Por Hugo Goes

A Bíblia nos diz que Jesus deu um nome novo a um pescador que se chamava Simão e este nome foi “Kepha” (em Aramaico) ou “Cefas” (transliterado para o grego).

Em aramaico, a palavra “Kepha” significa “Rocha”.

O nome que Jesus deu a Simão traduzido para o grego fica Petros; em latim fica Petrus; em português fica Pedro; em francês fica Pierre; em inglês fica Peter.

Mas Jesus não chamou Simão de Petros, Petrus, Pedro, Pierre ou Peter. Jesus mudou o nome de Simão para “Kepha”, em aramaico, pois Jesus falava aramaico.
Lê-se da direita para a esquerda.

Simão é chamado de “Cefas”, em muitas passagens da Bíblia:

João 1:42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
1 Coríntios 1:12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
1 Coríntios 3:22 Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,
1 Coríntios 9:5 Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
1 Coríntios 15:5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Gálatas 2:9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

Hoje, nós que falamos a língua portuguesa chamamos “Cefas” de São Pedro.