Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

A parábola do filho pródigo

Caríssimos,

Deixando o tema “concurso público” um pouco de lado, hoje escrevo sobre a parábola do filho pródigo, que, em minha opinião, é um dos textos mais comoventes e edificantes da Bíblia. Antes de transcrevê-la, farei rápidos comentários que ajudarão a entendermos o sentido e o alcance dessa belíssima parábola.

1. O que é uma parábola?

Cada educador, cada mestre que queira transmitir conhecimento aos seus ouvintes sempre há de servir-se de exemplos, de parábolas. Por meio de exemplos, o mestre aproxima do seu pensamento uma realidade que até então permanecia longe do ângulo de visão dos seus interlocutores.

2. O Pai

Na parábola do filho pródigo, o Pai representa Deus. Com esta parábola, Jesus quis mostrar o grande desejo de Deus em relacionar-se conosco. No abraço acolhedor que o pai dá no filho que volta pra casa, temos a mensagem do amor incondicional de Deus.

3. O filho mais novo

O filho mais novo representa muitos de nós, que abandonamos a casa do Pai para buscar felicidade em outras casas. Na cena do filho pródigo que passa fome, temos o retrato da nossa miséria quando afastados de Deus.
Quando percebermos que a verdadeira felicidade só poderá ser encontrada junto ao Pai, saibamos que Ele está de braços abertos para nos receber. Ele nunca desiste de nós!

4. O filho mais velho

O filho mais velho estava em casa, perto do Pai, mas de fato não o conhecia. O filho mais velho representa aqueles que vivem dentro das igrejas, de Bíblia na mão, mas ainda não compreenderam o amor incondicional de Deus. Para eles, Deus é sobretudo lei; eles se vêem numa relação jurídica com Deus. É preciso que se convertam do Deus da lei para o Deus do amor, que pode ser explicado por meio de outra parábola, a da Ovelha Perdida:
Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se (Lucas 15. 3-7).
O Pai quer que os dois filhos voltem: tanto o mais novo que veio de longe, quanto o mais velho que precisava voltar, estando tão perto.

Agora, passemos à leitura da parábola do filho pródigo:

5. A parábola do filho pródigo (Lucas 15. 11-32)

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.
Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".

Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes

99 comentários:

  1. Lindo texto.

    Segue uma música que acho muito linda, baseada nesta parábola.

    Abraço de Pai
    Adriana

    Quanto eu esperei, ansioso queria te ver
    E te falar o que há em mim, já não podia me conter.
    Me decidi, Senhor, hoje quero rasgar meu viver
    E te mostrar meu coração, tudo o que tenho e sou.

    E por mais que me falem, não vou desistir
    Eu sei que nada sou, por isso estou aqui.
    Mas eu sei que o amor que o Senhor tem por mim
    É muito mais que o meu, sou gota derramada no mar.

    Quanto tempo também o Senhor me esperou
    Nas tardes encontrou saudade em meu lugar.
    Mas ao me ver na estrada ao longe voltar
    Num salto se alegrou e foi correndo me encontrar.

    E não me perguntou nem por onde eu andei
    Dos bens que eu gastei, mais nada me restou.
    Mas olhando em meus olhos somente me amou
    E ao me beijar, me acolheu num abraço de pai.

    ResponderExcluir
  2. Essa passagem Bíblica é linda Professor!
    A paz... Deus abençoe o senhor sempre!

    ResponderExcluir
  3. professor esta parabola é dez, a primeira vez que ensinei sobre ela, me lembrei de minha relação com meu pai, e pensei o quanto os pais hoje tem dificuldade em abraçar e beijar seus filhos, e o que mais me comove nela é que é o pai que corre até o filho quando o vê, e ele o pai é quem se joga em seu pescoço e lhe beija.no mesmo dia fui até meu pai e lhe tasquei um baije naquela cabeça branca, com as marcas de uma vida de luta.foi um dos dias mais importantes de minha vida, ali esqueci todos os nossos problemas de relacionamento(e quem não os tem),disse lhe que o amava pela primeira vez em minha vida.foi super dez. professor parabéns pelo seu temor a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Valeu prof.Hugo , Bela parábola ! Graças às suas aulas acertei 36 das 40 de especifico na prova do INSS, Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Linda! tudo que vem de Deus é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Já que estamos buscando também o "pão" para corpo (salário, estabilidade, um bom cargo na Administração), é importante reservarmos alguns minutos dessa nossa vida de batalhas nos concursos para dar o alimento à alma, como essa passagem bíblica.

    ResponderExcluir
  7. Professor, neste momento de ansiedade, que é natural de todo ser humano, devemos realmente descansar em Deus, pois sua palavra é fiel. "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos de seu coração". Esta promessa é para aqueles que se agradam de Deus, que amam a Deus, que falam de Deus e que desejam que todos se acheguem a Ele.
    Agradar-se de Deus é tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  8. ORAÇÃO DA SERENIDADE

    "Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

    Esta Oração me tem proporcionado uma nova vida.

    1. ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR:

    São muitas as coisas que não posso modificar; o passado, o futuro e nem outras pessoas.

