Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Quando Deus muda o nome de alguém

Por Hugo Goes

Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, é porque está dando a essa pessoa uma missão. Para o judeu, o nome da pessoa tinha algo a ver com a sua identidade e missão.

Um exemplo marcante de mudança de nome foi o que ocorreu com Abraão. Ele se chamava Abrão (que quer dizer “pai elevado”) e Deus muda seu nome para Abraão (que significa “pai de uma multidão”), porque Deus o escolhera para a grandiosa tarefa de pai do seu Povo.

Em Gênesis 17, 15-16, Deus muda o nome de Sara, de Sarai (estéril) para Sara (fértil). A mudança do nome de Sarai para Sara é explicada na Bíblia com a promessa do nascimento de um filho, pondo fim à sua esterilidade.

Deus também mudou o nome de Jacó (aquele que segura pelo calcanhar) para Israel (aquele que lutou com Deus). Ao dar o nome de Israel, Deus estava lhe garantindo que seria um vencedor e que não precisava mais usar métodos humanos para vencer. Deus estaria lutando com ele todas as suas batalhas e lhe dando a vitória.

Essa mudança de nome Jesus fez também com Simão, em vista da missão solene que lhe haveria de dar mais tarde. O nome Simão tem o mesmo significado de Simeão ou de Shimon: “aquele que ouviu ou que foi ouvido por Deus” (vide Gênesis 29, 33). Jesus mudou o nome de Simão para “Kepha” (que significa "Rocha", "Pedra"), ou “Cefas” (transliterado para o grego), ou "Pedro" (traduzido para o português). Em Mateus 16:18, vemos a missão que Jesus deu a Pedro:
"E eu te digo: tu és Kepha (Pedro), e sobre esta mesma kepha (pedra) edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela."
Lê-se da direita para a esquerda.

Na Vulgata, São Jerônimo (entre fins do século IV e início do século V) traduziu Mateus 16:18 para o latim, nos seguintes termos:
"Et ego dico tibi: Tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam; et portae inferi non praevalebunt adversum eam."
HANC no latim tem o sentido de “esta mesma”, “esta própria”.

Em João 21, 15-17, com outras palavras, Jesus, já ressuscitado, explica a Pedro sua missão:
15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”.16 E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”.17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas".
Esta é a missão que Jesus deu a Pedro: Cuida dos meus cordeiros”; Apascenta minhas ovelhas”; Cuida das minhas ovelhas".

9 comentários:

  1. Prof Hugo, é por isso q qd se elege um novo papa, ele passa a ser chamado com outro nome???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, o nome tem a ver com a missão. Assim, o novo Papa escolhe um nome que represente a sua missão. Como, por exemplo, o caso do atual Papa: ele escolher "Francisco", em consideração a São Francisco de Assis. Isso significa que ele terá uma atuação preferencial entre os pobres.

      Excluir
  2. Pedro em grego: Petros (pedrinha); pedr: petra. "Tu és pedrinha, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". o texto do qual dispomos está em grego, então é com base nele que deve ser feita e exegese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ulisses. Você é um ótimo protestante.

      Excluir
    2. Exatamente Ulisses, Jesus dizia tu és predra pequena, sobre essa rocha ( Cristo , falando de si. A pedra que os edificadores " escribas, farizeus..." rejeitaram) edificarei a minha igreja...
      Cristo é a base do evangelho, Ele é o nosso referencial, Ele foi quem deu a vida por suas ovelhas.
      Agora Ele quer que nós sigamos o seu exemplo.

      Excluir
    3. Exatamente Ulisses, Jesus dizia tu és predra pequena, sobre essa rocha ( Cristo , falando de si. A pedra que os edificadores " escribas, farizeus..." rejeitaram) edificarei a minha igreja...
      Cristo é a base do evangelho, Ele é o nosso referencial, Ele foi quem deu a vida por suas ovelhas.
      Agora Ele quer que nós sigamos o seu exemplo.

      Excluir
    4. Sério mesmo? Então Jesus mudou o nome de Simão para chama-lo de Pedrinha? Depois ele deu a chave do Céu para ele ligar na Terra (declarar Santo) e desligar (excomungar) que Ele Jesus, da mesma forma, ligaria e desligaria no Céu? Ahh, façam-me o favor, apesar de que interpretar a Bíblia seja tarefa única da Igreja fundada por Cristo na Terra (Católica), qualquer pessoa consegue enxergar que Jesus dá uma missão e um poder a Pedro, o qual depois ele confirma e ratifica em João 21:15-17 "Pedro apascenta as minhas ovelhas" que significa reúne e lidera o Meu rebanho, a Minha Igreja. Vocês protestantes são uma piada pronta.

      Excluir
  3. kkkkkkkk,é muita heresia,quer dizer que Jesus deu exclusivamente a interpretação da bíblia a igreja católica,nós protestantes também somos católico ó unknown,se vc soubesse o significado do nome católico não tinha falado isso,outra coisa,todos que servem a cristo tem a chave do céu poque essa chave não é outra coisa senão (oração)vcs são uma piada,o papa diz que ele é o pontis,ponte que liga o homem a Deus,heresia só ha um que pode ligar o homem a Deus Jesus,ele disse eu sou o caminho,se só vcs que pode interpreta a bíblia pelo menos interpreta direito né kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir