Professor, no meu caso se houver recurso nao seria muito bom, mas, voce vai tentar recurso pra quantas questoes ? espero um retorno. Obrigado por compartilhar cada momento de sua vida conosco !
Professor, no meu caso se houver recurso nao seria muito bom, mas, voce vai tentar recurso pra quantas questoes ? espero um retorno. Obrigado por compartilhar cada momento de sua vida conosco !
a seguridade ém conjunto integrado de açoes de iniciativa poderes publicos e da sociedade . mas compete somente aos poderes publicos organizar a sociedade com base nos principios , e não aos poderes públicos e a sociedade . filosofei demais e perdi a questão
Prof., blza? Estou concorrendo às vagas de deficiente, GEX Feira de Santana. Infelizmente só consegui fazer 66 pontos com gabarito extra oficial. O q o sr acha? ��
Errei 17 questões de direito previdenciário, sei que estou fora, porém estou começando a minha vida de concurseira e comecei a estudar pós edital.. Enfim.. gostaria de te agradecer pois tudo que sei de Direito Previdenciário em tão pouco tempo foi graças ao senhor. Em relação as questões da assistência social achei sacanagem da banca, esses conhecimentos são relevantes apenas para analista com formação em Serviço Social. Abraços professor e que Deus continue te abençoando.
Depende da regiao amigo, se vc analizar a estatistica vera que em 2008 a nota de corte em grandes capitais girava em torno de 103 a 107 mais ou menos. Esse ano acredito que nao seje muito diferente, apesar de terem 1.300.000 inscritos, acredito que a maioria caiu de paraquedas (fora os que faltaram). Se tua cidade for interior tem bastante chance!
Você acertou em média 66% da prova. Acredito que com essa média não seja possível ficar entre os classificados por conta da alta concorrência e do número baixo de vagas. Aguardemos...
Não quero te desanimar mais quantos erros vc teve? O pessoal vai entrar com 80 pontos líquidos no mínimo. Se vc fez um total de 79 brutos. Se errou 10 já ficou com 69. Mas quem sabe tem que aguardar o resultado. Pode ter lugar que a nota de cote acaba caindo.
Professor quando lançará o próximo manual e se vai dar mais atenção à assistência, pois você me ensinou tudo de técnico da previdência pena que o Cespe deu mais enfase a assistência!
Amigo, a cespe é assin cara, tipo se ela jogasse aquelas questoes de pensao por morte, e outras coisas que todo mundo esta estudando,todo mundo iria acertar.Por consequencia a nota de corte iri la em cima, entao o negocio é sempre estudar tudo.
Entrarei com recurso pedindo anulação das questões 51(INPS entra em vigor em 67), 89(Lei 10522/02 não consta no edital), 38(Lei 11107/05-inexigibilidade de licitação não consta no edital), 26(exceto os servidores da carreira diplomática para ausentar-se do país por tempo determinado) e 31( HelyLopesMeirelles,2012,p90 + MariaSilviaPietro,2009,p77 Boafé subjetiva e atos de improbidade imprescindem de dolo,intenção do agente). Todas do caberno BETA.
Se alguém errou estas questões vamos focar nos recursos para anular estas questões.
Todos nós demos muito suor por este certame. É evidente que absorvemos muito conhecimento previdenciário, legal, lógico, e, sobretudo, humano, neste certame!
No meu caso, foram mais de duzentos dias de preparação. Mínimo de 6 horas por dia, foco no que importava para mudar o meu padrão de vida e, consequentemente, o de minha família.
São muitos candidatos preparadíssimos, nível alto para uma prova fácil como foi. Ponto de corte será alto. O órgão realmente conseguiu fazer a seleção dos melhores em decorar leis e raciocinar benefícios. Em uma "peneira" como esta, em uma época difícil de emprego bom como a que vivemos, cada oportunidade é muito disputada. Se teremos condições de estar na lista dos aprovados, só dia vinte de junho para saber. Mas, de toda forma, aos que ficarão próximos à nota de corte, cabe observar o conjunto de erros que impossibilitaram transpassar esta linha.
Esta etapa é, com certeza, a mais ansiosa de todas. O fato está consumado, porém não foi liberado o gabarito oficial, e ainda há luta nos recursos de pelo menos cinco questões das cento e vinte. Vamos redigir com clareza, concisão e fundamentação bastante objetiva nestas questões. Creio que podemos ganhar alguns pontos, ou melhor, deixar de perder alguns outros.
Fiz 88 pontos líquidos na minha contagem junto aos extraoficiais. O que me deixa irracional é o medo de chegar no "quase". Isto realmente mexe com a alma da gente. Sem sombra de dúvidas, uma experiência que só neste mundo dos concursos pode proporcionar a alguém. O "quase" dos concursos se traduz em poucos pontos, poucos erros, poucos minutos, poucos momentos. Diferentemente dos outros "quase" do exercício profissional, que pode-se contar com a subjetividade do cliente para ponderar produtos e serviços "quase" perfeitos.
Que seja feita a vontade de Deus, que ele distribua as oportunidades de mudança para os que realmente mereçam e os que realmente vão fazer diferença no serviço público. Tomara que esteja entre estes, rsrs.
Cara, vamos ter uma esperança. Olha isso : http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-do-inss-no-ultimo-concurso-foram-nomeados-5-020-tecnicos-nivel-medio-nova-selecao-em-breve/
Paulo, desculpa a intromissão, mas seguinte: a 38 faz parte do edital sim, pois consta no programa de NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO item 7 - SERVIÇO PÚBLICO - CONCESSÃO (a inexigibilidade de licitação, nesse caso, é intrínseca à concorrência) - Eu irei recorrer dessa porque CONCESSÃO ocorre na MODALIDADE CONCORRÊNCIA e desconheço hipóteses de inexigibilidade.
Quanto a questão 31, tem que prestar atenção no fato de NÃO SER ATO ADMINISTRATIVO. A questão fala de ato da administração que é GÊNERO e como espécie tem o FATO ADMINISTRATIVO que independe da vontade da Administração Pública, logo não há falar moralidade.
Paulo, com todo o respeito, concordo totalmente com o gabarito da questão de concessão que a banca propôs. Acredito que ela não irá anular essa questão por já haver duas questões desse tema cobradas pela própia banca, o que beneficiou alunos que estudaram com afinco essas questões. Vejamos:
(CESPE/MPE-PI/Analista Ministerial – Área Processual/Cargo 8/Questão 70/2012) – Embora a concessão de serviço público exija a prévia realização de procedimento licitatório, é admitida a declaração de inexigibilidade quando há a demonstração da inviabilidade de competição. Gabarito CERTO
(CESPE/TCE-ES/Analista Administrativo – Direito/Questão 53) – Assinale a opção correta acerca dos serviços públicos. C) As concessões de serviço público demandam a obediência irrestrita ao princípio da obrigatoriedade de licitação, razão pela qual a legislação de regência veda a incidência das hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação sobre as licitações para a concessão de serviço público. A banca teve como gabarito a letra A, considerando a letra C ERRADA.
Eu tinha essas duas questões pregadas na parede do meu quarto.
Tirando a de 1996, acredito que será bem possível mudar o gabarito das outras duas e a do "EXCLUSIVAMENTE sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais".
Professor Hugo Goes, banca considerou como certa a questão 79 (CUBO) que trata do custeio dos benefícios da aposentadoria especial e dos concedidos em razão do grau de incidência decorrente dos riscos ambientais do trabalho. A questão afirma que as alíquotas são aplicadas exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais. No entanto, a contribuição devida pela agroindústria para custeio desse benefício previsto nos arts. 64 a 70, não incide sobre a remuneração do segurado, mas sim sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção. (ART. 201-A, inciso II; DECRETO 3048/1999). Ao meu ver, o gabarito deve ser alterado para E.
Essa questão está totalmente errada : A incidência do GILRAT abrange todas as empresas; Somente OS ACRÉSCIMOS de 12,9 ou 7%, são de incidência exclusiva. Art. 202 dec. 3048. Art. 57 lei 8213 parag. 6 e 7.
Professor, antes de fazer meu questionamento, gostaria de dizer que suas aulas foram de fundamental importância para o meu conhecimento de previdenciário. Gostaria de saber a sua opinião acerca da questão 104 da prova ALGA. "A política de assistência social tem como objetivos, entre outros, a promoção da integração do CIDADÃO ao mercado de trabalho e o amparo às crianças e aos adolescentes carentes". Você considerou essa questão como certa. A Cespe também. Mas não estaria errada a questão? Porque o texto constitucional afirma que a Assistência tem por objetivos: "a promoção da integração ao mercado de trabalho". Ou seja, no meu entendimento, a Assistência protege todas as pessoas e não só os "cidadãos". Porque se assim fosse, quem não possuísse título de eleitor, não seria cidadão na forma da lei e, nesse caso, não receberia ajuda da assistência. Acho que essa palavra cidadão limitou o enunciado. Até porque na CF não está assim disposto. Agradeço por sua opinião.