    Preciso aceitar o fato de que posso ser atencioso e bondoso com meus familiares, porém não mais tempo do que se lhes esta reservado estar aqui na Terra. A perda de amigos deve ser aceita como se eles tivessem se mudado para muitas milhas de distância.

    Eu não posso modificar as pessoas, elas continuarão fazendo as coisas à sua maneira, apesar de que eu tente dizer-lhes, muitas vezes, qual é a melhor forma...(A MINHA). A quem posso eu mudar? A MIM MESMO.

    2. CORAGEM PARA MUDAR AQUELES QUE POSSO:

    Isto é, mudar minha maneira de ser.

    O Senhor! permita que eu mude os meus sentimentos em relação aos outros. Ao invés de criticá-los, devo aceitá-los como eles são e estar interessado em seus problemas, ao invés de ignora-los. devo ser afetuoso com os outros, ao invés de mostrar-me frio e insensível.

    Permita-me Senhor, que eu mude minhas emoções, colocando esperança, amor, coragem, paz e alegria em minha vida, em lugar de amargura, temor, desgosto, ódio e ressentimento. Todas estas coisas eu posso modificar, se for suficientemente inteligente para reconhecer a necessidade de fazê-lo.

    3. SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS:

    Se vejo coisas de que não gosto, é hora, é hora de examinar a MIM MESMO: minhas atitudes, minhas reações e reconhecer se necessito mudar algumas delas.

    Examinaremos uma vez, outra e mais outras, antes de criticar os outros. Compreendo que minha vida está intimamente ligada a outras vidas, mas estou tendo sabedoria suficiente para entender que não posso mudar os outros, mas posso mudar, minha maneira de pensar, atuar e reagir. Então, a resposta à minha Oração é DEVO E POSSO MUDAR SOMENTE A MIM MESMO.

    ResponderExcluir
  9. A palavra de Deus é muito bela. Tão bela, que emociona quem a lê.

    Muito boas as mensagens, tanto do Hugo Goes, quanto as vistas acima.

    Que Deus continue a iluminar nossos passos.

    Amém.

    ResponderExcluir
  10. Professor Hugo,

    Quanta adimiração sinto pelo Senhor!!!!

    Obrigada pela mensagem!!!
    Obrigada por compartilhar o seu conhecimento!!!
    Obrigada pelo apoio e pelo incentivo!!!

    E... não dê nenhuma atenção para as mensagens que só têm como único objetivo magoá-lo.

    Que Deus ilumine ainda mais a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  11. SÓ A FÉ EM DEUS É QUE NOS FAZ ACORDAR A CADA DIA E CRÊ QUE TUDO SERÁ MELHOR, PORQUE É MARAVILHOSO E CAPAZ DE TUDO POR SEUS FILHOS: TODOS NOS.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada professor por, no meio dessa tempestade chamada ansiedade, conseguir nos transmitir palavras sábias de calmaria.

    ResponderExcluir
  13. Professor Hugo a palavra de DEUS diz que o temor a Ele é o princípio da sabedoria... Tenho visto isso em você professor. Sempre deixando em evidência o criador, aquele que nos faz permanecer de pé e alcançar lugares altos...
    Peço a DEUS, em nome do seu filho JESUS, que abençoe grandemente tua vida professor, que proteja e te guarde de todo mal.

    Obrigado professor.

    ResponderExcluir
  14. Parabens Hugão, que use essa ferramenta para nos trazer essas mensagens lindas, que Deus abencoe vc e sua familia.....

    ResponderExcluir
  15. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Admiro muito sua fé professor!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Hugo, por tudo mesmooooooo!!
    Tua dedicação é comovente, és com certeza um anjo que cumpre lindamente a missão de ensinar, educar e AMAR, queria muito te dar um abraço de gratidão!! Quem sabe um dia...
    Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  18. Parábola muito interessante profº. Quero aproveitar este momento para agradecer pelas suas aulas no EVP que me foram de grande valia. Dentro de 20 dias consegui assistir as aulas do 1º e 2º módulos e me foram muito úteis pois não são todos professores que tem um interesse tão grande pelo aprendizado do aluno como percebi que o senhor tem. Muito obrigada, que Deus continue te capacitando para nos ajudar muito mais...abração!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado professor pelo espaço e paciência, que DEUS te ilumine sempre!!
    PEÇO DESCULPA SE EXAGEREI SOU ASSIM MESMO ADORO DEBATER.

    ResponderExcluir
  20. Não canso de ler e ouvir esta parábola na igreja, e fiquei muito mais feliz, quando a vi em seu site.
    Realmente há uma festa no céu por um pecador que se arrepende. Deus tem tantas coisas maravilhosas para nós, basta buscarmos a Ele de todo o coração, na bíblia Ele diz: "Invoca-me e te responderei, confia, que te darei o melhor." Que Jesus possa lhe usar mais vezes, para falar dEle para o que lhe procuram...

