10)E
1-E 6 MESES
Excluir2-E FINS DE ADOÇÃO
3-E
4-E 120 DIAS APÓS NASCIMENTO
5-C
6-E ESPECIAL E TC NÃO
7-E
8-C
9-C
10-E
Estão divergindo bastante as respostas. Aguardamos gabarito Ricardo!
Bom dia!
Excluir01. E
02. C
03. E
04. E
05. C
06. C
07. E
08. E
09. E
10. E
Boas Questões :)
Gabarito:
Excluir1 – Errado (6 meses);
2 – Certo (Lei 8.213/91 Art. 71-C – A percepção do salário maternidade, inclusive o previsto no art. 71-B, está condicionada ao afastamento do segurado do trabalho ou da atividade, sob pena de suspensão do benefício);
3 – Errado (Parágrafo único do art. 67 da lei 8.213/91 – O empregado doméstico deve apresentar apenas a certidão de nascimento referida no caput);
4 – Anulada;
5 – Certo (Art. 40 da lei 8.213/91 – É devido abono anual ao segurado e ao dependente da Previdência Social que, durante o ano, recebeu auxílio doença, auxílio acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão);
6 – Certo (Parágrafo único do art. 65 da lei 8.213/91 – O aposentado por invalidez ou por idade e os demais aposentados com 65 anos ou mais de idade, se do sexo masculino, ou 60 anos ou mais, se do feminino, terão direito ao salário família, pago juntamente com a aposentadoria);
7 – Correto Ctrl C + Ctrl V ( Parágrafo 3º do art. 86 da lei 8.213/91 – O recebimento de salário ou concessão de outro benefício, exceto de aposentadoria, não prejudicará a continuidade do recebimento do auxílio acidente);
8 – Errado (Parágrafo 1º do art. 88 da lei 8.213/91 – Prioridade aos segurados e atenção especial aos aposentados e pensionistas);
9 – Correto (Parágrafo 1º do art. 93 da lei 8.213/91 – A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao FINA Lde contrato por prazo DETERMINADO DE MAIS DE 90 dias E DISPENSA IMOTIVADA em contrato por prazo INDETERMINADO somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou benefíciário reabilitado da Previdência Social);
10 – Errado (O correto seria 4%).
Ricardo, essa alteração da 9 foi após o edital.
ExcluirTatiana, Ferrou, pois eu postei essas questões um pouco antes da publicação do Hugo, sobre esse documento do Cebraspe, ou seja, ela caiu como luva nessa questão, pois ela é justamente baseada na alteração dada pela lei 13.146/15, logo, terei que revê-la ou até mesmo fazer a anulação.
ExcluirE o pior de tudo e que tenho o curso do professor "Estado Islâmico kk" como diz o Willian, juntamente com a legislação esquematizada, e ele nem sequer faz menção a estas alterações, tô ferrado.
ExcluirBoa tarde Ricardo Borges.
ExcluirQuando você diz na questão 5 "será devido aos segurados ou dependentes que recebam qualquer um dos benefícios;(...)", pra mim, dar a entender que todos estes fazem jus a todos os benefícios do aposto que vem após. O que você acha?
Thiago,
ExcluirNo meu entendimento, quando afirmei que será devido " Aos segurados OU dependentes " significa que os benefício supracitados será devido a um ou outro, ou seja, há benefícios que são devido pra uns, mas que não são devido a outros. Agora se tivesse assim descrito " São devidos aos Segurados e Dependentes " ai eu estaria generalizando, pois deixa a entender que todos os benefícios são devidos tanto pra uns quanto pra outros.
Obrigado Ricardo.
ExcluirJulgue os itens subsequentes, acerca de noções de informática.
ResponderExcluir1 No Windows 10, é possível fazer uma captura da tela do computador através do atalho “Tecla Windows” + “PrintScreem”, o qual será salvo automaticamente na pasta imagens.
2 Uma rede de computadores é uma estrutura física e lógica que permite a conexão entre vários computadores com a finalidade de trocarem informações entre si. Uma rede interligadas por duas cidades é classificada como rede MAN.