Pedro, tbm pensei da mesma maneira que vc. Por exemplo, o direito a ação popular,a propositura cabe a qualquer cidadão (brasileiro), isto é, restringiu para somente aqueles que estejam no gozo pleno de seus direitos políticos.
Pedro, tbm pensei da mesma maneira que vc. Por exemplo, o direito a ação popular,a propositura cabe a qualquer cidadão (brasileiro), isto é, restringiu para somente aqueles que estejam no gozo pleno de seus direitos políticos.
A garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo está relacionada ao princípio da eficiência. mais alguém discorda
Pessoal na prova CUBO CESPE deu como correta. mas é princípio da publicidade.
eu tbm discordo, é publicidade, e por isso, todos temos que entrar com recurso de todas as questões que julgarmos incorretas, pois quanto mais a gente pressionar melhor! e cada ponto é muito importante nessa hora!!
CADERTO BETA, RECURSOS PESSOAL: QUESTÃO 30 e direito prev questão: 51, 53, 72, 78 e 89.Não vamos deixar passar, quem argumenta é nada mais nada menos que hugo goes.
Pessoal quem puder mim ajudar nessa questão caiu na.prova de analista, caso ñ esteja de acordo cabe recurso:
A contribuição do segurado empregado e a do trabalhador doméstico recaem sobre o valor dos seus salários de contribuição, até um teto máximo fixado por lei.
o salário de contribuição é base de cálculo do empregado e do trabalhador doméstico. O que você pode ter confundido é o conceito de salário contribuição que para o empregado é o salário mais as parcelas remuneratórias previstas na lei 8212 e para o empregado doméstico é o valor anotado na ctps
o salário de contribuição é base de cálculo do empregado e do trabalhador doméstico. O que você pode ter confundido é o conceito de salário contribuição que para o empregado é o salário mais as parcelas remuneratórias previstas na lei 8212 e para o empregado doméstico é o valor anotado na ctps
Obrigado parceiro, acabei me confundindo nessa questão e colocando F , devido o salário de contribuição do empregado doméstico ser a remuneração constada na CTPS ae veio a confusão, mais obrigado!!!
Belem,Pará - 85. Preciso recorrer porque o cespe me tirou valiosos pontos em direito administrativo.Ainda estou avaliando as de direito previdenciário.
Minha Preparação foi cem por cento com o professor Hugo Góes, fiz 100 pontos líquidos prá Belém, não sei se vai dá prá passar, mas independente do final, só tenho a agradecer ao professor Hugo, só Deus poderá lhe retribuir.
Alguém sabe e pode mim explicar como é a chamada das Pessoas com Deficiência? Na minha região foram 8 vagas no geral, 5 para ampla, 2 para cotas e 1 para Pessoa com Deficiência. Supondo que eu fique 3 lugar na lista especifica pra PCD, sendo que era só uma vaga, como seria a minha chamada? Tipo: tinha que chamar 15 da ampla, 6 da cota para poder mim chamar? Alguém mim explique por favor. Obrigado !
Professor Hugo, a questão 95 não caberia recurso caso venha como certo o gabarito? Pois se Ronaldo pretender obter a aposentadoria por TC ele DEVERÁ e não PODERÁ complementar a contribuição, o verbo usando deixa margem para o erro. Marquei E justamente por isso, visto que, se ele pode é uma faculdade e não uma obrigação. Neste caso a faculdade é querer a aposentadoria por TC ou não, contudo uma vez feita a opção ele é obrigado a fazer a referida complementação.
pessoal bora mostar nossa força... vamo todos recorer... vai que cola... achei essa da professora do alfa concursos... Questões 102 até 110. O conteúdo extrapola o conhecimento exigido e cobrado para nível médio.
O edital para Cargo de Técnico do Seguro Social prevê com relação a Lei Orgânica da Assistência Social que seria exigido do candidato noções, conforme consta em fls. 23:
14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).
Pois bem, no edital de Analista do Seguro Social prevê expressamente a cobrança do conteúdo das referidas questões, que tratam da Organização da Assistência Social (questões 102 até 105) e Instâncias Deliberativas do SUAS (questões 106 até 110) divergente e aprofundado, do conteúdo programático de técnico do seguro social, em fls. 20 do Edital de Abertura:
Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993 e alterações. 1.1 Definições e Objetivos. 1.2 Princípios e diretrizes. 1.3 Organização e gestão. 1.4 Benefícios, Serviços, Programas e Projetos de Assistência Social. 1.5 Financiamento da Assistência Social. 2 Política Nacional de Assistência Social –PNAS/2004. 2.1 Análise situacional. 2.2 Política Pública de Assistência Social. 2.3 Gestão da Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.(…) 3.4 Instâncias de articulação, pactuação e deliberação.
O conteúdo abordado nas referidas questões extrapolam o conhecimento exigido para candidatos de nível médio, sendo conteúdo específico exigido dos candidatos de nível superior, com formação em Assistência Social.
Por estarem extrapolando o conteúdo programático, e conhecimento exigido para o cargo de Técnico do Seguro Social, solicitem a anulação das questões.
outro e esse.. 80) Parte dos valores arrecadados com concurso de prognósticos promovidos por órgãos do poder público ou por sociedades comerciais ou civis dentro do território nacional é destinada ao custeio da seguridade social. Gabarito:Errado – BANCA – CERTO
Recurso: Os concursos de prognósticos realizados pelo poder publico será destinado a renda líquida para a seguridade social, deduzidos os valores dos prêmios, dos impostos e das despesas com a administração, conforme dispõe o artigo 26 da Lei 8.212/91 e quando promovido por particulares, 5% da movimentação global.
Art. 26. Constitui receita da Seguridade Social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo. (Redação dada pela Lei n° 8.436, de 25.6.92)
1º Consideram-se concursos de prognósticos todos e quaisquer concursos de sorteios de números, loterias, apostas, inclusive as realizadas em reuniões hípicas, nos âmbitos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
2º Para efeito do disposto neste artigo, entende-se por renda líquida o total da arrecadação, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prêmios, de impostos e de despesas com a administração, conforme fixado em lei, que inclusive estipulará o valor dos direitos a serem pagos às entidades desportivas pelo uso de suas denominações e símbolos.
3º Durante a vigência dos contratos assinados até a publicação desta Lei com o Fundo de Assistência Social-FAS é assegurado o repasse à Caixa Econômica Federal-CEF dos valores necessários ao cumprimento dos mesmos.
Afirmar que parte dos valores, torna a assertiva errada, não permitindo que o candidato afirme com precisão estar correta, pois abrande órgão público e sociedades comerciais e civis.
Ainda, determina o artigo 212 do Decreto 3.048/99:
Art. 212. Constitui receita da seguridade social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo.
1º Consideram-se concurso de prognósticos todo e qualquer concurso de sorteio de números ou quaisquer outros símbolos, loterias e apostas de qualquer natureza no âmbito federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, promovidos por órgãos do Poder Público ou por sociedades comerciais ou civis.
2º A contribuição de que trata este artigo constitui-se de:
I – renda líquida dos concursos de prognósticos realizados pelos órgãos do Poder Público destinada à seguridade social de sua esfera de governo;
II – cinco por cento sobre o movimento global de apostas em prado de corridas; e
III – cinco por cento sobre o movimento global de sorteio de números ou de quaisquer modalidades de símbolos.
Portanto, afirmar que parte do recursos, prejudica a interpretação do candidato, devendo a questão ser anulada.
Alguns que cabem também, mas não temos no momento a questão escrita: A prova é a ALGA.
88. A questão aborda tema fora do edital, visto que tem por fundamento a Lei 10.522/2002 artigo 14, I que não foi cobrada no edital de Técnico do Seguro Social, tal conteúdo é exigido no conteúdo programático para Analista do Seguro Social. O artigo 38 da Lei 8.212/91 que tratava da matéria, a única forma de justificar a cobrança, foi revogado pela Lei 11.941/2009.
89. A questão aborda matéria que exige conhecimento mais aprofundado do tema, visto que a fundamentação da questão está no artigo 35 da Lei 8.212 c/c com o artigo 61 da 9.430/96, o que não é previsto em edital. Ainda, a questão aborda conteúdo que extrapola o conhecimento de nível médio
Gente a questão 78 prova beta está errada!!! Até agora ninguém comentou. As alíquotas em razão da incidência. ...incide em TODAS as empresas. Os acréscimos (SOMENTE OS ACRÉSCIMOS ) incide exclusivamente. ... Dec. 3048 art. 202 Lei 8213 art. 57 parag. 6 e 7.