    ResponderExcluir
  21. Ao Mestre Com Carinho Eliana
    Ao Mestre Com Carinho

    Quero aprender sua lição
    Que faz tão bem pra mim
    E agradecer de coração
    Por você ser assim

    Legal ter você aqui
    Um amigo em que eu posso acreditar
    Queria tanto te abraçar

    Pra alcançar as estrelas não vai ser fácil
    Mas se eu te pedir
    Você me ensina como descobrir
    Qual é o melhor caminho

    Foi com você que eu aprendi
    A repartir tesouros
    Foi com você que eu aprendi
    A respeitar os outros

    Legal ter você aqui
    Um amigo em que eu posso acreditar
    Queria tanto te abraçar

    Pra mostrar pra você
    Que eu não esqueço mais essa lição
    Amigo eu ofereço essa canção
    Ao mestre com carinho

    Pra mostrar pra você
    Que eu não esqueço mais essa lição
    Amigo eu ofereço essa canção
    Ao mestre com carinho

    ResponderExcluir
  22. O FILHO PRÓDIGO

    O mundo me deu flores quando lá
    Cheguei
    Todos os prazeres lá eu encontrei
    Não pude ver os laços
    E quantos embaraços me esperavam
    E me entreguei
    Um dia eu acordei sem paz
    Meu coração jogado à própria sorte e
    À solidão
    Lembrando do meu pai
    E a dor no seu olhar quando eu parti
    Eu resolvi voltar
    E aos seus pés me humilhar dizendo:
    Senhor
    Não mereço teu perdão
    Como o teu servo mais humilde quero
    Ser
    Teu amor, só agora percebi
    É a riqueza que todas mais preciso
    Ter
    Com ternura me abraçou
    Os meus erros esqueceu
    E em festa meu regresso anunciou
    Quem no mundo pode dar
    Sem recompensa esperar
    Uma tão marcante prova de amor.

    Sérgio Lopes

    ResponderExcluir
  23. Conforta-me saber que a virtude ainda caminha no mundo.
    Caríssimo Hugo Goes, muito obrigada pela atenção e o carinho de sempre.
    Deixo aqui uma passagem de um belo texto escrito por um ex-professor chamado Emerson Barros de Aguiar.
    "De acordo com a máxima latina “agere sequitur esse”, nossos atos só serão amorosos se manifestarmos neles a essência do que somos. E essa essência é o amor. Sem ele, é impossível agir corretamente. Sem ação correta não há boa ação. E sem boas ações não existe Ética. Santo Agostinho sintetizou isso com genialidade: “Ama e faze o que quiseres”. Portanto, antes de fazer qualquer coisa é preciso amar. Tolstoi já dizia: “Não faça nada que contrarie o amor”.
    A mais alta sabedoria das mais elevadas tradições religiosas aponta para um fato: ninguém que ame verdadeiramente é capaz de ferir o seu próximo. E o bom senso também nos comunica o mesmo. Quem descobriu o amor se torna incapaz da agressão ao seu semelhante. E quem não usa de violência e nem quer prejudicar os outros, mas, ao contrário, quer ajudá-los no que for possível, está, indiscutivelmente, credenciado como indivíduo ético. Para alguém assim, cada instante é o momento certo de dar um testemunho de amor..."
    Que assim seja!

    ResponderExcluir
  24. Professor Hugo,

    Mesmo sem conhecer pessoalmente, lhe tenho como amigo próximo. Vejo o esforço que você faz para transmitir o conhecimento da melhor forma possível.

    Obrigado por tudo.
    Que Deus lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  25. É IMPOSSIVEL A PALAVRA DE JESUS SER PREGADA E NÃO SURTIR NENHUM EFEITO. ALGO SEMPRE ACONTECE E ACONTECERÁ SEMPRE. ESTE É O PODER E GLÓRIA DAQUELE QUE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, ONTEM, HOJE E SEMPRE. E DIANTE DELE TODOS IRÃO SE DOBRAR DE JOELHOS, LOUVANDO-O, BENDIZENDO E ADORANDO-O DE TODO CORAÇAO. ELE QUE QUANDO APONTAR NO MAIS ALTO DOS CÉUS, TODA A TERRA VAI DAR CONTA DE TODOS OS MORTOS, QUE RESSUSCITARÃO, JUNTANDO-SE A TODOS OS SERES VIVENTES OS QUAIS SE SUBMETERAO AO GRANDE JULGAMENTO DO MESTE DOS MESTRES, JUIZ DOS JUÍZES: O SEU NOME É JESUS CRISTO, QUE DIZ A VOCE AGORA: BUSCAI-ME ENQUANTO DEIXO-TE ENCONTRAR-ME. SE NÃO FOR POR AMOR, EM TUA DOR ME ENCONTRARÁ. PENSE NISSO AGORA!

    ResponderExcluir
  26. TODA HONRA E TODA GLÓRIA A JEOVÁ,
    DELE VEM A MINHA FORÇA E A BUSCA PARA SEMPRE SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR.

    ResponderExcluir
  27. ♀: ..Livrai-nos de todo o Mal..
    ..In Jesus we Trust.. (+)

    ResponderExcluir
  28. Grande Hugo,

    Um dia estava conversando sobre essa parábola com alguns amigos, e fiquei pensando, ... o filho mais velho ... quando vinha do campo, chegando em casa, ouviu as músicas e viu a dança, perguntou o que estava acontecendo ... e quando soube da festa que comemorava o fato do irmão não está morto mais vivo ... ficou INDIGNADO.

