Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Quer conhecer a fé da Igreja Católica?

Leia o Catecismo da Igreja Católica!

Clique aqui para ler o Catecismo online!

Clique aqui para comprar o Catecismo!

Eu leio; eu indico.

9 comentários:

  1. O que é a salvação para os católicos? Gostaria de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SALVAÇÃO DE DEUS: A LEI E A GRAÇA

      1949. Chamado à bem-aventurança, mas ferido pelo pecado, o homem tem necessidade da salvação de Deus. O auxílio divino é-lhe dado em Cristo, pela lei que o dirige e na graça que o ampara:

      «Trabalhai com temor e tremor na vossa salvação: porque é Deus que opera em vós o querer e o agir, segundo os seus desígnios» (Fl 2, 12-13).

      Excluir
    2. I. A justificação

      1987. A graça do Espírito Santo tem o poder de nos justificar, isto é, de nos lavar dos nossos pecados e de nos comunicar «a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo»(40) e pelo Baptismo (41):

      «Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo já não morre: a morte já não tem domínio sobre Ele. Porque, na morte que sofreu, Cristo morreu para o pecado de uma vez para sempre: mas a sua vida é uma vida para Deus. Assim vós também, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus» (Rm 6, 8- l )

      Excluir
    3. II. A graça

      1996. A nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá, a fim de respondermos ao seu chamamento para nos tornarmos filhos de Deus (50) filhos adoptivos (51) participantes da natureza divina (52) e da vida eterna (53).

      Excluir
  2. Professor, e o que senhor acha a respeito dos santos? Será que de certa forma 'rezar' para eles não estaria desvirtuando do caminho que Deus espera de nós. Já que entendo que apenas e somente através do Filho se chega ao Pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comunhão entre a Igreja do céu e a da terra

      954. Os três estados da Igreja. «Até que o Senhor venha na sua majestade e todos os seus anjos com Ele e, vencida a morte, tudo Lhe seja submetido, dos seus discípulos uns peregrinam na terra, outros, passada esta vida, são purificados, e outros, finalmente, são glorificados e contemplam "claramente Deus trino e uno, como Ele é"» (513):

      955. «E assim, de modo nenhum se interrompe a união dos que ainda caminham sobre a terra com os irmãos que adormeceram na paz de Cristo: mas antes, segundo a constante fé da Igreja, essa união é reforçada pela comunicação dos bens espirituais» (515).

      956. A intercessão dos santos. «Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo [...]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna» (516):

      Excluir
    2. Engraçado......a Igreja Católica usa o Catecismo pra explicar as coisas eternas, como se o Catecismo estivesse acima da Bíblia. Meu Deus o que estão fazendo com o Cristianismo!!! É muito fácil enganar as pessoas...basta dizer uma mentira várias vezes até que ela se transforma em verdade....

      Excluir
  3. Caro Alexandre, a Bíblia Sagrada é fruto da Igreja Católica Apostólica Romana, que uniu o antigo testamento e o novo testamento em um único livro. Este livro foi escrito pelos apóstolos e o primeiro Papa, Pedro, um dos apóstolos de Jesus foi o responsável por criar a Igreja Católica na terra, como lhe foi pedido a Jesus, conforme escrito nos evangelhos " Tu és Pedro,e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus." ( Mt 16, 18-20 ). É preciso notar com atenção várias coisas nessas palavras de Jesus. Ele disse ' a minha Igreja ; isto é, no singular e de maneira determinada. Ele não disse a Pedro, sobre ti edificarei " uma " Igreja, de maneira indeterminada, como se pudesse haver outras, mas " a " minha Igreja, no singular. Só há, então, uma Igreja Dele. A que entregou a Pedro para apascentar, junto com os Apóstolos. Logo, a Igreja de Cristo, é a Igreja de Pedro, é a Igreja Católica. Não há como tirar outra conclusão dessas palavras claras de Jesus. Seria necessário falsear o Evangelho, com falsas interpretações.
    Pedro já teve 264 sucessores ( os Papas ), para que a missão da Igreja continuasse até o fim da história dos homens. Quem tem o poder de interpretar a Bíblia e de passar a mensagem de Jesus ao mundo são os apóstolos ( Papas ), pelo poder do espírito santo, dado por Jesus a eles, como ele mesmo ordenou " Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado " ( Marcos 16, 15 ). O catecismo nada mais é do que a interpretação da Bíblia dada pelos apóstolos ( Papas ) ao longo da historia. Logo, não é " qualquer um " que interpreta, não trata-se de mentiras ou de interpretações e explicações vindas da cabeça de pessoas sem espiritualidade e conhecimento.É preciso conhecer a Bíblia e a história da Igreja Católica antes de julgar sem fundamentos. Não se ama aquilo que não se conhece! Caso queira fontes mais fidedignas sobre os estudos que contemplam a fé católica, estou à disposição. Paz e Fé!

    ResponderExcluir