LANÇAMENTO: 14ª EDIÇÃO DO MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

LANÇAMENTO: 14ª EDIÇÃO DO MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Clique na imagem acima para comprar com 20% de desconto

Quando Deus muda o nome de alguém

Por Hugo Goes

Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, é porque está dando a essa pessoa uma missão. Para o judeu, o nome da pessoa tinha algo a ver com a sua identidade e missão.

Um exemplo marcante de mudança de nome foi o que ocorreu com Abraão. Ele se chamava Abrão (que quer dizer “pai elevado”) e Deus muda seu nome para Abraão (que significa “pai de uma multidão”), porque Deus o escolhera para a grandiosa tarefa de pai do seu Povo.

Em Gênesis 17, 15-16, Deus muda o nome de Sara, de Sarai (estéril) para Sara (fértil). A mudança do nome de Sarai para Sara é explicada na Bíblia com a promessa do nascimento de um filho, pondo fim à sua esterilidade.

Deus também mudou o nome de Jacó (aquele que segura pelo calcanhar) para Israel (aquele que lutou com Deus). Ao dar o nome de Israel, Deus estava lhe garantindo que seria um vencedor e que não precisava mais usar métodos humanos para vencer. Deus estaria lutando com ele todas as suas batalhas e lhe dando a vitória.

Essa mudança de nome Jesus fez também com Simão, em vista da missão solene que lhe haveria de dar mais tarde. O nome Simão tem o mesmo significado de Simeão ou de Shimon: “aquele que ouviu ou que foi ouvido por Deus” (vide Gênesis 29, 33). Jesus mudou o nome de Simão para “Kepha” (que significa "Rocha", "Pedra"), ou “Cefas” (transliterado para o grego), ou "Pedro" (traduzido para o português). Em Mateus 16:18, vemos a missão que Jesus deu a Pedro:
"E eu te digo: tu és Kepha (Pedro), e sobre esta mesma kepha (pedra) edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela."
Lê-se da direita para a esquerda.

Na Vulgata, São Jerônimo (entre fins do século IV e início do século V) traduziu Mateus 16:18 para o latim, nos seguintes termos:
"Et ego dico tibi: Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam; et portae inferi non praevalebunt adversum eam."
HANC no latim tem o sentido de “esta mesma”, “esta própria”.

Em João 21, 15-17, com outras palavras, Jesus, já ressuscitado, explica a Pedro sua missão:
15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”.16 E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”.17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas".
Esta é a missão que Jesus deu a Pedro: Cuida dos meus cordeiros”; Apascenta minhas ovelhas”; Cuida das minhas ovelhas".

14 comentários:

  1. Prof Hugo, é por isso q qd se elege um novo papa, ele passa a ser chamado com outro nome???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, o nome tem a ver com a missão. Assim, o novo Papa escolhe um nome que represente a sua missão. Como, por exemplo, o caso do atual Papa: ele escolher "Francisco", em consideração a São Francisco de Assis. Isso significa que ele terá uma atuação preferencial entre os pobres.

      Excluir
    2. Ola meus queridos ...o senhor sempre mudava os nomes de alguns de seus seguidores quando trocou o nome de Simão para Pedro ele já estava profetizando que era através de Pedro que seria anunciado que ele era filho de Deus .todo o que confeça ser Jesus Filho de Deus e crê que ele veio como Salvador recebe perdão de pecados .Pedro foi o primeiro, é todo q confeça torna uma pedra para a edificação da única igreja a igreja do senhor .eu sou pedra .eu sou igreja .a palavra fala sobre ídolos ,os piores ídolos são os do coração.quem convidou Jesus para ser senhor da sua vida já não pode mais seguir outro ,nossos pensamentos tem que ter a direção do senhor e não mais de espíritos enganadores .toda pedra que o senhor chama é para edificar sua igreja.Deus nos abençoe com entendimento de sua palavra.

      Excluir
  2. Pedro em grego: Petros (pedrinha); pedr: petra. "Tu és pedrinha, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". o texto do qual dispomos está em grego, então é com base nele que deve ser feita e exegese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ulisses. Você é um ótimo protestante.

      Excluir
    2. Exatamente Ulisses, Jesus dizia tu és predra pequena, sobre essa rocha ( Cristo , falando de si. A pedra que os edificadores " escribas, farizeus..." rejeitaram) edificarei a minha igreja...
      Cristo é a base do evangelho, Ele é o nosso referencial, Ele foi quem deu a vida por suas ovelhas.
      Agora Ele quer que nós sigamos o seu exemplo.

      Excluir
    3. Exatamente Ulisses, Jesus dizia tu és predra pequena, sobre essa rocha ( Cristo , falando de si. A pedra que os edificadores " escribas, farizeus..." rejeitaram) edificarei a minha igreja...
      Cristo é a base do evangelho, Ele é o nosso referencial, Ele foi quem deu a vida por suas ovelhas.
      Agora Ele quer que nós sigamos o seu exemplo.

      Excluir
    4. Sério mesmo? Então Jesus mudou o nome de Simão para chama-lo de Pedrinha? Depois ele deu a chave do Céu para ele ligar na Terra (declarar Santo) e desligar (excomungar) que Ele Jesus, da mesma forma, ligaria e desligaria no Céu? Ahh, façam-me o favor, apesar de que interpretar a Bíblia seja tarefa única da Igreja fundada por Cristo na Terra (Católica), qualquer pessoa consegue enxergar que Jesus dá uma missão e um poder a Pedro, o qual depois ele confirma e ratifica em João 21:15-17 "Pedro apascenta as minhas ovelhas" que significa reúne e lidera o Meu rebanho, a Minha Igreja. Vocês protestantes são uma piada pronta.

      Excluir
  3. kkkkkkkk,é muita heresia,quer dizer que Jesus deu exclusivamente a interpretação da bíblia a igreja católica,nós protestantes também somos católico ó unknown,se vc soubesse o significado do nome católico não tinha falado isso,outra coisa,todos que servem a cristo tem a chave do céu poque essa chave não é outra coisa senão (oração)vcs são uma piada,o papa diz que ele é o pontis,ponte que liga o homem a Deus,heresia só ha um que pode ligar o homem a Deus Jesus,ele disse eu sou o caminho,se só vcs que pode interpreta a bíblia pelo menos interpreta direito né kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amado,o desconhecido, que falou besteira em 05 de janeiro de 2017, agora quase um ano depois, parece que esta lendo a palavra ... Aí de mim se não fosse a bondade e misericórdia do Senhor ...

      Excluir
  4. Esse católico romano passou vergonha agora pede pra sair me mostra um versículo Jesus construindo uma igreja aí depois conversamos vai te libertar da idolatria e tirar as escamas dos olhos vcs acreditam até em saci perPer

    ResponderExcluir

Clique na imagem abaixo pra comprar livros de Hugo Goes