    As vezes vemos nossos colegas, irmãos, que alcançarem algo que também desejamos, primeiro que nós, e no lugar de entrar naquela festa e comemorar, porquê um daqueles ... que são todos filhos ... do mesmo PAI, venceu, ficamos indignados.

    Entre na festa, dance as músicas, ou seja, estude, compartilhe conhecimento, aprenda com os mais experientes e com os novos, pois tudo que é do PAI é seu também.

    Lute com todas as suas forças, e o PAI, também lhe dará uma festa... e com ingredientes que não tem preço ... felicidade, paz, alegria na alma, Salvação.

    O resultado do concurso virá na hora certa, não desista de seus sonhos.

    A pior derrota de um homem, é nunca ter tentado vencer ... pois como saberia se venceria aquela batalha.

    Peça força a Deus, Ele é seu PAI, não fique parado olhando os outros festejarem[estudando e aguardando o memento da vitória], entre na festa, pois a figura principal está lá vivo e com uma herança de amor pra te dar.

    Um grande abraço professor e todos que acompanham seu blog.

    ResponderExcluir
  29. Que Deus sempre continue nos abençoando!


    Amém.

    ResponderExcluir
  30. Caro Danilo, a nossa vida é uma passagem de cura:))
    Continue com esse pensamento:))
    Jesus veio e deixou um mandamento novo: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Eu vim e mostrei como se faz, mostrei que é possível."
    Que a força esteja com você, agora e sempre:))

    ResponderExcluir
  31. Pena que hoje as pessoas não aceitam mais a palavra de Deus. Trocaram pela ciência do homem. Na verdade as vidas da pessoas hoje em dia se resume a parábola do homem dos celeiros que foi construindo cada vez maiores e se esqueceu de Deus.Hoje às pessoas dizem que acreditam em Deus mas na realidade as vidas delas só giram em torno de carreira e bens materiais.

    ResponderExcluir
  32. Vai no fundo da alma.
    Manual da vida
    Única edição
    Autor: Jeovà.
    BIBLÍA!
    Que felicidade nosso Pai està no céu.
    Danilo, vi que mencionou Jeová(O nome de Deus que poucos sabem), se ainda estiver por aí, qual sua religião?

    ResponderExcluir
  33. Leitura gostosa!!! Ainda bem que li isso ante de dormir. Obrigada professor Hugo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. prof; Hugo ,sei que é um homem bastante humilde e servo do Senhor Jesus, e sempre procura envia palavras de conforto para seus alunos ,sei que em um futuro não tão distante ,irei vim aqui no seu blog e irei dar a noticia que passei em um concurso público INSS talvez , ou outro que o Senhor Jesus tenha preparado para mim seja feita a vontade Dele. Abraço prof Hugo Jesus abencõe!!

    ResponderExcluir
  35. Professor Hugo e Colegas,

    Vou aproveitar que alguns estão apresentando músicas baseadas nesta bela parábola para compartilhar mais uma belíssima canção, também inspirada no filho pródigo. Trata-se de uma verdadeira obra-prima composta pela músico cearense Tarcísio Lima, contando com 3 vozes em contraponto e um belo arranjo.
    Segue o link: http://www.4shared.com/mp3/QiD19yk-/14_-_Volta.html

    ResponderExcluir
  36. Nooossa realmente tava uma loucura este lindo e abençoado blog: muita ansiedade por parte de quase todos, e a maioria decepcionada pelo simples fato de a banca FCC ter dado um show de amadorismo e "incredibilidade" para aqueles que passaram dia e noite estudando, na espera de um concurso a nível daquilo que se aprenderam com profissionais de altíssima qualidade, assim como o professor Hugo Goes. Vejo uma grande mudança por parte de alguns que resolveram trazer á tona a palavra que é caminho, verdade e vida, ou seja: JESUS CRISTO; Afinal,nada é em vão, tudo começou com a pregação da palavra de Deus,a palavra do filho prodigo, através do professor Hugo goes. Saiba, a palavra de JESUS tem tanto poder, que onde ELA, é impossível não surtir algum efeito. Ou seja: ONDE ELA É PREGADA, ALGO ACONTECE, ALGO MUDA. JESUS ESTÁ COLOCANDO NO MEU CORAÇÃO PARA NÓS CONCURSEIROS QUE PARTICIPAMOS DESSE TÃO SONHADO CONCURSO, NAO NOS PREOCUPEMOS COM O DIA DE AMANHÃ( QUE NESTE CASO SERÁ O DIA 05 DE MARÇO, QUE É O UNICO DIA QUE NOS INTERESSA AQUI NESTE BLOG). ENTÃO DEIXEMOS NAS MÃOS DELE PARA QUE ELE CUIDE COM TODO AMOR, CARINHO E MISERICÓRDIA. POIS O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A ELE E NÃO A NÕS. POIS TUDO QUE TINHAMOS QUE FAZER COM RELAÇÃO AO CONCURSO, JÁ FIZEMOS. SÓ NOS RESTA AO GRANDE RESULTADO. E DEUS ESTÁ NESTA GRANDE CAUSA. FIQUEMOS COM DEUS.