Concordo plenamente. Vou recorrer desse gab preliminar da 78 BETA. A questão abrangeu 2 tipos de Contribuições Sociais e cada uma é descontada de forma diferenciada.
Pessoal ,muita gente fala que algumas questões do CESPE são formuladas de maneira errada.Eu não acredito nisso mesmo!!Fiquei sabendo que um examinador ganha acima de dez mil reais por mês!!!Uma pessoa com tanta responsabilidade não formularia uma questão errada,jamais!Na minha opinião eles fazem isso de propósito,pra justamente complicar a vida do concurseiro,acredito que seja má mé mesmo!!!
Pode parecer ignorância, mas embora eu tenha lido e escutado centenas de vezes que a filiação do segurado obrigatório decorre automaticamente do exercício da atividade remunerada, eu literalmente segui uma lógica diferente na hora de interpretar a questão 66 do caderno beta onde afirma:
A filiação do segurado obrigatório ao RGPS decorre automaticamente do exercício da atividade remunerada.
Respondi falso e acabei errando, mas pensei da seguinte maneira:
Com relação a filiação dos segurados obrigatório empregados eu concordo que possa ocorrer automaticamente, mas a questão fala apenas de segurados obrigatórios e ao meu ver a filiação do segurado obrigatório contribuinte individual, por exemplo, não seria considerada automática visto que é necessário efetuar o pagamento, ou seja, é necessário contribuir para ser um segurado.
E eu conheço muitas pessoas que trabalham por conta e simplesmente não pagam nada para previdência... Se não me engano, a própria lei fala que o contribuinte individual se torna filiado depois de pagar a primeira parcela em dia, ou seja, sem atraso.
Dá pra afirmar que estas pessoas estão filiadas automaticamente? Não é preciso contribuir?
Veja que muitas pessoas tem uma atividade remunerada mas não são filiados, então, ao meu ver a filiação NÃO ocorre automaticamente.
questões passíveis de recurso: 14,26,30, 33, 51, 56, ,72,78, e 85 (Prova Beta)
26) A questão 26 está certa, e não errada como afirma o gabarito preliminar, porque o servidor poderá sim ser afastado do Brasil para missão oficial por tempo indeterminado. Trata-se de um real possibilidade prevista no parágrago terceiro do art. 95 da Lei 8112/91, que prevê expressamente a inaplicabilidade do limite do prazo de afastamento nos casos de servidores da carreira diplomática. Como o enunciado utilizou o verbo “poder”, com valor semântico de possibilidade, nada mais justo a interpretação de todas as possibilidades previstas e admitidas em lei, uma vez que tal enunciado não traz qualquer elemento que indique a aplicação de regra geral. Não se utilizou expressões restritivas tais como: “o servidor, em qualquer hipótese, poderá”, “todo servidor poderá”, “em regra o servidor poderá”. Desse modo, o próprio enunciado tem a pretensão (ainda que não vislumbrada pelo elaborador) de abranger todas as hipóteses possíveis de acordo com a lei. Para exemplificar, imaginemos uma questão que afirme que no Brasil poderá haver pena de morte. A resposta, consequentemente deverá ser afirmativa, pois a pena de morte é possível em caso de guerra declarada, e embora essa condição, da guerra declarada, não tenha sido suscitada, devemos considerá-la pois esta interpretação abrangente é uma consequência direta do enunciado, ou seja, se o elaborador quiser restringir o enunciado à regra geral, tal fato deve estar consignado expressamente no enunciado, e neste caso, não foi. Não obstante, o enunciado utiliza a expressão “poderá ser afastado do Brasil” e não “poderá ser afastado do cargo”, o que coaduna ainda mais com a hipótese de o enunciado abranger o caso da carreira diplomática. E essa interpretação abrangente, ou restritiva deve ser sempre embasada no enunciado e não baseada no que o elaborador tenha vislumbrado, uma vez que o enunciado tem caráter objetivo, isto é, independe da interpretação do elaborador, mas sim da própria intelecção do enunciado. Nesse sentido, o servidor poderá sim, afastar-se do Brasil para missão oficial por tempo indeterminado, desde que seja da carreira diplomática. Como o enunciado se baseia em possibilidade, ele deve então abranger todas as possibilidades, pois não teve pretensão de se restringir à regra geral, tanto que não empregou nenhum termo nesse sentido. De igual modo se um enunciado assevera: “No Brasil poderá haver pena de morte” o enunciado estará correto devido à uma regra específica. O contrário também é valido: “No Brasil não poderá haver pena de morte”. Notemos que seria contraditório este último exemplo ser considerado correto, uma vez que é a negação, isto é, o contrário do exemplo imediatamente anterior. Cumpre ressaltar ainda que a utilização do termo “poderá” não implica que tal afastamento decorrerá em detrimento da discricionariedade da administração. Pugna-se desse modo, que tal questão seja alterada no gabarito para que seja considerada correta. Subsidiariamente, sendo outro entendimento da banca, pugna-se pela anulação.
33) A questão 33 está errada e não certa, porque, caso um dos pais seja brasileiro, ainda que o outro pai seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país de origem, o filho desse casal, nascido no Brasil, necessariamente será brasileiro nato. Notem que o enunciado ao empregar a expressão “a não ser que algum deles”, assevera que, o nascido no Brasil, mesmo tendo um pai brasileiro, não seria o suficiente para torná-lo brasileiro nato, caso o outro genitor fosse estrangeiro a serviço de seu respectivo país, o que não é verdade. Necessariamente, se um nascido no Brasil tiver um genitor brasileiro, pouco importa se o outro é estrangeiro a serviço de seus respectivo país. Para que um nascido no Brasil não seja brasileiro nato, ele não pode ter nenhum dos pais brasileiros, pois, sendo qualquer deles brasileiro, isso será motivo suficiente para que, necessariamente, esse nascido no Brasil seja brasileiro nato. Se considerarmos que a questão 33 está correta, seria aduzir que filho de brasileiro, nascido no Brasil, nem sempre é brasileiro, o que não é verdade.
51) A questão 51 está errada e não certa, porque o INPS foi criado em 1967 e transformou esses institutos em 1967, e não em 1966. O enunciado afirma que “Em 1966, esses institutos foram transformado no INPS”, mas não, esses institutos só foram transformados no INPS em 1967, sendo que em 1966 havia mera norma em vacatio legis, sem vigência e sem qualquer aplicabilidade prática no ano de 1966, ou seja, havia mera expectativa de que o INPS existisse em 1967, o que só se concretizou de fato em 1967. Ora, o Decreto-Lei n. 72 de 21 de novembro de 1966, prevê expressamente, em se próprio bojo, que tal norma só entraria em vigor em 1967, conforme o art. 46: “ O presente decreto-lei entrará em vigor no primeiro dia do segundo mês ao de sua publicação. Cumpre ressaltar que o referido artigo utiliza a expressão “segundo” e não “seguinte”, ou seja, o INPS jamais existiu em 1966, porque apenas o decreto-lei que o criaria, que foi publicado em 1966, mas, frisa-se novamente: O INPS jamais existiu em 1966, só passou a existir e a transformar os IAPs no INPS, em 1967.
53) A questão de número 53 deve ser considerada errada porque nem a lei, nem a doutrina prevê o “pricípio da universalidade”, ou “princípio da universalidade da seguridade social”, ambiguamente existentes no enunciado. O que existe, relativamente à seguridade sicial é o “princípio da universalidade da cobertura” e o “princípio da universalidade do atendimento”. Não existe em nenhuma lei, vigente (ou mesmo revogada), no Brasil, que contemple tais termos propostos pelo enunciado. Da mesma maneira não existe em nunhuma doutrina de Direito Previdenciário no país em que existam tais expressões. Não existe nem mesmo em qualquer apostila que seja. Ou seja, o enunciado não se respalda nem no ordenamento jurídico pátrio, nem em qualquer doutrina que seja. Não tem respaldo nem mesmo em lei revogada, porque tal princípio, ou princípios presentes no bojo do enunciado, jamais existiu ou existiram relativamente à seguridade social. Não tem respaldo legal, nem científico. Portanto pugna-se pela alteração do gabarito, e pugna-se, subsidiariamente, pela anulação.