3 Nas versões recentes do navegador Google Chrome, há uma ferramenta que possibilita desenhar, escrever ou até mesmo fazer anotações nas páginas da web, podendo salvar ou compartilhar.
5 Dentre as ameaças aos sistemas de informação, destacam-se os Hackers, que criam Malware com a intenção de prejudicar os usuários e sistemas de informação.
6 A suíte de aplicativos do LibreOffice, versão 4.4, possui editor de textos, de planilhas e apresentações de eslaides. Nos três programas editores – Writer, Calc e Impress – é possível exportar o arquivo diretamente com extensão HTML.
1 - C
Excluir2 - C
3 - X
5 - E
6 - C
1-E
Excluir2-C
3-E
4-Não há questão
5-E
6-C
1) E
Excluir2) E como disse ligar 2 cidades penso que abrange uma área maior que o município, pensei então na WAN
3) C
5) E hackers- bem crackers- mal
6) C
1)C
Excluir2)C
3)C
5)E
6)C
1-
Excluir2-C
3-
4-E CRACKERS -lembre-se de crack, droga faz mal!
5-C
Tive de deixar duas em branco, não tenho a mínima.
1.C (faço isso toda hora no Windows 8. Deve ser igual no 10)
Excluir2.E (Em regra, a MAN abrange a área de uma cidade, mas pode, a depender da distância, contemplar as cidades periféricas. Como não dá para afirmar que as cidades em questão são próximas, vou de E)
3.E (Vou de E pois sei que esse é um recurso que surgiu com o Edge. Não sei se já há ferramenta equivalente no Chrome)
5.E (Hacker não prejudica necessariamente, apenas invade. São solicitados frequentemente para que descubram falhas de segurança. Quem prejudica são os crackers)
6.C (chute)
Willian,
ExcluirPostasse logo informática?! :'(
Como não há questão na 4, nobre Thiago?! Apenas readaptei uma própria questão da CESPE...
ExcluirNão há questão, Willian. A 4 não está aí.
Excluirkkkkkkkkkk Numerador automático...
Excluir1E
Excluir2C
3C
4-
5C
6C
Gabarito Oficial
Excluir1. Certo - Típica questão que exige a prática com o sistema, faça o teste! Fonte>>> http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/use-snipping-tool-capture-screen-shots#1TC=windows-10
2. Errado - Trata-se de rede WAN! (CARVALHO, João Antônio. Informática para Concursos. 5° ed. pág. 492). ou vide >>> https://www.youtube.com/watch?v=0AwrvYZGCYs
3. Errado - O Microsoft Edge, atualmente, é o único que faz isso! Questão readaptada CESPE – DPF – 2014 – Agente. Fonte>>> http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-write-on-the-web
5. Errado - Somente os Hackers mal-intencionados que são ameaças, pois há Hackers do bem! Esses do “mal” são os intitulados Crackers. CARVALHO, João Antônio. Informática para Concursos. 5° ed. pág. 707) Vídeo mais elucidativo >>> https://www.youtube.com/watch?v=HXZVGGbxYy0
Duas questões da CESPE com essa abordagem >>> Q322340 <<< e esta que não encontrei no site Qconcursos:
CESPE – TCE – 2015
A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. Gabarito: ERRADO.
6. Certo - Faça o teste! Fonte >>> https://help.libreoffice.org/Impress/Saving_a_Presentation_in_HTML_Format/pt-BR
Willian, em relação à questão 2 não seria MAN mesmo? Veja:
ExcluirMAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
Matéria completa:
http://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/infra/lan-wlan-man-wan-pan-conheca-os-principais-tipos-de-redes/
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Erica, a assertiva afirma que a rede utilizada para interligar duas cidades é uma MAN, quando, na verdade, o alcance da MAN está limitado a alguns poucos quilômetros, não alcançando, portanto, outras cidades.
ExcluirErica, vide Garganta!
ExcluirVide o vídeo descrito na fundamentação! (exatamente a partir de 3min até os 6min)
• MAN (Metropolitan Area Network – Rede Metropolitana): uma rede de computadores em um espaço geográfico maior que o da LAN, mas ainda limitado. Ex.: rede de computadores
no campus de uma universidade. Alguns autores definem o limite máximo de 10 km para uma MAN.