    ResponderExcluir
  37. Glória a Deus por permitir esse blog e por te usar professor!!!!
    Que Ele SEMPRE te abençoe e te capacite para o bem!!!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia professor,
    Enquanto se vive, se aprende.
    Até dois meses atrás, nem o conhecia,
    hoje, agradeço a Deus todos os dias pela sua existência, pois vc é um divisor de águas na vida de muitas pessoas. Sua grande inteligencia, mostrada de maneira humilde e sensata arrebata o coração de cada um que participa de forma direta ou indireta de seu blog.
    E dessa vez, não é em via de regra.
    É sem exeção!!!
    Que Deus continue protegendo vc e todos que o cercam.

    ResponderExcluir
  39. Prof. HUGO pela interpretação da parábola, percebe-se que vc é evangélico, qual a igreja que vc frequenta?

    ResponderExcluir
  40. A palavra de Deus é sempre bela, inspira-nos a todo tempo e é maravilhoso poder compartilhar com todos os seus filhos.
    Hugo, você tem ensinado o povo a pescar (estudo) mas também tem ensinado a buscar o pão espiritual, isso é bom e agradável diante de Deus, não obstante sua posição, sei que o Senhor tem te colocado nos lugares altos para louvor de sua glória e você, com sua simplicidade desprovida de orgulho e vaidade, tem sido um instrumento nas mãos de Deus.
    Pode ter certeza que você tem sido fonte de inspiração para muitos, inclusive eu.
    Deus abençoe você e sua descendência, pois como está escrito: "e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" Ex: 20-6

    ResponderExcluir
  41. Erica/BA disse...
    Prof. HUGO pela interpretação da parábola, percebe-se que vc é evangélico, qual a igreja que vc frequenta?


    ERICA,
    Precisa ser evangélico para interpretar a palavra da bíblia???

    ResponderExcluir
  42. Hugo Goes disse...
    gilnoberto

    Espero que você continue acompanhando meu trabalho. Com o tempo, creio que você evitará fazer os seguintes comentários:

    Professor, o seu filho fez esse concurso?
    Então o senhor tem interesse direto no resultado.
    Entenda professor, não estou querendo ofendê-lo.

    =-=-=-=-=-=-=-=-=-=

    Professor, pra o senhor ser correto e não deixar dúvidas, deveria orientar recursos em todas que havia erro. Agora da margem para as pessoas ficarem pensando que alguma pessoa muito próxima do senhor errou as cinco que o senhor orientou os recursos.
    Por qual motivo o senhor não orientou os recursos nas demais?

    =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

    AGORA, LEIA A MINHA RESPOSTA

    1. De acordo com o gabarito preliminar, meu filho acertou a MAIORIA das questões para as quais eu orientei os candidatos a apresentar recurso;

    2. De acordo com o gabarito preliminar, meu filo errou uma questão (a da procuração coletiva dos representantes de asilos) para a qual eu não orientei nehum aluno a interpor recurso, pois entendo que nessa questão não cabe recurso;

    3. Orientei recursos apenas naquelas que, NA MINHA OPINIÃO, não tinha como a questão ser aproveitada.

    4. Mas, quando se trata de questão de Direito, quase todas as questões podem ser objeto de recurso, já que DIREITO não é uma ciência exata. Assim, quase todas as questões são passíveis de interpretações diferentes.

    5. De acordo com os seus comentários, dá para perceber que se você estivesse no meu lugar, você agiria exatamente da forma como você acha que eu agi. Baseio-me na sabedoria popular que diz:

    “Quem disso cuida disso usa.”

    6. Sobre a questão do auxílio-reclusão, que tanto lhe atormenta, veja o que dizem outros professores:

    Fabio Zambitte:
    Somente discordo de dois gabaritos. Um é a questão 54, que trata de segurado preso em gozo de auxílio-doença. Em tal hipótese, não é cabível o auxílio-reclusão, por previsão expressa do art. 80 da Lei nº 8.213/91.

    Cecília Menezes
    SEGURADO RECEBENDO AUXÍLIO-DOENÇA É PRESO E OS DEPENDENTES RECEBEM AUXÍLIORECLUSÃO??????
    A questão não falou do momento da cessação do auxílio-doença e assumiu que o pagamento seria feito desde a data do recolhimento à prisão.

    Paulo Roberto (do Ponto dos Concursos)
    Nesta questão, ao que tudo indica, houve apenas falha (troca) na confecção do gabarito, tendo em vista que a legislação previdenciária é clara ao estabelecer que o auxilio-reclusão é devido se o segurado não estiver em gozo de auxílio-doença. Portanto, a resposta correta é a letra B.

    25 Fevereiro, 2012

    ResponderExcluir
  43. Ok professor, admiro muito as suas aulas, só que não sou obrigado a concordar que se alguém foi segurado até janeiro de 2010 da previdência social tenha recebido auxílio-doença até essa data, pois aí ele continuaria sendo segurado, ou não?
    Se o senhor me explicar como isso pode acontecer posso até mudar de opinião.
    Mas, não gostaria que o senhor ficasse chateado comigo, continuarei sendo seu aluno e frequentando seu blog, até porque, mesmo se eu conseguir o meu objetivo, que é passar nesse concurso do INSS, farei o concurso da RFB.
    Professor, queria que o senhor soubesse também que aqui na minha região eu vivo falando da qualidade das suas aulas e da utilidade do seu blog, vários amigos meus conheceram o senhor através de mim.
    Só fiquei um pouco chateado, porque não entendi direito todo o seu interesse em levar o concurso ao crivo do judiciário e quando veio a informação de que seu filho também fez o concurso associei a isso, mas de qualquer forma peço-lhe desculpas pelo comentário inoportuno.