85) A questão 85 deve ser considerada errada porque a única expressão válida e correta é “Secretaria da Receita Federal do Brasil”, conforme o art 1 da Lei 11457/07, e conforme ainda todas as demais 45 (quarenta e cinco) vezes em que se utiliza a expressão para se designar o nome de tal órgão. Ou seja, a lei que instituiu a Secretaria da Receita Federal do Brasil não autoriza o emprego de qualquer outra expressão para designar o nome do órgão Secretaria da Receita Federal do Brasil. No máximo poder-se-ia utilizar a sigla “SRFB”, porque a sigla não altera o nome, mas tão somente trata-se de um conjunto de letras iniciais dos vocábulos que compõem o nome de uma organização. Em que pese o emprego do termo “Auditor-Fiscal da Receita Federal”, trata-se do nome de um cargo, e não do órgão e é assim empregado porque o Agente faz auditoria da receita (conjunto de rendimentos do Estado) e não auditoria da Secretaria da Receita Federal do Brasil (órgão). Não obstante, antes mesmo que a Secretaria da Receita Federal do Brasil tivesse tal designação, chamava-se antes “Secretaria da Receita Feral”, e foi dedicado um artigo exclusivo na lei supracitada, tratando sobre a designação a ser empregada. Entendimento diverso desse pressupõe que caberia ao “conjunto de rendimentos do Estado” arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuições sociais previstas na CF, pois a expressão Receita Federal do Brasil equivale “a receita da união”.
30) A questão 30 deve ser considerada errada, e não certa, porque a garantia constitucional de acesso a registros administrativos e a informações sobre atos do governo está relacionada ao princípio da publicidade e não da eficiência. > fazer embasamento teórico.
72) A questão 72 deve ser considerada errada e não certa, porque os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios são fontes de forma indireta de custeio da seguridade social e não direta e indireta. A forma direta é realizada apenas pela contribuição proveniente de empregados e empregadores. (não concluído> fazer embasamento teórico).
78) A questão 78 deve ser considerada errada, e não certa, porque, para efeito de custeio em razão do grau de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, as alíquotas aplicadas não incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais. (não concluído).
277 Comments
Professor, no meu caso se houver recurso nao seria muito bom, mas, voce vai tentar recurso pra quantas questoes ? espero um retorno. Obrigado por compartilhar cada momento de sua vida conosco !
ResponderExcluirVamos primeiro esperar a divulgação do gabarito preliminar.
ExcluirVamos primeiro esperar a divulgação do gabarito preliminar.
ExcluirJá para mim seria ótimo kk
ExcluirJá para mim seria ótimo kk
ExcluirPara mim também seria legal, mas não sei se irão anular.
ExcluirJá saiu o gabarito preliminar...http://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015/arquivos/Gab_Preliminar_234INSS_002_03_CADERNO_CUBO.PDF
ExcluirProfessor, no meu caso se houver recurso nao seria muito bom, mas, voce vai tentar recurso pra quantas questoes ? espero um retorno. Obrigado por compartilhar cada momento de sua vida conosco !
ResponderExcluira seguridade ém conjunto integrado de açoes de iniciativa poderes publicos e da sociedade . mas compete somente aos poderes publicos organizar a sociedade com base nos principios , e não aos poderes públicos e a sociedade . filosofei demais e perdi a questão
ResponderExcluirSe houver recurso, q seja so na parte social, onde fala programas sociais, a nao ser q inss var trabalhar com cras, pnas e suas sers
ResponderExcluirO brasil ta de cabeca para baixo, e a banca cespe parece q quer ir junto rsrs..
ExcluirProfessor, tem algo no link que senhor passou que ta estranho.
ResponderExcluirProf., blza? Estou concorrendo às vagas de deficiente, GEX Feira de Santana. Infelizmente só consegui fazer 66 pontos com gabarito extra oficial. O q o sr acha? ��
ResponderExcluirCdine,nçao achei pouco não, acho que vc está no páreo.
ExcluirAcredito que vc tem chances também! Deus abençoa. Sucesso. Eu fiz 72 mais o meu foi mil por vaga. estou fora!
ExcluirCdine, voce esta concorrendo com quantas pesoas ?
ExcluirEla ta concorrendo pra 1500 por vaga. 8 vagas. 13 mil pessoas. Mesma gerencia que eu.
ExcluirCdine, você conhece mais pessoas que fizeram a prova pra Feira de Santana ou participa de algum grupo? Queria saber a média da galera.
ResponderExcluirEu fiz pra Feira, Rafael.
ExcluirTambém fiz pra feira. Acertei 80. Acho que n foi dessa vez
ExcluirQuanto vocês fizeram ?
ExcluirQuanto vocês fizeram ?
ExcluirTambém fiz pra feira. Acertei 80. Acho que n foi dessa vez
ExcluirTambém fiz pra Feira de Santana. Acertei 85 no geral. 53 líquidos por enquanto.
ExcluirFiz pra feira,acertei 84, 70 líquidos
ExcluirAlguém conhece algum grupo de Belém PA?
ResponderExcluirAlguém conhece algum grupo de Belém PA?
ResponderExcluirFiz pra lá mas só acertei 76, estou fora do páreo :(
ExcluirErrei 17 questões de direito previdenciário, sei que estou fora, porém estou começando a minha vida de concurseira e comecei a estudar pós edital.. Enfim.. gostaria de te agradecer pois tudo que sei de Direito Previdenciário em tão pouco tempo foi graças ao senhor. Em relação as questões da assistência social achei sacanagem da banca, esses conhecimentos são relevantes apenas para analista com formação em Serviço Social. Abraços professor e que Deus continue te abençoando.
ResponderExcluirEu fiz 36 m conhecimentos básicos e 43 em específicos, 79 no total, tenho alguma chance?
ResponderExcluirDepende da regiao amigo, se vc analizar a estatistica vera que em 2008 a nota de corte em grandes capitais girava em torno de 103 a 107 mais ou menos. Esse ano acredito que nao seje muito diferente, apesar de terem 1.300.000 inscritos, acredito que a maioria caiu de paraquedas (fora os que faltaram). Se tua cidade for interior tem bastante chance!
ExcluirCarlos Alberto, só esqueceu de um detalhe, em 2008 eram 150 questões.
ExcluirVocê acertou em média 66% da prova. Acredito que com essa média não seja possível ficar entre os classificados por conta da alta concorrência e do número baixo de vagas. Aguardemos...
ExcluirNão quero te desanimar mais quantos erros vc teve? O pessoal vai entrar com 80 pontos líquidos no mínimo. Se vc fez um total de 79 brutos. Se errou 10 já ficou com 69. Mas quem sabe tem que aguardar o resultado. Pode ter lugar que a nota de cote acaba caindo.
Excluir78 Belém-PA, não foi dessa vez :(
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém do estado Pará por aqui?? pra vermos nossas pontuações.
ResponderExcluir78 Belém-PA
ExcluirFiz 68 liquidos........vou torcer pra chamar além da listagem como foi em 2012
ExcluirFiz 68 liquidos........vou torcer pra chamar além da listagem como foi em 2012
ExcluirFiz pra Marabá.
Excluirmas, como ficaria a conta?
ExcluirEu fiz 36 em conhecimentos básicos e 43 em especificos, 79 liquidos e não estou com nenhuma esperança....
Fiz pra Belém acertei 98, errei 23 e anulei 1, infelizmente errei demais, era pra deixar algas em branco
Excluir*algumas
Excluirfui inventar de chutar 3 de assistência e errei :(
ExcluirEm 2008 alguns candidatos que fizeram 77 no Pará entraram, mas acho que o nível da turma subiu
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirme chamem no zap...para um grupo de quem fez pro para...
ExcluirFiz 62 pontos liquidos aqui pra Rondon...
ExcluirFiz 62 pontos liquidos aqui pra Rondon...
Excluir91 marabá, será se dá certo ?? Acho pouco provável ...
Excluir95 pra Marabá
ExcluirCadê o zap?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlguém de Governador Valadares-MG?
ResponderExcluirO pessoal de Gov Valadares está nos EUA
ExcluirAcho que lá ta bem melhor kkkkk
ExcluirProfessor quando lançará o próximo manual e se vai dar mais atenção à assistência, pois você me ensinou tudo de técnico da previdência pena que o Cespe deu mais enfase a assistência!
ResponderExcluirAmigo, a cespe é assin cara, tipo se ela jogasse aquelas questoes de pensao por morte, e outras coisas que todo mundo esta estudando,todo mundo iria acertar.Por consequencia a nota de corte iri la em cima, entao o negocio é sempre estudar tudo.
ExcluirVerdade, você foi bem?
ExcluirVerdade, você foi bem?
ExcluirFalou tudo Carlos Alberto
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém sabe dizer quando sai o resultado final? Pois não vi no edital.
ResponderExcluirData provável: 20 de junho.
ExcluirVocê ficou com quantos pontos Dennis?
ExcluirEntrarei com recurso pedindo anulação das questões 51(INPS entra em vigor em 67), 89(Lei 10522/02 não consta no edital), 38(Lei 11107/05-inexigibilidade de licitação não consta no edital), 26(exceto os servidores da carreira diplomática para ausentar-se do país por tempo determinado) e 31( HelyLopesMeirelles,2012,p90 + MariaSilviaPietro,2009,p77 Boafé subjetiva e atos de improbidade imprescindem de dolo,intenção do agente). Todas do caberno BETA.
