73. Além da contribuição proveniente de empregados e empregadores, são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta, os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.

GABARITO PRELIMINAR: C

De acordo com o disposto no caput do art. 195 da Constituição Federal, a Seguridade Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das contribuições sociais.

Com base no art. 195 da Constituição Federal, percebe-se que há duas formas por meio das quais a sociedade financia a seguridade social: uma direta e outra indireta. A forma direta ocorre por meio do pagamento de contribuições sociais. A forma indireta ocorre mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  
A questão em tela afirma que os recursos oriundos dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios são fontes de custeio da seguridade social, de forma direta e indireta. Não! Essa fonte não é simultaneamente direta e indireta. Essa é apenas a forma indireta por meio da qual a sociedade financia a seguridade social.

Diante do exposto, rogo pela mudança de gabarito de CERTO para ERRADO.