• WAN (Wide Area Network – Rede Extensa ou Rede Geograficamente distribuída): uma rede de computadores que não apresenta uma limitação geográfica. Exemplo: as redes de computadores dos grandes bancos e das operadoras de cartão de crédito, que se estendem pelo país todo, quando não pelo mundo!
Veja sua própria fundamentação:
MAN – Rede Metropolitana Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade
Bons estudos...
Certo
ResponderExcluirQUESTÃO CESPE:Como os cargos em comissão destinam-se à atribuição de confiança, não há previsão de percentual mínimo de preenchimento desses cargos por servidores efetivos.
ResponderExcluirOba!Os meninos estão acordando.Como trabalho na semana,aproveito o final de semana e esse blog é fantástico!Aprendo muito com vcs.Obrigada!Sucessos para todos!
Errado
ExcluirERRADO. Há sim!
Excluir"... Oba! Os meninos estão acordando" rsrs!
ExcluirE
ExcluirE
Excluirerrado
ExcluirCerto.
ResponderExcluirBom domingo a todos.
Pra quem ainda não viu:
http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/447632/RESPOSTA_PEDIDO_Untitled_01272016_091555-1.pdf
Show, vlw Thiago
ExcluirObrigada amigo!
ExcluirO que é Thiago? Aqui não abriu.
ExcluirDesculpe Tatiana. Vim ver agora. Refere-se a esse informativo que Hugo Goes já postou no blog hoje.
ExcluirR: Certo. Para acidente de qualquer natureza ou causa independe de carência.
ResponderExcluirCerto
ResponderExcluirBom dia!
Certa.
ResponderExcluirBom dia!
Certa.
ResponderExcluirBom dia!
CORRETA.
ResponderExcluirNão dá para prever quando se vai sofrer um acidente, assim, coerentemente a lei afasta a necessidade de carência para os benefícios acidentários.
Vamos treinar um pouco de Princípios da Adm.Publica (DA):
ResponderExcluir1. (CESPE - 2013 - MI - Assistente Técnico Administrativo) Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se.
2.(CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador) O princípio da impessoalidade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade,
que impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu
fim legal.
3. (CESPE – 2015 – MPU - Técnico do MPU – Segurança Institucional e Transporte) O servidor responsável pela segurança da portaria de um órgão público desentendeu-se com a autoridade superior desse órgão. Para se vingar do servidor, a autoridade determinou que, a partir daquele dia, ele anotasse os dados completos de todas as pessoas que entrassem e saíssem do imóvel. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O ato praticado pela autoridade superior, como todos os atos da administração pública, está submetido ao princípio da moralidade, entretanto, considerações de cunho ético não são suficientes para invalidar ato que tenha sido praticado de acordo com o princípio da
legalidade.
4.(CESPE/IPOJUCA/Procurador/2009) A vedação do nepotismo não exige a edição de lei formal para coibir a prática, uma vez que decorre diretamente dos princípios contidos na CF. No entanto, às
nomeações para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual, por ser de natureza política, não se aplica a proibição de nomeação de parentes pelo Governador do Estado.
5. (CESPE -2015 –FUB- Assistente em Administração) Apesar de o princípio da moralidade exigir que os atos da administração pública
sejam de ampla divulgação, veda-se a publicidade de atos que violem a vida privada do cidadão.
6.(CESPE - 2013 - ANS - Analista Administrativo) Segundo os princípios da economicidade e da eficiência, a ANS pode se negar a receber pedido de reconsideração manifestamente contrário aos seus precedentes, evitando, assim, o dispêndio de dinheiro público no processamento e na decisão dessa solicitação.
1. C
Excluir2. C
3. E (São suficientes, sim. Deve-se observar sempre a moralidade dos atos)
4. E (Conselheiro do TCU é cargo administrativo)
5. E (O princípio que exige a ampla divulgação dos atos é o da publicidade)
6. E (É claro que não!)
1) C
Excluir2) C
3) C dúvida
4) E
5) E
6) E
1. C
Excluir2. C
3. E - Vide Garganta
4. E - Há aquela leve divergência doutrinal, mas o STF, assim o entende.
5. E - Vide Garganta
6. E - Fere o contraditório e a ampla defesa...
5.