ResponderExcluirSe alguém errou estas questões vamos focar nos recursos para anular estas questões.
Todos nós demos muito suor por este certame. É evidente que absorvemos muito conhecimento previdenciário, legal, lógico, e, sobretudo, humano, neste certame!
No meu caso, foram mais de duzentos dias de preparação. Mínimo de 6 horas por dia, foco no que importava para mudar o meu padrão de vida e, consequentemente, o de minha família.
São muitos candidatos preparadíssimos, nível alto para uma prova fácil como foi. Ponto de corte será alto. O órgão realmente conseguiu fazer a seleção dos melhores em decorar leis e raciocinar benefícios. Em uma "peneira" como esta, em uma época difícil de emprego bom como a que vivemos, cada oportunidade é muito disputada. Se teremos condições de estar na lista dos aprovados, só dia vinte de junho para saber. Mas, de toda forma, aos que ficarão próximos à nota de corte, cabe observar o conjunto de erros que impossibilitaram transpassar esta linha.
Esta etapa é, com certeza, a mais ansiosa de todas. O fato está consumado, porém não foi liberado o gabarito oficial, e ainda há luta nos recursos de pelo menos cinco questões das cento e vinte. Vamos redigir com clareza, concisão e fundamentação bastante objetiva nestas questões. Creio que podemos ganhar alguns pontos, ou melhor, deixar de perder alguns outros.
Fiz 88 pontos líquidos na minha contagem junto aos extraoficiais. O que me deixa irracional é o medo de chegar no "quase". Isto realmente mexe com a alma da gente. Sem sombra de dúvidas, uma experiência que só neste mundo dos concursos pode proporcionar a alguém. O "quase" dos concursos se traduz em poucos pontos, poucos erros, poucos minutos, poucos momentos. Diferentemente dos outros "quase" do exercício profissional, que pode-se contar com a subjetividade do cliente para ponderar produtos e serviços "quase" perfeitos.
Que seja feita a vontade de Deus, que ele distribua as oportunidades de mudança para os que realmente mereçam e os que realmente vão fazer diferença no serviço público. Tomara que esteja entre estes, rsrs.
Boa sorte pra todo mundo!
Cara, vamos ter uma esperança.
ExcluirOlha isso : http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-do-inss-no-ultimo-concurso-foram-nomeados-5-020-tecnicos-nivel-medio-nova-selecao-em-breve/
alias qual gerencia executiva vc concorre?
Paulo, desculpa a intromissão, mas seguinte: a 38 faz parte do edital sim, pois consta no programa de NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO item 7 - SERVIÇO PÚBLICO - CONCESSÃO (a inexigibilidade de licitação, nesse caso, é intrínseca à concorrência) - Eu irei recorrer dessa porque CONCESSÃO ocorre na MODALIDADE CONCORRÊNCIA e desconheço hipóteses de inexigibilidade.
ExcluirQuanto a questão 31, tem que prestar atenção no fato de NÃO SER ATO ADMINISTRATIVO. A questão fala de ato da administração que é GÊNERO e como espécie tem o FATO ADMINISTRATIVO que independe da vontade da Administração Pública, logo não há falar moralidade.
Paulo, com todo o respeito, concordo totalmente com o gabarito da questão de concessão que a banca propôs. Acredito que ela não irá anular essa questão por já haver duas questões desse tema cobradas pela própia banca, o que beneficiou alunos que estudaram com afinco essas questões. Vejamos:
Excluir(CESPE/MPE-PI/Analista Ministerial – Área Processual/Cargo 8/Questão 70/2012) – Embora a concessão de serviço público exija a prévia realização de procedimento licitatório, é admitida a declaração de inexigibilidade quando há a demonstração da inviabilidade de competição. Gabarito CERTO
(CESPE/TCE-ES/Analista Administrativo – Direito/Questão 53) – Assinale a opção correta acerca dos serviços públicos. C) As concessões de serviço público demandam a obediência irrestrita ao princípio da obrigatoriedade de licitação, razão pela qual a legislação de regência veda a incidência das hipóteses de dispensa e de inexigibilidade de licitação sobre as licitações para a concessão de serviço público. A banca teve como gabarito a letra A, considerando a letra C ERRADA.
Eu tinha essas duas questões pregadas na parede do meu quarto.
Dr D A questão começa com A lei prever e continua: prevendo ainda... A lei não prever...
ExcluirProfessor obrigado por todo o conhecimento você é um excelente professor que DEUS lhe abençoe todos os dias, seja o que DEUS quiser amém.
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo texto Paulo.
ResponderExcluirProfessor obrigado por todo o conhecimento você é um excelente professor que DEUS lhe abençoe todos os dias, seja o que DEUS quiser amém.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém pra Marabá?
ResponderExcluirEu fiz pelo gabarito preliminar 94 pontos liquidos pra marabá.... Porem, vou entrar com recurso em 3 questões.
Excluir1 de administrativo - fala de eficiencia, porém acredito ser publicidade
1 de previdenciário - fala 1966, porém entendo que sea 1967
1 de previdenciário - contribuição direta e indireta, porém entendo ser somente como indireta....
Vlw, boa sorte!
Tirando a de 1996, acredito que será bem possível mudar o gabarito das outras duas e a do "EXCLUSIVAMENTE sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais".
ExcluirTem também a questão de previdenciário da LEI COMPLEMENTAR que irei entrar com recurso para anular pois entendo que extrapolou o edital....
ExcluirEssa da publicidade ai ela deu como certa... nao acredito... deve ser anulada com certeza
ExcluirEu entendo que não deve ser anulada e sim mudar o gabarito para ERRADO....
ExcluirNão acredito que essa que fala da eficiência foi dada como certa... Deve ser anulada com certeza
ExcluirNão acredito que essa que fala da eficiência foi dada como certa... Deve ser anulada com certeza
ExcluirMarcos vc está falando da questão que diz "Lei complementar editada pela União..."
Excluir??
ExcluirSIM
ExcluirFiz pra Marabá
ExcluirFiz também pra Marabá;
Excluirkd o pessoal da GEX MONTES CLAROS
ResponderExcluirkd o pessoal da GEX MONTES CLAROS
ResponderExcluirSaiu o gabarito preliminarrrr!!!!
ResponderExcluirSerá que muitos vão conseguir mais de 105 líquidos?
ResponderExcluirSim, a prova estava muito fácil, o corte vai ser alto.
ExcluirProfessor Hugo Goes, banca considerou como certa a questão 79 (CUBO) que trata do custeio dos benefícios da aposentadoria especial e dos concedidos em razão do grau de incidência decorrente dos riscos ambientais do trabalho. A questão afirma que as alíquotas são aplicadas exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais. No entanto, a contribuição devida pela agroindústria para custeio desse benefício previsto nos arts. 64 a 70, não incide sobre a remuneração do segurado, mas sim sobre o valor da receita bruta proveniente da comercialização da produção. (ART. 201-A, inciso II; DECRETO 3048/1999). Ao meu ver, o gabarito deve ser alterado para E.
ResponderExcluirConcordo Luis, essa questão sem duvida está errada, não é "exclusivamente".
ExcluirConcordo
ExcluirConcordo
ExcluirConcordo , inclusive lembro que respondi uma questão com essa pegadinha da própria banca, vou procurar.
ExcluirEssa questão está totalmente errada :
ExcluirA incidência do GILRAT abrange todas as empresas; Somente OS ACRÉSCIMOS de 12,9 ou 7%, são de incidência exclusiva.
Art. 202 dec. 3048.
Art. 57 lei 8213 parag. 6 e 7.
Agora sim: 63 pontos liquidos. Partiu continuar estudando!
ResponderExcluir86 líquidos, conforme gabarito preliminar
ResponderExcluirAcho que é aprovável que vc tenha passado, dependendo da gerencia. Parabéns!
Excluirobrigado
ExcluirProva CUBO: 56 tem que ser anulada, não estava no edital
ResponderExcluir73 como pode ser direta e indireta? mas cespe deu como certo
79 deixo pro hugo
Professor, antes de fazer meu questionamento, gostaria de dizer que suas aulas foram de fundamental importância para o meu conhecimento de previdenciário.
ResponderExcluirGostaria de saber a sua opinião acerca da questão 104 da prova ALGA.
"A política de assistência social tem como objetivos, entre outros, a promoção da integração do CIDADÃO ao mercado de trabalho e o amparo às crianças e aos adolescentes carentes".
Você considerou essa questão como certa. A Cespe também. Mas não estaria errada a questão?
Porque o texto constitucional afirma que a Assistência tem por objetivos: "a promoção da integração ao mercado de trabalho".