    25 Fevereiro, 2012

    ResponderExcluir
  44. Com relação ao Judiciário, eu disse apenas que os candidatos que pedirem vista do caderno de questões, e esta for negada pela FCC, devem procurar o Ministério Público Federal e fazer uma representação. Caso isso não seja suficiente, devem buscar o amparo do Judiciário.

    Ter vista do caderno de questões é um direito elementar. Isso é assegurado pela Constituição de forma bem clara. A jurisprudência é firme nesse sentido.

    Em nenhum momento eu orientei candidatos a procurarem o Judiciário para outro motivo que não seja o supramencionado.

    Mas o meu filho não teve nenhum problema com caderno de questões. Estava tudo certo com o caderno de questões dele.

    Espero não precisar mais falar desse assunto.

    ResponderExcluir
  45. Já li muitas vezes essa parábola, mas nunca parei pra interpretar desta forma que o senhor fez. Realmente faz sentido, principalmente quando diz de gente que,por viverem na igreja, se acham mais perto de Deus e seguem(ou dizem seguir) a lei de Deus por obrigação,porquê tem que ser assim e pronto. Muito interessante isso, me fez refletir bastante.

    ResponderExcluir
  46. ok professor, vamos colocar uma pá de terra nesse assunto e bola pra frente!
    Ainda espero ser seu colega na RFB e nãp seria interessante já começarmos a convivência com esse mal estar.

    ResponderExcluir
  47. Professor, só uma dúvida, entrei com recurso na questão da interpretação da legislação previdenciária, fiz citação do seu livro e do livro de Fábio Zambitte, disse que era diferente interpretação de integração, e citei os tipos de integração e de interpretação. Qual o seu posicionamento com relação a essa questão?

    ResponderExcluir
  48. É um argumento que poderia ser usado nessa questão: diferença entre interpretação e integração. Mas nessa questão, a "melhor escolha" é aquela que foi apontada pelo gabarito preliminar. Contudo, poder ser que a banca examinadora aceite seus argumentos.

    ResponderExcluir
  49. O senhor tem alguma previsão de quando sairá o concurso da RFB e quando é a remuneração inicial de um ATA?

    ResponderExcluir
  50. Erica/BA,

    A IGREJA que eu frequento é a "Católica Apostólica Romana".

    Minha RELIGIÃO é o CRISTIANISMO.

    ResponderExcluir
  51. gilnoberto,

    Os concursos da RFB devem sair esse ano, na seguinte ordem:

    1º) AFRFB;

    2º) ATRFB;

    3º) ATA (que na verdade não é da RFB, mas do Ministério da Fazenda. Contudo, a maioria dos ATA trabalha na RFB, pois esta é um órgão do Ministério da Fazenda).

    O salário de um ATA deve ser pouco mais de 2 mil reais. Depois eu vou pedir o contracheque de algum ATA que trabalha comigo (apago os dados pessoais e disponibilizo no blog).

    ResponderExcluir
  52. Professor,
    Esse concurso do ATA tem vaga oara nível médio?

    ResponderExcluir
  53. Informação importante:

    Se alguém perguntar qual é sua RELIGIÃO, você não pode dizer que é católico, evangélico, protestante, pentecostal, neopentecostal, ortodoxo. Aqui, não se tratam de RELIGIÕES, mas de IGREJAS pertencentes a uma mesma RELIGIÃO: o Cristianismo.

    Religiões são:


    Cristianismo;

    Judaísmo;

    Islamismo;

    Hinduísmo;

    Zoroastrismo;

    Budismo;

    Taoísmo;

    Confucionismo;

    Entre outras.

    ResponderExcluir
  54. Hugo - Minas Gerais,

    O cargo de ATA é de nível médio.

    ResponderExcluir
  55. Prof.,
    O sr. acredita que o concurso de nível superior da RFB sai antes do de nível médio??
    Pergunto porque só vejo comentários sobre o ATA (talvez porq muitos que fizeram para técnico no INSS farão somente para ATA, por ser de nível médio)... e também porque em 2009, o concurso para ATA saiu bem antes do que de AT e AF, não foi?

    ResponderExcluir
  56. o salário de um ATA ão chega nem a 3 mil, professor?

    ResponderExcluir
  57. Creio que não, mas segunda-feira eu tiro essa dúvida.

    ResponderExcluir
  58. Graciela,

    A ordem da realização dos concursos será a seguinte:

    1º) AFRFB;

    2º) ATRFB;

    3º) ATA

    ResponderExcluir
  59. Obrigada, prof.
    Eu tinha visto a postagem acima.
    Só queria confirmar pelos motivos que citei.

    ResponderExcluir
  60. Então vou estudar primeiro pra ATRFB. Qual a remuneração desse cargo?