1C
Excluir2C
3E
4E
5E
6E
1-C
Excluir2-C
3-E
4-C--> Relacionei com a questão de Garganta de uns dias atrás e confundi tudo. P%$$@!!!!!!
5-E
6-E
CERTO
ResponderExcluirColoco o gabarito oficial, logo mais, pós simulado Leon Goes. ;-)
ResponderExcluirAcerca do Microsoft Windows 10, julgue os itens seguintes.
ResponderExcluir1. Assim como era no Windows 7, o menu iniciar está presente no Windows 10.
2. O Windows Defender usa proteção em tempo real para examinar tudo o que é baixado ou executado no computador.
3. Alguns aplicativos, quando acessados pelo menu iniciar, trarão à direita do seu nome uma seta que indicará as tarefas ou itens específicos desses aplicativos.
4. É possível redimensionar o menu iniciar.
5. Através do Hub, no Microsoft Edge, tem-se acesso aos favoritos, downloads atuais, histórico de navegação e, ainda, à lista de leitura.
Dúvida em quase todas!!! kkk
Excluir1) C
2) E
3) C
4) C
5) C
C
ExcluirE
C
C
E
E
ExcluirE
C
C
E
Obrigada Garganta!
1. C
Excluir2. C - Apesar do "tudo" vou de certo. Este programa é nativo no windows 10, porém utilizo antivírus e não o conheço bem...
3. C
4. C - Já fiz isso.
5. C - Aos Downloads anteriores também, mas acho que não invalida a questão.
Gracielle, vc mudou a foto fiquei na dúvida se vc era ou não a mesma hehehehe.
Excluir1C
Excluir2C
3C
4C
5E (dúvida)
A propósito...Gente, por favor, alguém tem material do Windows 10, que possa compartilhar ? Quem puder me ajudar, por gentileza envie para aicramel@live.com.
Obrigada! :-)
Tati sou eu mesmo! Kkk Aquela foto era muito antiga, coloquei a versão atual kkkk!
ExcluirTati sou eu mesmo! Kkk Aquela foto era muito antiga, coloquei a versão atual kkkk!
Excluir1-C
Excluir2-C
3-C
4-C
5-
Gabarito:
Excluir1. ERRADO. Essa é geradora de discórdia. O menu iniciar está presente, entretanto, não da mesma forma, não como era no Windows 7. A interface agora é semelhante à tela de boas vindas do Windows 8, onde se podem fixar aplicativos e programas com várias possibilidades de arranjo.
2. CERTO. (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-protect-your-pc)
3. CERTO. (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-see-whats-on-the-menu)
4. CERTO. (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-make-start-full-screen)
5. CERTO. (http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-10/getstarted-get-to-know-microsoft-edge)
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Manoel Maurício é um proprietário rural que reside no imóvel
ResponderExcluirrural em que trabalha em regime de economia familiar, explorando atividade agropecuária.
O referido imóvel rural fica localizado no município de Cruzeta/RN e tem uma área de 180 hectares.
ASSERTIVA: Considerando que o tamanho unitário do módulo fiscal do município de Cruzeta corresponde a 40 hectares, é correto afirmar que Manoel Maurício é obrigado a recolher contribuições previdenciárias
incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural e também é obrigado a recolher contribuições previdenciárias incidentes sobre o salário de contribuição.
Pessoal...
Essa questão foi dada como correta.
É de um dos simulados do prof. Hugo.
Pessoal da casa do concurseiro tá no maior dilema, pois não conseguem saber de onde vem essa obrigatoriedade de recolher os 2,1% x RBCPR já que a questão não informa que o segurado tem outros segurados lhe prestando serviço.
Alguém sabe dizer?
Inicialmente o gabarito foi dado como errado. Inclusive, parece que no material tá como errado, mas na aula o prof. deu gabarito como certo.
Bom dia Mave!
ExcluirTambém acho que o professor Hugo deveria informar no enunciado que tinham empregados prestando serviços...
Essa é uma das poucas questões do mestre Hugo que critiquei! rsrs
Realmente na resolução ele dá como certa...
Acho que já discutirmos isso aqui no Blog.
