Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental

Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

No livro "Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental" o autor, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas:

  • Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;
  • Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade;
  • Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;
  • Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;
  • Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;
  • Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;
  • Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano – tanto dos cristão como dos pagãos – e na sacralidade de cada pessoa.
Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.

6 comentários:

  1. Faltou as centenas de anos de perseguição ao pensamento, guerras mortíferas movimentadas pela igreja, e fora o forte envolvimento (egoísta) na política. Sem esquecer, também, da pedofilia que até hoje existe e os papas tentam esconder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, suas palavras ratificam o que escrevi no início desta postagem:

      Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: “opressão”, por exemplo, ou “obscurantismo”. No entanto, essa palavra deveria ser “civilização”.

      Excluir
  2. Salmo 115 e Jeremias 10 , e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres. Recebe a glória para ti Jesus pois somente o Senhor pagou o preço por nossos pecados e preço de sangue e muito sofrimento , em Joao 3:13 diz assim...ninguém subiu ao céu senao aquele que desceu do céu. E a bíblia tambem diz : porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus , homem(1 Timóteo 2 : 5) Estudem as escrituras, Deus nao divide Glória dele com ninguém, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas. A bíblia diz tambem:meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento. Idolatria é pecado e esta em Êxodo 20 . Espero que tenham entendimento pois simplesmente mostro a VERDADE QUE A BÍBLIA TRAZ nao vivo tradição nem religiosidade vivo para Cristo pois ele vive em mim.Deus abençoe a todos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia

    ResponderExcluir
  4. A igreja onde vendia indulgência, ou seja perdão, onde um papa falou que a bíblia é uma peste, que desviou tanto do verdadeiro evangelho. Deus tenha misericórdia pois a bíblia continua como um livro qualquer para o católico pois no dia que ler descobre a verdade, toda igreja deveria incentivar a leitura da bíblia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Clique no banner abaixo para comprar os livros de Hugo Goes