Ou seja, no meu entendimento, a Assistência protege todas as pessoas e não só os "cidadãos". Porque se assim fosse, quem não possuísse título de eleitor, não seria cidadão na forma da lei e, nesse caso, não receberia ajuda da assistência.
Acho que essa palavra cidadão limitou o enunciado. Até porque na CF não está assim disposto.
Agradeço por sua opinião.
Pedro, tbm pensei da mesma maneira que vc.
ExcluirPor exemplo, o direito a ação popular,a propositura cabe a qualquer cidadão (brasileiro), isto é, restringiu para somente aqueles que estejam no gozo pleno de seus direitos políticos.
Pedro, tbm pensei da mesma maneira que vc.
ExcluirPor exemplo, o direito a ação popular,a propositura cabe a qualquer cidadão (brasileiro), isto é, restringiu para somente aqueles que estejam no gozo pleno de seus direitos políticos.
86 líquidos, conforme gabarito preliminar
ResponderExcluirAcho que vc passou. Parabens!
ExcluirMesma pontuaçao minha, fiquei abaixo do que esperava... errei muitas de portugues, inscrito para divinopolis/MG
ExcluirA garantia constitucional de acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo está relacionada ao princípio da eficiência.
ResponderExcluirmais alguém discorda
Pessoal na prova CUBO CESPE deu como correta.
mas é princípio da publicidade.
Eu e todos professores que vi corrigirem a prova discorda, provavelmente irá mudar pra errada com os recursos....
ExcluirTambém marquei errada e em todas as correções que foram feitas ela foi considerada errada, pois trata-se de princípio da publicidade.
Excluirclaramente publicidade!
ExcluirÉ princípio da publicidade com certeza! Vamos recorrer em peso!
ExcluirRealmente eu coloquei como errada.
Excluireu tbm discordo, é publicidade, e por isso, todos temos que entrar com recurso de todas as questões que julgarmos incorretas, pois quanto mais a gente pressionar melhor! e cada ponto é muito importante nessa hora!!
Excluir66 pontos líquidos... fiz para Santo amaro SP... Como sei a quantidade de pessoas que estão concorrendo para esse local?
ResponderExcluirJá saiu o gabarito oficial, Se já onde encontro?
ResponderExcluirhttp://www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015/
ExcluirParabéns ao professor Hugo. Eu fiquei imensamente triste com a banca por causa dessas questões de Cras.
ResponderExcluirCADERTO BETA, RECURSOS PESSOAL: QUESTÃO 30 e direito prev questão: 51, 53, 72, 78 e 89.Não vamos deixar passar, quem argumenta é nada mais nada menos que hugo goes.
ResponderExcluirCaderno BETA, recorrerei: 30, 38, 53, 72, 78 e 89.
ExcluirConfere a 38 aí também.
Qual é essa 89?
ExcluirÉ aquela que menciona que as contribuições sociais já descontadas dos segurados poderão ser objeto de acordo pagamento parcelado.
ExcluirO gabarito deve sair na página da Cespe. Acho que só depois das 19 horas.
ResponderExcluirO gabarito já saiu?
ResponderExcluirSIM...
ExcluirO gabarito deve sair na página da Cespe. Acho que só depois das 19 horas.
ResponderExcluirParabéns ao professor Hugo. Eu fiquei imensamente triste com a banca por causa dessas questões de Cras.
ResponderExcluirConcordo com vc Mari. Essa questão é errada.
ResponderExcluirCaso anule uma questão que eu acertei... eu perco esse ponto??
ResponderExcluirsim
ExcluirQuestão anulada é ponto para todos.
ExcluirNão. Você não perde, vc ganha o ponto, só que todos seus concorrentes tbm ganham.
ExcluirFabiana vc está certa....
ExcluirObrigada pessoal... não serei aprovada... 66 liquido é pouco... acertei 56 DP pensei que fosse fazer diferença... aff
ExcluirPessoal quem puder mim ajudar nessa questão caiu na.prova de analista, caso ñ esteja de acordo cabe recurso:
ResponderExcluirA contribuição do segurado empregado e a do trabalhador doméstico recaem sobre o valor dos seus salários de contribuição, até um teto máximo fixado por lei.
correta a alternativa, ueliton!
Excluiro salário de contribuição é base de cálculo do empregado e do trabalhador doméstico. O que você pode ter confundido é o conceito de salário contribuição que para o empregado é o salário mais as parcelas remuneratórias previstas na lei 8212 e para o empregado doméstico é o valor anotado na ctps
correta a alternativa, ueliton!
Excluiro salário de contribuição é base de cálculo do empregado e do trabalhador doméstico. O que você pode ter confundido é o conceito de salário contribuição que para o empregado é o salário mais as parcelas remuneratórias previstas na lei 8212 e para o empregado doméstico é o valor anotado na ctps
Obrigado parceiro, acabei me confundindo nessa questão e colocando F , devido o salário de contribuição do empregado doméstico ser a remuneração constada na CTPS ae veio a confusão, mais obrigado!!!
ExcluirPessoal não deixem de entrar com recursos, não pensem que alguém vai entrar, vamos fazer nossa parte.
ResponderExcluirfiz 85 pontos líquidos de acordo com gabarito preliminar.
ResponderExcluirvou entrar com recurso em umas 5 questões
ResponderExcluirquestão 79 da cubo tb acredito de esteja errada, eu entendi como o hugo respondeu, vou colocar o recurso com o art 22 da 8212
ResponderExcluirBruno, vou recorrer 79 e também a 31 e a 73
ExcluirCUBO
tambem mesma prova, vou por recurso quanto mais melhor
ExcluirFiz 92 pontos líquidos para gerencia com 15 vagas (classifica 48), sera q tenho chances professor?
ResponderExcluirBelem,Pará - 85. Preciso recorrer porque o cespe me tirou valiosos pontos em direito administrativo.Ainda estou avaliando as de direito previdenciário.
ResponderExcluirAté agora não tenho informações a respeito do pessoal que fizeram pra Marabá. Preciso saber a média de acertos.
ExcluirFiz 93 com esse Gabarito.Minha gerencia é São Paulo Leste.Será que passei?
ResponderExcluirBoa noite pessoal, alguém de Marabá?
ResponderExcluirBoa noite pessoal, alguém de Marabá?
ResponderExcluir110 pontos, acho que dá...
ResponderExcluirLíquidos? Dá e ainda ganha medalhinha de "honra ao mérito". Mandou muito!
Excluir110 líquidos é primeiro lugar no Brasil inteiro disparado RS PhD
Excluir110 líquidos é primeiro lugar no Brasil inteiro disparado RS PhD
ExcluirMinha Preparação foi cem por cento com o professor Hugo Góes, fiz 100 pontos líquidos prá Belém, não sei se vai dá prá passar, mas independente do final, só tenho a agradecer ao professor Hugo, só Deus poderá lhe retribuir.
ResponderExcluir100 é tranquilo passar no Pará-Belém, ruim é eu com 76 conseguir :(
ExcluirPrimeiro concurso deste nível que presto e já estou vendo o nível de organização.
ResponderExcluirPrimeiro concurso deste nível que presto e já estou vendo o nível de organização.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir101 liquidos agex palmas-to será que dá?
ResponderExcluirAlguém sabe e pode mim explicar como é a chamada das Pessoas com Deficiência?
ResponderExcluirNa minha região foram 8 vagas no geral, 5 para ampla, 2 para cotas e 1 para Pessoa com Deficiência.
Supondo que eu fique 3 lugar na lista especifica pra PCD, sendo que era só uma vaga, como seria a minha chamada? Tipo: tinha que chamar 15 da ampla, 6 da cota para poder mim chamar?
Alguém mim explique por favor.
Obrigado !
isso msm!!
Excluirtbm concorri como PCD e vejo pouquíssimas pessoas divulgando as notas. como vc foi? eu fiquei com 88 liquidos e nao tenho parametros de PCD
Como faço para baixar o caderno.
ResponderExcluirComo faço para baixar o caderno.
ResponderExcluirGente, quais os procedimentos para entrar com recurso?
ResponderExcluirAlguém pra Gerência Executiva de Barreiras?? 83 pontos líquidos
ResponderExcluirFIZ 75 LIQUIDAS, MAIS VOU RECORRER DE 4 QUESTÕES.
ExcluirEu também vou recorrer 3
Excluircada pessoa só pode recorrer em apenas UMA questão pessoal.Não leram o edital!????
ExcluirProfessor Hugo, a questão 95 não caberia recurso caso venha como certo o gabarito?
ResponderExcluirPois se Ronaldo pretender obter a aposentadoria por TC ele DEVERÁ e não PODERÁ complementar a contribuição, o verbo usando deixa margem para o erro. Marquei E justamente por isso, visto que, se ele pode é uma faculdade e não uma obrigação. Neste caso a faculdade é querer a aposentadoria por TC ou não, contudo uma vez feita a opção ele é obrigado a fazer a referida complementação.