C
ResponderExcluirCONSTITUCIONAL 2016
ResponderExcluir1) Uma das importantes formas de intervenção do Estado na propriedade privada é a desapropriação. A desapropriação é um procedimento de direito público pelo qual o Poder Público transfere para si a propriedade de terceiro. Além da forma genérica de desapropriação, temos 3 hipóteses: desapropriação urbanística, rural e confiscatória; todas com direito a indenização ao proprietário.
2) CESPE: O exercício do direito de associação e a incidência da tutela constitucional relativa à liberdade de associação estão condicionados à prévia existência de associação dotada de personalidade jurídica.
3) O direito de petição é de natureza eminentemente democrática e informal (não há necessidade de advogado), assegura ao indivíduo, ao mesmo tempo, participação política e possibilidade de fiscalização na gestão da coisa pública.
4) Há 2 situações distintas que podem ensejar a petição aos poderes públicos: defesa de direitos e reparação de ilegalidade ou abuso de poder. A legitimação é feita apenas por pessoa física nacional para peticionar aos poderes públicos, Legislativo, Executivo ou Judiciário, bem como ao Ministério Público, contra ilegalidade ou abuso de poder, ou, se for o caso, em defesa de direitos.
5) A instituição do júri tem competência para julgamento de todos os crimes dolosos contra a vida.
1E (nem todas têm direito a indenização)
Excluir2C
3C
4E
5E
GABARITO:
Excluir1) E A desapropriação confiscatória não tem indenização.
2) E NÃO ESTÃO CONDICIONADOS Q331842
3) C
4) E
5) E
Parabéns Gracielle!!!
Certo
ResponderExcluirCerto
ResponderExcluirAlguém poderia me ajudar com a questão 98 do SIMULADO DA CASA CONCURSEIRO 3? Não entendi o porquê de estar ERRADO.
ResponderExcluir--Pablo não exerce atividade remunerada, mas possui uma fonte de renda proveniente dos lucros da empresa VASP LTDA, sociedade da qual ele é dono de uma parcela das quotas.
ASSERTIVA: Pablo é filiado ao RGPS como contribuinte individual.
Bug de gabarito. Tá acontecendo muito com esses simulados, só JC pra entender.
ExcluirO Erro está no início do enunciado
Excluirnão exerce atividade remunerada, logo não será segurado obrigatório!
;)
Não sei então onde entra essa parte:
Excluir" A pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não ".
Ora, o cara realmente não precisa exercer atividade remunerada, mas a partir do momento que exerce atividade econômica "Dono de parcela de cotas", acredito eu que ele se enquadraria sim como C.I.
ExcluirEsse é meu ponto de vista.
Ricardo, assista a correção desse simulado, a explicação do professor Hugo é mais clara que a minha...
ExcluirOlá Ricardo já saiu a classificação do simulado do estratégia?
ExcluirAinda não. Nem sei se haverá.
ExcluirViXX é mesmo , pensei que fosse sair mais realmente tava meio esquisito com questões já anuladas.
ExcluirEntão Willian, classifiquei como CI devido ao que Ricardo disse. Não tenho os vídeos das questões comentadas, por isso postei a questão aqui. Bem, mas valeu pela explicação. É bem difícil ter certeza absoluta nas questões, os pensamentos nos levam a outras possibilidades e acabamos errando. Obrigada mais uma vez! ^^
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFCC - 2016 Prefeitura de São Luiz
ResponderExcluirNo que diz respeito ao financiamento da seguridade social, é INCORRETO afirmar:
a) a lei complementar poderá instituir outras fontes para financiar a seguridade social.
b) não incide contribuição social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelos regimes de previdência social, devida pelo trabalhador e demais segurados.
c) o sistema será financiado por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além das contribuições sociais.
d) as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União.
e) a fixação de alíquotas e bases de cálculo diferenciadas da contribuição social do empregador, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho, demonstra a equidade na forma de custeio do sistema.
B
ExcluirB de boa pergunta.
Excluirb
ExcluirRealmente o gabarito é a letra B, pois percebam que ao afirmar que "não incide contribuição social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelos regimes de previdência social", a questão generaliza. Em vez de falar "regime geral" a questão diz "regimes de previdência" englobando o regime próprio, e sabemos que no regime próprio há incidência de contribuição nas aposentadorias e pensões.