    ResponderExcluir
  61. gilnoberto, se vc vai estudar para ATRFB, você já estará estudando para os outros cargos também.
    A remuneração é perto de R$8mil.

    ResponderExcluir
  62. Amém!!
    Bela mensagem.
    Que Deus continue nos abençoando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  63. Por exemplo pra AFRFB tem contabilidade avançada, pra ATRFB só tem conbilidade geral.

    ResponderExcluir
  64. eh verdade.
    mas tem muitas materias em comum.
    na minha opiniao, ja vale a pena estudar para os dois.

    ResponderExcluir
  65. AFRFB é um dos concursos mais difícil que existe.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Pra onde vc fez o concurso do INSS, Graciela?

    ResponderExcluir
  68. Teoria de la Constipassion Mexicana VI (todo vai sair dia 5)
    Starring: Ferdinando Cagué el Concurso - vulgo FCC and INSS
    (dissem que Ferdinando es paraguayo)

    En la casa de Ferdinando...

    -Sr. Ferdinando yo preciso falar una coisa mucho seria con usted.
    -Almento só quando yo for la Banca de ARF.
    -Yo estou grávida, Sr. Ferdinando.
    -Que??
    -Yo quiero lhe dar algumas opciones:
    a)10 salarios por mes até que meu filho tenha 40 años
    b)una casa em la praia
    c)una casa en los Alpes Suiços
    d)metade de la sua fortuna
    -Maria, bocê está maluca??? yo nunca cheguei perto de bocê!!!Yo no sou lo pai.
    -Esto no importa. Sr. Ferdinando
    -???????

    ResponderExcluir
  69. Quantos pontos vc fez?
    Eu fiz pra São Bento, interior do meu estado, Paraíba, fiz 57 pontos, só que as três que errei foi de prev. Tinha três vagas.

    ResponderExcluir
  70. Deus é muito grande para ficar preso em uma caixinha que se chama religião.
    Jesus é estilo de vida é vida em abundância.
    É isso ao professor, coloca a palavra de Deus para acalmar a galera.

    ResponderExcluir
  71. Alejandro Moreno, vai plantar coquinho! Que chatisse!

    ResponderExcluir
  72. Professor começo hj a estudar para ATRFB, mtas matérias já estudei bastante, mas algumas vou precisar da ajuda dos livros. Estes livros que o senhor indica aqui no site são adequados para quem vai fazer prova para este cargo?

    ResponderExcluir
  73. Rianiuri, espero um dia ter a coragem que você teve! Parabéns!

    ResponderExcluir
  74. Prof. Hugo

    Para exercer um cargo no orgão público, terei que fechar minha microempresa?

    Sobre dependentes: se dois filhos recebem o benefício e um deles completa 21 anos, o outro passa a receber integral?

    Vai ter outro concurso para o INSS?

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. JMOURÃO 2010

    Querido irmão,

    Deus é amor... vamos amá-lo ...ter medo DELE? É nosso PAI...devemos amá-lo e respeitá-lo seguindo o exemplo de vida de nosso irmão maior Jesus.
    Palavras como esmagado...destruído..não combinam com o PAI SUPREMO.

    De qualquer forma, respeito sua opinião e gostaria de convidá-lo a conviver com as diferenças como Jesus nos ensinou.

    Jesus sempre pregou a união e nunca os guetos religiosos.

    Vc é uma pessoa instruída...dê o exemplo e transmita alegria e paz.

    Todos aqui estão buscando o seu melhor...cada qual em seu degrau de evolução moral...vamos continuar caminhando exercendo o que o PAI nos ensinou: Amar o próximo de forma incondicional e perdoando sempre.

    Wagner

    ResponderExcluir
  77. wagner,

    Assino embaixo o que disses...Deus é amor. A meu ver, um alguém calmo e sereno, um alguém de paz. Mas, como cada um tem a sua visão do mundo e do que é divino, respeito a opinião do MOURÃO. Das divergências de opiniões do que é divino surgem as IGREJAS e RELIGIÕES distintas.

    MOURÃO, permita-me questioná-lo sobre o MACUMBEIRO CRISTÃO...existe mesmo? CRISTÃO não seria aquele que crê em cristo JESUS? O MACUMBEIRO também crê em JESUS? Bom...não sou padre, nem pastor, por isso fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
  78. Dandan,

    O que as pessoas chamam de macumbeiros poderia comparar aos alunos bagunceiros de uma sala de aula ..sabem que existe um professor( Jesus) e que devem respeitá-lo mas ignoram porque fazer arte e brincadeiras maldosas é mais legal que assistir aula ( livre arbítrio).Defendem os amigos em troca de favores..( macumba) só que chega o dia da prova e aí...o que plantamos, colhemos ( lei natural que acreditando ou não acontece, comparo com a lei da gravidade..conhecendo ou não o assunto se vc jogar algo para cima vai cair)...o arrependimento e a reparação serão inevitáveis.Na verdade, são nossos irmãos também e que precisam muito de ajuda e Deus continuará a amá-los mas terão que estudar e passar na prova.Cá entre nós, todos nós já fizemos parte desse grupo um dia e pela evolução moral fruto de nosso esforço conquistamos alguns degraus a mais faltando mais algumas centenas de degraus. Espero ter elucidado um pouco...tb estou aprendendo a cada dia.