Gente, quais os procedimentos para entrar com recurso?
ResponderExcluirPessoal vocês sabem informar se realmente haverá um novo concurso do INSS em 2017??
ResponderExcluirSó quando finalizar o prazo (1+1*)
Excluirpessoal bora mostar nossa força... vamo todos recorer... vai que cola...
ResponderExcluirachei essa da professora do alfa concursos...
Questões 102 até 110.
O conteúdo extrapola o conhecimento exigido e cobrado para nível médio.
O edital para Cargo de Técnico do Seguro Social prevê com relação a Lei Orgânica da Assistência Social que seria exigido do candidato noções, conforme consta em fls. 23:
14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).
Pois bem, no edital de Analista do Seguro Social prevê expressamente a cobrança do conteúdo das referidas questões, que tratam da Organização da Assistência Social (questões 102 até 105) e Instâncias Deliberativas do SUAS (questões 106 até 110) divergente e aprofundado, do conteúdo programático de técnico do seguro social, em fls. 20 do Edital de Abertura:
Lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993 e alterações. 1.1 Definições e Objetivos. 1.2 Princípios e diretrizes. 1.3 Organização e gestão. 1.4 Benefícios, Serviços, Programas e Projetos de Assistência Social. 1.5 Financiamento da Assistência Social. 2 Política Nacional de Assistência Social –PNAS/2004. 2.1 Análise situacional. 2.2 Política Pública de Assistência Social. 2.3 Gestão da Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.(…) 3.4 Instâncias de articulação, pactuação e deliberação.
O conteúdo abordado nas referidas questões extrapolam o conhecimento exigido para candidatos de nível médio, sendo conteúdo específico exigido dos candidatos de nível superior, com formação em Assistência Social.
Por estarem extrapolando o conteúdo programático, e conhecimento exigido para o cargo de Técnico do Seguro Social, solicitem a anulação das questões.
outro e esse..
ResponderExcluir80) Parte dos valores arrecadados com concurso de prognósticos promovidos por órgãos do poder público ou por sociedades comerciais ou civis dentro do território nacional é destinada ao custeio da seguridade social.
Gabarito:Errado – BANCA – CERTO
Recurso: Os concursos de prognósticos realizados pelo poder publico será destinado a renda líquida para a seguridade social, deduzidos os valores dos prêmios, dos impostos e das despesas com a administração, conforme dispõe o artigo 26 da Lei 8.212/91 e quando promovido por particulares, 5% da movimentação global.
Art. 26. Constitui receita da Seguridade Social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo. (Redação dada pela Lei n° 8.436, de 25.6.92)
1º Consideram-se concursos de prognósticos todos e quaisquer concursos de sorteios de números, loterias, apostas, inclusive as realizadas em reuniões hípicas, nos âmbitos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
2º Para efeito do disposto neste artigo, entende-se por renda líquida o total da arrecadação, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prêmios, de impostos e de despesas com a administração, conforme fixado em lei, que inclusive estipulará o valor dos direitos a serem pagos às entidades desportivas pelo uso de suas denominações e símbolos.
3º Durante a vigência dos contratos assinados até a publicação desta Lei com o Fundo de Assistência Social-FAS é assegurado o repasse à Caixa Econômica Federal-CEF dos valores necessários ao cumprimento dos mesmos.
Afirmar que parte dos valores, torna a assertiva errada, não permitindo que o candidato afirme com precisão estar correta, pois abrande órgão público e sociedades comerciais e civis.
Ainda, determina o artigo 212 do Decreto 3.048/99:
Art. 212. Constitui receita da seguridade social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo.
1º Consideram-se concurso de prognósticos todo e qualquer concurso de sorteio de números ou quaisquer outros símbolos, loterias e apostas de qualquer natureza no âmbito federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, promovidos por órgãos do Poder Público ou por sociedades comerciais ou civis.
2º A contribuição de que trata este artigo constitui-se de:
I – renda líquida dos concursos de prognósticos realizados pelos órgãos do Poder Público destinada à seguridade social de sua esfera de governo;
II – cinco por cento sobre o movimento global de apostas em prado de corridas; e
III – cinco por cento sobre o movimento global de sorteio de números ou de quaisquer modalidades de símbolos.
Portanto, afirmar que parte do recursos, prejudica a interpretação do candidato, devendo a questão ser anulada.
Alguns que cabem também, mas não temos no momento a questão escrita: A prova é a ALGA.
88. A questão aborda tema fora do edital, visto que tem por fundamento a Lei 10.522/2002 artigo 14, I que não foi cobrada no edital de Técnico do Seguro Social, tal conteúdo é exigido no conteúdo programático para Analista do Seguro Social. O artigo 38 da Lei 8.212/91 que tratava da matéria, a única forma de justificar a cobrança, foi revogado pela Lei 11.941/2009.
89. A questão aborda matéria que exige conhecimento mais aprofundado do tema, visto que a fundamentação da questão está no artigo 35 da Lei 8.212 c/c com o artigo 61 da 9.430/96, o que não é previsto em edital. Ainda, a questão aborda conteúdo que extrapola o conhecimento de nível médio
Concordo plenamente! A verdade é que são várias questões de deixam a desejar. Vamos fazer a nossa parte e, como disse nosso amigo, recorrer.
ExcluirConcordo plenamente! A verdade é que são várias questões de deixam a desejar. Vamos fazer a nossa parte e, como disse nosso amigo, recorrer.
ExcluirQuestão 33 (BETA)
ResponderExcluir(...) "Princípio da eficiência"?? Ora, se está falando em ACESSO AOS REGISTROS, não seria Publicidade?? Vou recorrer pra essa questão com certeza.
**questão 30, aliás!
ResponderExcluirQuestão 33 (BETA)
ResponderExcluir(...) "Princípio da eficiência"?? Ora, se está falando em ACESSO AOS REGISTROS, não seria Publicidade?? Vou recorrer pra essa questão com certeza.
Com certeza houve erros pelo menos em duas questões de direito administrativo em sequência, uma delas é essa que você falou. Inadmissível.
ExcluirGente a questão 78 prova beta está errada!!!
ResponderExcluirAté agora ninguém comentou.
As alíquotas em razão da incidência. ...incide em TODAS as empresas. Os acréscimos (SOMENTE OS ACRÉSCIMOS ) incide exclusivamente. ...
Dec. 3048 art. 202
Lei 8213 art. 57 parag. 6 e 7.
Concordo plenamente. Vou recorrer desse gab preliminar da 78 BETA.
ExcluirA questão abrangeu 2 tipos de Contribuições Sociais e cada uma é descontada de forma diferenciada.
Também perdi pontos por causa disso. 78(beta) Vou recorrer!!
ExcluirProfessor, existe alguma possibilidade da previdência convocar os aprovados que ficaram fora do número de vagas?
ResponderExcluirProfessor, existe alguma possibilidade da previdência convocar os aprovados que ficaram fora do número de vagas?
ResponderExcluirPessoal ,muita gente fala que algumas questões do CESPE são formuladas de maneira errada.Eu não acredito nisso mesmo!!Fiquei sabendo que um examinador ganha acima de dez mil reais por mês!!!Uma pessoa com tanta responsabilidade não formularia uma questão errada,jamais!Na minha opinião eles fazem isso de propósito,pra justamente complicar a vida do concurseiro,acredito que seja má mé mesmo!!!
ResponderExcluirPode parecer ignorância, mas embora eu tenha lido e escutado centenas de vezes que a filiação do segurado obrigatório decorre automaticamente do exercício da atividade remunerada, eu literalmente segui uma lógica diferente na hora de interpretar a questão 66 do caderno beta onde afirma:
ResponderExcluirA filiação do segurado obrigatório ao RGPS decorre
automaticamente do exercício da atividade remunerada.
Respondi falso e acabei errando, mas pensei da seguinte maneira:
Com relação a filiação dos segurados obrigatório empregados eu concordo que possa ocorrer automaticamente, mas a questão fala apenas de segurados obrigatórios e ao meu ver a filiação do segurado obrigatório contribuinte individual, por exemplo, não seria considerada automática visto que é necessário efetuar o pagamento, ou seja, é necessário contribuir para ser um segurado.
E eu conheço muitas pessoas que trabalham por conta e simplesmente não pagam nada para previdência...
Se não me engano, a própria lei fala que o contribuinte individual se torna filiado depois de pagar a primeira parcela em dia, ou seja, sem atraso.
Dá pra afirmar que estas pessoas estão filiadas automaticamente? Não é preciso contribuir?
Veja que muitas pessoas tem uma atividade remunerada mas não são filiados, então, ao meu ver a filiação NÃO ocorre automaticamente.
Até mais!