ExcluirCerto.
ResponderExcluirC
ResponderExcluircertinho!
ResponderExcluirAlguém fez osimulado do Leon?
ResponderExcluirEu fiz Marcos, embora de coração e com o objetivo de nos ajudar, houve alguns "probleminhas técnicos", mas enfim, o que vale é intenção.
ExcluirTambém fiz, gostei do simulado... No próximo acredito que ocorrerá melhor em relação aos gabaritos srrsrsr (sem ironia) o cara é iluminado assim como seu pai, por ter no coração ajudar pessoas....
Excluirpois eh Marcos, e ainda tem um bando de "corjas" criticando. Acho que eles se esqueceram que quem necessita são eles e não ele que já está dentro.
ExcluirPena que as 30 questões inéditas vieram com gabarito :(
ExcluirEssas eram/são excelentes questões, que todos gabaritaram... rsrsrs
Infelizmente o tempo é curto para elaborar questões e seus respectivos gabaritos fundamentados, para evitar recursos, ainda que tinham questões readaptadas de bancas ou meramente copiadas.
Esse simulado do Leon teve mais a cara da CESPE do que o último dele, o qual foi baseado mais na IN77.
O Garoto tem boas intenções, dará para fazer belas questões com base nas inéditas dele e treinarmos mais até o dia 15/05!
Acompanho o relator, o bom é que semana que vem tem mais....
Excluirc
ResponderExcluirBoa tarde queridos colegas
ResponderExcluiralguém pode me explicar essa questão?
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Luiz Inácio está cumprindo pena de reclusão em regime fechado. O reeducando exerce atividade remunerada, prestando serviços dentro da unidade prisional a várias empresas, com a intermediação da organização carcerária, e contribui para a previdência social. ASSERTIVA: caso deixe de contribuir para a previdência, Luiz perderá a qualidade de segurado do RGPS sete meses após a cessação das contribuições.
Gabarito: C
Essa fui de errado, meu raciocínio foi se ele é facultativo mesmo trabalhando, a perda seria 6 meses ou 7 meses e quinze dias.
ExcluirBruna onde vc viu o gabarito dessa questão?
ExcluirJosé Orlando, houve um probleminha técnico antes de iniciar o simulado. Publicaram 30 questões em um doc do word cujas respostas estavam ao final de cada enunciado. Logo foi substituído pelo correto. E de fato, essa assertiva estava tida como Certo. Também não sei onde está o erro, pois nunca ouvi falar nesses 7 meses.
ExcluirEntão acertei.
ExcluirEstá certa pq ele só perde a qualidade após 1 mes e 15 dias. Eu mrquei certa essa questão!
ExcluirÉstá certa pq ele só perde a qualidade após 1 mes e 15 dias. Eu mrquei certa essa questão!
ExcluirEntendi Ricardo, eu cheguei a abrir esse doc, mas nem olhei as questões direito rsrs
ExcluirVamos ver a justificativa dele!
Valeu parceiro!!
Willian Gabriel, e um mês quinze dias somado à seis meses chega-se a um resultado de 7 meses por acaso? na minha conta dá 7 meses e meio !!
ExcluirColega, José Orlando, mesmo sendo 7 meses e meio, está dentro de 7 meses rs. Se eu não me engano, isso tem na IN 77/2015. Me corrijam se eu estiver errado.
ExcluirTá dentro de 7 kkkk blza então
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGente me ajuda ai, onde é que fala disso, até onde sei, o segurado perde a qualidade no 16º dia do segundo mês, por exemplo, o segurado perde a qualidade de segurado facultativo no 16º dia do oitavo mês.
ExcluirRicardo não é do segundo mês, e sim do mês subsequente (seguinte). Então sempre some 1 mês e 15 dias nos casos... Art. 14 decreto 3048
ExcluirRicardo, é 2 meses e 15 dias se contar a partir do mês relativo ao qual houve a última contribuição, e 1 mês e 15 dias se for a partir do mês em que houve o último recolhimento.