    Wagner

    ResponderExcluir
  79. As pessoas devem ter responsabilidade na hora de postar as notas no blog e colocar a verdade,tem pessoas daqui que nao fizeram 45 acertos e postaram muito mais,ao certo so saberemos no dia,Professor Hugo muito obrigado por toda força que nos deu,se nao for nesse,será no proximo ou quando for da vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  80. Umbanda Macumba e Candomblé não tem nada a ver com esse comentário preconceituoso aí em cima.

    Na África antes dos colonizadores a cultura religiosa era essa, e ainda é.

    Aqui no Brasil os índios cultuavam o Sol a Lua

    No Egito, até o rio Nilo é divindade...

    Cristianismo foi trazido pelos portugueses.

    Deus não tem nada a ver com isso...

    Quanta loucura e falta de informação, preconceito...

    ResponderExcluir
  81. Vocês só podem estar de brincadeira. Até mesmo num momento de reflexão, de esquecer as diferenças e apostar na comunhão tem gente arrumando discussão desnecessária. Nem acreditei quando comecei a ler os comentários, até ofensas ao professor tiveram. Vou nem comentar isso que é pra não dar mais espaço. Galera meio sem noção. Se houvesse essa possibilidade, talvez tenha, como num fórum, bloquear acesso de usuários por parte do administrador e eu fosse o professor, já tinha "passado o rodo" em muita conta por ai.

    ResponderExcluir
  82. r0dr180

    Apenas citei a macumba para dirimir de forma simplista porém correta uma dúvida do colega.Cada crença tem seus rituais e devem ser respeitados.Em nenhum momento citei Umbanda, Candoblé,Mesa Branca,Cirurgias espirituais,kardecismo... de forma preconceituosa até porque em todas as religiões temos os mais e menos esclarecidos.
    Com relação à falta de informação e loucura acredito que todos nós estamos engatinhando e humildemente convido o colega,caso desejar,a acessar meu e-mail wagner.queiroz@hotmail.com para que possamos aprender um pouquinho mais um com o outro uma vez que aqui não é o lugar apropriado para estudarmos este assunto que não condiz com a finalidade do blog.
    em tempo: Deus é um só ( eu acredito desta forma) , todos são seus filhos e tudo que existe de alguma forma foi permitido por ELE para crescermos.
    Importante ter em mente que o aprendizado é constante e os valores mudam com o passar da vida e aquilo que achamos ser verdade deixa de ser e vice versa. A vida é muita rica e perfeita e Deus é o grande Maestro.
    Vamos ter humildade e se permitir crescer.Vale a pena ser ¨pipoca ¨ ou seremos milho duro por muito tempo.

    Fica com Deus

    Wagner



    Wagner

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Nayron Igor disse...
    Rianiuri, espero um dia ter a coragem que você teve! Parabéns!

    Igor vc conseguirá! no momento em que perceber que nessa vida agente não leva nada. e mais, tudo que conquistamos é fruto da luta ou dos nossos pais juntos ou de um deles em separado investindo em nossas vidas.Um dia vc olha para aqueles cabelos branquinhos,uma doença ou outra que os impossibilita e se tornam dependentes e carentes de nossa atenção. Bicho nessa hora a graça de Deus é tão grande que a gente deixa todas as diferenças de lado. torço por vc. sua honestidade já é metade do caminho.

    ResponderExcluir
  88. rianiuri:

    Eu me sinto culpado por não ter sua coragem!

    Esta culpa carrego dentro de mim!

    Abraço, fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  89. Billy disse...
    rianiuri:

    Eu me sinto culpado por não ter sua coragem!

    Esta culpa carrego dentro de mim!

    Abraço, fique com Deus!!!

    Billy! eu sai de casa com 17 anos de idade. eu tinha muito atrito com meu pai ( e ora que ele era pastor ) morei sozinho, aprendi a me virar,aos 24 anos me casei, e sempre que visitava meus pais, tinha aquele clima tenso, eu sempre não concordando com algumas atitudes de meu pai e estes conflitos foram até que cheguei nos 40 op´s 4.0 kkk. e um dia ouvindo uma pregação sobre este texto que o Hugo postou,cara ele mexeu comigo, me lembrei de meu pai na hora, ele não aprendeu a abraçar, a beijar, a dizer:"filho te amo", pois meu avo era o tipo turrão, e infelizmente meu pai se tornou igual.mas neste dia resolvi que comigo seria diferente pois estava em processo de adoção de dois meninos( nos não temos filhos )e eu queria poder abraça-los, beija-los e dizer o quanto os amos. o resto vc já deve ter lido. oro para que Deus te encoraje. parabéns pela sinceridade.
    A esqueci de dizer: a partir deste dia não tive mais conflitos com meu pai e sempre que vou visita-lo tasco um beijo em sua testa suada.kkk

    ResponderExcluir
  90. Hugo, bela mensagem. Tenho vontade de conhecer Jesus!Suas aulas são inspiradas por Deus.

    ResponderExcluir