As siglas que contém nas questões referente a LOAS, estão no início da prova. Acima da prova de Português.
ResponderExcluirquestões passíveis de recurso: 14,26,30, 33, 51, 56, ,72,78, e 85 (Prova Beta)
ResponderExcluir26) A questão 26 está certa, e não errada como afirma o gabarito preliminar, porque o servidor poderá sim ser afastado do Brasil para missão oficial por tempo indeterminado. Trata-se de um real possibilidade prevista no parágrago terceiro do art. 95 da Lei 8112/91, que prevê expressamente a inaplicabilidade do limite do prazo de afastamento nos casos de servidores da carreira diplomática. Como o enunciado utilizou o verbo “poder”, com valor semântico de possibilidade, nada mais justo a interpretação de todas as possibilidades previstas e admitidas em lei, uma vez que tal enunciado não traz qualquer elemento que indique a aplicação de regra geral. Não se utilizou expressões restritivas tais como: “o servidor, em qualquer hipótese, poderá”, “todo servidor poderá”, “em regra o servidor poderá”. Desse modo, o próprio enunciado tem a pretensão (ainda que não vislumbrada pelo elaborador) de abranger todas as hipóteses possíveis de acordo com a lei. Para exemplificar, imaginemos uma questão que afirme que no Brasil poderá haver pena de morte. A resposta, consequentemente deverá ser afirmativa, pois a pena de morte é possível em caso de guerra declarada, e embora essa condição, da guerra declarada, não tenha sido suscitada, devemos considerá-la pois esta interpretação abrangente é uma consequência direta do enunciado, ou seja, se o elaborador quiser restringir o enunciado à regra geral, tal fato deve estar consignado expressamente no enunciado, e neste caso, não foi. Não obstante, o enunciado utiliza a expressão “poderá ser afastado do Brasil” e não “poderá ser afastado do cargo”, o que coaduna ainda mais com a hipótese de o enunciado abranger o caso da carreira diplomática. E essa interpretação abrangente, ou restritiva deve ser sempre embasada no enunciado e não baseada no que o elaborador tenha vislumbrado, uma vez que o enunciado tem caráter objetivo, isto é, independe da interpretação do elaborador, mas sim da própria intelecção do enunciado. Nesse sentido, o servidor poderá sim, afastar-se do Brasil para missão oficial por tempo indeterminado, desde que seja da carreira diplomática. Como o enunciado se baseia em possibilidade, ele deve então abranger todas as possibilidades, pois não teve pretensão de se restringir à regra geral, tanto que não empregou nenhum termo nesse sentido. De igual modo se um enunciado assevera: “No Brasil poderá haver pena de morte” o enunciado estará correto devido à uma regra específica. O contrário também é valido: “No Brasil não poderá haver pena de morte”. Notemos que seria contraditório este último exemplo ser considerado correto, uma vez que é a negação, isto é, o contrário do exemplo imediatamente anterior. Cumpre ressaltar ainda que a utilização do termo “poderá” não implica que tal afastamento decorrerá em detrimento da discricionariedade da administração. Pugna-se desse modo, que tal questão seja alterada no gabarito para que seja considerada correta. Subsidiariamente, sendo outro entendimento da banca, pugna-se pela anulação.
33) A questão 33 está errada e não certa, porque, caso um dos pais seja brasileiro, ainda que o outro pai seja estrangeiro e esteja a serviço de seu país de origem, o filho desse casal, nascido no Brasil, necessariamente será brasileiro nato. Notem que o enunciado ao empregar a expressão “a não ser que algum deles”, assevera que, o nascido no Brasil, mesmo tendo um pai brasileiro, não seria o suficiente para torná-lo brasileiro nato, caso o outro genitor fosse estrangeiro a serviço de seu respectivo país, o que não é verdade. Necessariamente, se um nascido no Brasil tiver um genitor brasileiro, pouco importa se o outro é estrangeiro a serviço de seus respectivo país. Para que um nascido no Brasil não seja brasileiro nato, ele não pode ter nenhum dos pais brasileiros, pois, sendo qualquer deles brasileiro, isso será motivo suficiente para que, necessariamente, esse nascido no Brasil seja brasileiro nato. Se considerarmos que a questão 33 está correta, seria aduzir que filho de brasileiro, nascido no Brasil, nem sempre é brasileiro, o que não é verdade.
ResponderExcluir51) A questão 51 está errada e não certa, porque o INPS foi criado em 1967 e transformou esses institutos em 1967, e não em 1966. O enunciado afirma que “Em 1966, esses institutos foram transformado no INPS”, mas não, esses institutos só foram transformados no INPS em 1967, sendo que em 1966 havia mera norma em vacatio legis, sem vigência e sem qualquer aplicabilidade prática no ano de 1966, ou seja, havia mera expectativa de que o INPS existisse em 1967, o que só se concretizou de fato em 1967. Ora, o Decreto-Lei n. 72 de 21 de novembro de 1966, prevê expressamente, em se próprio bojo, que tal norma só entraria em vigor em 1967, conforme o art. 46: “ O presente decreto-lei entrará em vigor no primeiro dia do segundo mês ao de sua publicação. Cumpre ressaltar que o referido artigo utiliza a expressão “segundo” e não “seguinte”, ou seja, o INPS jamais existiu em 1966, porque apenas o decreto-lei que o criaria, que foi publicado em 1966, mas, frisa-se novamente: O INPS jamais existiu em 1966, só passou a existir e a transformar os IAPs no INPS, em 1967.
ResponderExcluir53) A questão de número 53 deve ser considerada errada porque nem a lei, nem a doutrina prevê o “pricípio da universalidade”, ou “princípio da universalidade da seguridade social”, ambiguamente existentes no enunciado. O que existe, relativamente à seguridade sicial é o “princípio da universalidade da cobertura” e o “princípio da universalidade do atendimento”. Não existe em nenhuma lei, vigente (ou mesmo revogada), no Brasil, que contemple tais termos propostos pelo enunciado. Da mesma maneira não existe em nunhuma doutrina de Direito Previdenciário no país em que existam tais expressões. Não existe nem mesmo em qualquer apostila que seja. Ou seja, o enunciado não se respalda nem no ordenamento jurídico pátrio, nem em qualquer doutrina que seja. Não tem respaldo nem mesmo em lei revogada, porque tal princípio, ou princípios presentes no bojo do enunciado, jamais existiu ou existiram relativamente à seguridade social. Não tem respaldo legal, nem científico. Portanto pugna-se pela alteração do gabarito, e pugna-se, subsidiariamente, pela anulação.
ResponderExcluir85) A questão 85 deve ser considerada errada porque a única expressão válida e correta é “Secretaria da Receita Federal do Brasil”, conforme o art 1 da Lei 11457/07, e conforme ainda todas as demais 45 (quarenta e cinco) vezes em que se utiliza a expressão para se designar o nome de tal órgão. Ou seja, a lei que instituiu a Secretaria da Receita Federal do Brasil não autoriza o emprego de qualquer outra expressão para designar o nome do órgão Secretaria da Receita Federal do Brasil. No máximo poder-se-ia utilizar a sigla “SRFB”, porque a sigla não altera o nome, mas tão somente trata-se de um conjunto de letras iniciais dos vocábulos que compõem o nome de uma organização. Em que pese o emprego do termo “Auditor-Fiscal da Receita Federal”, trata-se do nome de um cargo, e não do órgão e é assim empregado porque o Agente faz auditoria da receita (conjunto de rendimentos do Estado) e não auditoria da Secretaria da Receita Federal do Brasil (órgão). Não obstante, antes mesmo que a Secretaria da Receita Federal do Brasil tivesse tal designação, chamava-se antes “Secretaria da Receita Feral”, e foi dedicado um artigo exclusivo na lei supracitada, tratando sobre a designação a ser empregada. Entendimento diverso desse pressupõe que caberia ao “conjunto de rendimentos do Estado” arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuições sociais previstas na CF, pois a expressão Receita Federal do Brasil equivale “a receita da união”.
ResponderExcluir30) A questão 30 deve ser considerada errada, e não certa, porque a garantia constitucional de acesso a registros administrativos e a informações sobre atos do governo está relacionada ao princípio da publicidade e não da eficiência. > fazer embasamento teórico.
ResponderExcluir72) A questão 72 deve ser considerada errada e não certa, porque os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios são fontes de forma indireta de custeio da seguridade social e não direta e indireta. A forma direta é realizada apenas pela contribuição proveniente de empregados e empregadores. (não concluído> fazer embasamento teórico).
ResponderExcluir78) A questão 78 deve ser considerada errada, e não certa, porque, para efeito de custeio em razão do grau de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, as alíquotas aplicadas não incidem exclusivamente sobre a remuneração do segurado sujeito a condições especiais. (não concluído).
ResponderExcluirPostar um comentário