ExcluirTratando-se de segurado empregado, por exemplo, que pare de trabalhar em dezembro, conta-se dois meses e 15 dias a partir de dezembro, ou um mês e 15 dias a partir de janeiro.
Na questão, falar que o facultativo tenha cessado suas contribuições em março, por exemplo, quer dizer que em março não houve recolhimento nenhum. Assim, contam-se 7 meses a partir de março, pois o recolhimento de março, que não houve, é relativo a fevereiro.
Garganta era isso q eu estava tentando explicar, então meu raciocínio está certo rs
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPessoal, então nesse caso , se após ele ter sido preso ele contribuir facultativamente ele não entra naquele período de graça do preso? 12 meses após o livramento?
ExcluirC
ResponderExcluir1. É considerado um marco na história da Previdência Social a denominada "Lei Eloy Chaves" que determinou a criação de Caixas de Aposentadoria e Pensões para trabalhadores ferroviários.
ResponderExcluir2. A Seguridade Social terá caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação de trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.
3. O princípio da solidariedade é um princípio securitário de suma importância, pois permite que qualquer pessoa possa participar da proteção social patrocinada pelo Estado.
4. Os princípios orientadores das políticas de seguridade social incluem a universalidade, principalmente na assistência social; a uniformidade e a equivalência na previdência urbana e rural; a irredutibilidade do valor dos benefícios; e a diversidade da base de financiamento.
5. Restringir a concessão do auxílio-reclusão aos dependentes dos segurados de baixa renda, dá efetividade ao princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios.
6. A previdência pública brasileira adota o regime de repartição simples, o qual é norteado pelo princípio da solidariedade. Os trabalhadores em atividade financiam os inativos, que, no futuro, quando na inatividade, também serão financiados pelos trabalhadores em atividade.
7. O princípio da equidade na forma de participação no custeio é um desdobramento do princípio da igualdade.
8. Para a extensão de determinado benefício ou serviço da seguridade social é prescindível que exista previamente a correspondente fonte de custeio total.
9. A Seguridade Social compreende um conjunto de ações objetivando a garantia de direitos relacionados à Assistência Social, que tem por objetivos constitucionais a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
10. Entre as fontes primárias do direito previdenciário podemos citar a Constituição Federal, as Leis n.º 8.212/1991 e n.º 8.213/1991, o Decreto 3.048/99 e a IN 77 de 2015.
1. C
Excluir2. C
3. E
4. E (A universalidade é da saúde)
5. E (O que restringe realmente a quem é devido o auxílio-reclusão é o princípio da distributividade. O da seletividade seleciona os riscos que serão cobertos, não quem será contemplado)
6. E (Reescrevendo: Os inativos são financiados pelos trabalhores em atividade, que, no futuro, quando na inatividade, serão financiados pelos trabalhadores em atividade.)
7. C
8. E (É imprescindível)
9. E (Definição incompleta. Faltou incluir a Previdência e a Saúde)
10. E (Decreto e IN, não)
Colega Garganta quero responder mais questões que vc posta aqui nos comentários, tem algum outro lugar que vc posta? Tem elas em algum arquivo word ou pdf? Se tiver serei grato.
ExcluirSó posto aqui, Wiliam. Vá percorrendo o blog, dia por dia, e encontrará várias. Só não garanto a confiabilidade de todas, pois as mais antigas eram mais forçadas, e não as revisei depois. Recomendo também as do Willian - Vulgo Concurseiro, que já posta há mais tempo.
ExcluirTenho um arquivo com todas elas. Mas, como se diz, é "personalíssimo".
Abraço!
Valeu, obrigado! ;-)
ExcluirUma dúvida ; para o filho inválido ser considerado dependente a invalidez pode ocorrer a qualquer tempo antes do óbito do segurado ou precisa ocorrer antes dos 21 anos?
ResponderExcluirPrecisa ocorrer antes dos 21 anos de idade.
ExcluirPessoal, alguém poderia me explicar por que essa questão 36 do simulado 2 - casa do concurseiro está errada ?
ResponderExcluirA sentença "Hoje eu estudei, raciocínio lógico , português e seguridade social" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P^Q^R , em que P, Q e R são proposições adequadamente escolhidas
Gabarito : errado
Postar um comentário